Confusão no campo do golpe é pessimismo com a economia. Ministro diz que podemos virar Grécia

greciadyogo

A “recuperação” da economia, todos já sabem, virou fumaça propagandística.

Não é elevação da receita e não pode haver, senão em situações excepcionais e esporádicas – como foram dos R$ 2 bi extras de IR do setor financeiro no mês passado – porque não há elevação da atividade econômica.

O ministro (por enquanto) do Planejamento, Dyogo Nogueira, disse hoje na Câmara, segundo o Valor, que a despesa do governo federal está “descontrolada, cresce sem parar, independentemente dos ciclos econômico ou político” e que o Brasil estava caminhando para um “colapso” como o grego.

Coincidência ou não, o Tesouro Nacional adiou sine die a divulgação do relatório mensal da dívida pública, oficialmente por “restrições operacionais“.

Tirando a dose de terrorismo com que se tenta fazer com que o governo tenta – com muita dificuldade – levar a Câmara a votar o arrocho fiscal, é parcialmente verdadeiro.

Já está claro que não haverá “Shangri-lá” econômico pós-impeachment, que faz tempo o mercado “precificou”.

Meirelles voltou a acenar com um “aumento temporário dos impostos”.

Ficou evidente, na votação incompleta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Governo dispõe de escassa maioria até para aprovar projetos que exigem 257 presentes em plenário e maioria simples entre eles. Foram apenas 260 presentes e 252 votos favoráveis.

O que dirá para o projeto – na mesma linha da LDO – do teto de gastos que, como emenda constitucional, exige 308 votos.

Se Temer resolver “mostrar serviço” com um “pacote de maldades” no pós-impeachment, vai ter mais efeito de propaganda do que de qualquer outra coisa.

É improbabilíssimo que qualquer coisa seja aprovada.

Não haverá quorum para levar nada ao plenário, que só terá os lobos tucanos e demistas.

Se algo for votado, será o reajuste dos ministros do Supremo.

Muito mais importantes para o impeachment que PSDB e DEM.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Chego à triste conclusão de que o PT merece ser apeado do poder. Um governo interino débil como esse, razões de sobra pra fazer campanha em cima dessa farsa, ministro com indignação de ocasião diante do festival de vazamentos que aconteceram até aqui e o PT? O PT nada. Nenhuma reação. Só o mesmo blábláblá. Merece cair fora e virar partido nanico mesmo.

    1. Pois é… e quem seria a referência das esquerdas? Gosto de partes do PDT, ainda acho o PSOL muito radical, talvez falte um pouco de maturidade; o PCdoB é comunista, mas não é e eu não sou comunista. Ainda voto em algum candidato do PT, mas em nível nacional precisamos de forças aglutinadoras. Tá difícil!

      1. É, tá muito difícil. Gosto muito de alguns candidatos do Psol, mas a nível nacional, realmente, o partido ainda é fraco para assumir. E alguns dos quadros continuam com aquele discursinho muito manjado mesmo. Eu não lamento pelo PT, eu lamento por no que o PT se transformou e, fundamentalmente, como deixaram acontecer o que está acontecendo, pela covardia, pela mediocridade, pela rendição. O partido em si que se exploda, mas deixarem essa camarilha voltar ao poder e, ainda, permanecer nele sem resistência, isso é imperdoável.

    2. PT é um lixo e se tornou mais sujo do que parte do Dem.
      Nós da esquerda estamos perdidos, porque não tem um partido de gente de saco roxo de verdade.
      Veja que o PT está feliz em levar a Dilma a guilhotina e não faz absolutamente nada para tentar frear o golpe na democracia.

        1. Discordo de todos vocês, suas analises são parciais. Viva o PT. E se tem problemas com a questão da Dilma voltar é preciso analisar de forma coerente. Os tiros nos pés vieram de todos os lados e um partido no poder a tanto tempo não poderia dar conta de tantas variaveis num mundo que se tornou extremamante complexo. O PT não so volta como vai fazer muita historia ainda. Eh o unico partido que tentou mudar um pouco as desigualdades estruturais e isso ja é imenso. Essa reação é tipica de brasileiros que pensam que o mundo pode ser construido no tapa, de um dia para o outro. Viva Lula, Viva o PT e Viva Dilma !!!

    3. Acho que o erro foi cometido lá atrás…quando Lula estava no auge, o que deveria ter sido feito? Politizar a população e enfrentar a Rede Globo, a grande golpista…nestas horas Brizola fez falta, mas cada um dá o que tem. Mas não devemos perder a esperança, mais cedo ou mais tarde, até por osmose, esta farsa vai cair…será que os golpistas são tão competentes assim? O tempo dirá.

      1. Olha, ontem vi o video da palestra do PHA com Chaui e gostei muito. Mas ainda assim as analises são simplistas demais. A Argentina conseguiu combater a midia nativa hegemonica mas não conseguiu barrar a direita, não conseguiu convencer uma grande parte da população sobre as narrativas progressistas, logo, a direita ganhou. Se o Brasil conseguiu eleger Dilma em 2014 é preciso analisa a perda da força do PIG. Eh preciso atacar a Casa Grande como um todo, mas principalmente lutar no campo das narrativas. O Lula e a Dilma não são e nunca almejaram ser os salvadores da patria, é a hora de todos os brasileiros entenderem isso. Um tédio acharem que educando o povão humilde teriamos necessariamente evitado o golpe. Oras, a classe média brasileira é autoritaria e violenta, como bem diz Chaui, mas ficar focado somente na Globo é limitado. Ninguem discute a força e o veneno que foram as redes sociais, principalmente o Faceburro. A população se organizou por nessas redes… Enfim, esse debate parcial é muito cansativo.

  2. Salvo engano, os cenários que animam e opõe os direitistas que se conflitam no ‘golpe dentro do golpe’. Ou, mais simplesmente, no ‘quem manda aqui sou eu’.

    Se Dilma é impichada agora e Temer também ainda em 2016: eleição direta.

    Se Dilma é impichada agora e Temer em 2017: eleição indireta, pelo voto de deputados federais e senadores, de qualquer brasileiro apto.

    Se a chapa Dilma-Temer é cassada em 2016, assume Aécim. Caso isso ocorra em 2017, eleição direta.

    Há, por último, o cenário em que Temer segue, porém à mercê de conflitos sangrentos entre os golpistas pra ver a quem ele obedece e serve.

    1. E se o povo fosse para a rua, coisa que duvido, daria em guerra civil…nosso povo vai ter o destino que merece…ele não sabe a força que tem, infelizmente! Na verdade acho o povo muito manipulável, pela mídia, pretensioso e ingrato…mas é apenas uma humilde opinião. Tinha um amigo meu, já falecido, que dizia que o Brasil iria levar 500 anos para ter jeito…cada dia tendo mais a concordar com ele…até lá o sonho da miscigenação, da nova civilização do Darcy Ribeiro já terá se concretizado!

  3. A classe média um pouco mais alta é o fiel da balança.
    As universidades derrubam Temer ou mantém Temer.

    O perigo, é que hoje a tal classe média não é esclarecida como em 64.

    Falando nisso Safatle tem escrito algo ou está na moita?

  4. Uma conhecida hoje disse, “”” isso vai virar uma maloca, cidades inteiras morando no chão, outros, desempregados fazendo assaltinhos, furtando residências, gente doente sem remédio”””

    Eu disse, vai não, pois os fascistas vão praticar um enorme genocídio. Foi assim nas crises de FHC, muito desemprego, furtinhos, gente na maca.

    Agora o contingente de excluídos será tao grande que não haverá acomodação possível.

    Eles sabiam disso quando foram ao Haiti treinar.

    Mas em alguns lugares haverá reação forte. Nos lugares onde o povo não terá nada a perder.

    O confronto será apocalíptico.

  5. Liguem não. O problema do David Marq é o peso extra na cabeça. O chifre enraizou e está afetando seus parcos neurônios.

  6. Estou com você Carlos A. Cruz, eu quero que essa classe média emergente se dane, se explodia quero ver eles vão bater panela quando voltar tudo ao que era. Principalmente os micro-empresários que só conseguiu abrir seu negócio graças a Lula e agora tira onda de rico e de direita. VOU FICAR DE CAMAROTE VENDO MUITOS DESSES SE EXPLODINDO.

  7. FÁBIO se diz de esquerda. Que piada! Aqui você não engana ninguém. PSDB? Socialismo só no nome. São neoliberais. Corta essa, coxinha.

  8. Fernando Brito. Não mais escreverei no blog até que “filhos sem mãe” estejam por aqui… Saudações Brizolistas!

  9. Fernando Brito! Não mais escreverei no blog até que “filhos sem mãe” estejam por aqui… Saudações Brizolistas!

  10. GOLPE FATAL (placar final): TEMER 58 x DILMA 22 (1 abstenção, do RENAN que não quis votar até agora) = 81 senadores do SENADO FEDERAL.
    Voltei do FUTURO agora pouquinho (SIMPLES ASSIM !!)… ah ..DICA: hoje foi “PAGO a ÚLTIMA PARCELA” da compra de votos dos 58 senadores.
    É só prestar atenção .. e o FUTURO CHEGOU e com ele .. ah ..deram os “3 PODERES pro MORO-GILMAR” e viramos o “PAÍS da ANARQUIA JURÍDICA” em que o “BRASIL é o que o NADADOR AMERICANO PENSOU QUE FOSSE” em que antes se dizia uma “REPÚBLICA de PEDALADAS FISCAIS” e que agora temos certeza que é uma “REPÚBLICA de ORGIAS FISCAIS” com TEMER & gangues (ters) !!
    Quem viver verá !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *