Demora na ajuda federal pressiona governadores para abrir o comércio

Março já foi difícil e, para muitos prefeitos e governadores, em abril será impossível pagar sua folha de servidores, com a arrecadação em ruínas.

A maioria deles espera recolher pouco mais da metade do ICMS – sua principal receita e partilhada com os municípios – e as prefeituras estão com pagamento do Imposto sobre Serviços bem próximo de zero.

Ao contrário da União, os estados não podem emitir – desde o período Fernando Henrique Cardoso – emitir títulos da dívida pública para se capitalizarem e, sem a compensação federal para a queda de suas arrecadações, é possível que já falte, nos primeiros dias de maio, dinheiro para pagar os salários de abril.

Essa ajuda foi aprovada rapidamente na Câmara mas, no Senado, empacou. O governo está bloqueando a votação exigindo uma obrigação de não darem, por dois anos, reajustes aos vencimentos do serviço público. Qualquer mudança no que foi aprovado na Câmara vai significar que o projeto terá de voltar para lá, em nova votação. E ainda há o prazo de sanção presidencial.

Portanto, dinheiro só no fim de maio, isso com muita sorte.

É por isso, e não por qualquer razão de ordem sanitária, que você está lendo notícias sobre relaxamento do fechamento do comércio e mudança nas regras de distanciamento social.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

    1. Not gonna happen. Ainda mais com privatistas como Dória. Se ele fizer isso, perde o apoio do empresariado que vai todo pro Bozo.

  1. Como sempre, a economia acima de tudo.
    Para superar essa pandemia causando o menor prejuízo possível (de saúde e financeiro) para todos, seria necessário governar adotando políticas típicas de regimes socialistas.

  2. Especialistas alertam: ‘Se afrouxar antes do tempo certo vai ficar pior ainda.’ Muuuuita gente vai morrer por causa dessa burrice. E eu não vejo preocupação com a economia, eu vejo sede de sangue ‘plebeu’ desse presidente loko…
    Vai ficar pior do que tá.
    Cuide -se e cuide de quem vc ama.
    Vcs viram a ‘fila de rabecoes’ pra entrar nos cemitérios??
    Quem não se comove com isso tem parte com o capeta, fato.
    O sonho da elite é esse:

    https://uploads.disquscdn.com/images/ed2b3ec65ea85432b997e0e6e665826d88b9cd2f21e0b2b281ef260ac2501c27.jpg

  3. nem sei pra que tanta pressão. pelo menos aqui, o comércio já andava às moscas, antes da pandemia. lojas e lojas fechadas, anúncios de venda/aluguel pra todos os gostos, desemprego a mil, pedintes nas ruas aos montes. Querem dar a impressão que estava tudo “normal”?

    1. Pois é! Abrem o comércio, Shoppings, mas poucos se arriscarão a fazer compras com esse vírus a nos amedrontar. Pra mim abrir ou não abrir o comércio vai dar no mesmo.

    2. Pois é! Abrem o comércio, Shoppings, mas poucos se arriscarão a fazer compras com esse vírus a nos amedrontar. Pra mim abrir ou não abrir o comércio vai dar no mesmo.

  4. Pois é. Aí vem gente falando que o Bolsonaro é um “Presidente Fantoche”, que “não governa”, que é “tutelado”… As pessoas precisam acordar pro fato de que ele é, pro mal ou pro MUITO MAL, o #$@! do Presidente da República!!! Isso não é brincadeira e nem concurso de popularidade! Eu fico MORDIDO quando vem gente falando que “Bolsonaro está sendo tutelado”. Primeiro, porque não é verdade, como mostra esse post do Tijolaço. Segundo, que se fosse verdade, que porcaria de REPÚBLICA DE BANANAS seríamos se achássemos isso normal?

  5. A sacanagem é que esses senadores não foram eleitos pela União, mas por estados e assim os representa.
    Vão sabotar suas Pasárgadas em nome da Bozolândia.

  6. Essa vai para a conta do Senado. Não há como o Senado fugir de ser responsabilizado pela catástrofe que será a abertura da quarentena antes do tempo, em um país como o Brasil. Há muitas formas de ser genocida. Não votar socorro urgente para os estados e municípios é uma delas. Se a ajuda já estivesse na mão do Bolsonaro, ele imediatamente a assinaria, com medo de ser chamado de genocida. Agora, com a mão escondida e a cara de paisagem, o genocídio fica por conta do Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *