Doutor Florentino, pior do que está não fica

O Dr. Florentino Cardoso, o presidente da AMB (Associação Médica Brasileira), diz na Folha que a população de baixa renda será a que mais vai sofrer com a vinda de médicos cubanos, anunciada ontem pelo Ministério da Saúde.

O motivo?

“Muitos não vão nem saber se tiveram um atendimento satisfatório, ou se o procedimento adotado fazia sentido. Vai ser uma tragédia.”

Claro, porque os médicos cubanos são incompetentes, incapazes, nem se comparam aos médicos brasileiros, que recebem o registro e a autorização para clinicar sem passar pelo “Revalida” que se exige aos formados fora do Brasil.

Ele se esquece, porém, que estes médicos estão indo para onde os nossos doutores acham muito sujinho e atrasado para merecer sua presença.

Mas ainda que não fosse assim, o que o Dr. Florentino diz destes médicos brasileiros, que não seriam “uma tragédia” para as classes mais pobres?

Vejam só, no Estadão:

Se já consideramos o retrato da saúde pública como filme de guerra, vejamos o que mais há por aí. Nos últimos anos faculdades de medicina foram criadas às dezenas de norte a sul do País, a maioria escolas privadas (estarão visando somente o lucro?) sem estrutura mínima para formar bons médicos. Falamos de cursos sem hospital-escola, com corpo docente não adequadamente qualificado, bibliotecas precárias, grade pedagógica deficiente.

O resultado é o que vimos dias atrás, quando o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo apresentou o resultado das avaliações de prova facultativa com estudantes do último ano de Medicina. Quase metade deles não sabe interpretar uma radiografia, fazer um diagnóstico após receber as informações dos pacientes. Metade ainda faria o tratamento errado para infecção na garganta, meningite e sífilis e não é capaz de identificar uma febre alta como fator que eleva o risco de infecção grave em bebê. O que podemos esperar? E nossos filhos, pais, amigos e parentes de pessoas formadas com tamanha insuficiência de conhecimento? É, de fato, assustador.

Dr. Florentino, o senhor acha eu um médico formado em Tegucigalpa não sabe tratar uma infecção de garganta, como diz o senhor metade dos médicos brasileiros não sabe?

Claro que não, não é? Pode crer, pior do que está não fica, até porque eles vão atender brasileiros que nem os incompetentes que o senhor diz que são a metade dos médicos brasileiros querem cuidar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

64 respostas

  1. Perfeito, Fernando, você já disse quase tudo, só tenho que assinar junto. Gostaria apenas de faze chegar aos ouvidos e mente do tal Florentino (muito bem caracterizado) o que falou o Deputado Federal do PT, José Guimarães, quando acrescentou: “O povo brasileiro não quer saber a origem do médico: quer é ser atendido de forma humanista e profissional. Médico não precisa de certificado de ideologia, precisa é ser profissional preparado para cuidar das pessoas”. Será que os nossos doutores não têem mais que aprender com eles?

  2. Esse Dr. Florentin ta com medo de que? Se a unica coisa que os médicos brasileiro se preocupam é com o contra cheque e mais nada.

  3. Pois é, Fernando. Infelizmente, o corporativismo de minha classe profissional fala mais alto que o direto inalienável à saúde da população mais carente.

    Recebi, ontem, um email do CRM, esticando ainda mais esta corda, desejando a ruptura em vez de se preocuparem com os mais necessitados de nosso país:

    “CORRESPONSABILIDADE

    Alerta aos médicos gestores, supervisores e tutores do
    Programa “Mais Médicos”

    Preocupados com a segurança dos pacientes brasileiros atendidos por médicos estrangeiros sem aprovação no exame Revalida em seus moldes atuais, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), reforçam à sociedade a importância de que sejam observadas as normas éticas da categoria, atualmente em vigor.

    As entidades ressaltam aos gestores públicos e aos médicos supervisores e tutores do Programa “Mais Médicos” que, no exercício dessas funções, também estão sujeitos às regras previstas no Código de Ética Médica, conforme explicito no inciso I do seu Preâmbulo e em seus Princípios Fundamentais.

    Ao assumir compromissos com o programa criado pela MP 621/2013, os médicos em cargos de gestão pública ou de supervisão e tutoria de ensino assumem corresponsabilidade com o profissional estrangeiro em caso de:

    1) Denúncia ou constatação de dano a paciente por ação ou omissão, caracterizada por imperícia, imprudência ou negligência;

    2) Indicação de procedimento, mesmo com a participação de vários médicos, que resulte em dano;

    3) Não uso em favor do paciente de todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento, cientificamente reconhecidos e a seu alcance;

    4) Acobertamento ou conduta antiética em desfavor do paciente.

    Portanto, conforme os ditames dos artigos 1°, 3°, 5°, 6°, 18, 32 e 50 do Código de Ética Médica, tais médicos estão passíveis de processos e penalizações de caráter ético-profissional, civil e criminal pelos atos praticados por participantes e intercambistas do Programa Mais Médicos”.

    A população, que se sentir prejudicada, pode encaminhar suas denúncias aos CRMs do Estado onde houver sido realizado o atendimento para que as providências sejam tomadas.

    Conselho Federal de Medicina – Conselhos Regionais de Medicina
    Brasília, 13 de agosto de 2013″”

    A íntegra do documento: http://mailmkt.mandic.com.br/emkt/tracer/?1,1556486,96d7b771,00c9

    Simplesmente lamentável.

    Abs,

  4. Já contei essa história em outros blogs, mas não custa repetir.
    Quanto Paulo Marinho foi prefeito de Caxias, Maranhão, na década de 90, “importou”, acho que forma pioneira no Brail, vários médicos cubanos e os enviou para os povoados do município. A experiência foi muito exitosa para a população carente do município, muitos dos quais nunca tinham tido contato com um médico formado.
    No entanto, a pressão dos Conselhos Estadual e Federal de Medicina foi tamanha que ele teve de interromper o projeto e devolver os médicos a Cuba.
    Resultado: nenhum doutor brasileiro, obviamente, foi para os povoados substituir os cubanos e a população voltou a ficar à míngua de atendimento médico.
    É nisso que resulta o corporativismo e insensibilidade social da “máfia de branco”, como já dizia o Millôr.

  5. Assim como existe o exame da O A B (Ordem dos Advogados do Brasil), poderia, também, existir o exame da O M B (Ordem dos Médicos do Brasil)…e vai daí que…

    1. O único filho … aqui é você. Entenda que todos os brasileiros tem direito a médico, independentemente de onde mora. Entenda que há um déficit de médicos no Brasil e que isto não é resolvido de um ano para outro.

  6. Uma coisa tenho certeza, os médicos cubanos não saberão fraudar prontuários, fazer esquemas para ganhar sem trabalhar, nem cobrar por consultas realizadas dentro do SUS… Sejam BEM VINDOS CAMARADAS!!!

  7. Tem que trazer médico de fora mesmo, os médicos daqui são riquinhos só querem trabalhar nos seus consultórios particulares, para cobrar consulta de 250,00 reais, eu quero que eles se fodam.

  8. Tem que trazer médico de fora mesmo, os médicos daqui são riquinhos só querem trabalhar nos seus consultórios particulares, para cobrar consulta de 250,00 reais, eu quero que eles se fodam.

  9. Tem que trazer médico de fora mesmo, os médicos daqui são riquinhos só querem trabalhar nos seus consultórios particulares, para cobrar consulta de 250,00 reais, eu quero que eles se fodam.

  10. Tem que trazer médico de fora mesmo, os médicos daqui são riquinhos só querem trabalhar nos seus consultórios particulares, para cobrar consulta de 250,00 reais, eu quero que eles se fodam.

  11. Tem que trazer médico de fora mesmo, os médicos daqui são riquinhos só querem trabalhar nos seus consultórios particulares, para cobrar consulta de 250,00 reais, eu quero que eles se fodam.

  12. A xenofobia é evidente. A reportagem de ontem evidenciou que o “Dr. Puliça” é, no mínimo, incoerente. Agora, estamos vendo-o falar grosso para prejudicar pobre: isso não é coragem: é covardia e mais algumas coisas. Os nervos também andam abalados…Desse jeito, como sugeriu o Manoel Rmellojr anteriormente, vai findar (?) pirado.

  13. Queiram ou não os pessimistas, os Médicos cubanos estão vindo para resolverem os problemas da saúde de modo geral aqui no Brasil, a saúde publica esta um verdadeiro caos, os médicos Brasileiros não querem trabalhar nem nas periferias dos grandes centros, só querem trabalhar em grandes cidades, e assim mesmos muitos estão cometendo muitos erros médicos no que demostra falta de conhecimento, portanto não podem reclamar, pois os Médicos Estrangeiros estão vindo para resolverem os problemas que nossos médicos estão deixando de Resolver

  14. Para Fabiola Venera. Vc queria q o dinheiro fosse pra quem, ó “santa” alienada? Para os “isteitis”? Quando as multinacionais saqueiam/sugam a nossa riqueza e mandam para suas matrizes no mundo “encantado” do norte vc ñ reclama, né?!?! “Vai pros quinto dos infernos” com sua “desonestidade intelectual”, vai destilar o seu ódio na revista Veja, pq lá é q é lugar de alienado.

  15. eu quero que a Globo eo conselho nacional de medicina va pro caralho que os foda, que ta precisando de medicos somos nos o povao,quem ta contra ou criticando o tem consultorio particular ou algum boca alugada repetindo o discurso da direita , que para eles quanto mais pior melhor

  16. É, não devíamos questionar a qualidade dos médicos e sim as condições nas quais vão trabalhar, pois sem estrutura é muito mais fácil para um estrangeiro assistir seus pacientes morrerem à míngua por falta de recursos em um corredor coalhado de colchões no chão. A população cresce e com ela todos os problemas possíveis e imagináveis, porém, os investimentos em construção e aparelhamento de hospitais é quase nenhum. Aqui na minha cidade, Porto Velho, desde que começaram as construções das usinas do Madeira, a população quadriplicou e só temos 2 hospitais públicos e uma maternidade, será que isso dá pra atender uma população de mais de 500 mil habitantes e mais todos os que vêm do interior do Estado??? Fica a reflexão.

  17. Tem supostos medicos brasileiros que não sabem diagnosticarem, quando um paciente está com febre. É
    mole?

  18. Há mais ou menos 20 anos, pessoas de vários países iam tratar-se em Cuba. Aos jovens, menos avisados busquem o conhecimento antes de comentarem o assunto. Tem mais: a dor não tem fronteira e não h há lugar para melindres, tratando-se de saúde, tem ainda mais: Sem generalizar, mas os veterinários tratam melhpr seus clientes… nos ultimos anos, pagando convênio desde que existe e nunca tendo precisado de uma intervenção cirurgica ou algo que exigisse mais cuidados, tenho saído frustrada das consultas. Não se faz mais anamnese, sequer medem sua pressão arterial,,, fui ao pronto socorro porque algo me provocou uma alergia, o médico não olhou as áreas afetadas, não levantou a cabeça para falar comigo, já foi receitando uma medicação sem indagar possíveis remédios que eu pudesse estar fazendo uso…Vejamos se essas “estrelas” se humanizam diante da ameaça de serem substituídas. Para finalizar pergunto: Qual foi mesmo o juramento que fizeram? Como será o final das “estrelas”? porque também estão sujeitas a tudo que os demais mortais possam contrair. Sugestão:Mais raiz, menos verniz…

  19. Está na hora do Brasileiro parar de pensar que o médico, o juiz e o politico é um deus! Porque algumas classes precisam ganhar 20 vezes mais que outros formados em curso superior (principalmente em relação aos professores). Um médico não deveria ganhar mais que qualquer outro mortal de curso superior. Está assim por que tem mais procura do que oferta de médicos. Nas cidades do interior os prefeitos fazem leilão para ter um médico, por isso nenhum ganha menos de R$15.000,00 no interior do RS.

  20. O Conselho de Medicina, os médicos e seus defensores deveriam fazer uma consulta popular para ver o que o povo acha disso e qual o conceito que se tem da maioria dos médicos no Brasil. Acho que eles (médicos), não iriam gostar de saber!!

  21. Aqui ,em Portugal , excelentes médicos cubanos , tem vindo a exercer medicina , em centros de saúde do interior . Mesmo aqui em Milfontes tivemos e temos excelentes médicos cubanos no centro de saúde . Muito obrigado a Cuba

  22. se os médicos brasileiros são tão competentes não deveriam ter medo agora com concorrencia de qualidade talves seremos tratados como merecemos

  23. Com um currículo desses acho que não teriam dificuldades para fazer a validação do diploma. Por que não fazem então?

  24. Conselhos Regionais e Federal e não desejam a cultura da medicina preventiva no Brasil pois maioria dos Médicos vai deixar de ganhar bRinde$ de Laboratórios Internacionais de Drogas (químicas/petrolíferas) danosas ao corpo humano ! Esta é a maior verdade de todas ! Ainda mais que Conselhos não curam e não servem para nada pois os mais famosos são cheios de profissionais sem ética !

  25. Gente,
    Lembremos que no Brasil, médico só presta para solicitar exames, diagnosticar a maioria das enfermidades como virose e claro, levar em média 60 dias para ter agenda disponível para ver os exames da gente. JÁ QUE, em quase todas as consultas, o médico informa: “ESTAREI INDO VIAJAR PARA O EXTERIOR E SÓ VOLTAREI…
    Bem, com isso só nos resta o arrependimento por termos esperado aqueles 20 a 40 dias para aquela consulta marcada quando fomos encaminhados ao “ESPECIALISTA”.
    E olha que tenho dois planos de saúde!!!!!!

  26. Embutiram na cabeça dos brasileiros que o problema da péssima saúde pública não é dos governos, é da falta de médicos cos. A culpa recaiu sobre os médicos e não mais nos governos, principalmente o Gederal!…O Brasil tem 1, 8 medicos por 1000 habitantes, Brasilia por exemplo tem 8/10000 habitantes, mesmo assim a saúde publica la é uma porcaria, a culpa la tambem é da falta de médicos? Será que não falta gestão eficiente? A OMS aconselha que o país tenha a, partir de 1 medico por 1000 habitajtes, mja temos quase o dobro, somos o 2º país commmaior numero de faculdades de medicina, o maior por proporção a populacao!… O Chile tem 1, 2 médicos por 1000 habitantes e a saude lá é 100 posições a nossa frente num ranquing mundial de qualidade da saude publica!

  27. Se eu fosse um medico brasileiro teria vergonha de falar de qualificação quando no brasil os médicos não sabem nem conversar com o paciente para saber o que esta acontecendo.Os médicos dos hospitais plublicos são clinico geral quando tem um o dois com especializado em alguma coisa ele ja tem seu consultório e vai no hospital publico so para manda os clientes para seus consultórios particular.colocam a maior dificuldade no atendimento publico para que os coitados procurem o atediamento particular fazem da rede publica um garimpo para encher seus consultórios. eu vivo isso.

  28. Pensem o seguinte, tem muitas pessoas criticando que médicos não querem ir para regiões distantes do pais ganhando R$10.000,00, com moradia e passagem, faz vamos ver como é a real situação.
    Provavelmente um medico desse iria pro interior da região Norte ou Nordeste, mesmo que sua especialização seja dermatologia, é bem possível que se encontre em uma situação de atender um cacique tendo um ataque cardíaco, sem mais do que algumas aspirinas como instrumento de trabalho, e um monte de índios com armas em punho fora do posto pronto para ataca-lo se o cacique não sobreviver. Ainda que consiga salvar o cacique e este sair de uma cirurgia dessas com alguma sequela provavelmente vai ser processado e perderá a carteira, não podendo mais praticar a medicina. A pergunta é vocês em suas respectivas profissões se sujeitariam a essas condições de trabalho?

  29. Porque os canais de tv aberta de maior audiencia não falam sobre essas dificuldades que a população carente vivencia a todo o momento ao ser atendido pelo sus .

  30. Querem saber que é ser médico? Pague plano de saúde. Fique doente. Ele nem olha para a sua cara, lhe atende mal, quando atende. E médico do SUS? Este nem aparece.

  31. Os médicos são formados para salvar vidas; mas porem os médicos brasileiros se formam pra salvar a vida deles.

  32. BEM PARECE QUE MITA GENTE ESTA CRITICANDO A QUALIFICAÇÃO DOS MÉDICOS CUBANOS QUE ESTÃO VINDO PARA O BRASIL, MAS SEGUE AQUI UM LINK FALANDO UM POUCO SOBRE A MEDICINA CUBANA: http://www.sul21.com.br/jornal/2013/08/dez-informacoes-sobre-a-saude-e-a-medicina-em-cuba/
    ESTA MUITO AVANÇADA POR SINAL POIS O SISTEMA DE SAÚDE DE CUBA É GRATUITO E TODOS TEM ACESSO A MÉDICOS DE QUALIDADE, NÃO COMO ACONTECE NO BRASIL NOS HOSPITAIS E PRONTO SOCORRO QUE A PESSOA PODE ESTAR MORRENDO NUMA FILA DE HOSPITAL E TER QUE ESTAR IMPLORANDO PARA SER ATENDIDO. SE O BRASIL TIVESSE UM ATENDIMENTO DE PELO MENOS 50% PARECIDO COM OS ATENDIMENTOS EM CUBA APOSTO QUE NÃO TERIA TANTAS FILAS NOS HOSPITAIS.

  33. Todos sabem que os médicos cubanos são avaliados como sendo dos melhores do mundo mas, se é para nivelar por baixo lá vai: ainda é melhor um médico de 2ª, 3ª……do que médico nenhum.

  34. Infelizmente a classe medica brasilieira, por comodismo ou conformismo ou conveniencia, viu nosso serviço medico cada vez mais medíocre e não se manifestou!!! Ainda acrescentaram o fato de médicos criminosos se utilizarem do serviço publico para ganhar dinheiro sem trabalhar. Nada fizeram!!! A entidade de classe médica se calou, convenientemente. Tambem o governo esperou uma situação insustentável, apos varias medidas hipocritas, sem resultado, alem de não direcionar recursos decentes para a saude e nem pessoas decentes para administra-lo. Chegamos ao caos, e como o deficit é enorme, pois tanto em grandes centros como em pequenas cidades a falta de médicos(que sejam efetivamente capacitados) é alarmante!!! É tarde para uma reversão, a soluçao é importar, mesmo, como em várias áreas profissionais em nosso pais, pois não sabemos crescer e nos profissionalizamos em corromper e ignorar a ética. Simples e cruel realidade.

  35. O povo não tem atendimento, os médicos não querem ir para os lugares que eles vão. Os prefeitos por sua vez não cumprem o que prometem aos médicos, em contra-partida os médicos também não cunprem o assumido, abandonam o posto e a população fica sem atendimento. Sem contar os dedos de silicone, os fantasmas etc… vergonha…vergonha….Máfia dos médicos que emitem atestados falsos, falsas aposentadorias por invalidez e por aí vai!!!!

  36. Acho válida a vinda desde que passem pelo exame normal de revalidação. Sem isto não merecem confiança.

    1. Verdade. Não querem mais diagnosticar ou não sabem. Pior não querem trabalhar no interior porque lá,se fizer cagada estão na letra F. pior não obedecem a Constituição Federal, com esse corporativismo barato e insano, para prejudicar direito fundamental (saúde). A Amazônia convive com médicos de fora interessados na pesquisa em detrimento de brasileiros inertes há muitos anos. Portanto ao pessoal que mercantilizou a saúde, um favor, apenas, deixem os outros trabalhar. Por favor, a população já enriqueceu tanto incompetente. Chega!

  37. Em 2008 o cineasta Michael Moore lançou um documentário: Sicko – SOS Saúde. Nele é mostrado o sistema de saúde norte-americano e como as pessoas não tem acesso a ele. Sabem aonde as pessoas vão se consultar, fazer tratamento? CUBA, atravessando a Baía de Guantánamo. Se não prestasse, eles iriam?

    “Documentário SICKO: SOS Saúde-Comparação com o SUS (Sistema Único de Saúde)
    SICKO: SOS Saúde é um documentário produzido por Michael Moore e relata o drama vivido pela grande parcela da população dos Estados Unidos que não possui um plano de saúde. Apesar de possuir hospitais públicos, o controle da maior parte dos serviços de saúde fica nas mãos das “Indústrias de Saúde”, empresas que oferecem planos de saúde e farmacêuticas. Estas empresas deveriam oferecer cobertura de exames, tratamentos médicos, cirurgias, medicamentos, porém o que se observa são clientes insatisfeitos e pior, doentes.

    Após mostrar a vida de pessoas que não tiveram cobertura de suas despesas com saúde pelo plano de saúde que pagavam, e por não terem a quem pedir socorro ficam a mercê das doenças que as afligem, Michael Moore faz um percurso por alguns países da América e da Europa, mostrando como os serviços de saúde são oferecidos pelo governo aos seus habitantes, e que, em Cuba, país de imagem deteriorada pelos Estados Unidos, a população tem acesso a médicos, hospitais, medicamentos e demais serviços de saúde, gratuitamente. Por fim, é lá, em Cuba, que aqueles desprezados pelo monopólio das “Empresas de Saúde”, que aparecem durante a longa metragem, encontram ajuda.”
    Fonte: http://www.dzai.com.br/anaira/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=79153

  38. dizer que os médicos cubanos são menos médico que os brasileiros isso sim é pura imagem de pessoas preconceituosas e de um valor muito baixo por isso fico indignado pois tive a oportunidade de já ser atendido por um cubano e eles cuidam das pessoas como se fossem pessoas nessecitadas de ajuda e são muito amigos do doente. DEUS PROTEJA CADA UM DELES QUE AQUI NO BRASIL IREAM FICAR>

  39. É médicos brasileiros! Precisam se especializar, denunciar, exigir do sistema público qualidade e condições de trabalho, sempre tem alguém fazendo melhor! Esta aí a oportunidade de mostrar que são melhores. Coragem!

  40. Médicos fazendo manifestação nas ruas é de se estranhar. Ainda mais argumentando que o povo corre perigo com a vinda de médicos estrangeiros e, principalmente, cubanos. Puro corporativismo, reserva de mercado. Conheço medico cubano, aqui em Fortaleza, que está dando show, como clínico geral. E porque os estudantes de medicina não aderiram ao pré teste, para medir o nível do Revalida, será que foi com medo…

  41. A população brasileira precisa de uma solução imediata para os problemas de saúde pública existentes no agora. Parabéns ao governo pela iniciativa de “começar” a resolver com tanta rapidez e coragem parte do imenso problema.

  42. Os médicos brasileiros não precisavam fazer essa demonstração de interesse na reserva de mercado. Foi aberta a seleção para os médicos daqui e ninguém quis ir. O governo convidou médicos estrangeiros e eles quiseram. Pergunto: se eles não vierem, qual a solução que os CRMs têm? Deixar como tá para ver como fica?

  43. ??????????????????????????????????????? ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ???????????????????? ??????????????? GBC Shredmaster GLM11 ??????????????? ???????? ?????????????????????????????????????d?????????????????????? wasn€ ™ t ?????????????????????? ????????????????????????? (2007 ?)?
    [url=http://dg.qiliherb.com]??? ?????[/url]
    , [url=http://dg.plivaglobal.com]??? ??[/url]
    , [url=http://dg.rightonthetipofyourtongue.com]DOLCE&GABBANA??[/url]

    [url=http://dg.bridebot3000.com]??? ?????[/url]
    , [url=http://furlaferragamo.rightonthetipofyourtongue.com]Ferragamo???[/url]
    , [url=http://furlaferragamo.bridebot3000.com]??? ???[/url]

    ??????????????????????????????????????????????????????????S???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????assertain????????????????????
    [img]http://i1.wp.com/www.fashionisingpictures.net/photoshoots/stacksignsbyjoshuascott1.jpg?w=300&crop=0,0,343px,286px&resize=300,250[/img]
    , [img]http://i1.wp.com/www.fashionisingpictures.net/photoshoots/sadotnass11collection1.jpg?w=300&crop=0,0,343px,286px&resize=300,250[/img]
    [p]??????????????????????????????????????????????????????????????????1 ??????? 1 ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? 1 ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? eachother ????????????????????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *