Desculpe, Lula; obrigado, Lula

Na entrevista que deu a Luiz Gonzaga Beluzzo e Eduardo Moreira, para o GGN, o ex-presidente Lula recusa, expressamente, uma progressão de regime de sua pena e a possibilidade de sair do cárcere com uma tornozeleira eletrônica.

Parece chocante, num regime judicial em que fazer negócio penal – “entrega o fulano que eu solto você” – que alguém esteja recusando sair de uma cela para sua casa.

Mas é o normal, ao qual nos desacostumamos.

Que a verdade e a dignidade pautem o comportamento humano.

E o comportamento dos políticos.

O melhor argumento em favor da honestidade de Lula é a honradez de seu comportamento.

Lula é o único político que pode ser ouvido nos ambientes populares e se contrapor ao populismo de extrema direita, com sucesso.

Tendo com argumentação essencial o que foi, que fez e o que é.

Este personagem é maior que o ser humano, embora dele seja derivado.

Mas em Lula o personagem político é mais forte que sua condição humana .

A grandeza de Lula o coloca em uma altura diante da qual a Força Tarefa da Lava Jato tem a estatura de um anão moral.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

  1. Lelê Teles, hoje no Brasil 247:
    Poste mijando em cachorro
    Em tempos distópicos como o que estamos a viver, ninguém se assuste se Lula sofrer uma desprisão coercitiva, com policiais invadindo a sua cela para libertá-lo contra a sua vontade

  2. POIS É, O FAMOSO PINTICO CHAPEIRO FAZ DE TUDO PARA EVITAR O SARGENTO DA COCA OFICIAL DEPOR NA CÂMARA.
    ISSO ME REMETE AO FAMOSO ” SE A IMPRENSA DESCOBRE O QUE VC FAZ AÍ(PARAGUAI) COME MEU FÍGADO E EU NÃO VOU TE VISITAR NA PAPUDA.”
    A FAMÍLIA BOLSONARO MANDA MATAR,TRAFICA DROGAS E ARMAS,SÃO BANDIDOS DA PIOR ESPÉCIE NO PODER.

    1. E todos com problemas de ordem sexual, de veadagem enrustida a pinto de criança, ou tudo isto junto. É uma combinação perigosa.

  3. A altivez de Lula incomoda essa canalhada. Prenderam o homem errado e agora estão desesperados. Ver esses canalhas batendo cabeça não tem preço.

  4. Os VAGABUNDOS pensaram que o #LULALIVRE era da mesma LAIA de um Palocci, Léo Pinheiro, Emílio Odebrecht, Marcelo Odebrecht e outros CANALHAS.
    SE FODERAM !

  5. Lula é a fornalha e a bigorna que forjou a CUT, o MST e o PT. É madeira que cupim não rói como diz o frevo pernambucano.

    1. Esse cabra foi forjado com o melhor aço que se tem noticia e o ferreiro jogou a fórmula, a tenaz e a bigorna fora. Por isso, o LULA é único.

  6. É Deltans Dallanois, nascidos em berço de ouro, bochechas rosadas, não sabem, nem entende o que é lutar por uma causa política, dignidade humana, o bem estar de todos cidadãos principalmente na base da pirâmide, e LULA representa essa parte dos que não nasceram em berço de ouro. Entendam essa luta nunca vai cessar!

  7. O exemplo de Mandela: “Quando a pressão
    internacional era enorme e o Apartheid dava sinais de esgotamento na
    África do Sul, o então presidente de Klerk enviou uma carta a Mandela
    oferecendo sua liberdade imediata com algumas condições, entre elas que Madiba fizesse um pedido formal de desculpas por seus “atos terroristas”.
    Preso
    em condições muito árduas há mais de 27 anos, Mandela recusou e
    escreveu no verso da mesma carta que agradecia o gesto, que recusava
    toda e qualquer condição imposta pelo regime para sua libertação e de
    seus companheiros, mas que continuava aberto à negociação. Pouco tempo
    depois ele sairia da prisão, nos braços do povo. Esta carta está no
    museu do Apartheid em Johanesburgo e pode ser lida, frente e verso,
    sendo um documento exemplar da disposição e da força de vontade de quem
    sabe estar certo.”
    LULA LIVRE

  8. Veremos se a população “bolsonárizada” entende o gesto de Lula.
    A maioria dos remediados , corpo e mente servindo aos ricos, não compreende. mesmo.
    Ou se escancara a luta de classes que vivemos ou nada mudará. Nem com Lula libertado!

    1. Entende, nada. Pra eles, basta pensar (ou melhor, deixar que alguém pense pra eles) que o Lula prefere ficar por lá porque “está na vida boa, comendo às nossas custas” e não quer sair “porque aí teria que trabalhar de verdade”, ou coisas assim.

      Esse povo não entende que prisão é a perda de liberdade, é você não poder passear num parque, pedir uma pizza ou visitar sua família. Pra esse povo, “prisão” tem que ser um inferno, só é válido se tiver tortura, dor física, fome, sofrimento, trabalho forçado, humilhação.

      Pra esse povo, qualquer condição de vida, desde que tenha água, comida e TV, é normal e aceitável. Aliás, é o que se pode esperar deles, já que é a única vida que gado conhece.

  9. Lula está cada vez mais forte e os hereges de Curitiba cada mais fracos. Daí o desespero deles. Lula livre!!

  10. A grandeza moral de Lula é o que alimenta o ódio contra ele de tanta “gente de bem” que não passam de anões morais e que diante de pessoas como Lula perdem seu principal argumento para justificarem sua baixeza moral e seus atos antiéticos e mesmo criminosos, que é dizer e acreditar que nenhum ser humano presta.

  11. Concordo com o comentário do Rogério. Torço como pessoa para que se faça justiça com o Lula e o libertem para se defender de um julgamento justo. Mas espero politicamente que isto seja feito logo ainda este ano, porque o próximo é ano eleitoral e a eleição para presidente será apenas em três anos. É pouco tempo para assistir o que vai acontecer com o Lula livre. Temos que ver se o desempenho político do Lula fora da cadeia será mesmo o de resgatar o Brasil desta infâmia política em que vive o país. Pode ser que seja pólvora molhada e que negue fogo, isto a julgar não por ele, mas pela falta de entusiasmo absoluto por parte dos brasileiros em relação às manifestações e movimentações políticas. Onde o Lula for, sempre haverá gente junto ao palanque. Mas traduzindo em votos (as duas últimas eleições foram pífias para o pt) ou ainda melhor, em manifestações realmente eficientes para monitorar e mudar as coisas no país… pelo visto não haverá. Os petistas sempre o terão como um deus, mas a realidade é bem outra e muito mais dolorida. É preciso ter tempo para o fracasso porque se ocorrer dará a oportunidade para o surgimento de novos nomes das outras lideranças.

    1. engano seu amigo. LULA. É PRA SEMPRE, SULA É ETERNO. LULA EXTRAPOLOU UM LIDER COMO OUTROS QUE TÊM POR AI. LULA É O BRASIL.

    2. Cara, os processos do Lula deveriam ser jogados na lata de lixo.
      O fato é que Lula foi preso para ser afastado da eleição de 2018. Não há crime cometido por ele e a própria sentença do marreco de curitiba o inocenta.
      Os processos contra o Lula deveriam ser extintos e excluídos dos sistemas judiciais como se nunca tivessem ocorrido.
      Para que gastar mais tempo e dinheiro em julgamento de crimes inexistentes e ainda correr o risco de nova farsa judicial para confirmar as condenações que nunca deveriam ter acontecido.
      Depois da farsa jato o judiciário brasileiro passou a ser uma cédula de três reais. Com certeza é falsa.

  12. O que eles querem é manter o Lula sob seu poder e cabresto, mesmo quando já possa estar livre. E espalhar a sensação de que a condenação foi justa e que tudo seguiu os tramites normais. Aproveitar tal semi-liberdade seria aceitar por correto o infame julgamento. Depois, não dá para confiar nem um pouquinho em quem já provou que é capaz de fazer o que fizeram. Quanto à tornozeleira, elas explodem em diferentes graus de perigo.

  13. Tem outra coisa que me preocupa no Lula “semi-livre”.
    Hoje, ele está sob inteira custódia do Estado. Se acontecer alguma coisa com ele, por exemplo uma “intoxicação alimentar” estará claro para o mundo todo (exceto para parte cega do povo brasileiro) quem são os responsáveis e por que isso terá acontecido.

    Fora da prisão, se ele tiver uma “intoxicação alimentar”, for assassinado por um lunático, sofrer um terrível acidente de carro, desaparecer misteriosamente, ou for silenciado de qualquer outra forma, nossos pilatos lavarão as mãos.

    Por outro lado, é verdade que isso também poderia acontecer com o Lula 100% livre. Mas pelo menos se ele estiver 100% livre, teria o direito de procurar um abrigo seguro fora do país e liderar uma resistência de lá até chegar a hora certa de voltar.

  14. No minuto 52:40 foi muito boa a fala do economista Eduardo Moreira, explicando sobre a desestruturação de uma economia local, que funcionava muito bem dentro de uma lógica de uma economia sustentável, sendo substituída por outra, de economia capitalista, das que o Geógrafo Milton Santos já escrevia, principalmente no livro “Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal”, Esse tipo de desestruturação local é o que ocorre nos principais biomas brasileiros, o Cerrado já se foi, o avanço da destruição sobre a Amazônia só cresce. O que não falta é estudos sobre essa lógica destrutiva. Poderia melhorar a economia local de subsistência de exploração das florestas de forma sustentável. Porém a economia de grande escala e agroexportadora não convive de forma harmônica com economias locais e sustentável. A lógica capitalista agroexportadora não tem limites para o seu avanço, destrói a economia local de subsistência e sustentável, avançando sobre as florestas. O que resta as pessoas do local é aderir ao novo modelo para tentar sobreviver, entram na lógica (auto)destrutiva, outros viram capitalistas e aceleram o fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *