Com general, Bolsonaro fecha outro espaço de negociação com o Congresso

A indicação do general Carlos Alberto dos Santos Cruz para o cargo de ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República é mais uma porta que se fecha no já complicado caminho para a articulação entre Jair Bolsonaro e o futuro Congresso.

Nos últimos governos, a pasta sempre foi um espaço de diálogo entre os parlamentares e o Planalto, basta ver seus ocupantes:Ricardo Berzoini (com Dilma), Geddel Vieira Lima, Antonio Imbassahy e Carlos Marum, os três com Temer.

Cada vez sobra menos espaço para se resolver no acordo a formação de uma maioria parlamentar para um presidente que dela precisará desesperadamente.

Claro que não deve haver grande dificuldade para a aprovação de medidas conservadoras e antitrabalhador – afinal, é essa a natureza do Congresso. Também as pautas da “bala (maioridade penal, armas ) e da motosserra (eliminação de  limitações ambientais) devem passar sem grandes contorcionismos para obter apoio.

Mas na “jóia da Coroa” do mercado – a reforma da Previdência – e nas medidas que mexam com corporações e empresas estatais, a coisa é bem diferente.

Bolsonaro vai se afigurando um misto de Jânio Quadros no isolamento político e de Fernando Collor, na pretensão de dar um choque econômico ao país. A terceira vertente do governo, a do punitivismo e da repressão não tem paralelos em governos eleitos, apenas no início do período militar.

Nenhuma das três comparações deixa de ser aterradora, embora as duas primeiras tenham, ao menos, a vantagem de serem curtas.

A propósito: a pasta ia ser incorporada no superministério de Ônyx Lorenzoni. Que vai murchar ainda mais.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

    1. E contando… cheio de corruptos e corruptelos … Moro, Onyx, Mandeta, TCristina & cia ilimitada no roubo e na corrupção…

  1. A tática (não estratégia) substituindo os partidos por militares será o recado de que não haverá “toma lá dá cá” do presidencialismo de coalizão. Será a eterna espada de Dámocles sobre a democracia. Um aviso que se parlamentar vier pedir cargo que gerencia uma boa verba pública o general estará lá a avisar das consequências.
    E a corda estica.

  2. Não se enganem o jornalista titular do blog Tijolaço nem os leitores; o que está sendo engendrado pelo impe´rio estadunidense e seus prepostos na banalândia é muito pior do que o fascismo. O Bozo, esse boneco de ventríloquo, é apenas o instrumento dos verdadeiros donos do poder. Leiam o ensaio de Mário Maestri, para terem noção do que vem por aí. https://duploexpresso.com/?p=101251

    1. Nunca tive grandes dúvidas a respeito, daí achar uma piada as tais rentes pela democracia – basicamente discursos e entrevistas – em ez de vir para as bases, organizar o povo e fazê-lo ponto central da luta

    2. Um acréscimo: mesmo toda a imprensa progressista – exceção ao PCO e ao DE – tem tratado a questão como se estivéssemos vivendo em mais um governo de direita sem mais aquela

  3. Já sabemos o desfecho. O governo desse energúmeno não tem como “dar certo”, para o país é claro. Para os golpistas dará. Ele jogará a culpa no congresso e daí para o golpe definitivo será um passo.

  4. Por que os cães adestrados tem sempre essa cara de “não aguento a dor de barriga”??? pensam que botam medo em quem?
    Em relação a sua pasta,não existe chance deste pit-bull adestrado por tio sam negociar nem vaga de garagem no prédio.
    A sua função será outra ,o tempo dirá.

    1. Tô pedindo pro Trump colocar o Brasil numa guerra com a Venezuela para ver a cara desse pessoal sabendo que o aço vem de volta

  5. ele vai colocando seus soldadinhos em pontos estratégicos, como no jogo do WAR – em movimento de “pinça” – depois de tudo cercado virá o golpe fatal – o plano é esse, resta saber se vão conseguir

    1. Não é o Bozo que coloca ou apita nada, mas a junta de generais que governa o bananistão desde 2016. Esse ex-militar bunda-suja são ó não foi escanteado porque o generalato não controla o “baixo clero”, “a tigrada”, “os gorilas” do baixo escalão das FFAA, inclusive das PMs corruptas, assassinas, milicianas e envoltas nas ORCRIMs. Assim que forem domados esses pitbulls, os generais tirarão o Bozo de circulação.

      1. tbm vejo dessa forma
        o gol´pe final é tirar o traste e implantar um novo “movimento democrático republicano militar” rsrs

          1. viu só?
            é ditadura democrática cristão do brasil varonil

    2. Em resumo: nas ruas que fake morto…e apartidário, e plenamente focado em coerência, as crises sistêmicas , então ouviu a chapa de ar dessa boçal piada pronta da democracia.

  6. E como ficará o famoso “vai morar na ditadura da Venezuela ou de Cuba”? Ditadura aqui ou em qualquer lugar do mundo não é ditadura? Ou de direita pode e é salutar?

  7. Um general do nosso exército vai ajudar os corretores gananciosos na venda do patrimônio público e na entrega a estrangeiros das empresas estratégicas do país, além de co-articular o fim das aposentadorias dos brasileiros? Conta outra, porque nessa não dá para acreditar.

  8. pera lá é brasil ou um milicusil?! a comparação com collor e jânio é apropriada, ambos venderam o que não podiam entregar. Mas jânio era um conservador (todo mundo daquele tempo me parece conservador) que condecorou o Guevara… Lá no Rio Grande do Sul tem uma cidade que até a imprensa chama de Pantano Grande (e não pântano). ‘Onyx’ vai na mesma linha, diferente do quartzo ônix. Os belorizontinos tb cometem semelhante atrocidade com a Rua do ‘Tamôios’ que se transforma em Rua dos Tamóios, índios imaginários claro… E vendo o copo meio cheio talvez até seja mesmo bom q encham de milicos o ministério pq eles não vão dar certo e a população em pouco tempo estará saturada de fardados e a sua tara por uniformes como solução definitamente resolvida. É única maneira dos civis finalmente conseguirem enquadrar essa gente dentro da democracia já q eles nunca o fizeram ou farão por si mesmos

  9. Acho que Bostonaro não está nem aí para o Congresso pois o governo militar pretende fechá-lo, com certeza, na ditadura que se avizinha.

    #LulaLivre

  10. O amadorismo desse governicho futuro me assusta. A História já não nos nos ensinou que militar no poder nunca deu certo?!

  11. Se engana que acha que o Bozonazi vai governar. Ele está sendo tutelado pelo exército. Generais estão indo para a reserva para assumir cargos no primeiro escalão. Se iludiu quem acreditou que general ia bater continência para capitão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *