Dilma: queremos reencontro, não vingança

perdaopanelas

Da Alemanha, numa entrevista à agência de notícias Deutsche Welle – com a imprensa brasileira não tem entrevista, só tem fofoca apelativa – a ex-presidente”É preciso perdoar quem bateu panela”, a ex-presidente Dilma Rousseff diz  que é hora de “perdoar a pessoa que bateu panela achando que estava salvando o Brasil, e que depois se deu conta de que não estava”.

Dilma ironizou a conversa de renovação na política, que classificou como pretexto para para “tirar o Lula da parada”, perguntando se é possível chamar de novos  “o gestor incompetente” João Doria ou “a política de animação de auditório como política social, que é o Luciano Huck”.

Ela não afirmou nem negou que vá concorrer a algum cargo – alega que se “mudar de ideia, vou ter que dar um chá de explicações” –  e simbolizou a prioridade em favor dos excluídos ironizando a declaração de William  Waack: “Nós somos coisa de preto. Eu sou uma coisa de preto.”

O texto, na íntegra:

DW Brasil: Como a senhora avalia a situação em que o Brasil se encontra hoje?
Dilma Rousseff: O golpe que sofri tem três fases. A primeira e inaugural é meu impeachment. A segunda é esse estrago que eles estão provocando no Brasil, como a emenda que congela os gastos em saúde e educação. Ou a reforma trabalhista, num país que há pouco tempo saiu da escravidão, e esse processo de venda de patrimônio público. O terceiro momento do golpe é inviabilizar o Lula e, aí, vender o pré-sal.
Sobre as eleições de 2018, quais são suas expectativas?
Há uma maior percepção no Brasil de que o Lula está sendo perseguido. Em que eu baseio essa afirmação? Se você olhar o desenvolvimento das pesquisas, vai ver que está subindo a aprovação. É a percepção do povo brasileiro de que ele foi o melhor presidente. Minha esperança seria ele voltar. Na época do impeachment, eles [a mídia e os adversários políticos] conseguiram colocar a rejeição a ele e ao PT lá em cima. Eles apostam que o povo brasileiro é ignorante. Mas o povo brasileiro vai percebendo esse grau de intolerância e de perseguição.
Como a senhora vê a aproximação do PT com o PMDB em diversos estados? O próprio ex-presidente Lula já afirmou que está “perdoando os golpistas”. Não é um tanto incoerente o PT denunciar um “golpe” e voltar a se aliar com um partido que o teria traído?
Dificilmente nós faremos aliança com o PMDB em nível nacional. Mas você vai falar que não pode fazer aliança com o [senador Roberto] Requião? O Requião é do PMDB, e uma pessoa que combateu o golpe. Você não vai fazer uma aliança com a Kátia Abreu? Ela foi outra que combateu o golpe.
E figuras como o senador Renan Calheiros?
O Renan não trabalhou a favor do golpe.
Mas ele votou pelo impeachment.
Ele presidia [o Senado], não podia votar.
O voto final dele foi pelo impeachment.
Mas ele não trabalhou pelo impeachment. E essa não é questão relevante. Não acho que perdoar golpista é perdoar o PMDB e o PSDB. Acho que perdoar golpista é perdoar aquela pessoa que bateu panela achando que estava salvando o Brasil, e que depois se deu conta de que não estava.
Uma hora nós vamos ter que nos reencontrar. Uma parte do Brasil se equivocou. Agora isso não significa perdão àqueles que planejaram e executaram o golpe. Você tem uma porção de pessoas que foram às ruas e que estavam completamente equivocadas. Mas você não vai chegar para elas e falar ‘nós vamos te perseguir’. Precisamos criar um clima de reencontro, entende? Não vai ser um clima vingativo, não pode ser isso.
A política brasileira não está precisando de renovação depois do impeachment? Não seria o momento de abrir espaço para novas lideranças, especialmente na esquerda?
[Dilma gargalha] Isso se chama “como tirar o Lula da parada”. Tá entendendo?
Com o impeachment o PSDB acabou, sumiu. O que os conservadores conseguiram produzir? Produziram a extrema direita, o MBL [Movimento Brasil Livre] e o [Jair] Bolsonaro. E o que ainda é novo no Brasil? O gestor incompetente, tipo o Trump? O João Dória? Ou você deseja a política de animação de auditório como política social, que é o Luciano Huck? Isso é o novo?
Sabe o que eu acho que é o novo? Esse foi um pensamento que tive depois do caso do William Waack. Você sabe o que é coisa de preto? O PT é coisa de preto. O Lula é coisa de preto. Nós somos coisa de preto. Eu sou uma coisa de preto.
Como está sendo sua rotina um ano após o impeachment?
É uma rotina que depende de onde estou, seja em São Paulo ou em Berlim. Participo de aulas, debates, conferências, caravanas – estive na do nordeste e na de Minas Gerais. Sempre que posso faço minha atividade física, ando de bicicleta, pelo menos 50 minutos por dia.
Quando estou em Porto Alegre fico com meus netos, às vezes, levo para dormir na minha casa. Criança tem uma energia inesgotável e não temos mais a mesma energia. Mas ser avó tem esse mérito: a gente estraga bastante e depois devolve para a mãe.
Não parece existir no Brasil um papel bem definido de ex-presidente, como nos EUA e em alguns países europeus. Que tipo de ex-presidente a senhora vai procurar ser?
O presidente só tem direito à segurança e uma pequena assessoria. Em algum momento, vão ter que discutir qual é a proteção que tem um ex-presidente, a física, a legal, não acho que um ex-presidente possa voltar a trabalhar na iniciativa privada. Acho que isso é incompatível com o ex-presidente. Vai ter que definir o que é. Nos EUA, está estipulado.
A senhora vai ser uma ex-presidente que vai procurar novos mandatos políticos?
Não vou deixar de fazer política porque sou ex-presidente ou não tenho um mandato eletivo. Fiz política minha vida inteira, eu estive presa não era porque eu era técnica, ninguém vai para a prisão por ser técnico. Fiz política a vida inteira e não precisei de mandato parlamentar para continuar fazendo, obviamente num ritmo compatível com a minha idade.
Então pretende mesmo voltar a se candidatar a algum cargo?
Não descarto, mas ainda não pensei de maneira séria sobre o assunto. No Brasil, se eu falar que não vou me candidatar e depois mudar de ideia, vou ter que dar um chá de explicações. Contemplo a possibilidade para não ter que dar explicação.
A senhora acha que a história vai lhe dar razão?
A história no Brasil tem sido rápida. Ela já está me dando razão. Eduardo Cunha, que presidiu meu impeachment, foi afastado, suspenso, condenado a nove anos e está preso. Vários processos mostram que ele comprou deputados. Também foi comprovado que os motivos alegados para o impeachment eram ridículos, que não pratiquei nada ilegal.
Alegaram que o impeachment ia resolver a crise econômica e política, mas essas crises só se aprofundam. O atual presidente usurpador já foi denunciado duas vezes, e o senador Aécio Neves também, ambos enfrentam provas cabais e gravações. Mas essas duas pessoas continuam em seus cargos, enquanto duas outras [Dilma e Lula] são acusadas apenas por terem sido presidentes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

35 respostas

    1. Mas não deixa de ser divertido ver a Iolanda2606, cheia de ódio e rancor, seguindo as ordens de seu amo e fingindo ter perdoado seus inimigos. Os petistas e afins são previsíveis. Enquanto pensam que conseguirão bater são prepotentes e arrogantes, quando percebem que não têm força e vão tomar uma surra começam a pedir paz e amor.

      1. Tico e Teco, Dois bits, não adianta fazer hora extra para o mbl/rl não, agora vocês são PJ.
        Tico e Teco vão ter que rebolar, rebolar, rebolar ….
        Agora não vai dar nem para denunciar o mbl/rl por exploração de trabalho infantil.

        Tico e Teco olha bem como os partigiani acabaram com os fachas?
        https://it.wikipedia.org/wiki/File:Mussolini_e_Petacci_a_Piazzale_Loreto,_1945.jpg
        https://it.wikipedia.org/wiki/File:Mussolini_Petacci_Loreto.jpg
        https://it.wikipedia.org/wiki/File:Cadaveri_piazzale_Loreto.jpg
        https://it.wikipedia.org/wiki/File:DeadMussolini.jpg
        https://it.wikipedia.org/wiki/File:Mitra_francese_MAS_38_di_Michele_Moretti,_che_spar%C3%B2_a_Benito_Mussolini.JPG

        Aqui só precisamos de voto e urna para varrer vocês do mapa…
        tic tac tic tac
        Continuam a procura de um milagre né, sem candidato, sem discurso, contam só com o TRF4 né, última bala no cartucho.
        tic tac tic tac
        Mas não se esqueçam vivo ou morto, preso ou solto, candidato ou não, vocês tem um encontro com o destino em 2018
        tic tac tic tac
        Agora vão trocar as fraldinhas e passar hypoglos, amanhã vocês voltam aqui para passar mais vergonha

  1. Amo a presidente Dilma, tenho a maior admiração por sua biografia de luta por um Brasil melhor

  2. corrigindo: “enquanto duas outras são acusadas apenas por terem sido presidentes, que pensaram no bem do país e seu povo!”

  3. Ei Oliveira !

    Envie para mim o link daquela matéria do Tijolaço sobre o atentado na Somália, que vc afirmou ter sido publicada aqui !!!

    Obrigado !!

  4. Capiau Venha Chupar Meu Pau
    Ararinha
    Arnestinha
    Vocês são risíveis . É de fazer pena como se prestam a esse “serviço” ridículo.
    Acho que são 3 em 1. É A mesma verborragia de sempre.
    Energúmenos XIBUNGOS!

  5. Quando visito o blog do Brito (republicano, respeito) e dou uma olhada básica nas “opiniões” eu lembro o porquê de não ter a mínima vontade de ser solidária com paneleiro, coxinha, hipócrita e afins. Que vão tudo se f* de verde e amarelo!!!

  6. DILMA mereceu o que teve ..TRAGICAMENTE LAMENTÁVEL que o BRASIL e seu povo não ..dito isso

    Neste quesito a presidanta esta certa. Mesmo pq quem quiser governar-nos terá que TER MAIORIA no Congresso ..nos votos ..na opinião popular ..e pra isso, mesmo que os indecisos e os PATO PANELEIROS escolham aquilo que eles acham que é o MENOS pior, ta valendo !!

    Uma pena que este sopro de humildade e de sensatez não tocou esta Sra quando ela estava no Poder ..afinal, dizia ela se negava a “negociar com bandido” ..mesmo quando estes tinham MAIORIA no Congresso ..claro, perdeu o Brasil com isso

    DILMA, querida, não vou me esquecer das promessas não cumpridas ..da traição sofrida ..dos 14,15 % da SELIC que elevaram as despesas com JUROS a RS$ 500 bi num ano (muito mais do que saúde., educação e bolsa família juntos)

    1. Romanelli chama Dilma de “anta” e de “querida”. A primeira qualificação é típica da misoginia ambiente. Quanto ao “querida” reflete o desprezo que parece marcar suas análises, é pior do que o “anta”. Ela continua dizendo que não negociara com bandidos, mas observa-se que você não leu o post inteiro.

    2. colega ..os atos misandrinos e preconceituosos partidos desta dirigente FAKE me fizeram sim criar por ela profunda aversão ..aliás, as mesmas que tenho por RACISTAS

      Penso que a MULHER é muito mais do que um OBJETO de pena e de diferenciação pelas calcinhas ou pelo que carrega no meio das pernas ..DILMA sim, com seu feminismo torto, daqueles que defende o “dia da mulher” coisificou os temas da CIDADANIA ..da isonomia entre os seres e cidadãos

      ..botou sexo neles tudo ..discriminou e salientou pseudo diferenças que JAMAIS deveriam ser lembradas por serem inoportunas e inaplicáveis

      aliás, diferenças que se transcreveram em BOBAGENS ínfimas..ridículas ..como a bola de casca banana que teria sido invetada tb pelas “mulheres sapiens” ou por picadas de MOSQUITAS

      OLHA ..desculpe ..mas o BRASIL que sonhei não tem tempo a perder com as DILMAS da vida

      1. sim sim ..como não ..bota na lista de bobagens a LEI MARIA DA PENHA e o feminicídio

        absurdos jurídicos que tentaram se sobrepor a CONCEITOS universais ..como o direito pra todos ..agressão por motivo torpe, fútil, covarde, desproporcional, sem chance de defesa ..por tortura ..

        Qual seja ..por estas FEMINAZIS, por exemplo, delegados preconceituosos continuaram a se-los, e deixaram de CUMPRIR suas obrigações, ganhando mais um monte de ENTULHOS redundantes que ..PASME você ..também não funcionaram e nem fizeram qq diferença nas trágicas estatísticas brasileiras

        é muita perda de de tempo dar ouvidos e caneta pra essa gente

        1. Você é um caso perdido de raciocínio deturpado. Também, alguém que compara as políticas de Hitler com as políticas de ação afirmativa não sabe muito bem o que realmente norteia seus argumentos. Também não é muito propício ler teus posts: pontuação desordenada e sem coerência. Enfim, abraços e boa semana para você.

          1. rsrsr ..lembro dos casos aonde os defensores de modelos tortos condenavam seus críticos ao hospício

            Convenhamos RAFA ..vc esta se saindo bem no ofício ..vai ver minhas observações, até agora não contrapostas, são coisas dum louco mesmo ..e eu que não havia percebido isso antes

            https://www.youtube.com/watch?v=bgsJtfE8DmY

          2. Romanelli, você ja me chamou de racista, de iletrado por citar livros que segundo você nem sequer li, e agora você precisa dizer que sou louco. Cara, você é admirável. Esse blog de beirada da estrada deve ser seu destino derradeiro de grande e “admirável crítico da política atual brasileira”. A tua tese de que o golpe é culpa exclusiva da Dilma mostra como você é bem versado em política. Boa semana para você.

  7. Discordo da Presidenta. Que se LASQUEM os paneleiros. Precisam primeiro aprender a fritar ovos para depois opinarem em política. Sabiam muito bem o que estavam fazendo e quem eles não queriam no poder, nem que para isso fosse preciso destruir a nação como está acontecendo. O Brasil vinha muito bem, Obrigado, mas eles preferiram fazer corinho com a Rede Globo e deu no que deu. Sem arrego e sem perdão para paneleiros, até porque eles são minorias e não representam a imensa vontade popular. Paneleiro comigo é na pedrada, sem beijinhos e com muito pau-pau.

    1. O grande feito de toda esta opanelagem é que os amantes e admiradores do Gran Aécio Neves quebraram a cara e viram o partido da tucanalha virar pó. Vão ter que se virar com Bolsonaro ou coisa pior ainda, se não quiserem ter o quinto desprazer de ver o Lula na Presidência.

    2. convenhamos ..o BRASIL não vinha bem ..o câmbio estava fora do lugar, o juros tb ..as contas INTERNAS e EXTERNAS faziam água por todos os lados ..a política econômica vinha de tentativa e erro, NUNCA se desonerou tanto sem se obter resultados e a economia PARAVA

      O emprego batia no TALO e pressionava td, até os salários ..a insatisfação desde 2013 vinha numa crescente ..o clima político fervia e a presidanta não se impunha como líder

      Após anos de inserção ainda se insistia em aumentar a população sobre a guarda do Bolsa Família ..a distribuição de renda, se não piorou, estacionou ..reformas pretendidas, como o controle externo da mídia e a desindexação da economia, ou volta da CPMF, inexistiam

      O BRASIL colhia os louros e revolta pelas COPA ..os investimentos da Petrobrás fugiam ao controle nos custos, metas e PRAZOS ..a infra ATRASAVA em todos os Estados e não acontecia

      Claro, evidente que nesse clima de derrota DILMA ainda foi sabotada ..NÃO soube lidar com a crise das commodities ..muito menos com a LAVA JATO

      Aliás, se vc se lembra ..no 1o mandato, logo após a sabotagem dos CANSADOS sobre LULA (que felizmente falharam) ..vieram a ficha e foto falsas da ROLHA de São Paulo ..a amante da GLOBO ..e o que fez MAMA VANA assim que assumiu ?

      ..foi ter uma prosa no sofá da BÉBE Camargo e fritar uns ovos com NAMARIA Praga e o Loro José, que tempos depois retribuíam com o colar de TOMATES pra criar um clima de descontrole

      De DILMA fica mesmo a MENOR INFLAÇÃO prum período de 4 anos dado a um presidente ;;e esta verdade que ninguém reconhece (veja IGPdi)

      Olha ..francamente ..pior que sofrer com a Síndrome de Estocolmo é ter saudades de DILMA

      embora reconheça que ela tem SIM perfil prum Senado ou Câmara ..tipo o prefeito rosinha de SP, o Haddad ..e olhe lá ..porque pra executivo e estratégia política, como generais, JESUS MARIA JOSÉ !!!!

      1. Romanelli, teus comentários lembram aquelas velhas fofoqueiras de filme italiano do século 19. Sabe, aqueles filmes empoeirados, relíquias em preto e branco ?

        1. não sei não ..do que sei neste século XIX ainda não havia cinema

          mas já que você diz…
          a propósito ..argumentos ? Tem ? ou tb vai me recomendar algum autor que vc sequer leu ou ENTENDEU tb ?

          1. Como argumentar com você quando seus propósitos são baseados em orelhadas e opiniões de papo de bar ?

      2. Romanelli, os livros estão aí para todos lerem. Por que eu não entenderia os livros que cito ? Argumento ilógico e sem propósito definido. Deixo esse trabalho de buscar a boa informação para você. Cada um sabe de si mesmo. A tua opinião é só uma opinião, assim como a minha. Agora passar dias inteiros escrevendo listas enormes de coisas sem nexo é mesmo admirável. Você é admirável.

      3. Parabéns paneleiro. Você está entre os três por cento da população brasileira que aprovam Temer e consideram este o governo dos sonhos que vocês ajudaram a promover e a implantar. Felizmente noventa e sete por cento do todo pensam diferente e você pode se considerar um tremendo idiota junto com seus pares. Se você acha que valeu a pena continue batendo panelas até o fim da sua vida.. Só lamento.

    3. Esse é o erro do PT, acreditar em quem não deve. Acreditou nos traíras do pmdbos#@, acreditou que os acomodados usariam o controle remoto, acreditou nas tais “instituições sérias”, acreditou que no Brasil existe “imprensa”. Eu por exemplo não acredito nem na polícia federal, lembram do “santinho” japonês? E a tríplice fronteira onde caixinhas de fósforos são recheadas, mas não com palitos?

  8. Dilma é Dilmais! Nessa lógica também “sou coisa de negro”, sempre fui Lula e PT! #SouCoisaDeNegro quaquaqua! Nada como se reapropriar do estigmata para enfrentar os racistas. Dilma é Dilmais!

  9. Romanelli parece nome de joia falsa, bijuteria barata, aquilo que parece, mas não é nem nunca será. Dizem que o nome tem a ver com a pessoa.

  10. Lula e Dilma podem perdoar mas eu NUNCA perdoarei ou esquecerei o que os golpistas fizeram (e fazem) contra o Brasil e contra a democracia. Estou já achando mais interessante o discurso de Manuela D’Ávila que toca no ponto crucial: a Frente Ampla dos antigolpistas para restabelecer a democracia. Mas perdoar golpista? Tô fora!

  11. Estocagem de vento ler em inovações tecnológicas e opções de investimento da Microsoft

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *