Edição da Folha entra para a história. A história da covardia

era possível ver, ontem, na versão eletrônica.

Hoje, em papel, a Folha de S. Paulo confirma a covardia de seus editores diante do que o próprio advogado do jornal definiu como “uma bofetada na democracia”: a proibição de Luiz Fux de  que se realizasse uma entrevista com o ex-presidente Lula e, ainda pior, ameaçando punições caso fosse publicada.

Gasta um terço de sua capa para, solenemente, anunciar que não anuncia nada. Ou seja, não toma posição e iguala, miseravelmente, Fernando Haddad a Jair Bolsonaro.

Com todas as restrições que o jornal possa fazer, isso é um insulto à inteligência de qualquer não-fanático que o leia.

Coloca em cima, literalmente,  da espetacular foto da manifestação #EleNão no Largo da Batata, uma matéria “de cozinha” sobre dirigentes do PT “estarem sendo processados”. Matéria encomendada e isso fica evidente logo que você vê que, ao contrário do que é regra na Folha, não vem com assinatura do “repórter” que a fez.

Mas e a indignação do jornal com a censura?

Faltou à aula?

Fica, apenas e discretamente, por conta da colunista do Painel, Daniela Lima, em algumas notas em que diz que o caso “provoca mal-estar entre ministros do STF”.

Sites com muito menos recursos que a Folha, como o Conjur, foram ouvir advogados, que  condenaram a censura. O jornalão paulista, a nenhum.

Por acaso a ombudsman escreveu sobre o interesse jornalístico evidente da entrevista  ou sobre os precedentes, no próprio jornal, de entrevistar pessoas presas? Não. Recomenda “a busca radical por equilíbrio [que] deve  estar nas pequenas e nas grandes decisões”.

Como, por exemplo, servir de rosto à democracia para  levar “uma bofetada” de Luiz Fux e ficar quieta.

O advogado da Folha, Luís Francisco Carvalho Filho, cumpriria melhor o papel de editor de um jornal com dignidade. Ao menos reage diante dos absurdos.

Porque um jornal que não defende sua própria liberdade de informar com o que é relevante tem capacidade para defender a liberdade alheia?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

  1. esperar o que da Falha
    é disso pra muito pior
    quem apoiou a ditadura e anos depois ainda declara que foi ditabranda tem alguma crédito?

  2. Se fosse uma decisão que tivesse alguma coisa a ver com o PT o mundo viria abaixo. A velha mídia precisa repensar seu posicionamento na sociedade, do contrário acabará sozinha.

  3. A grande mídia acabou, só falta avisar para eles. Lula vem sendo atacado desde 2002. Fazem terrorismo contra o PT a cada eleição e agora se vêem incapazes. Haddad ganha no segundo turno. Toda essa campanha difamatória só serviu para difamar eles próprios. Em plena era da internet esses canalhas não enganam mais o povo. Foi, ao que tudo indica, um suicídio coletivo do PIG. E levou junto todas as nossas “instituições” (sic).

  4. Não se poderia esperar nada melhor da imprensa mais vagabunda do mundo. Se o PT vencer (estou com as sandálias da humildade) e continuar bajulando e enchendo essa canalhada de dinheiro…

  5. Um jornal a favor da censura a si próprio, portanto, da censura a todos. Um jornaleco reacionário que se vê como um grande jornal.

  6. A questão é que estes jornais e a rede globo e Cia limitada nunca existiram para informar e sim para manipular a opiniao publica.Eles foram criados para isso e devem obediência a determinados senhores.

    1. Eu sempre falei isso, não temos imprensa no Brasil. O que temos, com raríssimas exceções, são pseudos jornalistas que trabalham em empresas que deveriam ser chamadas de “órgãos de manipulação”. O pior é que tem milhões de brasileiros que vão na onda desses canalhas e se acham “uns bem informados”. Lembram da famigerada frase do tal fgagac, o grande invejoso? Que “os nordestinos não lêem revistas e jornais, por isso são uns desinformados”? Desinformado é quem acredita na famigerada “organizações(?) globo”, na “vesga”, na “fôia” e similares.

  7. A folha segue o comando do conselho editorial de o globo. Nenhuma matéria que não interesse ao conselho é publicada nos grandes jornais, mesmo quando atinge um deles como agora com a folha.

  8. Lembrando que durante os próximos 4 anos, Haddad irá indicar 2 Ministros para o STF, para as vagas de Celso de Mello e Marco Aurélio que irão se aposentar. Temos que ter esperança de novos tempos.

    1. Se o PT pedisse ao Boçalnaro para escolher ministro do STF talvez fosse melhor que as escolhas que o PT fez nos dois mandatos.

  9. As ELITES BRASILEIRAS são um amontoado de canalhas, que batem continência para a BANDEIRA DOS USA. USADOS são eles, traidores de seu povo pobre e sem cultura para ver o quanto é canalha este elite. Boa para torturar, matar, e matar o povo de fome. E vão depois para a DISNEYLÃNDIA, se fartarem com as DELICIAS dos bens mínimos que negaram a sua população pobre e sem emprego e conhecimento de quem é a canalice de mante-los miseráveis e sem educação. É mais fácil enganar pobretões e miseráveis. Vamos mante-los neste estado, é o que pensa e faz esta ELITE!!

  10. Desde 2014 não leio mais folha, nem acesso uol. Não me fazem a menor falta. Estava matutando se ainda existiria a figura do ombudsman nesta imponente porcaria de jornal, o que o preciso texto já me esclareceu. Essa tal pessoa não tem vergonha de receber um salário mensal?

  11. O que esperar desse lixo? Porque alguém compra isso? O editor deste blog deveria se auto remunerar com um adicional de insalubridade por ter de acompanhar essa pseudo imprensa.

  12. A Falha nunca falha em sua sabujice. Ainda bem que nenhum veículo da velha mídia tem qualquer influência sobre as decisões do povo.

  13. Eu estava assistindo o debate e, sinceramente, Marina deve ser internada em uma casa de repouso e Alckmin preso.

  14. Isso e resultado,do que TODO O SUJEITO QUE SE FORMA EM JORNALISMO,atribui à essa profissão,CUJO CONTEÚDO HISTÓRICO,é repetir de todas as formas,O QUER O PATRÃO MANDA.E se justificam,dizendo que precisam comer e vestir,para continuar vivendo.Como se não houvessem outras maneiras de sobreviver.Não são diferentes,dos ADVOGADOS ,criados pelos GREGOS E ROMANOS,para PROTEGER A PROPRIEDADE PRIVADA.Não é atoa,que OS JUDICIÁRIOS NAS SOCIEDADES REGIDAS PELAS CLASSE RICAS,compõe totalmente,OS JUDICIÁRIOS,cujos exemplos estão aí,no Brasil,para que todos os que duvidam,vejam.O LÍDER MORAL DESSA GENTE TODA,é certamente o BÓSTA ONARO.

  15. O eleitor de direita, órfão de político decente, bate no peito contra a corrupção e contra políticos genéricamente. Só lhes restam votar no quanto pior para satisfazer seu ódio. Votam em um sonegador de impostos, votam em quem está na lista dos corruptos do PSDB, votam em quem prega a violência e a propaga, votam apenas por medo da realidade a que eles mesmo nos levaram com o impitimam. Coitados, vazios de inteligência mostram seu lado mais fraco. A covardia escondida atrás de uma arma.

  16. Qual o motivo da entrevista ao condenado não podemos adiantar mais tanta admiração a um homem que acabou com o Brasil economicamente e moralmente esse homem tem que ficar quietinho no lugar que ele merece a CADEIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *