Correspondentes estrangeiros apóiam Glenn Greenwald

Como dito antes, a iniciativa de Sérgio Moro de usar a Polícia Federal para tentar intimidar o editor do The Intercept, Glenn Greenwald, é um tiro no pé. A manifestação dos correspondentes estrangeiros é uma evidência de que isso está se tornando um escândalo mundial.

Leia o manifesto dos jornalistas estrangeiros no Brasil, divulgado hoje:

A Associação de Correspondentes Estrangeiros (ACE), que reúne jornalistas da imprensa internacional, em São Paulo, manifesta a sua extrema preocupação com as informações veiculadas na imprensa brasileira, sobre as investigações que a Polícia Federal está realizando sobre a situação financeira do colega Glenn Greenwald, que configuram pressão por conta da série de reportagens desenvolvidas pelo The Intercept, em colaboração com destacados veículos nacionais, entre eles, o maior jornal do país.
A investigação formal de Greenwald por parte de uma entidade subordinada ao ministro Sérgio Moro, principal citado nas reportagens, é grave e fere a liberdade de imprensa, situação que não corresponde à de um governo eleito democraticamente.
Este tipo de intento de desestabilizar e intimidar um jornalista estrangeiro por fazer o seu trabalho, configura uma violação grave no seu direito de investigar jornalisticamente, além de ser um abuso de poder sem cabimento, especialmente, partindo de uma autoridade que representa a justiça.
Pedimos ao ministro Sérgio Moro, que reconsidere e suspenda imediatamente esses procedimentos por ferirem os princípios da democracia.

Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. A ABI está, desde a semana passada, sob nova direção, que conseguiu expulsar a máfia a serviço da Globo que tinha se apossado da instituição. Basta citar só um nome da nova direção – Marcelo Auler, um gigante do jornalismo – para certificar a correção e os propósitos progressistas da nova direção.

    Pode ser que a nova direção esteja analisando a melhor forma e o melhor momento de se pronunciar a respeito da ação ditatorial do Criminoso Moro e de seu capo contra Glenn Greenwald e o Intercept. Mas que isso já está demorando, está.

    1. Agora sim parece que temos alguém roots na ABI.
      Nas mãos dos Marinho essa entidade se acovardou.
      Auler pode re-estabelecer a credibilidade na instituição.

    2. Alvíssaras! Que excelente notícia! Auler é realmente alguém sério e compromissado com a informação qualificada, sua chegada à ABI pode significar um revés importante em uma pedra angular do golpeachment, a manipulação unívoca da informação. Finalmente, em uma época tão sombria, algo de que nos alegrarmos.

  2. Moro é um psicopata, mas não é dos mais inteligentes.
    Chegou onde chegou porque atendia aos interesses de gente poderosa no Brasil.
    Mas, devido à sua natural limitação, ao tentar se defender do que por si só já é indefensável, está a cometer cada vez mais crimes contra a democracia.
    Aliás, se fosse mesmo inteligente, não teria feito tantas bobagens como fez, como por exemplo se exibir ao lado de políticos da direita desde o início da lavajato. Além de pouco inteligente, é vaidoso e exibicionista. O típico psicopata que não se satisfaz só em fazer barbáries, precisa também mostrar suas maldades.

    1. Falou tudo ! O psicopata como não tem limites,onde pra ele é tudo natural,acaba se entregando sutilmente.

  3. Moro achava que como ministro poderia mais que como juiz, quando podia usar e abusar do poder. A aposta deu errada, e agora quanto mais usar o poder para intimidar a imprensa e outras instituições, mais se enfraquecerá.

  4. O Marreco de Maringá está perdendo o seu chão, espero que se esborrache feio e que vá para a cadeia. Ou o pilantra fugirá para os EUA?

    1. Quando você destroi a industria nacional, a naval, os BRiCS, o merco sul, entrega o pré-sal, prende o Lula, tira a Dilma, aí você pode fazer o que bem entender. Você tem mérito…

  5. “Governo eleito democraticamente”. Esse é o problema da nota. Ela parte de uma premissa errada.

  6. Sergio Moro investigando Sergio Moro, será que vai dar certo? kkkkkkk Só no Brasil, reino dos idiotas.

  7. Moro entrou em cena como Spurius Maelius por uma porta e foi desnudado como Lucius Catilina na outra, cujo discurso contra ele feito por Marcus Tullius Cicero nunca foi tão atual:

    Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?
    Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?
    A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?
    Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?
    Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem?
    Quem, dentre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontraste, que decisão tomaste?

  8. Em um momento tão cruel como esse é revolucionário não perder a incredulidade e espanto com atos dessa natureza antidemocrática.

    Por vezes, “presidente Bolsonaro” não desce. Que moro ainda não foi preso ou que o Lula não foi solto é chocante. Jamais esquecerei quem escolheu esse caminho. Nem perderei meu inconformismo.

  9. A ACE precisa entender que a democracia acabou em 2016 com o golpe contra Dilma. Desde então a Constituição Federal foi jogada no lixo.

  10. A bola já esteve com Moro que podia afastar-se do Ministério da Justiça para que ocorram as investigações. Agora, a bola está com Bolsonaro que não deve perder a oportunidade de afastar o “Serginho Lava Jato”. Caso ele resista a fazer o seu papel institucional, a opinião pública, cada vez mais insatisfeita com os acontecimentos desse jogo, vai fazer a bola andar corretamente!…

  11. Por que o “Marreco de Maringá” não vai a Mônaco com sua conje…….participar dos rega bofes da burguesia podre e rica da Europa? É por que agora o máximo que ele chegaria é ao ponto de pegar balde e vassoura para limpar o fim da festa. Ele achou que fazia parte da elite. Foi usado e agora que virou “bagaço”…..será descartado, como todo bagaço de laranja……já dizia o Queiroz……rsrsrsrsr

  12. “Na virada do século
    Alvorada Voraz
    Nos aguardam exércitos
    Que nos guardam da paz
    Que Paz?
    A face do mal
    Um grito de horror
    Um fato normal
    Um êxtase de dor
    E medo de tudo
    Medo do nada
    Medo da vida
    Assim engatilhada”????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *