Dia de São José, dia de água no Sertão

jose

Hoje é dia de São José, mas o povo do Cariri não vai olhar pro céu, como faz sempre neste dia, sinal de se a chuva vem no “inverno” sertanejo.

Sempre foi o dia de orar e de cantar, pedindo,  a toada popular: Meu divino São José/Aqui estou a vossos pés/Dai-nos chuva com abundância/Meu divino São José.

Hoje não vem, deve chegar amanhã e ficar a semana inteira e, queira o santo, mais e mais dias, porque a seca é uma das mais longas que o Nordeste tem sofrido.

Dizem os sábios meteorologistas que as nuvens chegam na Paraíba esta noite, mas acho que tem uma chuva antecipada, já daqui a pouco.

O povo de Monteiro vai olhar para outro josé, que não é santo, mas é também operário.

Que começou a trazer a água lá onde Deus botou, no São Francisco, para as terras secas que fez esperar tantos anos por ela.

O diabo faz suas tretas, diz que a água é dele, mas não é, não, todo mundo sabe.

Porque ele é o mal, a morte, a dor, o punhal nas costas.

E hoje “é tempo de reparar na balança de nobre cobre que o rei equilibra/Fulmina o injusto, deixa nua a justiça”, de olhar a chuva vir do chão, de longe, marulhando sobre o resmungo dos sabidos que sempre acham um senão em tudo.

É dia de São José, de Maria, de Severino, do João, Antonia, dia até de uns cabras de nome esquisito, como o Alexsandro, que diante das placas de “proibido tomar banho” das barragens cheias, diz na Folha que “pode vir polícia como for, não tem como impedir a alegria. Os cabras estão tudo besta”

Dia das vidas secas pela avareza do céu e pela frieza dos homens.

E eu que não creio peço a Deus por minha gente. É gente humilde/que vontade de chorar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Não temos mais JUSTIÇA nesse país…. da primeira instância onde reina um juiz sabidamente TUCANO até o supremo desmoralizado por condenações sempre seletivas… onde já se viu, um procurador se antecipar afirmando que Lula será sentenciado até Julho/2017… antecipando uma condenação sem julgamento…. torçam eles para que isso não se concretize, pois o povo irá às ruas COBRAR DE CADA UM DAQUELES que tramaram contra Lula. O povo na rua, não vai deixar isso acontecer. O Brasil está às favas… de quatro… VENDIDO para interesses estrangeiros por ladrões de colarinhos brancos e outros de toga que fazem vistas grossas a tudo isso sem fazer absolutamente nada.

  2. Concordo estou emocionada demais e queria muito está lá com todo esse povo com a Dilma e Lula.

  3. Povo do nordeste cuidado com a direita demo/tucana e afins
    vão acabar poluindo as aguas assim como fizeram com o tiete do tucanistan.

  4. Em são paulo gastaram bilhões de reais para despoluir o Tiete e não deu em nada.
    Dinheiro jogado do Lixo

  5. FB, o seu texto é comovente. Eu que sou Paulista do interior, sempre tive pelo nordestino do agreste a mais pura compaixão. Como foi possível a esses irmãos sobreviverem tanto tempo sem esse produto indispensável a todos nós.
    Como Padim Cícero,Lula se eternizará no coração dos seus conterrâneos, assim como no de brasileiros humanos como você. Enquanto isso, os anões permanecem, como ostras, escondidos no penhasco Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *