Dilma ataca “new look” neoliberal de Marina, que se exibe para o Bank of America

itaufaixa

Da Folha:

Em mais um ataque frontal pesado contra Marina Silva (PSB) no horário eleitoral na TV, a presidente Dilma Rousseff (PT) acusa sua adversária direta de propor que os bancos assumam “um poder que é do presidente e do Congresso, eleitos pelo povo”.

A peça de 30 segundos produzida pelo marqueteiro João Santana (assista abaixo), e que começa a ser veiculada nesta terça-feira (9) nos intervalos comerciais, mostra uma história simples.

Primeiro, aparecem banqueiros felizes numa reunião. Em seguida, surge uma família na hora da refeição. Enquanto um locutor vai dizendo que o poder dos bancos aumentará por causa da proposta de Marina Silva de dar autonomia ao Banco Central, a comida vai sumindo dos pratos e as pessoas ficam com expressões tristes, de desolação.

O locutor do comercial de Dilma diz que a autonomia do Banco Central “significaria entregar aos banqueiros um grande poder de decisão sobre sua vida e de sua família Os juros que você paga Seu emprego, preços e até salário”. E conclui com uma pergunta: “Você quer dar a eles esse poder?”

E, para quem acha um exagero, também da Folha, na coluna de Mônica Bérgamo:

APOSTA
O quórum de reunião marcada ontem pela Merrill Lynch com representantes de bancos e indústrias surpreendeu coordenadores da campanha de Marina Silva. Eram 200 convidados, mas o número quase dobrou.

A ESTRELA
O economista André Lara Resende, ex-presidente do BNDES no governo FHC, acompanhou os marineiros ao evento. Estavam também Beto Albuquerque, candidato a vice de Marina, o ex-deputado Walter Feldman e Maurício Rands, coordenador do programa do PSB.

O encontro na Merrill Lynch, que atende pelo nome mais conhecido de Bank of America, infelizmente, não foi registrado pela imprensa. No photos, please.

Mas o “comercial” da Dilma você pode ver, abaixo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

52 respostas

    1. É o PT acordando prá vida depois de tantos anos.

      E não foi falta de aviso. A blogosfera se esgoelou de reclamar.

      Espero que não seja tarde e que a lição fique para sempre.

      1. Quero crer que tenha sido tudo analisado, inclusive o “timing” pois começar a bater antes da hora “certa” também pode permitir ao adversário recompor-se após o golpe rsss

  1. A verdade é que desde a redemocratização, é o mercado financeiro quem realmente manda no país, seja com PT, PSDB ou a tal “terceira via”. A verdadeira capital do Brasil é São Paulo. Não adianta negar ou ralativizar isso. Isso está ligado a fatores como o processo inflacionário anos 80/90 e a conversão da dívida externa em dívida interna, somado a concentração bancária na última década. Toda a indústria brasileira, o setor de petróleo, minérios e serviços, tudo está ligado ao mercado financeiro e é dependente e refém desse setor, mesmo com bancos públicos. O governo sabe disso e não há como escapar, por mais que se tente. Existem vários mecanismos na sociedade para manter o poder e o interesse dos bancos, independentemente da autonomia do Banco Central. Enquanto as pessoas ficam aqui discutindo esquerda x direita, PIG, entreguismo, Marina etc eles estão bem tranquilos pois sabem quem realmente manda.

    1. Concordo Daniel…
      E reforço, que esse processo acontece no mundo e no pós guerra mundial, porém uma coisa é ter que, necessariamente, negociar com banqueiros, outra é entregar a eles o processo de decisão, sem interferência do povo pelo qual o governo representa.

    2. Como eu dizia a um taxista marineiro (desculpem o pleonasmo!): Os bancos ganham demais, muito mais do que deveriam, se vivêssemos num lugar decente! Mas isto não lhes basta! Eles só admitem ganhar TUDO! E é por isso que odeiam a Dilma e querem a MariNeca.

  2. Ainda bem que temos o horário eleitoral gratuito. Senão, sabe quando a mídia iria
    iria publicar tal aviso? Nunca!

  3. Essa é a linguagem! Economia que o povo entende: comida na mesa.
    Entregar o Brasil aos banqueiros é decretar a morte do país.
    Dilma 13 – no primeiro turno!

  4. Agora, João Santana, faça o mesmo com as capas da revista Veja, mostrando as reportagens mentirosas sobre o governo e o PT, que nunca foram provados!!!!!! Avante guerreira Dilma/2014 no 1º turno.

    1. Boa Sertanejo, não podemos esquecer também de dar as respostas às seis perguntinhas do William Wakk”a” mas em doses homeopáticas…

  5. Marina foi administrada, pelo PIG, como remédio para melhorar o fraco desempenho de Aécio que, pelas projeções a época, n?o conseguiria ir para o 2o turno. Só que foi administrado numa dose cavalar pelo PIG, levando o doente a morte. Ou seja, a diferença entre o remédio e o veneno foi a dose.

  6. E desde quando reuniões de quadrilhas são registradas e divulgadas na imprensa?
    Expor o Lara Rezende para talvez ser perguntado de onde veio sua fortuna?
    Perguntar a Marina qualquer coisa que a faça alterar o programa de governo?
    Tenha dó, quadrilhas se reúnem e só percebemos depois, no assalto!

  7. Pesquisa Vox Brasil realizada em Minas entre sábado (06/09) e segunda (08/09):

    1º: Pimentel 38% x Pimenta 19% x Delgado 3%
    2º: Pimentel 44% x Pimenta 23%

    1º: Dilma 33% x Aécio 25% x Marina 23%
    2º: Dilma 44% x Aécio 39%
    2º: Dilma 42% x Marina 42%

    O Vox Brasil ouviu 2.400 eleitores em 127 municípios mineiros

  8. Alguém leve ao comando de campanha do PT a questão de mostrar no programa eleitoral a participação de André Lara Resende, o idealizador do confisco, na equipe pessebista.
    Insisto no assunto pois hoje tive relatos de pessoas que votariam 40 mas mudaram de voto pois acreditam que Zélia Cardoso de Melo vai voltar. Olha só isso!! E eu nem tinha dito nada…

  9. Dilma está certíssima, não podemos deixar que a população desconheça o enorme risco para o Brasil que as propostas de Marina representam. É nossa responsabilidade mostrar o atraso que seria um eventual governo Marina. E, claro, a melhor alternativa: Dilma. É 13.

  10. Penso que há duas questões muito fortes para o eleitor nesta campanha que a Dilma deve explorar ainda mais. Uma é a política econômica da Marina, que está à direita do Aécio Neves. Até o Serra é contra a autonomia do BC https://www.youtube.com/watch?v=OA1az3diQBc# . Neste ponto é importante também mostrar o que significa a revisão do sistema de partilha na exploração do pré-sal, da revisão da política de patrimônio nacional, e os efeitos da diminuição dos subsídios dos bancos públicos 2) A luta pela reforma política com participação popular. Mostrar ainda mais que a política deve ser mudada e que para mudá-la não adianta eleger um salvador da pátria, um caçador de marajás, ou um varredor de sujeiras. É preciso mudar o sistema político por vias democráticas por meio da participação popular!!!

    Acho que os dois temas ajudam muito o eleitor a desconstruir o discurso vazio da Marina. Temos que cada vez mais compartilhar e divulgar o que a mídia esconde.

  11. Tive hoje um embate com o gerente da minha conta (banco estatal sempre). Quis ter um aconselhamento sobre futuro de minhas aplicações em caso de vitória da nova política (toc,toc,toc na madeira). O cara marinou e vem tentar me convencer que não há motivos de preocupação, que vem aí a mudança e blablabla. Fiquei indignada. Coloquei meus argumentos e chego aa conclusão: tenho que mudar de gerente urgente, não de banco. Estarrecedor o nível do discurso. Fechando os olhos e ouvindo o JN (argh).

  12. Assisti a um filme de Alexandre Valenti, co-produção franco-hispano-brasileira financiado pelo BNDES e que foi veiculado por canais a cabo, intitulado “Amazônia – A última fronteira”. Este filme deixa qualquer um impressionado com o alto nível de tecnologia empregada pelo Ibama para defesa da floresta, com o apoio de diversos órgãos oficiais e do Exército brasileiro. São bases de ação espalhadas por toda parte e ligadas a um comando central localizado em São Paulo e obedecendo a um planejamento impecável. Grandes aviões a jato especiais desenvolvidos e construídos no Brasil, equipados para fotografar a selva através das nuvens. Satélites operando em parceria com japoneses no monitoramento da região. Detecção imediata das queimadas e das derrubadas de árvores as mais disfarçadas possíveis e acionamento rápido de equipes para neutralizar a ação dos criminosos. O esforço fantástico do Exército para o levantamento geodésico de toda a selva, sem um metro quadrado de exceção. Fiquei a pensar que nada disso o povo brasileiro conhece. Talvez alguns não queiram que o povo venha a conhecer, para que prevaleça uma impressão geral de que toda a selva está sendo indiscriminadamente vítima de predadores sem qualquer repressão séria. Talvez, em algum capítulo sobre conservadorismo, ambientalismo e preservação, fosse cabível retirar deste filme algumas informações e imagens e colocá-las na propaganda de Dilma.

  13. Acredito que deve ser mencionado no horário eleitoral quem ficou milionário de uma hora para outra com a tardia mas inevitável desvalorização cambial que foi postergada para garantir a reeleição , que aconteceu no início do segundo mandato do governo FHC , em função de informações privilegiadas, onde muitos membros da equipe de governo tucana adquiriram com antecedência títulos públicos ou outros ativos cotados em dolar.

  14. Parabéns ao pessoal que montou essa peça informativa. Foram direto ao ponto. Continuem fazendo esse bom trabalho. O povo precisa tomar conhecimento da ameaça que essa Marina representa para esse país.

  15. Dois milhões de brasileiros tirando sete votos da Marina até o dia cinco de outubro, conquistaremos mais 14 milhões de votos para Dilma. Já estou com cinco que tiro dela aqui no Acre. Vou estourar minha cota, com prazer! Portanto, vamos à luta! É possível sim! Nas ruas! No argumento!

  16. A Blablarina está brincando com fogo. Imaginem se ela nomeia o André para Min. da Fazenda e este nomeia a Zélia para presidente do BACEN. Ócorrerá uma convulsão social com toda a população indo aos bancos retirar o seu dinheiro. Vai faltar polícia para conter uma onda dessa.

  17. O negacio é esse , militância, militancia e militancia , foi assim que o PT chegou onde esta , eu foi fundador e na época jovem eu e muitos outros milhares de PTS conseguimos fundar o PT e eleger um presidente e milhares de parlamentares . Essa é a diferença do PT para os outros partidos , o povo esta correndo risco de um retrocesso muito grande que para ser recuperado , perderemos no mínimo 10 anos ou mais , Portanto , estou apesar dos meus 70 anos militando como a 30 anos atras , porque não quero mais que o Brasil volte a ser um paizinho de terceiro mundo , humilhado pelos Norte Americanos e capacho do FMI.

  18. Atenção pessoal!
    Vamos assistir ao vídeo direto no You Tube e positivá-lo!
    Os “trolls” neoliberais marineiros e tucanos já estão negativando o vídeo!

  19. Excelente peça, mostra exatamente o são os entreguistas teleguiados pelos tentáculos do poder econômico internacional.

  20. Seria bom lembrar que este mesmo grupo/banco foi multado nos EUA, em mais de vinte bilhões por fraude na grande crise de 2008. Mas não temos memória!

  21. Marina metamorfose ambulante.
    Abaixo, trecho de entrevista de Marina Silva, de 19/11/94:

    Marco Uchôa: Senadora, os seus amigos comentam que quando a senhora entrou na política, a senhora não parava de citar Marx. Em seus discursos sobravam palavras como: “dialética e historicamente”. A senhora começou na política junto com o deputado [José] Genoino, do PRC [Partido Revolucionário Comunista, incorporado depois ao PT]. A senhora era da ala radical desse partido, como foi essa virada? E que crítica a senhora faz a ala mais radical do PT hoje?

    Marina Silva: Eu imagino até quem seja esse amigo que falou isso. [risos] Veja bem, eu acho que todos nós passamos por um determinado momento, na nossa trajetória política, e o movimento estudantil é um espaço bastante fértil, pelo menos na minha época, para essas questões. Eu entrei em contato com o marxismo, com o leninismo, com vários “ismos” dentro da universidade, e até tive um momento, eu acho que de mais um “ismo” que era o materialismo, mas era até meio, eu acho que no fundo, no fundo eu sempre fui uma pessoa com o conteúdo místico muito forte. Eu acho que a vida, a relação com o mundo, com as pessoas, com a realidade vai modificando um pouco o discurso que a gente tem dessa forma radical como você está dizendo. Acho que foi uma experiência muito rica, até para que a gente possa entender os limites dessa radicalidade quando se depara com a realidade. Então, foi uma trajetória da minha vida, e eu hoje tenho posições que eu acho que são completamente diferentes, eu sempre costumo dizer: “quem não foi marxista durante o período do marxismo, perdeu tempo, agora, quem continua sendo [marxista] está fora do tempo”. http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/682

  22. Em tempo acabo de ver o “acordo” emBank of America pagará multa de US$ 16,6 bi … – Folha de S.Paulo
    www1.folha.uol.com.br/…/1504037-bank-of-america-pagara-multa-de-us-…
    21/08/2014 – O Bank of America chegou a um acordo nesta quinta-feira (21) com o governo dos Estados Unidos para pagar multa de US$ 16,65 bilhões …

  23. Prezado Fernando, até concordo com você, como qualquer cidadão, que a proximidade da Marina com o Banco Itau não eh salutar, mas até aqui, parece que as coisas são a céu aberto, porém, gostaria que alguém me explicasse as relações, de longa data e OCULTAS, do PT, e portanto com a Dilma, com um determinado banco, aquele que oferece inúmeras opportunidades…o escândalo da Petrobras não eh nadA perto do que poderia revelar e desnudar a Sathiagraha! Vamos ficar com o que está as claras ou o que esta oculto?

  24. Pra aqueles que não viram! O DÉCIMO programa eleitoral da Dilma exibido em 9 de setembro, terça-feira à noite, conseguiu o que parecia impossível. Abordou o tema CORRUPÇÃO e superou TODOS OS DEMAIS! Demonstrou de forma didática e esclarecedora como se faz para combater a corrupção. Vai direto ao ponto e lista ações concretas tomadas nos últimos anos, como a aprovação de legislação específica sobre o tema, e os órgãos responsáveis pela fiscalização e a investigação em nível federal: PF, CGU, COAF, Ministério Público. Dilma foi dura e sincera na abordagem, mas sem ofensas de caráter pessoal, desmontou a hipocrisia tucana e de seu candidato, Aécio Neves, no debate público a respeito de corrupção. Afinal, o governo de FHC foi omisso e “varreu a sujeira para debaixo do tapete” nomeando um Engavetador Geral da República. E num recado direto a candidata Marina Silva, deixa claro que não é com “salvadores da pátria” que a questão será resolvida, mas SIM com o fim da impunidade. E, novamente, aborda e desmascara a polêmica proposta de Maria Silva que propõe a Independência do Banco Central e a associa aos “desvios das riquezas da nação para o bolso de uns poucos privilegiados” com decisões econômicas erradas. O programa termina listando uma série de investimentos e programas federais em São Paulo e no Brasil. Em resumo, A-R-R-E-B-E-N-T-O-U! Vai que é tua Dilma! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=YEk6f9RpnOM

  25. Fernando, mais um PATIFE surge no TIJOLAÇO escrevendo baboseira. Estou me referindo ao TUCANALHA frustrado que se assina com o nome de Cosmo Zigstar. O BABACA não tem a mínima noção das nossas conquistas ao longo de 12 anos ininterruptos dos governos LULA/DILMA. Acho melhor esse IMBECIL procurar o chiqueiro do MENINO DO RIO para chorar suas lágrimas.

    1. Relaxa, Maia. Aprecie a biodiversidade e comemore o fato de que os frustrados ficarão mais frustrados…

  26. Se os bancos já estão cobrando 47% de juros, ao ano, no empréstimo pessoa física, imagina quando chegarem ao poder, via Marina, vai para 100%.
    Não a “República dos Banqueiros”!

  27. Decálogo da Marina

    1 Morte do Eduardo? #issomudaojogo
    2 Apoio da Neca? #issomudaojogo
    3 Esporro do Malafaia e do Feliciano? #issomudaojogo
    4 Escândalos sobre a Petrobras? #issomudaojogo
    5 Tergiversar ou sair pela tangente? #issomudaojogo
    6 Adotar vice-presidente comprometido com o agronegócio? #issomudaojogo
    7 Redefinir o que é elite? #issomudaojogo
    8 Prometer governar com os melhores? #issomudaojogo
    9 Apresentar-se como herdeira natural das jornadas de junho de 2013? #issomudaojogo
    10 Negar a revisão da lei da anistia? #issomudaojogo

  28. Dilma pegou na veia! Não é isso o que propõem? que fique claro ao povo. e como é isso o que querem esconder, o PIG está MUDO. Ou fala bobagem.
    Acho que vira chumbo grosso. Provavelmente vão achar ilação direta com Dilma na tal “corrupção”. Dilma tem que ser mais direta nisso.
    -quando quebra o monopolio da midia- no caso seus segundos de propaganda-as coisas MUDAM
    -Precisa dizer de alguma maneira que existe interesse politico nessas denuncias
    falar em financiamento publico de campanha
    – e os casos de corrupçãosão generalizados entre TODOs os partidos
    No mais continuar falando QUEM é Marina silva
    Marina e 83% da Neca e seus interesses- essa a nova politica. serra como super ministro- e a privataria tucana?
    -a perda de direitos trabalhistas- fim da justiça do trabalho
    – ensino pago na universidade
    -Essa a Nova politica de Marina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *