Empreiteiras criam “bolsa dedo-duro”. Roube, delate e viva na fartura eterna

bolsadelacao

Não existe nada mais caro ao Direito do que o seu sentido lógico.

Não existe “prêmio” por colaborar com a Justiça, exceto, na lei de “delação premiada” a redução da pena que alguém deveria ser submetido em até  dois terços ou sua conversão em medidas restritivas de direitos, conforme o caso.

Não existia.

Porque, publica hoje a Folha, as empreiteiras, de olho em resolverem as condenações de seus dirigentes máximos, oferecem a legiões de seus altos funcionários a “bolsa delação”, com salários, pensões e/ou outras remunerações por até 15 anos.

Mamata tão boa que, só na Odebrecht, 50 funcionários se candidatam a delatores, alguns admitindo até usarem, por algum tempo, a tal tornozeleira eletrônica. Há outra dezena e meia  na mesma situação na Andrade Gutierrez.

São, literal e assumidamente, testemunhas compradas.

Dirão o que os seus “benfeitores” quiserem que se diga, é óbvio.

É muito cinismo pretender que isso não se enquadre no artigo 343 do Código Penal (Corromper testemunha – “dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha(…) para fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade em depoimento…) porque, presumidamente não vão fazer “afirmação falsa”.

 

Desde quando delator tem a presunção da verdade.
Seja como for, é monstruoso que se possa, nas barbas da Justiça, fazer a “mega-sena” da delação, oferecendo vantagens a quem se dispuser a praticá-la.
Uma Justiça que aceite isso é imoral, sórdida, aliciadora.
As grandes empreiteiras, depois da temporada de caça que lhes abriu Sérgio Moro reproduzem o que aprenderam como ele: o crime compensa, desde que se produzam acusações contra “as pessoas certas”.
Virou um grande festival de bandidagem e de corrupção, agora de delatores comprados por vantagens e privilégios.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Exclusivo! A maracutaia cambial por trás do impeachment

    Por emérito e intimorato jornalista Miguel do Rosário

    28 de agosto de 2016

    Recebemos email de um leitor do blog nos alertando para maracutaias cambiais por trás do impeachment.
    Ele nos enviou um artigo para denunciar uma mega trapaça de algumas raposas do “mercado” contra o câmbio nacional, e que nos custou, segundo ele, bilhões de reais, milhões de empregos e um golpe de Estado.
    Eles nos fornece, à guisa de prefácio para seu texto, algumas informações e links importantes para se entender o que vem em seguida.
    Os leitores mais versados em economia, favor analisem a pertinência do texto, para que possamos aprofundar, se for o caso, essa denúncia.
    O erro da Dilma foi acreditar que esse pessoal que se diz do mercado busca o melhor para o país.
    (…)
    Os prejuízos para a economia foram de dezenas de bilhões de reais, geraram o clima de insegurança econômica e política, arrebentaram as contas públicas, quebraram empresas, desalojaram milhões de empregos, aumentaram a inflação empobrecendo as pessoas e ofuscando o sonho de milhões de brasileiros.
    Eles não só usurparam do poder e instalaram um programa de governo que não lhes foi concedido nas urnas, mas também assaltaram os cofres públicos em valores maiores que o escândalo da Petrobrás e exterminaram o emprego de milhões de brasileiros.
    Essa conta deve ser cobrada.
    Quem é que vai pagar por isso?

    FONTE [LÍMPIDA!]: blogue ‘O Cafezinho’

  2. FERNANDO BRITO boa noite , estou estarrecida, a Folha e o Estado de hoje domingo, na capa nada noticia sobre o julgamento de Dilma ( COMO SEMPRE QUANDO AS NOTICIAS SAO FAVORAVEIS A DILMA SE CALAM )enquanto Le Monde, New York Times, e varios outros jornais do mundo dao noticias nas capas do escandalo do Golpe1… Midia canalha, parcial, golpista chegam a esse absurdo!

  3. A questão mais importante agora, sobre corrupção, é quanto estão levando com a ENTREGA dos campos do pré-sal? Só muita ingenuidade para acreditar que não vão rolar altas propinas nestas transações.

    1. Uma enormidade de propina.

      Eu diria, metade da diferença de preço. 50% da diferença para o comprador e 50% para o propineiro.

      Qual a razão para dar esse desconto todo senão essa? É o vendedor baixando o preço sem que peçam. Só no Brasil bandido.

      Foi assim na privataria de alguns bancos estaduais. No caso sacaram antes, e o sigilo sobre o balanço foi o preço do desconto.

      Por isso alguns deles pisam na cabeca do povo até hoje. O privateiro abriu as portas para a humilhação.

    2. Desobediencia civil e a resposta, logico esse bando de ladroes velhos, POLITICOS especialistas em propina, se o imposto de renda FOR VERIFICAR CADA UM DESSES SENADORES VENAIS COMPROVARAO O ENRRIQUECIMENTOILICITO!

    3. Desobediencia civil e a resposta, logico esse bando de ladroes velhos, POLITICOS especialistas em propina, se o imposto de renda FOR VERIFICAR CADA UM DESSES SENADORES VENAIS COMPROVARAO O ENRRIQUECIMENTO ILICITO! IMAGINEM SE NAO HA PROPINA E GRANDE,PARA VOTACAO, E COMO A CAMARA, TODOS SUSPEITOS E ENVOLVIDOS EM FALCATRUAS, ( O MUNDO INTEIRO SABE), POIS TODOS SABEM QUE JA ESTA HAVENDO DESMONTE, E NAO SERAO ELEITOS NEM PARA SINDICOS , LOGICO ESTAO SE GARANTINDO, EM ULTIMO CASO DELATAM DEVOLVEM UM PERCENTUAL E VAO GOZAR A DIFERENCA , E O QUE ESTA ACONTECENDO!

  4. O que se salvou desse lixo todo é que as instituições se provaram o estrume que sempre pensamos que fosse.

    Depois de tudo , acredite quem quiser.

  5. GREENWALD: “TUDO FICOU MAIS CLARO: É GOLPE”

    Jornalista que revelou o escândalo da NSA diz que passou a cobrir a política brasileira quando vi o Jornal Nacional divulgar o diálogo entre Lula e Dilma como se fosse novela; em longa entrevista à revista Carta Capital, Glenn Greenwald diz que impeachment foi desfechado para impedir a Lava Jato, aniquilar o PT e mudar totalmente os rumos do País, impondo políticas que nunca seriam aceitas pela população, pelo voto

    28 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 20:16

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.cartacapital.com.br/revista/904/201ctudo-ficou-mais-claro-e-golpe201d

  6. E ainda assim,muitos defendem a DEMOCRACIA,como o melhor regime que existe.Para esses,sim ,é o melhor regime,pois podem fazer o que quiserem,pela DEMOCRACIA . Regime para os RICOS.

  7. Fora de pauta: a CUT não foi e não vai a BSB se manifestar contra o impeachment porque não tem dinheiro. De onde vinha o dinheiro das manifestações anteriores?

  8. … A Globo organizações criminosas encena uma atitude de “arrependimento” estratégico e, naturalmente, “interina e decorativamente”!
    Entenda mais um pouco acerca do Projac fascigolpista dos covardes Marín(ho) da ditadura militar

    ***

    GLOBO RECUA, CRITICA PF E DIZ QUE LULA É INOCENTE

    A Globo fez na noite de ontem um dos movimentos mais inesperados desde que iniciou seu projeto para destruir o ex-presidente Lula; texto publicado por Época afirma que o relatório da Polícia Federal sobre o “triplex de Lula” é fraco e que “a acusação terá grandes chances de ser considerada inepta – de ir para o lixo”; a questão é saber por que a Globo recuou, mas há algumas hipóteses: (1) o risco de sair derrotada no golpe de 2016, (2) a percepção generalizada no mundo de que há um golpe e uma caçada judicial a Lula, como foi denunciado à ONU e (3) a busca de um pacto para evitar a destruição do sistema político brasileiro, depois que líderes tucanos foram atingidos por acusações bem mais sérias do que as que pesam contra Lula

    29 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 03:35

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/252171/Globo-recua-critica-PF-e-diz-que-Lula-%C3%A9-inocente.htm

  9. O Brasil caminha para a insanidade, a turma da guantanamo de Curitiba quer considerar prova ILÍCITA ‘de boa-fé’ como válida. Para bom entendedor deveria bastar o termo ilícito para ser considerado como ILEGAL pela JUSTIÇA. A partir desse ponto teremos o ILÍCITO de boa-fé e o ILÍCITO de má-fé, a justiça que já passa longe da imparcialidade, vai ter mais força para fazer como bem entender de acordo com a conveniência. O mais incrível de tudo é que essas figuras se arvoram a ser deus com seus 10 postulados, que na verdade, gostariam de chamar de mandamentos. Piraram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *