Conselho do MP aceita reclamação de Lula contra promotor negligente que virou “veloz”

oilha

Deu na Folha, agora há pouco, que o Conselho Nacional do Ministério Público aceitou  a reclamação feita pelo ex-presidente  Lula  pedindo a apuração da conduta do procurador da República no Distrito Federal Valtan Timbó Mendes Furtado, que instaurou  investigação criminal contra ele por suspeita de tráfico de influência em favor da Odebrecht.

A ecisão partiu do corregedor nacional do Ministério Público, Alessandro Assad, o mesmo que, poucos dias antes do Dr. Timbó ter tomado a frente de uma investigação que era de outra procuradora e aberto o inquérito, tinha aberto um processo administrativo disciplinar contra ele, por deixar de cumprir, por negligência, o prazo legal de nada menos que 245 inquéritos.

No caso de Lula, porém, embora ainda faltassem mais de dois meses para o prazo e havendo ainda esclarecimentos a receber, Timbó viu a bola quicando e se adonou do processo.

Espera-se que o MP trate o caso de maneira exemplar. A honra alheia não pode ser matéria prima para vedetismos e a manipulação das prerrogativas investigatórias da Procuradoria da República é o maior veneno que se pode usar contra a própria instituição e a democracia em geral.

Ninguém está imune a investigações, é verdade, mas não é menos verdade que investigação, como disse o próprio Procurador Geral Rodrigo Janot, se faz sobre fatos.

Como nenhum funcionário público, inclusive os procuradores, está dispensado dos deveres de impessoalidade, prudência e regularidade dos atos que pratica nesta condição.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

12 respostas

  1. Falta agora Dilma começar a processar os que lhe ofendem,apelidam, pedem sua morte, prisão, e outros totalitarismos mais, para que a militância se sinta motivada a sair às ruas em sua defesa, porque diante do marasmo que se vê, bem como diante das notícias de mais ajustes levynos, não há militância nem tatu que aguente

    1. Como se vê o Conselho Nacional do MP vai apurar a supostas irregularidade do procurador Timbó a nível administrativo. Tudo normal, poderá resulta em arquivamento ou suspensão por alguns dias.
      Contudo, o inquérito do tráfico de influência CONTINUA.
      Não adianta lambança.
      Se ao procurador por um suposto deslize sem demais prejuízos exige-se responsabilização quanto mais crime de alto potencial ofensivo ao Estado e à sociedade como corrupção, lavagem de dinheiro, evasão fiscal, formação de organização criminosa, fraude em licitação e por aí vai.
      E detalhe, o próprio Ministério Público do DF já se pronunciou sobre a conduta do catimbado Timbó justificando que a sua autuação foi correta.
      Ao invés do Barba tentar empulhar a legítima apuração da notícia crime seria melhor arrumar um bom advogado e ficar boca de siri.
      Olha aí os mensaleiros que ficaram de lero-lero, conversa mole e viram o sol nascer quaddrado.

      1. Este procuradorzinho preguiçoso que não trabalha mas recebe seu salário dos nossos impostos, ao prejudicar centenas de pessoas, já deveria estar respondendo a sindicância no âmbito do MP, de preferência resultando em sua demissão a bem do serviço público. É o mínimo que ele merece.

  2. Como em qualquer profissão, médico, polícia, trabalhador braçal e etc, maus profissionais da Justiça sujam o nome dos bons, que são obviamente maioria.

    Claro, quando o profissinal seja de que área, age certo, isso não é notícia.

    Infelizmente a Justiça tem frequentado as manchetes de jornais negativamente.

    Um cara que tá com o filme queimado resolve fazer uma coisa dessas, fica claro de que acredita que o senso comum é de que toda a classe apoia a direita e é contra a esquerda, achando que agradaria toda a classe.

    1. O judiciário brasileiro e as ramificações do aparato judicial e policial (como o MP) estão ainda profundamente arraigados a procedimentos e comportamentos do Brasil imperial.
      Não são todos, mas são muitos aqueles do aparato judicial que agem como se ainda estivéssemos em antanho.
      É o MP supondo-se um poder para si mesmo, quando sequer poder é.
      É a PF agindo como se não devesse subordinação à sociedade. E o seu chefe disse isto com todas as letras ao afirmar que o ministro da justiça nada manda na PF alem da parte burocrática de provimento dos recursos materiais (e fica fácil fazer isto com o banana que ocupa o cargo no MJ).
      São juizes que julgam segundo suas próprias convicções e interesses pessoais, ao arrepio da lei, sem que nada lhes aconteça. E Moro é o mais evidente do momento.
      E todos eles agindo em confronto e susbstituição aos poderes democraticamente eleitos pelo povo (o legislativo e o executivo), e frequentemente conmtra a constituição. Numa sociedade democrática, o único papel do judiciário, MP e PF é cumprir e fazer cumprir a lei. Nada mais.
      Depois que passar todo neste turbilhão e as águas se acalmarem ficará muito claro para a sociedade que é tempo de colocar freios nesta gente, e estabelecer um estrito controle externo tanto na PF e MP quanto no judciário em geral (não este arremedo que chamam de controle, mas controle externo da sociedade, de fato).

  3. Fernando,

    No que deu a capa da Veja na véspera da eleição?

    Porque só se fala nas contas de campanha da Dilma e o avião do Campos não apareceu na declaração do PSB?

    1. E nem o dinheiro desviado da saúde em Minas, pelo tucano mineiro e seu discípulo. No mínimo foi investido no aeroporto Cláudio( terras da família)..

  4. E na grande (sic) mídia chega a ser ridículo o que estão fazendo com o caso, noticiando, como se fosse uma investigação séria, sobre algo que necessite investigação e não apenas dinheiro público jogado fora em uma investigação cujo único objetivo é simular que o ex-presidente tenha feito alguma coisa errada, com fins eleitoreiros.
    Engraçado que o dinheiro público pago pelo PSDB às rádios da família Neves não interessa a ninguém investigar. Os carros de luxo pertencentes às mesmas rádios também ninguém investiga. A acusação do Youssef de que Aécio recebia 120 mil dólares de propina de Furnas, também não vem ao caso.
    Democratização dos meios de comunicação é urgente.
    Acabar com o financiamento privado de campanhas também.

  5. Suspeita?!

    Por que viajou e, com o seu nome, promoveu empreiteiras brasileiras, que nos geraram divisas e muitos empregos?

    Agora, a questão é o tráfico de influência no BNDES. E de lá que a suspeita deveria começar.

    A Odebrecht necessitaria de Lula para obter empréstimo no BNDES?

    É de todo evidente que não!

    Qual é o fato que poderia gerar suspeita no financiamento, levando-se em conta que a Odebrecht é uma das maiores empresas no Globo e é brasileira.

    E é a nossa principal exportadora de serviços. Possui, aqui no Brasil, aproximadamente 200 mil empregados e com grande capacidade tecnológica, que está exportando serviços de engenharia.

    Como suspeitar que o ex-presidente Lula possa fazer tráfico de influência para uma das grandes empresas brasileiras no Mundo, para obter financiamento no BNDES.

    Ora o BNDES existe para financiar empresas brasileiras.

    E que empresas iria financiar se não exibissem ativos importantes e não desenvolvesse e gerasse produtividade ao nosso País, contribuindo para o aumento de nossas reservas e o progresso de nosso País, tal como como a Odebretch?

    A Odebrecht construiu, conforme Wikipédia:

    Arena Corinthians, São Paulo-SP;
    Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata-PE;
    Aeroporto Tom Jobim, Rio de Janeiro-RJ;
    Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro-RJ;
    Metrô do Recife, Recife-PE.
    Avenida Luis Viana Filho, Salvador-BA;
    Avenida Contorno, Salvador-BA;
    Bairro da Pituba, Salvador-BA;
    Bairro do Caminho das Árvores, Salvador-BA;
    Bairro de Villas do Atlântico, Lauro de Freitas-BA;
    Estádio Cornélio de Barros, Salgueiro-PE;
    Estádio Octávio Mangabeira, Salvador-BA
    Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro-RJ;
    Edifício da Petrobrás, Rio de Janeiro-RJ;
    Ferrovia Transnordestina;
    Linha 4 do Metrô de São Paulo, São Paulo-SP;
    Rodoanel Mário Covas, São Paulo-SP;
    Refinaria Abreu e Lima, Ipojuca-PE.
    UHE Santo Antônio, Porto Velho-RO.
    UHE Teles Pires, Divisa de Mato Grosso com Pará.
    UHE Belo Monte, Altamira-PA.
    Escolas municipais (UMEIs e EMEFs), Belo Horizonte-MG.
    Parque Avenida, Belo Horizonte-MG.

    Estados Unidos
    Miami-Dade Metrorail, Miami;
    Conexão Miami Intermodal Center-Earlington Heights Station, Miami;
    MIA Mover (transporte hectométrico), Miami;
    FIU Stadium, Miami;
    Aeroporto Internacional de Miami, Miami;
    Adrienne Arsht Center (para artes de espectáculo), Miami;
    I-40, Albuquerque;
    The Ritz Carlton Hotel, Várias cidades dos Estados Unidos;
    Key Biscayne, Condado de Miami-Dade;
    Aeroporto Internacional de Orlando, Orlando;
    AmericanAirlines Arena, Miami;
    Garcon Point Bridge, Condado de Santa Rosa;
    SR 826 Palmetto, Miami;
    Seven Oaks Dam, Mentone (Califórnia);
    Merrill Barber Bridge, Condado de Indian River.
    Em Portugal
    Metropolitano de Lisboa, Lisboa.
    Aproveitamento Hidrelétrico Baixo Sabor, Trás-os-Montes.
    Em Angola
    Usina Hidrelétrica de Laúca, Kwanza-Norte.19
    Hidrelétrica de Cambambe, Kwanza-Norte.

    Ainda, esta maravilhosa empresa brasileira, a Odebrecht S.A. divide-se essencialmente nas seguintes subsidiárias:

    Braskem SA, uma das empresas da Odebrecht.Odebrecht Energia (energia) – investe, constrói e gerencia projetos do setor elétrico brasileiro e mundial, tais como usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.
    Odebrecht TransPort – Atua no setor ferroviário, rodoviário, de transporte urbano, de infraestrutura de logística (portuária e dutos) e aeroportuário. Proprietária da SuperVia e Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários).
    Odebrecht Engenharia Industrial (engenharia industrial) – constrói e monta instalações industriais no Brasil e no exterior, atendendo a clientes de uma gama de diferentes setores.
    Odebrecht América Latina e Angola (América Latina e Angola) – lidera investimentos e obras nas regiões que serviram como pioneiros para uma expansão internacional da Odebrecht.
    Odebrecht Venezuela – investe e conclui projetos nos setores de segurança de infra-estrutura, imobiliário, industrial, petróleo e gás, petroquímica e alimentos no país.
    Odebrecht International – reúne membros de 65 nacionalidades diferentes, mantendo uma qualidade única padrão e respeitando as características únicas de cada região.
    Odebrecht Óleo e Gás S.A. (óleo e gás) – explora e produz óleo e campos de gás, Opera plataformas e oferece serviços integrados para outras empresas do setor.
    Odebrecht Realizações Imobiliárias S.A. (empreendimentos imobiliários) – desenvolve empreendimentos residenciais, empresariais, de comerciais e de Turismo.
    Foz do Brasil S.A. – fornece água e serviços de tratamento de resíduos.
    Odebrecht Agroindustrial-(ETH Bioenergia S.A.) – produz álcool combustível (etanol), energia elétrica e uso da cana de açúcar.
    Cetrel S.A. – empresa de referência em serviços de engenharia ambiental no Brasil, fornece água, serviços de tratamento de resíduos, faz monitoramento do ar e oceanico, executa diagnósticos e remediação ambiental.8 9
    Braskem S.A. – produz matéria-prima de forma integrada, como etano, propano e cloro, e produtos petroquímicos segunda geração, como resinas termoplásticas.
    Odebrecht Properties (Participações e Investimentos) – Proprietária majoritária com 90% do “Consórcio Maracanã”. Responsável pela gestão, operação e manutenção do Complexo do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, pelo período de 35 anos. Ainda onduz operações em setores de infraestrutura diversificada, investe em transporte, logística, energia, outras arenas esportivas e irrigação.
    Odebrecht Administradora e Corretora de Seguros Ltda. – protege os ativos dos acionistas por identificação, mitigação e gerenciamento de riscos.
    Odeprev – concebe e Opera planos de previdência complementar para os membros da Organização Odebrecht, preparando-os para a aposentadoria.
    Fundação Odebrecht (Fundação) – promove a educação dos jovens para a vida, através do trabalho e para valores, bem como o desenvolvimento sustentável de cadeias produtivas.
    Odebrecht Defesa e Tecnologia – criada em 2011, a Odebrecht Defesa e Tecnologia provê soluções inovadoras que contribuem para a autonomia tecnológica brasileira e das Forças Armadas por meio de projetos, tecnologias e produtos de alta complexidade de uso militar e civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *