Dinheiro e lobby fizeram ‘lockdown’ virar ‘opendown’

João Doria, que repetia nauseantemente que “a ciência” dirigia suas decisões sobre as medidas de isolamento social, deveria, a partir de agora, dizer que se refere à ciência econômica e à ciência política.

Tanto que os epidemiologistas

Porque não é a epidemiologia que o faz criar este auê sobre flexibilização das restrições ao funcionamento de serviços e do comércio.

É o caixa arruinado pela queda de arrecadação (estadual e municipais) e o lobby empresarial que exige a reabertura total das atividades econômicas. E o fato de que isso tem o apoio da maior parte da direita – seu terreno eleitoral – que apoia o “open down” de Bolsonaro.

Afinal, se Bolsonaro tem 33% de apoio nacional, mais apoio ainda, é certo, deve ter em São Paulo.

Porque o simples exame dos números de isolamento social, de novos casos de contágio e das mortes consequentes deles diz exatamente o contrário.

O isolamento social, medido pelo site Inloco, é de apenas 41%. O número de casos confirmados e o de óbitos diários segue crescendo e ontem São Paulo teve um de cada 20 novos contaminados do mundo.

Muitos especialistas estão se esgoelando, entrevista após entrevistas, para apontar os perigos a que isso submete a população, justo no momento em que batem-se recordes sobre recordes e infecção e perda de vidas.

Inutilmente, porem. O que nos governa não é a vida, mas o dinheiro e, como disse hoje o sanitarista e professor Sérgio Zanetta à Globonews (vídeo aqui), a ganância.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Congresso brasileiro precisa seguir exemplo do Chile, mas como se eleito em sua maioria com a elite do empresariado?!

    Deputados do Chile aprovam taxar fortunas para fortalecer combate ao Covid-19

    O projeto que atinge em cheio banqueiros, especuladores e a casta empresarial financiará uma nova renda mínima de emergência durante a pandemia

    https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2020/05/deputados-do-chile-aprovam-taxar-fortunas-para-fortalecer-combate-ao-covid-19_106505.php

  2. Vivemos numa estranha teocracia. O deus mercado exige sacrifício humano e os sacerdotes e acólitos dele, os economistas, empresários e políticos da direita, estão extremamente felizes em oferecer a vida dos pobres para isso.
    É uma teocracia fanática, todo mundo que ousa ir contra o deus mercado é bradado de herege (comunista) e tratado como escória.
    E o mais irônico é a quantidade de cristãos que não percebem isso. “Ninguém pode servir a dois senhores”. E acabam servindo apenas o deus mercado, ao invés do Deus que Jesus defendia

    Eis a teocracia do mercado.

  3. Tava demorando. Dória e Witzel eram os novos queridinhos da esquerda. Mas não durou muito, pois ambos são tão fascistas e canalhas quanto o capitão Cloroquina.

      1. Carlos, o Doria foi chamado para participar do ato de Primeiro de Maio virtual das centrais sindicais. Então, infelizmente há uma esquerda quer quer a tal frente “amplíssima” com Doria, Witzel, FHC etc.

        1. Sim, foi a Farsa Sindical que o convidou, a mesma Farsa Sindical que apoiou as reformas, trabalhista e da PEC 95, teto dos gastos do Temer.

  4. Triste, muito triste. Essa loucura de abertura vai levar os pobres, aposentados, trabalhadores desesperados para o túmulo e a economia pras profundezas de mais de 10% negativo do PIB. Hoje está em 1,5%

  5. Isso é o capitalismo.Sei que todos sabem,mas as vezes,da vontade de repetir.E agora,sob o imperialismo econômico,não somente financeiro,os que não tem dinheiro,são as principais vitimas.Quanto a pandemia,assisti um,que afirmou ser uma questão percentual.Ou seja,tanto por cento,vai morrer.E o BÓSTANARO,concorda com isso.Quanto ao governador,ele sempre foi candidato,dos burgueses.Então…

  6. Isso é o capitalismo.Sei que todos sabem,mas as vezes,da vontade de repetir.E agora,sob o imperialismo econômico,não somente financeiro,os que não tem dinheiro,são as principais vitimas.Quanto a pandemia,assisti um,que afirmou ser uma questão percentual.Ou seja,tanto por cento,vai morrer.E o BÓSTANARO,concorda com isso.Quanto ao governador,ele sempre foi candidato,dos burgueses.Então…

  7. Aprovação de taxação de fortunas para fortalecer combate ao Covid-19
    Eu acabei de assinar esta petição – você quer se juntar a mim? É um assunto muito importante e sua ajuda será de grande valia. Clique
    aqui para ver como assinar também:
    https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/congresso_nacional_aprovacao_de_taxacao_de_fortunas_para_fortalecer_combate_ao_covid19/?ekjnRdjb&utm_source=sharetools&utm_medium=email&utm_campaign=petition-1035601-aprovacao_de_taxacao_de_fortunas_para_fortalecer_combate_ao_covid19&utm_term=jnRdjb%2Bpo

  8. Só sendo muito tolo para acreditar na lenga lenga do governador botox…..quem manda no tucanistão é a associação comercial e os bancos….não dão um peido sem autorização dessa gente……nem a rede golpe entendeu essa patranha do desgoverno paulista……um dia falam que a situação é grave no outro querem abrir o mais inutil dos setores, os shoppings….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *