Compra de terras e florestas envolve “capos” da multi que corrompeu fiscais do ISS paulistano

duas

A agência Reuters anuncia que foi concluída a venda de 205 mil hectares de florestas da Fibria – fusão entre a Aracruz Celulose e a Votorantim – nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia.

É mais de 20% das terras da empresa, uma gigante da celulose.

Diz a matéria que o Cade aprovou a venda, sem restrições. Em princípio, é o que deveria fazer, porque é a venda de um pedaço da maior empresa para outra.

Mas quem é a outra empresa?

A suspeita de que a Parkia seja uma empresa controlada por estrangeiros  – e que, portanto, teria limites legais à compra de terras no Brasil – era tão forte que a Fibria foi aos jornais dizer, numa insólita declaração,  que não é e que a compradora estava “aberta para passar os detalhes de sua formação ao mercado”.

Mas não passou coisa alguma.

É simples: a Parkia é uma empresa de fachada.

“Funciona” em “parte” de uma sala do escritório de contabilidade Apex Auditores, no Edifício Downtown, na Barra da Tijuca – Av. das Américas, 500, Bloco 2, sala 301.

Não emprega um mateiro, um lenhador, um operador de serra.

Vai é fazer a corretagem das terras ou, mais provavelmente, servir como “descarrego” contábil para a Fibria reduzir seu endividamento, com um contrato de recompra das terras na gaveta.

No mesmo endereço,  funciona a Arapar Participações, integrada e dirigida pelos mesmos integrantes da Parkia.

parkiaQuem era o responsável pela Parkia até novembro do ano passado?

O senhor Luiz Idelfonso Simões Lopes, presidente brasileiro da Brookfield, braço imobiliário da notória Brascan no Brasil.

Ele passou a presidência para Charles Wanderley Maia, criador de gado em Goiás e de cavalos de raça.

Não se sabe muito dele, exceto que recebeu uma condenação por uso de guia falsa no recolhimento de impostos, aqui no Rio.

Os outros diretores, Renato Cassim e Paulo Cesar Carvalho Garcia são, como Simões Lopes, capas-pretas da Brookfield: vice-presidente e conselheiro geral da empresa.

A Brookfield, como se sabe, é uma das maiores pagadoras de propina para a máfia dos fiscais do ISS paulistano.

Que matéria podia sair daí, se tivéssemos jornalismo investigativo, não é?

Bom, pelo menos podíamos ter Polícia Federal.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. O pessoal lá no MP deve estar dizendo: Tem tucano envolvido? Então engaveta! Finge que não vê! Tampa a cara! Se não sair no JN não existe!

  2. A minha cidade é uma regra na venda de terras…Em pouco mais de cinco anos, os condomínios novos, ultrapassam a 35,todos com aval da Cetesb.

  3. Ô Fernando,não era essa Brascan que o Brizola chamava de polvo canadense? Essa empresa tem história,e não é das mais edificantes,sem trocadilhos,hem!

  4. Muitas das terras que estão cheias de arvores não naturais ao Brasil, como Eucalipto, Pinus Taeda e outras, são terras que não tem um só trabalhador, mas tem carros de segurança armados de lá para cá..
    E como fazem negócio estes estrangeiros com as nossas florestas, elas não saem do lugar….MAS o que vendem e compram elas é coisa de outro MUNDO…Finlandia, Americanas, Norueguesas, Canadenses, Chilenas…é um paraíso VERDE..
    fazer papel ou celulose é a ultima finalidade PENSO eu no meu insignificante ver!

  5. Rodrigo Janot quer quebrar de sigilo do senador Zezé Perrella

    A Procuradoria-Geral da República defende a quebra de sigilo bancário para aprofundar investigação contra o senador Zezé Perrella (PDT-MG) e o irmão de Perrella, Alvimar de Oliveira Costa, em inquérito que tramita no STF.

    Ex-presidentes do time mineiro Cruzeiro, os dois são investigados por suposta lavagem de dinheiro na venda do zagueiro Luisão ao Benfica, de Portugal. A negociação envolveu um clube uruguaio e é considerada suspeita pela Polícia Federal, que indiciou Perrella em 2010 pelo caso.

    A investigação se arrasta no Supremo Tribunal Federal desde 2011.

    Dez dias depois de a polícia encontrar cocaína no helicóptero da empresa do filho de Perrella, embora tenha sido descartado qualquer envolvimento da família no caso, o inquérito voltou a andar.

    O STF mandou o caso a Janot, que pediu que o ministro Ricardo Lewandowski reconsiderasse a decisão de não autorizar a quebra de sigilo bancário. A devassa foi suspensa após pedido do Cruzeiro.

    Advogados do time, que também defendem o senador, alegam haver erros na petição do Ministério Público, e Lewandowski desautorizou parte da quebra do sigilo bancário e fiscal. Parte da movimentação das contas dos dois já havia sido analisada pela PF.

    Em 2003, Luisão foi vendido por US$ 2,5 milhões ao clube uruguaio Central Español e logo em seguida repassado por cerca de US$ 1 milhão a menos ao Benfica. Investigadores suspeitam que parte do valor declarado na negociação com o time uruguaio voltou irregularmente ao Brasil e teria sido pulverizado em contas de empresas ligadas à Perrella e ao irmão dele. Na Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *