Diretora da ANP apunhala Lula, Dilma e a Petrobras

A senhora Magda Chambriard acaba de mudar seu nome para David Zylbernstejn.

Ele, como se sabe, foi o genro que Fernando Henrique Cardoso colocou na Agência Nacional de Petróleo para a operação “O Petróleo é Vosso” com que consumou a quebra do monopólio da Petrobras e a entrega de parte do petróleo brasileiro às multinacionais.

Mudou seu nome porque, no Congresso Nacional acaba de incentivar as tentativas de regovação da lei proposta por Lula e por Dilma que assegura, ao menos, 30% do petróleo do pré-sal à Petrobras.

Acaba de sair no Valor:

Em audiência pública no Senado, a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, estimulou o Congresso a discutir se para o país é bom que a Petrobras seja obrigada a ter participação mínima de 30% em todos os consórcios de exploração das áreas de petróleo e gás da camada pré-sal no regime de partilha de produção, como prevê a Lei nº 5.938, de 2009.

Lei, portanto, que custou esforços enormes aos dois – ele, governante; ela, formuladora da proposta – para ver aprovada.

Que o Congresso possa discutir e decidir, dentro das regras do presidencialismo – qualquer assunto é obviedade que dispensa ser dita.

Mas a principal instância pública regulamentadora e planejadora da exploraçao de petróleo estimular o Congresso a fazê-lo é um sinal verde para se iniciar uma polêmica que não existe e despertar apetites que sempre existiram.

Magda Chambriard não está “costeando o alambrado”, como dizia o velho  Leonel Brizola.

Ela, uma mulher que construiu sua carreira na Petrobras, já se passou para o outro lado.

Está fazendo justamente o que Serra prometeu aos americanos fazer, se ganhasse as eleições.

Eleições onde o povo brasileiro não votou para se colocar uma privatista no comando de nossa riqueza petrolífera, muito ao contrário.

Votou na Dilma, na mulher que defendeu a Petrobras.

Está explicado porque Magda Chambriard discordou de Guido Mantega na fixação de uma partilha maior para o Governo no campo de Libra.

O lado de Magda agora é, abertamente, outro.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. É danado de ruim. E o respeito ao blog e aos leitores do mesmo não nos permite dizer o que pensamos desta traíra que usa saias. Vendida! Comprada por quem?

  2. Prezados, acho que está ocorrendo um pequeno equívoco aqui. O Governo Brasileiro detém cerca de 39% do capital da Petrobras atualmente – por isso houve a necessidade da criação da Pré-Sal Petróleo (PPSA), uma empresa 100% brasileira e estatal. Sendo assim, a Petrobras entraria obrigatoriamente no Consórcio tão somente na condição de operadora dos campos de petróleo, ou seja, responsável pelas operações, já que ela é a líder mundial em tecnologia offshore para explotação (não confundir com exploração. o termo “exploRação” significa PESQUISA, enquanto o termo “exploTação” significa EXTRAÇÂO DE RECURSOS). PORTANTO, ESQUEÇAM A PETROBRAS. Se quiserem que o Governo Brasileiro obtenha o máximo lucro possível, a discussão é sobre a participação da PPSA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *