Crise no programa de TV desespera tucanato

dilmatv2

Análise de programas de propaganda eleitoral na televisão, há uns 15 anos, deixaram de ser feitas na base do “achismo”.

Tudo é medido, com grupos de pesquisa qualitativa – onde as pessoas não sabem para quem estão comentando – ou até com alguns equipamentos que registram a reação do telespectador diretamente.

Isso é mantido a sete chaves pelas equipes de propaganda, que procuram se orientar pelos resultados.

Mas alguma coisa vaza, sobretudo quando é obvia.

O efeito dos programas de Aécio, até agora, foi zero, ou abaixo de zero.

A cúpula tucana sabe disso e está desesperada em busca de solução.

Porque, mesmo com Marina quase ausente do horário eleitoral, Aécio está perdendo espaço para ela e para Dilma, até agora a mais beneficiada por uma propaganda que impressiona e que tem sido extremamente feliz em colocar um Lula tão sereno quanto firme.

Bateu na mídia, mas sem irritação, com a segurança de quem confia na lucidez do eleitor.

Porque um Lula mais agressivo, como no final da campanha de 2010, neste momento, traria a impressão de haver risco eleitoral para sua candidata.

Por isso é que soa ridícula a versão de que a reunião tucana de ontem à noite foi  convocada ” para avaliar novo cenário” com a entrada de Marina Silva na disputa.

Uma semana depois? E depois de dias em que, pelo luto, a campanha de rua ficou paralisada e podiam ter feito não uma, mas meia dúzia de reuniões?

Por isso o programa da tarde foi remendado  com um jogral entre ele e uma apresentadora e uma biografia para dizer que ele é (!!!) neto de Tancredo Neves.

Tancredo morreu há quase 30 anos! Ou seja, não é senão um nome para quem tem menos de 40 ou 45 anos!

De qualquer modo, é possível que da reunião de ontem já tenham saído algumas iniciativas, sobretudo a de tentar deter o crescimento de Marina Silva via mídia.

A encrenca do coordenador de campanha de Eduardo Campos que se recusa a apoiar Marina e o caso do avião – não estou dizendo que são invenções, porque são fatos – talvez tenham tido o destaque que tiveram durante todo o dia por um certo beneplácito dos editores com o trabalho de seus repórteres.

Terça-feira começa a ser divulgada uma rodada de pesquisas nos Estados mais importantes – presidenciais, inclusive.

Será um desastre se não houver jeito de deixar de registrar o crescimento de Dilma e de Marina e uma “encolhida” do tucano.

Assista os programas eleitorais (versão da tarde) e confira o que eu digo.

Dilma Rousseff

Aécio Neves

Marina Silva

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

48 respostas

  1. Vendo a publicidade dos três candidatos, Dilma ainda tem muito mais para mostrar.
    Aécio e Marina, apresentam caixões.
    Aécio tornou-se especialista desde que se tornou porta-morte.
    Marina além de carregar ainda usa como trampolim.

  2. … E foi também sensacional: o [eterno] presidente Lula denunciando – em rede nacional – o PIGolpista, usando o epíteto ‘certa imprensa’!…

    Cortem os pulsos, estropícios!…

  3. Escutar o aecim falar que terá tolerância zero em relação a corrupção não sei se é prá rir ou chorar. Quanto a educação, se seguir o exemplo de Minas, coitado dos alunos e professores das escolas públicas. É tanta mentira e exagero, que chequei a ter asco.
    Quanto ao programa da Marina,vendo a Erundina atrás dela no vídeo, fiquei imaginando, que às vezes um político é obrigado a engolir muito sapo( ou bagre).
    Achei assertivo o Lula ficar com as críticas dessa mídia golpista. Dilma, para o Brasil continuar nos trilhos do desenvolvimento e efetivação dos programas e inclusão social.

    1. Maria Helena, eu simplesmente gargalhei quando vi e ouvi o aecim dizer que terá tolerância zero em relação à corrupção. Por acaso ele pensa que os brasileiros são idiotas?
      Também percebi o mal-estar da Erundina atrás da candidata Marina, até os aplausos foram fracos e atrasados…
      Quanto ao programa do PT, por três vezes meus olhas se encheram de lágrimas. Simplesmente impecável. Não sabia, apesar de ser petista, leitora dos blogs, quão grandes são os investimentos em infraestrura. E só é o começo!

  4. Olhando o programa da Marina no momento em que ela pára e lembra o EC, fingindo uma emoção, lembrei imediatamente dela tirando foto toda feliz ao lado da urna funerária do ex-candidato.

  5. Olá Fernando,

    apesar de leitor assíduo desde os tempos do Brizola Neto, é a primeira vez que aqui comento.

    Queria só acrescentar um elemento ao texto: quando o material da propaganda é bom, o marqueteiro tem céu de brigadeiro. Quando o material é ruim, vai quebrar a cabeça pra tirar milímetros de leite de pedra.

    A campanha da Dilma, nesse ponto, tem uma enorme vantagem: a de tirar proveito da grande quantidade de comunicação reprimida dos feitos do governo – problema criado também dentro do próprio governo, diga-se. É muita coisa pra dizer e divulgar ainda inédita pra grande parte da população. É só aproveitar isso e dar um bom tratamento que não vai ter erro.

    Queria também, com a devida licença, sugerir uma pequena mudança na frase sua sobre a postura do Lula na campanha: “Bateu na mídia, mas sem irritação, com a segurança de quem confia na lucidez do eleitor” – eu mudaria o verbo “confia” por “aposta”.

    Afinal, nunca teremos garantia plena de que o eleitor será lúcido (vide Alckmin com 60% dos votos). Mas se não apostarmos nessa lucidez, que existe, independente se for em pouca ou muita gente, e ficarmos fixados somente num discurso apelativo, aí é que a vaca vai definitivamente pro brejo e de lá não volta mais.

    Abraço.

  6. Prezado jornalista, o titulo da notícia com um retrato da Dilma dá a impressão que a crise é com ela. Sugestão: ou bota a cara do aébrio lá ou muda o título para “Crise no programa de tv do psdb etc….” Parece mais razoavel tirar o pilatos do credo, digo a Dilma da noticia.

  7. Não deveria nem criticar o programa do Aécio porque a gente acaba dando dicas para o oponente. Notei que a maior parte do tempo ele fala não com o público, fala como se estivesse dando uma entrevista simpatiquinha (sem Bonner e Poeta).Não convence, parece dissimulado. Quando fala do seu governo, Minas não aparece a não ser em mapas. No final, olhando para a câmera e o público, dá suas cutucadinhas e manda recadinhos irônicos para seus rivais.Aqui ele parece sincero. E a piada vem quando ele diz que no governo dele vai dar menos para o governo e mais para as pessoas. Como? O governo não seria mais para as pessoas? Será que ele quis dizer mais para as pessoas de sua família, como no aeroporto particular? A luz, a leveza imita o que tem sido feito no programa de Dilma. Só que Dilma mostra as obras.Uma curiosidade, ele diz que quando eleito governador de Minas, encontrou o Estado quebrado. Foi governador no mesmo período de Lula presidente. Quem quebrou Minas Gerais? O PSDB não cooperava com esse estado no governo FHC, ou isso era reflexo das duas vezes que o Brasil recorreu ao FMI?? As relações de Aécio com Lula foram muito boas, que me lembre. Aécio, assim como Eduardo Campos, teve o mesmo apoio e ajuda do governo Lula? Fez um bom negócio, inocente! Fala a verdade!

  8. Não era FFHH que dizia que o tempo de TV e rádio não era mais importante? Realmente, ele tem razão. O PSDB não liga nem pra isso mesmo. Imagina, o PT tem problema de comunicação, imagina o PSDB. Só o PIG salva!
    Pra quem não tem nada pra mostrar, só falácias, não precisa fazer propaganda. Deixa com o PIG!
    Prum Governo que não conseguiu fazer uma nau – a Nau do Descobrimento – navegar nos 500 anos do Brasil, fazer coisa que funcione é difícil. Tucanos, chama a turma da Grobo.

  9. No programa do Aécio ele fala fala fala… “Em Minas fiz isso, fiz aquilo”… mas não mostra nada! Nenhuma rodovia, nenhuma escola, nenhum hospital, nada! Na verdade, dizer que ele não fez nada é exagero. Ele fez um aeroporto para si, mas isso ele não vai mostrar rsrs

    1. … Pelo menos, na campanha presidencial, o Aécio ‘Never’ está falando das realizações do governo dele! Pior era na época em que ele exercia o (des)governo: naquele período, quem fala era a irmã!…

      1. errata desprezível: pior era na época em que ele exercia o (des)governo: naquele período, quem falava era a irmã!…

  10. Se a “grande” imprensa brasileira fosse profissional (no bom sentido)Dilma já estava eleita com 60% dos votos, no mínimo.

  11. Eu achei que o “chute na canela” que o Lula deu na mídia, a cereja do bolo desse segundo dia.
    Sobre questões diversas, entendo que a questão hídrica deva ser mais explorada pelo PT, não só usando a Transposição do São Francisco, mas também o “Programa 1 Milhão de Cisternas “.
    A transposição pode até sofrer críticas pelos “atrasos”, mas quanto as cisternas vai ser complicado a mídia/oposição colocar defeitos, inclusive no último programa “Brasilianas.org” do Nassif, foi informado que a meta deverá ser atingida neste final de 2014.

  12. Fernando, a crise na área de TV da campanha do Aécio deve ser enorme.
    A mesma peça foi ao ar três vezes. Se ainda fosse boa?! As produtoras costumam ter algumas peças coringas para usar durante a campanha. Hoje entrou uma biográfica que com certeza foi a primeira editada pela produtora e apresentada ao candidato para aprovação. Repetir o discurso da estréia mostra que estão mal preparados e sem poder de reação. Cabeças vão rolar.

  13. O programa da Dilma foi simplesmente espetacular. Quando o Lula anunciou que ainda tem mais, a oposição deve ter entrado em pânico.

  14. O primeiro programa da Dilma é simplesmente f-a-n-t-á-s-t-i-c-o! Emocionante! A população já começa, finalmente, a ser INFORMADA, ou melhor, APRESENTADA, a tudo aquilo que o PIG omitiu de realizações nestes últimos quatros anos do Governo do PT. Muita gente boa vai se surpreender, outros vão se indignar, outros vão se identificar, outros tantos vão se emocionar e as lágrimas desceram pela face. Dilma tem o que apresentar! E os outros? Atenção respeitável público! Preparem-se! O show já começou! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=a7nd4-B62tA

  15. O segundo programa da Dilma é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l! Conseguiu superar o primeiro! Objetivo e direto! A população é, finalmente, APRESENTADA, as grandes obras, Belo Monte e a Transposição do Rio São Francisco que o PIG omitiu de realizações nestes últimos quatros anos do Governo do PT. Como disse antes muita gente boa vai se surpreender, outros vão se indignar, outros vão se identificar, outros tantos vão quer saber por que não foram informados por nossa “gloriosa” imprensa. Dilma tem o que apresentar! E os outros? Lula mandou um recado direto: “A verdade vai vencer a mentira!”. Atenção respeitável público! Preparem-se! O show já começou! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=mi-DSZBKEdo

  16. a de hoje do Aécio foi bem melhor que a primeira. Mas a de Dilma foi arrasadora. Principlamente com Lula dizendo o óbvio: as pessoas não sabem o que está sendo feito nesse país porque a mídia não mostra.

  17. Se os programas continuarem nessa linha de mostrar o que o governo fez e está fazendo a Dilma obterá muitos do votos que, hoje, são nulos, brancos e indecisos.

  18. alguém mais percebeu que em todas as matérias ‘jornalísticas’ da globo ocorre o seguinte?
    1 _ aécio vem em primeiro;
    2 _ aécio tem mais tempo;
    3 _ aécio fala diretamente com repórteres do pig ;
    4 _ selecionam trechos de falas públicas de Dilma , normalmente descontextualizadas;
    5 _ escolhem cenas em que Dilma gagueja, mostra cansaço ou enfado …
    6 _ e muito mais golpes…!

  19. Os Programas do PT são maravilhosos porque têm forma e conteúdo.
    Não fica no Blablá vazio…
    mata a cobra e mostra o pau.

  20. A Marina fez um esforço enorme e…chorou,como pedia o script.

    Até quando a loba em pele de cordeiro vai carregar a morte de Campos para angariar votos?

  21. Dilma tem muita coisa para mostrar, enquanto o Aécio não tem nada para mostrar, já que nada fez de importante…a não ser para ele e contra o povo.

  22. A única coisa que o aécio tinha era uma excelente equipe de marketing.
    Persuadiu o eleitorado aqui em Minas, durante anos, com a imagem de excelente governador, apropriando-se de programas do governo federal como se fossem realização dele.
    Como fazer isso agora, com a Dilma no ar, mostrando e demonstrando esses programas?
    Beco sem saída!

  23. Fernando, ainda há tempo de trocar o VENTRÍLOQUO MINEIRO/CARIOCA e a MATINTA PERERA ACREANA por BONNER BABACA e PATIFA PATETA.

  24. me expliquem uma coisa: no programa eleitoral do Aécio, eles disseram que Minas Gerais é maior que a Inglaterra e a Alemanha juntas… tá e daí? vai querer comparar o PIB delas com o de Minas Gerais?

    que contorcionismo sem-vergonha !!

  25. O programa da Dilma foi dinâmico. Mostrou o que a imprensa tenta esconder da população brasileira. Foi muito bom. E o LULA, hein? Chegou em cima da ‘inprensa’ (com ‘n’ mesmo)chegando. Agora é que a audiência do JN despenca de vez.

  26. Quem assiste aos programas da Dilma e vê tantas realizações, tantas obras ainda sendo realizadas; tantos programas nas áreas social, educacional e da saúde, pensa logo no seu futuro, no futuro dos seus filhos e do nosso Brasil. Não tem outra, vou votar na certeza da continuidade com mais mudanças. É DILMA, sem medo de ser feliz!

  27. Ouvi mais uma vez o programa de Dilma. É uma avalanche, um tsunami, uma tormenta que se abate sobre a oposição.

    Além de positiva, afirmativa, as construções de Dilma e Lula, agora mostradas, interditam o discurso da oposição política da mídia.

    Ou alguém imagina ser possível negar o que está sendo mostrado?

    Se é necessário “ver para crer”, o que está sendo mostrado acaba com os discursos vazios da oposição.

  28. Vamos deixar de perder tempo e dinheiro. A Justiça deve declarar a Dilma vencedora e acabar com com este trololó destes Políticos enchendo o saco na TV.
    Dilma eleita e acabou.
    Vejam ai o programa da Marina??? Que tédio!!!
    O do Aecin pó ele não fala coisa com coisa,engasga, se perde, não dá mais né!!!

  29. assisti todos programas, mas ouvir a blablarina com aquela vozzinha e dose cavalar!!!Preidente Lula Fantastico!!!!!!!!!!!vamos a luta*

  30. Fantástico o programa do PT/Dilma/Lula. Remos de nos unir para angariar os votos dos indecisos e os que querem votar em branco ou anular. A f….dinha da floresta, parece mais o sacipererê ou o crocodilo com suas falsas lágrimas. Hipócrita, quando todo mundo a viu sorrir e acenar pra multidão, ao lado do esquife do ex companheiro.mal fala, não tem programa definido, amparada pela herdeira Neca setúbal do itaú.Ela e o Aócio que quer porque quer ser carioca, são o retrocesso que querem entregar o Brasil aos USA,privatizar nossa Petrobrás.Fora Marinete, fora Aébrio!é dilma no 1º turno,vamos lutar.

  31. o Aecim disse que tem 92% de apoio em Minas Gerais. Onde ele achou esse dado estatístico? Eu diria que ele é um grande mentiroso (começou mal…), querendo enganar os mineiros. “Me engane que eu gosto”…

  32. Olhem só o que o vivente Ricardo Kotscho viu. Que coisa, não?
    “Se o objetivo era mostrar o que mudou para melhor na vida dos brasileiros nestes quase 12 anos de PT no governo federal, por que não fazer um programa jornalístico, mandando repórteres aos quatro cantos do país para mostrar e ouvir os principais beneficiados por estas mudanças? Sairia bem mais barato e teria muito mais efeito do que a presidente ou um locutor falar bem do seu próprio governo.

    Com um terço do tempo de Dilma, o programa do tucano Aécio Neves atinge melhor seus objetivos: apresentar o candidato do PSDB como principal crítico do governo petista, mostrar um governante bem sucedido em Minas, com a imagem de pacato pai de família, o genro em quem a mãe da moça pode confiar. Se isso passa por verdadeiro ou não, é outro problema”.

  33. O programa da Dilma está incrível, mostrando obras extraordinárias,que uma grande parcela da população ainda desconhece porque a mídia parcial e partidarizada deixou de mostrar, não se dando conta que quando começassem a aparecer,viraria uma avalanche.
    É o que está acontecendo, mídia partidarizada e oposição sem ter absolutamente nada para mostrar a não ser a falta de educação e destempero de sempre, e a Dilma podendo fazer 50 programas sem nunca se repetir,mostrando obras,melhorias,programas,economia etc.
    O governo é uma baleia azul, e a oposição um peixe-palhaço de aquário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *