A cratera sem dono

cratera

Há um mês, menos até, foi o Carandiru.

Agora, a cratera tucana da Linha 4 do Metrô paulistano.

Buraco e mortos estavam lá.

Não vem ao caso.

Foram obra do divino espírito santo (assim, em minúsculas, para não inculpar o de maiúsculas).

As maiores empreiteiras do país estavam lá e não lhes faltava competência técnica para evitar um desastre de tamanhas proporções, numa intervenção que, pelas próprias dimensões (um poço de 40 metros de diâmetro e outros  40 de profundidade!) não é como “bater a laje” de um “puxadinho”.

Não se vai discutir, evidentemente, se os gerentes e fiscais que eram os réus no processo (ou engenheiros e projetistas. cujo nome zelosamente a Folha resguarda) tiveram toda ou parte da responsabilidade.

Mas a senhora juíza que os inocentou foi além de negar sua eventual culpa.

“Todas as equipes acompanhavam cuidadosamente cada passo da execução e não apontaram qualquer situação que indicasse a possibilidade de um acidente”.

É evidente que, numa obra destas dimensões, a possibilidade de um acidente é parte inerente de sua própria execução. Tem de ser prevista, precavida e, com os milhões de recursos técnicos que se tem hoje, monitorada.

A não ser que se queira supor que a juíza pudesse se mover por razões obscuras – e não há nada a dar fundamento a tal suspeita – o que faltou foi um pequeno “detalhe”: investigação e prova.

Aquelas que a douta Procuradoria de São Paulo buscou, sem conseguir, sobre o tal apartamento que é do Lula sem ser do Lula.

Mas o buraco tucano não é tucano, não obstante ter tragado vidas.

Se a doutora não estivesse julgando um desastre havido em uma gestão do PSDB, em obra de uma estatal por ele administrada há décadas, salpicada de denúncias sérias de corrupção e conluios, isso seria desnecessário.

Nem os quase dez anos de processo.

Na “outra” Justiça, a sumária, a lei é outra.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. “acompanhavam cuidadosamente”: não juízo jurídico, mas, também, juízo de valor. essa juíza vale ouro…

  2. Justiça agente sabe que não tem, agora também não tem vergonha na cara. O Brasil vai acabar sem um tucano ir preso, se não bastasse licença para roubar, agora já tem até para tirar a vida das pessoas.Não são responsáveis por nada, mas são donos de tudo, recebem por tudo, mas nada é verdade perante a lei.

  3. Se esse desastre fosse do PT, possivelmente, toda a cobertura midiática bem como resultado final do julgamento teria sido outro, bem diferente. Disso, ninguém duvida. De há muito que ninguém mais divida da parcialidade, desonestidade e truculência da Justiça não satisfeita com o sujo golpe contra Dilma/PT, prossegue ainda tentando destruir Lula/PT, ao mesmo tempo que, até onde possível, tenta acobertar os desmandos e roubalheiras da turma PSDB & Golpistas. Pelo jeito o Inferno vai ficando a cada dia mais lotado.

  4. Tivesse sido obra do governo federal na gestão Lula ou Dilma, os PATETAS GOLPISTAS ESTATIZADOS DO TEMER estariam aqui destilando seu ódio e seu veneno. Mas, como é obra de sua tchurma, tudo bem, são todos inocentes. Quem morreu não vale nada para esta gente.

  5. Enquanto isso, o culpado pelo avião da Tam ter se chocado em Congonhas foi do piloto Lula e seu Caos Aéreo. Vai entender…

  6. Não há mais como esconder o fato de que existe no brasil uma “nobreza sem título” que se apoderou do estado assim como era em monarquias que, felizmente, foram derrubadas ou, pelo menos, colocadas sob rédeas curtas. O artigo zero, que antecede ao artigo número 1 da constituição é: Aos amigos, tudo; aos inimigos, a força da lei. Com muito otimismo poderíamos dizer que o brasil está vivendo algo similar ao período anterior às revoluções francesa e russa. Mino Carta acha que estamos mesmo na idade da pedra.

    1. Concordo com o Mino; assim sendo, esta na hora de começar a jogar as pedras nas cabeças de quem merece até podermos recuperar o que esta sendo roubado graças à repugnante elite e classe merdia brasileira !! Que estes levem a segunda leva de pedras até estourar seus miolos moles e abjetos.

  7. … Todo golpe tem um *PIMG que precisa!
    Portal uol/Folha dos mafiosos Frias da puta da ‘ditabranda’ estampam no topo da página principal a seguinte manchetona:
    ‘PT usa fundo partidário para pagar viagens a dirigentes para França e Cuba’
    E, aí, os(as) abilolados(as) ‘coxinhas’ leem e destilam o ódio figadal.
    No entanto, quem lê a matéria encontra nos últimos parágrafos:
    ‘A legislação que regula o uso do fundo partidário prevê que ele possa ser utilizado para o pagamento de passagens e de hospedagens a dirigentes e funcionários do partido.
    Não há proibição para que esses recursos sejam gastos no exterior, mas o órgão que fiscaliza a regularidade das contas prestadas pelos partidos, a Asepa (Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias), vinculada ao TSE, cobra que as viagens custeadas com recursos do fundo partidário tenham relação com a ação desempenhada pelas legendas. Um dos elementos considerados pelos analistas da Asepa é se as atividades custeadas no exterior correspondem ao que diz a Lei 9.069/1995 (a Lei dos Partidos Políticos), que estabelece que a ação dos partidos políticos brasileiros deve obedecer ao “caráter nacional”.

    RESCALDO:
    os dirigentes do PT deveriam ter viajado à Cuba e à França de jegue!
    Ou de bicicleta!

    Por fim, o nazigolpista usurpador ‘disenterino’ decorativo ‘Mimimichel TEMERário/TEMERo$$$o da CU(nha)’ aciona a máquina registradora do “Planalto dos porcos falantes Geddel &$ eliseu Quadrilha” direto para a sede da Folha, ao tempo em que a mesma Folha manda os escândalos do PMDBosta para a putas que os pariram!

    *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  8. Esses ditos juízes, tsc, tsc…
    Um ex-presidente eleito legitimamente pelo povo brasileiro e que tirou o Brasil do mapa da fome (fome que matava e rendia manchetes escabrosas, lembram-se disso?) é perseguido dia e noite, todos os dias dos anos, durante décadas pela (in)justiça e pela mídia que deveria informar, mas só deforma nossas mentes e corações. Mas, os governos que matam, literalmente, brasileiros são, candidamente, inocentados por esses arremedos de instituições. Não há mais adjetivos para descrever a situação atual do Brasil. É repugnante ao extremo.
    Finalmente, o Brasil está coberto de vermelho, nossa bandeira já é vermelha: de sangue e de vergonha.

  9. Se quer garantir a impunidade, vire demo-tucano ou assemelhado, pois a ‘justiça’ não tem ‘olhos’ pra eles. FORA TEMER!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *