Comércio exterior: efeitos do coronavírus vão ser sentidos mais tarde

O resultado da balança comercial brasileira acumulados até aqui – um mísero superávit de US$ 52 milhões, contra US$ 2,61 bilhões, no mesmo período do ano passado – é mais preocupante porque, no caso da China, ainda não reflete em nada os problemas com o surto de coronavírus naquele país.

Operações de importação e exportação com a China demoram semanas e até meses. Neste época, a dos feriados do ano novo lunar, um pouco mais, porque, como no nosso carnaval, as empresas param por lá.

Portanto, tudo o que saiu ou chegou até agora estava contratado antes da eclosão da doença que contaminou 71 mil e matou quase 1.800 pessoas, até agora.

Só a partir de meados de março vamos começar a sentir os efeitos da crise chinesa.

E, aí, o que já está ruim pode e deve piorar.

Com exterior ruim e sinais internos negativos, como estão sendo registrados, era “pule de dez” que começassem as revisões – para baixo, naturalmente – das previsões de crescimento, como dá, esta tarde o Valor como manchete: Previsão para PIB cai e país tem 4º ano de expectativa frustrada.

2% está mais para teto do que para piso.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. A economia mundial como um todo está desacelerando e isto vai refletir na nossa balança comercial . Motivo: somos vendedores de commodities, aqueles produtos agropecuários e minerais que outros países também tem.Menos fregueses, maior disputa no mercado de ofertas.

    1. Vi no Brasil 247 algo que me deixou espantado que é a entrada da carne bovina proveniente da Russia. Se não for Fake news, então estamos mesmo descendo a ladeira.

  2. E na GloboNews está tudo bem. Temos problemas, sim, MAS a coisa está indo!
    Otimismo sem limites. Mas se fosse o PT no Planalto, estaria dando o endereço da manifestação por causa do preço do tomate, geralmente a saída de um Metrô em SP.

    Acho que o mundo está dividido em duas classes de pessoas hoje em dia: aqueles que percebem a propaganda subliminar como propaganda e aqueles que percebem a propaganda subliminar como conhecimento. JN é um balcão de vendas, o nome desse negócio é merchandising. Os jornalistas da Globo trabalham, prioritariamente, para bancos.

  3. Pelo que se observa está havendo uma descrença geral na Mídia. TVs Jornais) e também nos Blogues. Mas, isto deve ser porque no caso dos Blogues seja devido a Censura tanto na mídia que também possamos entender porque certas notícias são censuradas. Cito a presença do Bozo, Conge, General de pijama Heleno, aquele que dá murro na mesa, e Damares, aquela do pé de Goiaba e mais uns puxa sacos que foram ver o jogo e tomaram uma vaia monstruosa no Estádio. mas a mídia e os Blogues não tocam no assunto. Será porque os $$$$ estão ai para lhes pagarem para ficar calados???

    1. Não se trata apenas de censura aos blogues, o buraco é mais embaixo. O que há é pressão política, de parte dos barões do “mercado”, aos proprietários da grande mídia hegemônica, para que TUDO que lhes atrapalhe a lucratividade ou modelo de negócios seja “não notícia”. Isto vale para a economia e demais áreas da sociedade civil, a exemplo do esforço solitário do Brito em noticiar a epidemia de Covid-19 e suas implicações econômicas, frequentemente refutada até neste espaço de debates. Não custa lembrar que mesmo blogues precisam de espaço na rede para veicular seus assuntos, mas há discrepância entre quem detém a propriedade, de espaço e veiculos de mídia, e quem trabalha na apuração e denúncia de fatos. Nem sempre tais espaços são geridos pela lei de mercado, em alguns casos nem mesmo dispor de dinheiro para pagar por espaço (raridade) garante que este será franqueado, há questões políticas e ideológicas que tem mais importância do que costuma-se lembrar. Como a Organização Mundial de Saúde pode testemunhar muito bem.

  4. Brasil 247 olha a CENSURA que grassa nas suas hostes. Como nos outros, já vocês não terão postantes. Observem as TVS e os Jornalões que cada dia perdem mais audiência e leitores.Esta passividade ($$$) lhes levará a ruína.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *