Decisão sobre Lula fica para depois. E é sobre Moro

Como era previsível, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal “empurrou com a barriga” a decisão sobre se o cumprimento imediato da pena  após condenação em 2ª instância – autorizado com um “poderá” da decisão do pleno do Tribunal, que ainda está sub júdice por ações de inconstitucionalidade – exigiria que o juiz fundamentasse a exceção à regra constitucional de que “ninguém será preso sem sentença transitada em julgado”.

Parece pouco, as foi isso que levou o TRF-4, a segunda instãncia de Lula, a trocar, na sua decisão sobre a prisão, o “poderá” do STF para o “deverá” com que transforma em automática a prisão.

Não era um “habas corpus do Lula”, como se noticiou fartamente, embora o ex-presidente dele pudesse se beneficiar se a decisão não fosse – e dificilmente deixaria de ser – no que os juristas chamam de ex nunc, ou seja, valendo apenas desde que foi resolvido na Corte.

Esperanças para Lula – e, lamento dizer, ainda remotas – só no julgamento do pedido de suspeição contra o então juiz Sérgio Moro, que deve (deve…) ser apreciado no final do mês. Aí, sim, a conduta de Sérgio Moro que se está revelando nas trocas de mensagens expostas pelo The Intercept podem fazer diferença.

Até porque há, no STF, menos vontade de fazer justiça a Lula que de “enquadrar” o ex-SuperMoro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

31 respostas

  1. Dallagnol – 16:01:03 – Caro, favor não passar pra frente: (favor manter aqui): 9 presidentes (1 em exercício), 29 ministros (8 em exercício), 3 secretários federais, 34 senadores (21 em exercício), 82 deputados (41 em exercício), 63 governadores (11 em exercício), 17 deputados estaduais, 88 prefeitos e 15 vereadores […].
    Moro – 18:32:37 – Opinião: melhor ficar com os 30 por cento iniciais. Muitos inimigos e que transcendem a capacidade institucional do mp e judiciário.

    A direita está usando o discurso de “os fins justificam os meios”… erros foram cometidos mas foi para investigar a corrupção… porém…

    A REALIDADE É QUE MORO&DALAGNOL RESOLVERAM NÃO INVESTIGAR 70% DA CORRUPÇÃO DA LAVA-JATO!!!
    -Eles acobertaram mais corrupção do que investigaram…
    -A operação Lava-Jato inocentou 70% de suspeitos… só investigou 30% e ainda invalidou o julgamento.

    Outra relação curiosa é a de Moro e o PSDB:
    Moro sabia que FHC estava envolvido em corrupção mas achou melhor não investigar… e focar nos 30% iniciais… ou seja: no PT.
    O curioso é que Moro ouviu depoimento de FHC em diversas oportunidades e sempre o tratou como 100% inocente mesmo sabendo que o Dalagnol havia dito que 9 presidentes estavam envolvidos e deveriam ser investigados… Dalagnol só investigou 1 presidente e Moro condenou sem provas.

    Quem são os outro 8 presidentes possíveis: Temer, Dilma, FHC, Collor, Sarney…….. e???? militares???

    1. Os delinquentes venderam a “notícia” e a massa imbecil deste país comprou,”o maior escândalo de corrupção do mundo !!”.
      A cartelização,as licitações direcionadas,o dinheiro por baixo da mesa acontecem neste país desde o momento fundacional do mesmo.
      o sociologo tucanalha sempre teve as costas protegidas por seus parceiros de roubo,os genocidas fardados ,mataram até a verdade ,e os farsescos de curitiba sabiam disso.,mas o objetivo sempre foi outro.

  2. A hora da vagabundalha está chegando. Dependendo do que surgir nos diálogos, vai ter muita gente “boa” tendo de prestar depoimentos em CPI.

  3. Com julgamento da suspeição no STF para o dia 25 de Julho , correu e se entregou para depoimento na CCJ nesta quarta feira . Defesa arquitetada . Glen terá 14 dias para disparar novos artigos no THE INTERCEPT.

  4. Será que a justiça da República de Vichy teria coragem de libertar algum membro da resistência sem o consentimento da Alemanha? O brazil foi derrotado numa guerra sem tiros, temos governo de ocupação e todas as instituições também estão submissas ao conquistador.

  5. STF é a casa dos covardes, é a casa dos canalhas, canalhas, canalhas, sendo que alguns dos integrantes tem as mesmas características que o Eduardo Cunha tem.

  6. Meu Deus ! Que ralé imunda é essa que fede no stf !!! O povo deveria se revoltar e linchar essa corja !

  7. Com a onda de generais decrépitos, como os tais de heleno e villas boas, rosnando a favor do ex marreco e atual “russo” acentua-se a covardia, que é marca registrada desses urubus.
    A saída institucional para liberdade de Lula não existe enquanto esses milicos entreguistas ficarem conspirando sem controle.
    O maior escândalo do judiciário brasileiro, senão do mundo civilizado, não diz nada para eles. O Brasil nunca foi prioridade e sua imagem muito menos, o que importa são os cargos e as vantagens obtidas à base de muita traição e vira-latismo.
    Dia 14 vão escutar o grito das ruas.

    1. Este país sería diferente se a visão da maioría fosse como a sua,mas,ainda existem os que se iludem com o “patriotismo” dos genocidas de farda.Organização ,entreguista ,anti-nacional,cara e inútil.

    2. E hoje é aniversário da Batalha de Riachuelo. Barroso, Guilherme Greenhalgh e Marcílio Dias devem estar se revirando nos túmulos ao ver um entreguista lesa-Pátria ser recebido em homenagem pela mesma marinha no seu grande dia de glória.

    3. Diante da enormidade do desastre, pode ter certeza de que tentarão fechar o regime. Vão tentar fechar, porque dentro da Democracia, mesmo sendo uma democracia com malária, não vai dar mais para enrolar. Vão tentar fechar inclusive para “justificar pelos meios os fins” que são apenas economia arrasada e botim estrangeiro sobre o que há de mais caro ao país. Vão tentar fechar, com a ajuda de boa parte da mídia anti-nacional, que nunca foi mesmo boa bisca. Mas não vão conseguir, porque a censura internacional cairá sobre eles como um míssil balístico, e vai ser ajudada por muita gente boa brasileira que está vendo horrorizada o festim dos criminosos. E hoje é aniversário da Batalha de Riachuelo. Barroso, Guilherme Greenhalgh e Marcílio Dias devem estar se revirando nos túmulos ao ver um entreguista lesa-Pátria ser recebido em homenagem pela mesma marinha no seu grande dia de glória.

  8. É realmente, como dizia o Chacrinha, o fim da picada. Antes de tomarem qualquer decisão, estão aguardando para ver se a verdade dessa vez vai mesmo prevalecer, ou se a mentira ainda terá fôlego para sobreviver e e fazer triunfar novamente a Grande Enrolação. O problema é que talvez haja alguém de lá envolvido com a coisa. Ainda tem muita gente apostando na Globo, mas cresce a multidão que está apostando no “resto do mundo”.

  9. Um novo vazamento na noite de ontem teria empurrado a faca bem fundo na garganta do moro…..mas…..espero que o Glenn esteja com o “time” correto.

  10. Espero que o Glen pesque dentro do material que recebeu, além de mensagens falando da promiscuidade do Janot, Globo e TRF4, uns ministros tipo C. Lucia, Fux e Barroso, além do fraco Fachin.

  11. Até o canalha do vilas-boas ressuscitou , sempre sai da tumba quando é para atacar o estado de direito.

  12. Não canso de repetir: Não esperem nada do STF. Historicamente o STF não se alinha com os interesses da nação.

  13. Me parece que o STF já prepara o cenário para deixar tudo como está. O iluminista, Bento C. , Weber, Fox, toffoli, Fachin… Todos contra Lula. A globo firme na retranca para evitar que a derrota de conje e profetinha. Vamos ver o que vem por aí. Mas me parece que a criminalização do jornalista está ganhando fôlego. Infelizmente.

  14. Me desculpem a todos. Depois de advogar 20 anos, depois de ver nos processos provas de inocência de Lula, depois de ver a infração do artigo 254 do CPP por Moro obrigando a anulação do processo por força do artigo 564 do mesmo CPP, não consigo entender como Lula ainda está preso. Não entendo também por que a população brasileira não invade Curitiba e o arrebata da PF. Se alguém conseguir entender , por favor me expliquem.

    1. penso igual a você.
      Inclusive, acredito que a ÚNICA maneira de o Lula sair de lá será tirarmos ele à força.

  15. Infelizmente, perfeitamente previsível. Somente está comprovado que o encarceramento do Presidente Lula é uma questão crucial para o golpe e os golpistas. A decisão do Supremo, que participa do comando do golpe sem voz discordante, embora ainda aturdidos, pode estender ainda mais a prisão ilegal do Lula, decretada pela dupla de golpistas, Moro e Dallagnol . Tomara que os 99% restantes de material, que o The Intercepte diz ter em mãos, sejam suficientes para ensejar que os golpistas da Suprema Corte retornem à legalidade, basta o jornalista americano ter vontade política nesse sentido, porque aos simples mortais só cabe esperar e torcer.

  16. Podem manobrar a vontade…
    Mas penso que não há mais clima para manter Lula preso por muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *