Crítica da Globo a Greenwald desmonta-se sozinha

A Rede Globo mandou nota a alguns blogs que publicaram críticas do editor do The Intercept, Glenn Greewald,  alegando que este teria procurado a emissora com uma proposta de parceria na publicação dos documentos do “Morogate”.

O texto está no DCM.

Em princípio, é direito de qualquer profissional negociar reportagens que apura. Seja ou não verdade, não caracteriza qualquer ato ilegal ou aético de Greenwald e não inalida uma linha do que publicou.

A Globo alega que não aceitou a negociação por não ter sido fornecidos “o conteúdo da tal “bomba” e sua origem, procedimento óbvio. Ou seja: o nome da fonte e o inteiro teor dos documentos.

É direito do repórter – ou da empresa jornalística que possui -preservar sua fonte, até mesmo dentro do jornal em que trabalha.

É o seu compromisso e a garantia de seu informante.

No famoso caso Watergate, a editora-chefe Katharine Graham jamais soube que William Mark Felt, o número 2 do FBI, era o “Deep Throat” que havia dado aos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein os caminhos para desvendar o escândalo que levou Richard Nixon a renunciar à  Presidência dos EUA.

Como Greenwald não concordou, diz a Globo, a parceria não foi em frente. Direito dele e dela.

Isto é, se de fato as coisas se passaram como diz a emissora.

Não há, ainda, comentários de Greenwald sobre o texto, que trarei assim que se tornarem públicos.

Mas a nota da Globo, a pretexto de fazer sua defesa tem um trecho que, por só, demonstra sua  hipocrisia:

“A Globo cobriu a Lava-Jato com correção e objetividade, relatando seus desdobramentos em outras instâncias, abrindo sempre espaço para a defesa dos acusados. “

Desde sempre e mais ainda com a repercussão do escândalo da troca de mensagens entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, qualquer pessoa vê que não é assim.

Agora mesmo a ênfase é no suposto hacher que teria invadido os telefones da dupla, algo que nem é certo ainda que se tenha dado assim. A legalidade na obtenção de informações é questão judicial, não jornalística, do contrário a própria Globo teria de ser mil vezes condenada por publicar, com grande destaque, vazamento de informações que estavam protegidas por sigilo judicial.

A Globo não vai ter sucesso numa possível estratégia que pretenda atrair para si a condição de “lesada” por Greenwald.

Não está tratando com um “foca”, inexperiente, com alguém que vá tremer de medo e ser nervosamente imprudente no trato das informações. É profissional “rodado”, com preparação jurídica e com um Prêmio Pulitzer na bagagem.

Não funciona com todos o método da intimidação que é a característica do Império do Jardim Botânico.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

47 respostas

  1. Dessa vez, a globosta vai se ferrar.
    Seus aliados da grande mídia não vão queimar suas imagens lá fora, atacando um jornalista da estatura internacional de Glenn Greenwald. Por que se prejudicariam fazendo isso, se não estão tão comprometidos com a dupla de estelonatários Moro & Dallagnol quanto a vênus enferrujada?

  2. A REDE GLOBO E SEUS JORNAZISTAS PERDERAM TOTALMENTE A VERGONHA OU ENLOUQUECERAM?
    ATAQUE RUSSO CONTRA A LAVA JATO?
    NEM MINHA GATINHA QUE MIA AO MEU LADO ACREDITA NISSO.
    PEGUNTEI TRÊS VEZES E ELA RESPONDEU:- NÃO! NÃO! NÃO!

  3. Eu imagino que foi algo assim também no caso Moro-Deltan, pode ter sido inclusive alguém da força-tarefa que vazou para o Intercept, porque não? Acho que não há hacker nessa história. Quanto à Globo, espero que ela morra com esta e outras brochas na mão.

    1. Se houvesse hacker, já teriam encontrado e o sujeito estaria preso. Ou a PF do Moro é tão incompetente assim?

  4. O senhor tem todo e direito,e razões para atacar a GLOBO.Mas devo dizer,como simples internauta,que eu nunca concordei com a GLOBO,até com a maneira como respiram.Em matéria de CANALHICE “JORNALISTICA”,são campeões nacionais.

  5. Um detalhe divertido nessa história é que a Globo não conseguiria atrair para si a simpatia da opinião pública nem se tivesse sido lesada de fato em qualquer circunstância. Sua canalhice é tão imensa que as Organizações Globo já garantiram o rancor e a desconfiança de esquerda, direita, centro e até mesmo dos fascistas de camisa preta do Moro e os de chinelão do Bozo. Todos odeiam a Globo, essa é a realidade.

  6. Tá parecendo coisa da ABIN, que o o Bolsonaro atritou semanas atrás. Coincidência? Parece um recado.

  7. Rede Esgoto de Hipnotização (de otários). Lamentável é que isso funciona, nesse país em que somos pilhados, enquanto o pessoal está distraído com as fofocas que envolvem o Neymar.

  8. Isso que a Globo está fazendo chama-se argumentação “ad hominen” isto é, ataca o homem não o seu argumento.

  9. Interessante o choque de realidade do que significa jornalismo nessa empresa maquiavélica, que ao longo de sua existência sempre esteve a frente de todas as conspirações contra esse país e seu povo.
    Do lado de cá, do povão, quase ninguém mais dá crédito ao que falam.
    Que a decadência do presente consiga se acentuar e terminar de vez com esse câncer midiático.
    #Lula Livre
    #MoronaCadeia

  10. Estamos diante da decadência do império global, a novela da vida real que todos nós, brasleiros progressistas, esperávamos. E não sobrará pedra sobre pedra.

  11. O editor-chefe do Americas Quartely, Brian Winter, e o correspondente do The Guardian (esqueci o nome), publicaram no twitter sobre como outras forças-tarefa anti-corrupção da América Latina estão “furiosas” (foi a palavra usada) com Moro e Deltan pelo prejuízo que causaram à reputação do trabalho anti-corrupção. O editor do Americas Quartely disse que em país sério isso anula processos. Moro pode até continuar ídolo por aqui, para alguns, mas lá fora, já era. Como sabemos que é protegido dos EUA, país para onde toda semana viajava um moçoilo da força-tarefa, parecia ponte-aérea (e para onde ia delator prestar depoimento e vinha procurador gringo tomar depoimento aqui, numa promiscuidade e informalidade total), se as coisas complicarem para ele aqui será recepcionado e protegido lá. Seus filhos, pelo que soube, já foram aprovados em escola americana (informação dada pelo Attuch en passant numa live, disse que não publicou sobre isso porque evita de falar da vida privada). Parece que a família já prepara uma Ponte para o Futuro.

    1. A ironia do caso é que ele, tão bajulador do tio Sam, foi desmascarado justamente por um americano! e com gravações vazadas! Acredito que as orações do papa Francisco pela liberdade de Lula foram cair nos ouvidos dos santos certos lá nas alturas..rsrsrs

    2. A ironia do caso é que ele, tão bajulador do tio Sam, foi desmascarado justamente por um americano! e com gravações vazadas! Acredito que as orações do papa Francisco pela liberdade de Lula foram cair nos ouvidos dos santos certos lá nas alturas..rsrsrs

  12. recebi essas imagens como se fossem a explicação do suposto hacker. fazendo uma apropriação da conta, e fazendo o download das mensagens em backup. não posso imaginar que os esses conspiradores eram tão primários. só faltando ofertar no google

    https://uploads.disquscdn.com/images/adaed57095c154050bbfb6d51344dcbcf743cf3b536edb778a7686fb6770b0b4.jpg

    https://uploads.disquscdn.com/images/23f28430a648fc6a100d124ed7b9cb4992fb482d718127264ddda7a98cc2f65e.jpg

  13. O senhor tem todo e direito,e razões para atacar a GLOBO.Mas devo dizer,como simples internauta,que eu nunca concordei com a GLOBO,até com a maneira como respiram.Em matéria de CANALHICE “JORNALISTICA”,são campeões nacionais.

  14. A pf ,polícia do criminoso moro ,está tentando instalar a figura do hacker.Foi divulgado há pouco que investiga um hacker que invadiu celulares de integrantes do cnmpf (ohhhhhh casualidade) e teria dito o seguinte “invado onde e quando quiser”.ohhhhh!!!!!!!!!!
    e se for um vazador de dentro da conspiração????daría muita mais veracidade ,sería a pá de cal para os delinquentes.Até agora o Greenwald em momento algúm falou em hacker,por que eles insistem tanto nisso ??????

    Pelo jeito estão apostando na propaganda do “acesso criminoso” para criar a imagem de “vítimas de um crime”,tESQUECENDO QUE NENHUM DOS DELINQUENTES RELACIONADOS NA DENÚNCIA ,NEGOU A VERACIDADE DAS MENSAGENS !!!!!!!

    ENQUANTO O CRIMINOSO NÃO FOR AFASTADO ELE CONTINÚA INVESTIGANDO A SI MESMO ,INCRÍVEL!!!!SURREAL!!!!BRASIL É UM HOSPÍCIO !!!!
    ENQUANTO O CRIMINOSO NÃO FOR AFASTADO A PF NÃO PODERÍA INVESTIGAR O ,SEU CHEFE !!!!!!!!!!(penso e repenso no absurdo,os caras não tem límites)

    1. … O Glenn é jornalista ‘top de linha’, jornalista com todas as letras maiúsculas!
      O egrégio e corajoso jornalista “está deixando os ratos ciscarem na lama, mostrarem os traseiros podres, para depois socar o nocaute”!
      Perdão aos dignos e limpos ratos!

    2. … O Glenn é jornalista ‘top de linha’, jornalista com todas as letras maiúsculas!
      O egrégio e corajoso jornalista “está deixando os ratos ciscarem na lama, mostrarem os traseiros podres, para depois socar o nocaute”!
      Perdão aos dignos e limpos ratos!

    3. … O Glenn é jornalista ‘top de linha’, jornalista com todas as letras maiúsculas!
      O egrégio e corajoso jornalista “está deixando os ratos ciscarem na lama, mostrarem os traseiros podres, para depois socar o nocaute”!
      Perdão aos dignos e limpos ratos!

  15. … “Não ficará pedra sobre pedra”! Por eminente e impávida presidente legítima Dilma Vana Rousseff!
    LULA LIVRE!
    E João Vaccari também!
    E Prêmio Pulitzer de Jornalismo para o egrégio e intrépido jornalista Glenn Greenwald, “brasileiro” de ouro!
    E solitária perpétua para estes mafiosos nazigolpistas com a organização criminosa Globo e tudo dentro!

  16. Globo no maximo vai conseguir atiçar a matilha moro-bolsonarista contra greenwald e familia,o que ja vem acontecendo…quem sabe que pode aparecer em alguma das materias deve estar se borrando…se é pra cair,querem cair atirando pra todos os lados

  17. Só a globo que ainda defende a vaza jato. O problema é no STF que eles tem vários representantes.

  18. Se e verdade se Glenn procurou a GLobo e Folha não há nada que comprometa a imprensa. Ou o jornalista vai omitir essas partes.
    Assim a verdade sempre será relativa.
    Pepe Escobar no BRASIL 247 levantou algumas dúvidas sobre o jornalistas e até onde ele irá com as revelações.

  19. “do contrário a própria Globo teria de ser mil vezes condenada por publicar, com grande destaque, vazamento de informações que estavam protegidas por sigilo judicial”: não vi em momento algum a Globo se estribuchar por causa desses vazamentos ilegais. A Globo se esbaldou. Mas como agora pegou o alicerce da manipulação da operação, a máscara caiu e a Globo se vê muito mal na parada.

  20. Abrindo sempre espaço para a defesa dos acusados“… Quando foi isso, que eu perdi essa parte da novela? Dá pra reprisar?

  21. Um detalhe divertido nessa história é que a Globo não conseguiria atrair para si a simpatia da opinião pública nem se tivesse sido lesada de fato em qualquer circunstância. Sua canalhice é tão imensa que as Organizações Globo já garantiram o rancor e a desconfiança de esquerda, direita, centro e até mesmo dos fascistas de camisa preta do Moro e os de chinelão do Bozo. Todos odeiam a Globo, essa é a realidade.

  22. As organizações mafiosas da famiglia Marinho, vulgo Rede Globo, tem que ser destruídas por todos os males que essa organização criminosa e antinacional vem fazendo contra a verdade, a democracia e a soberania do Brasil. Da mesma forma que a seita que tomou conta da TV Record tem que ter o mesmo destino da famiglia Marinho, pois também é outra máfia que atua contra o Brasil.

  23. Noutro dia estava eu tentando almoçar num restaurante desses em um centro comercial, e uma televisão ligada a todo volume naquele programa daquela mulher de sorriso falso antes do almoço. Perdí o apetite e fiquei pensando como a população brasileira vai evoluir politicamente se sofre diariamente lavagem cerebral de tal magnitude?

  24. Não é aquela panacéia de jornalistas amestrados da globo news , rádio e jornal e outros meios de comunicações , que labutam por seus salários sem poder ser manifestar livremente , mas sabemos que tem aqueles que já saem de coleira de casa .

  25. Acho que as revelações que ainda virão no Intercept vão desmascarar definitivamente a dupla Moro-Dallagnol e suas ligações com a Rede Esgoto de Desinformação. Acredito também que a decadência da Rede Esgoto é fundamental para a democracia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *