Do bar de Russomano ao posto da Lava-Jato, um mundo de coincidências…

coincidencias

O Estadão dá com algum destaque, hoje, o fato de que Celso Russomano, líder do PRB na Câmara, aliado de Eduardo Cunha e aparente favorito na disputa pela Prefeitura de São Paulo é sócio do empresário Augusto Mendonça – delator premiado e pagador de propinas na Petrobras, segundo ele mesmo – num tal Bar do Alemão, em Brasília.

Não é crime ser sócio de ninguém e, portanto, a reportagem é, por enquanto, a estranha coincidência.

E é muito econômica, porque a história já nasceu de forma esquisita, registrada no próprio Estadão. Pouco antes das eleições para a Prefeitura paulistana, descobriu-se que ele era dono de 26,66% do tal bar, com capital, ainda a ser integralizado, de R$1.142.860,00. Nas eleições passada, continuava dono, mas sua cota de capital havia baixado para 407 mil, não se sabe se por que razão, e isso não foi perguntado ao deputado que, na ocasião, disse que não colocava nem um tostão no negócio, ia pagar sua parte trabalhando como gerente.

Também não foi dito que o pai de outra sócia, Luna Gomes, Eduardo Gomes, foi deputado pelo PSDB do Tocantins – o que também não é crime, claro – mas tem uma história de investigação na Operação Miquéias, da Polícia Federal, que investigou desvios de dinheiro de institutos de previdência de servidores. Neste momento, o inquérito está no STF e contra Gomes existem, entre outras provas, diálogos gravados entre ele e o doleiro  Fayed Antoine Traboulsi.

Pararam as coincidências com os sócios e amigos de Russomano, que durante muitos anos foi presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Polícia Federal, mas nunca recebeu dela nem um cochicho do que faziam seus sócios, mesmo um deles sendo  objeto de um processo público?

Não acabaram os acasos, não…Quem se der ao trabalho de ler a edição de O Globo de 13 de março do ano passado vai  saber que “a operação, batizada de “Lava-Jato”, é o desdobramento da operação Miqueias”, a origem do “embrulho”.

Ganhou este nome por conta de um posto de gasolina – o Posto da Torre, que fazia movimentadíssimas promoções de venda em dinheiro –  pertencente a Carlos Habib Chater, que era operador de Traboulsi e de…Alberto Youssef.

Como o mundo é pequeno…Então o sócio de Russomano, o delator Augusto Mendonça, que diz que pagava propinas na Petrobras tem relações com os Gomes, envolvidos na Operação Miquéias, que conversava e fazia negócios com um doleiro que operava o tal Lava-Jato onde Alberto Youssef lavava as suas verdinhas?

Aliás, o Ingeprev, um dos institutos previdenciários de que se acusa Eduardo Gomes de fraudar, investiu R$ 13 milhões na empresa Máxima Private Equity Fundo de Investimentos em Participações de quem? Bingo! De Alberto Youssef.

Quem disse que não existem coincidências?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Russomano é o Paulinho da Farsa Sindical dos consumidores. O Paulinho da Farsa Sindical é o Russomano dos trabalhadores.

  2. E quer dizer que o povo bem “aguado” de São Paulo vai de novo votar nesta gang H20…merecem mesmo o Alckimin.

  3. Nunca é demais repetir: parabéns, Fernando, pelo exemplo de jornalismo que você pratica. Deveria ser referência para os novatos/faculdades.

    No mais, como existem coincidências neste Brasil republicano…

  4. Se o psdb aparecer em investigaçoes NADA, ABSOLUTAMENTE NADA é apurado ou punido. Esse partido psdb [partido?] tem a conivencia dos orgaos da “justiça” brasileira e da mídia para fazer o que quiser porque sabem que nada vai acontecer. ISSO É UMA VERGONHA !!
    Nao há coincidencias nessa história toda, nao. Se quiserem apurar direitinho cabeças vao rolar e terminar na cadeia, mas tendo gente que é ou foi do psdb as chances sao mínimas disso acontecer.
    E Russomano quer ser prefeito de sp…. Nao será sem antes explicar essa historinha e suas coincidencias. Nós paulistanos temos que ficar atentos á tudo isso antes das eleiçoes, isso sim.

  5. Parabéns ao Tijolaco.

    A direita brasileira é formada por:
    .populistas
    .enganadores
    .achacadores
    .executivos mal-sucedidos ou incompetentes ou inconformados
    .profissionais da politica
    .capatazes pagos com dinheiro público
    .racistas
    .golpistas
    .juizes ilegalistas
    .coxinhas
    .machistas
    .homofóbicos e misóginos
    .pitbulls da mídia
    .radialistas espertalhoes
    . sonegadores
    . ladrões ricos
    .cooptadores de órgãos publicos

  6. Russomano, Dória, Chalita, Dantena e outros que tais não passam daquele já conhecidíssimo populismo que busca a todo custo manter esse miserável status quo brasileiro.

    Sem exceção, tais larápios poderiam ser colocados – um a um – dentro do saco do papai noel, Roberto Jefferson, que, com seus dotes de palhaço de opereta, lhes prestaria uma homenagem singela com os seguintes versos imortais:

    “Eu sou vocês, amanhã…”.

  7. Bom dia,

    serio o que não entendo é kd a lei da ficha limpa, cada o TRE, o STF ou só existe política suja contra o Brasil e o povo. Olha o que ocorreu na França, pois o Brasil não tá longe não como disse o tio san.

  8. Entendo que QQ politicos são envolvidos com negociações maiores ou menores. A blindagem de alguns é que estranha.
    Os antigoes todos fizeram fortuna assim. Mesmo alguns atuais que declararam ao TSE 30.000.000 com a maior cara de pau.. Se são profissionais da politica, não herdaram pois as famílias eram pobres, então receberam propinas. O único dos antigos que traficava pedras preciosas era AbiAkel. Um trabalhador , risos. Os demais recebiam e recebem propinas se ainda estão no congresso. Obvio.

  9. Meudelllsss! Que trama complicada. Fui várias vezes seguindo os relacionamentos e me perdi em algum lugar. Essa história merecia um daqueles infográficos com fotinhos dos bandidos e flechinhas apontando o sentido da sacanagem.

  10. “…isso não foi perguntado ao deputado que, na ocasião, disse que não colocava nem um tostão no negócio, ia pagar sua parte trabalhando como gerente”.
    O deputado é deputado mesmo ou gerente de bar? Será que entendi direito?

  11. Eu tinha a percepçao q o bom jornalismo era aquele que mantinha distancia razoavel dos fatos para evitar passionalidades.

    Tambem tinha em mente q o bom jornalismo era aquele que abria espaço para o outro lado se manifestar ,dando assim a
    sua versao dos fatos.

    Este blog limita se a fazer um arrastao por periodicos da demoniaca grande midia e regurgitar noticias tornando as mais palataveis para os estomagos de esquerda.

  12. Não tem nada de nobre na reporcagem do Estadão. É óbvio que o Estadão e o Globo querem queimar o Russomano pra ajudar o candidato tucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *