Doria virou ração para cachorro. É o “voto do marmiteiro”!

marmiteiro

Como prefeito, deixo aos paulistanos avaliarem – e parece que a avaliação é cada vez pior.

Mas como marqueteiro, permitam-me, João Doria é uma besta, destes caras que só conseguem ser tão bestas de tão bestas que são de pretender ignorar a história.

Ao inventar o factóide de sua “ração para pobre ” – perdão, alimento liofilizado a partir de comida inviável ao comércio – o  botóxico prefeito acabou de por a lápide em cima de sua candidatura.

Alguém imagina Dória lá em Quixeramobim explicando o que é liofilização? Ou que é comida de astronauta e um gaiato vir dizer que a bebida de astronauta também é assim: xixi filtrado e reprocessado para “virar água” de novo.

E antes que os seguranças vão lá baixar a mão no sujeito ele levante um copinho de líquido amarelado e pergunte: quer um golinho, doutor? Pode tomar que é pinga liofilizada”.

Se Doria conhecesse ao menos um pouco da história do marketing político, saberia que uma das coisas que arruinou o Brigadeiro Eduardo Gomes  foi a malandragem de um líder do PTB paulista.

Hugo Borghi, o tal petebista,  pinçou um trecho do discurso do candidato  da UDN – Não necessito dos votos dessa malta de desocupados que apoia o ditador para eleger-me Presidente da República! (referindo-se, claro, a Vargas). E o modificou, espalhando aos quatro cantos que o Brigadeiro, além de “bonito e solteiro”, também dizia que não queria “o voto dos marmiteiros”.

O fato despertou comoção e até poetas populares, como um certo João Doria , com um Sampaio mo meio do nome, distribuía quadrinhas, pedindo voto a Getúlio e dizendo que  quem “come na Marmita, porque lhe falta dinheiro”, então vota “contra a Dita-a chapa do Brigadeiro”.

Agora imagine a festa: Doria ladeado por suas duas criações: de um, lado sua revista “Caviar LyfeStyle”, de outro um pote de ração para pobre.

Ô Doria, nem para marqueteiro você serve?

 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Delicioso acompanhar o seu fascinante trabalho de jornalista! Mais uma vez, obrigada Fernando Brito.

  2. joão “Bonzo” dória não passa de uma versão caricata e descerebrada de Jânio Quadros. Jânio era político, dória é um filhinho de papai, por isso não desenvolveu o cérebro, sempre teve quem pensasse por ele. Para quem não sabe, “Bonzo” foi a primeira ração para cachorros fabricada no brasil.

  3. Doria foi marqueteiro da FIAT quando lançaram dois veiculos na Europa. O UNO e o PRÊMIO. O Uno fabricaram um só e o PRÊMIO deram de presente. A fábrica naquele país quebrou em 1 mes (não posso dizer o nome do país em respeito aos seus nativos).

  4. Falando em marketing não político, o que matou o então famoso e líder de vendas sabonete Lifebuoy, há muitos anos, foi a publicidade que dizia que ele tinha “cheiro de corpo”, querendo se referir a ser pouco perfumado. O povão então espalhou que o Lifebuoy continha CC, como diziam os anúncios, traduzido para o popular “cê-cê” (tive que ver no Aurélio , onde consta, até hoje “cheiro de corpo”!
    Curiosamente, descobri que o Lifebuoy está de volta, sob a forma de sabonete líquido. E não fala mais em “CC” !

  5. Esse Dória me lembrou a década de 80. Em Pelotas-Rs, 3 candidatos a Prefeito. 1 do PMDB, outro do partido que era a antiga Arena (PFL, eu acho) e outro do PDT, meu amigo.
    As propostas eram:
    PMDB – se eu for eleito, vou mandar plantar laranjeiras do centro até a praia do Laranjal (uns 5 ou 6 quilômetros de distância)
    PFL – Não deixou por menos. Se eleito fosse, mandaria construir um restaurante flutuante na praia do Laranjal.
    PDT – gravava a propaganda sentado à uma mesinha cheia de ossos, dizendo “isso é o que eles darão à voces, pobres, caso sejam eleitos”.
    PDT ganhou de lavada. Quem mora em Pelotas lembra. Os candidatos eram, pela ordem, Irajá A. Rodrigues, Adolfo Fetter e o meu amigo e vizinho, médico psiquiatra Anselmo. E o Anselmo fez um “GOVERNAÇO”, palavra que emprestou do Brizola.

  6. Entra para o todo sempre da história como o político playboy que fez a ração pra pobre (só lembrando que quando chefiava a EMBRATUR quis transformar a miséria do sertão em turismo).

  7. O paulista já está acostumado a tomar água de esgoto reciclada, agora vai comer ração. Bem que o escória podia acrescentar alfafa na ração, ficaria mais “saudável”. Bom apetite.

  8. Que maldade! Quem disse que Dória não dá para marketeiro? Claro que dá…e dá para gari, dá para varredor, dá para pedreiro, dá para guarda da CET, etc…maldade!

  9. Bem, entre diversas tecnologias alimentícias, existe uma ração pata PATOS que se utiliza de ondas hertzianas, e que não é nova.

    O nome comercial dessa ração é TV Globo.

  10. Então, Brito. Ele não serve nem pra marketeiro e muito menos pra marketeiro político. O sujeito levou uma ovada na cara lá em Salvador, ficou absolutamente desmoralizado em plena campanha e, ao invés de tentar compreender os motivos que levaram os doces baianos a tacarem ovo no prefeito de SP, achou que ainda tinha espaço pra se fazer de bacana. Caiu na arapuca do Goldman e ficou queimadíssimo com os aposentados e idosos em geral. E para finalizar vem agora com essa da ração para pobre. Resultado: nem o DEM quer mais receber o rapaz em suas hostes.

  11. Eu imagino o gabarito fabuloso que teriam as ilustrações e charges de artistas como Henfil e Millor a partir das burradas desse prefeitinho paulistano. Ele sozinho rende um salão de humor inteiro. Posso imaginar a Graúna, Zeferino e Bode Orelana lá no sertão esperando pelos potes de ração liofilizada…e acabando sem nada, tadinhos…hahaha ai que saudade do Henfil.

  12. EXISTE O ELEITOR IDIOTA EXISTE O ELEITO MAL INTENCIONADO EXISTE O ELEITOR BURRO O PAULISTANO INAUGUROU UMA NOVA CLASSE DE ELEITOR O ESPERTO VOU VOLTAR NUM CANDIDATO RICO PORQUE ALEM DE NAO ROUBAR ELE VAI FAZER EU FICAR RICO QUE NEM ELE UM CARA DE TA ACOSTUMADO SO COM COISAS BOAS VAI QUERER SO COISAS BOAS PROS SEUS ELEITORES.

  13. Que tal Dória , uma festa de fim do ano da Lide com toda granfinália paulista , empresários , o pessoal da ” justiça ” , e muitos outros facistas . Rejada a volume morto e Allimento ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *