CNT/MDA: Lula segue subindo, na 1ª pesquisa pós-sentença

pesqmda

Os jornais destacam os 3,4% de aprovação a que se reduziu Michel Temer.

É notícia, sabemos, antiga.

Mas a pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje, é a primeira pesquisa do “setor empresarial” divulgada desde que Sérgio Moro condenou o ex-presidente Lula à prisão, no dia 12 de julho.

E o tiro saiu pela culatra.

Lula, não perdeu,  continuou subindo e Bolsonaro firmou-se como adversário, coisa que os tucanos não conseguiram, enquanto Marina Silva permanece em seu constante estado de animação suspensa.

Veja os três cenários propostos pela pesquisa.

CENÁRIO 1: Lula 32,4%, Jair Bolsonaro 19,8%, Marina Silva 12,1%, Ciro Gomes 5,3%, Aécio Neves 3,2%, Branco/Nulo 21,9%, Indecisos 5,3%.

CENÁRIO 2: Lula 32,0%, Jair Bolsonaro 19,4%, Marina Silva 11,4%, Geraldo Alckmin 8,7%, Ciro Gomes 4,6%, Branco/Nulo 19,0%, Indecisos 4,9%.

CENÁRIO 3: Lula 32,7%, Jair Bolsonaro 18,4%, Marina Silva 12,0%, João Doria 9,4%, Ciro Gomes 5,2%, Branco/Nulo 17,6%, Indecisos 4,7%.
Mesmo no quesito rejeição, sempre brandido contra  Lula, ele agora é o antepenúltimo colocado, na lista liderada por Aécio Neves, com 69,5% de “não votaria de jeito nenhum”, seguido por Ciro Gomes (54,8%), Geraldo Alckmin (52,3%), Marina Silva (51,5%). Abaixo dos 50,5% de rejeição a Lula, estão Jair Bolsonaro  (45,4%) e João Doria (42,9%), mas ambos com um grau de desconhecimento que interfere neste número.
Isso se reflete nos cenários de 2° turno, nos quais, em todos, Lula vence com folgadas vantagens.
CENÁRIO 1: Lula 41,8%, Aécio Neves 14,8%, Branco/Nulo: 39,6%, 
Indecisos: 3,8%.
CENÁRIO 2: Lula 40,6%, Geraldo Alckmin 23,2%, Branco/Nulo: 31,9%, Indecisos: 4,3%.
CENÁRIO 3: Lula 41,6%, João Doria 25,2%, Branco/Nulo: 28,8%, 
Indecisos: 4,4%.
CENÁRIO 4: Lula 40,5%, Jair Bolsonaro 28,5%, Branco/Nulo: 27,0%,
Indecisos: 4,0%.
CENÁRIO 5: Lula 39,8%, Marina Silva 25,8%, Branco/Nulo: 31,3%, 
Indecisos: 3,1%.
Nos demais cenários, Marina ganha de todos os demais, exceto Lula e Bolsonaro perde apenas para o ex-presidente e, por muito pouco (2%) para a candidata da Rede.
Alckmin e Doria não vencem ninguém.
A pesquisa está aqui, para quem quiser ter acesso à integra.
O importante, porém, é que – para os que ainda duvidam, excluir Lula do processo eleitoral significa  abrir caminho para um destino que é impensável para o Brasil do século 21.
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

47 respostas

  1. a direita estúpida (pleonasmo) resume-se a 30% dos votos no máximo.
    desde os tempos da udn.
    em out/2016, aócio, boçalnaro e o ladrão tinham, somados, 28,4%.
    hoje 23%.
    portanto, boçalnaro sobe ainda 5% até o teto na melhor das hipóteses.
    houve alteração significativa nos brancos/nulos e principalmente indecisos que surpreendentemente, ‘diminuíram’.
    isso está cheirando a manipulação para não mostrarem que lula vence no 1º turno

  2. A pesquisa mostra algo que o Ciro fala faz tempo, que parte do eleitorado que vota no Bolsonaro votava no PSDB por falta de um representante legítimo. Por mais paradoxal que seja, ao PSDB restam a glória ou a morte. Se seguir como está, com Lula candidato ou um candidato que agrupe toda a esquerda em caso de condenação do mesmo, o PSDB desaparece, mas se houver condenação do Lula sem reunião em torno de um Ciro ou uma candidatura Hadadd, o PSDB pode se tornar, ironicamente, nossa única salvaguarda contra o Bolsonaro. Em condições normais de democracia, essa candidatura Bolsonaro naufragaria a partir de julho/agosto de 2018, mas com essa loucura generalizada, os riscos são grandes.

    1. Penso assim. Se não for possível Lula, votaria em Alckmin. Ok, é PSDB, é o Santo, mas é político, o contrário de Dória, Bolsonaro e Marina.

    2. Entendo sua preocupação, mas não há possibilidade< que passe pela democracia, do PT estar fora do 2 turno em 2018. PSDB é o bolsonaro perfumado, pensa igual mas não falam o que pensam. O projeto de governo do PSDB não será diferente do bolsonaro.

      1. Por isso que é o caso do eleitor de esquerda ter sua opção B, já que não dá pra cravar certeza no Lula. Do contrário, vamos ficar entre direita civilizada versus direita selvagem.

      2. Vejo que a maioria aqui não trabalha com a possibilidade de ausência do Lula nas próximas eleições. Isso é tão ruim e perigoso quanto escolher o menos pior ou não votar.

        1. a opção para o caso de Lula ser impedido é votar no pior possível, pois quanto pior tiver o país mais irão querer Lula volta

      3. O plano da mídia e do PSDB é exatamente esse… levar Bolsonaro e algum dos bandidos do PSDB para o 2º turno… aí a única solução será eleger esses corruptos.
        A mídia ADORA e INCENTIVA as palhaçadas do Bolsonaro… ele é útil para o projeto de poder deles… vai reter 20% do eleitorado até a Globo/Abril/PSDB lançar seu candidato… aí esse eleitorado vai migrar todo para onde a Globo mandar.

        2018 só vai ter candidato do PSDB na eleição:
        -Dória e Alckmin… algum deles pode sair do PSDB mas de todo jeito vai fazer parte do governo no final….
        -Alvaro Dias ex-PSDB,
        -Tarso Jereissat dono da OI, do PSDB… milionário
        -José Serra, PSDB, com 23 milhões na Suíça
        -Aécio… de qualquer forma estará no governo do PSDB

        Todos eles estão na Lava-Jato mas graças a Moro, Mendes e Cia… NUNCA SERÃO INVESTIGADOS!!! SAIRÃO 100% LIVRES COM O DINHEIRO LEGALIZADO!

        Além disso temos os partidos de apoio ao PSDB: Partido Novo

        MBL já se aliou ao PSDB e vai lançar candidatos pelo partido para qual sempre fez campanha.

        Moro e Dallagnol podem se candidatar… adivinha qual partido nenhum deles NUNCA investigou???

        Eles são os donos do Brasil… tomaram todos os poderes…

      4. E digo mais. O PT anda dizendo que não tem plano B e o plano C é o boicote. Sério? Isso resolve o quê? Então não pensam num Paulo Paim? Até a Gleisi Hoffmann daria uma excelente candidata (essa é política!). É difícil aceitar que as nossas esperanças de um governante melhor venham de um partido tão intelectualmente obtuso.

    3. Cara, com todo respeito, o PSDB é mais perigoso que Bolsonaro porque:

      1) Se faz de santo e moderado;

      2) Tem TODO, TODINHO, INTEGRAL apoio da mídia;

      3) É o sonho de todo operador do mercado financeiro

      Não há nada de se esperar do Bolsonaro, mas pelo menos é um tresloucado que não terá a blindagem da hipocrisia midiática e financeira. O PSDB sabe como ninguém botar vaselina e atingir seus torpes objetivos “botando no povo”.

      1. Por isso se faz necessário que o eleitor de esquerda se aglutine em torno de um nome de esquerda ou centro-esquerda em caso da não candidatura do Lula. Pode ser Ciro, Dino, Hadadd, etc. É preciso que os petistas se lembrem que antes de petistas, são de esquerda e a visão de mundo melhor de esquerda é que importa. Ninguém deu golpe de estado pra deixar o Lula voltar em 2018.

  3. vejo lágrimas no rosto dos coxa, bando de playba, apátridas, racistas, classista, sem identidade cultural com o país e seu povo, sem compromisso nacional, vermes rastejantes a serviço do imperialismo.

  4. Lula já está eleito.Já esta resolvido.A torcida agora é pelo Botafogo contra o Grêmio na Taça Libertadores.Não tenho nenhuma dúvida que o fogão será campeão da Libertadores da América isso se a Lava Jato ou Canivete Suíço não interferir em favor do Grêmio cujo Gebran Neto e o tal Romero Jucá Thompson,que são
    gremistas,pedirem para Sérgio Moro apitar o jogo e Deltan e Carlinhos de Jesus Lima serem os bandeiras,tudo em troca da condenação sem provas contra Lula.

    1. kkkkkk. Boa. Mas temos o Botafogo na presidencia da camara p dar uma força aos cariocas. A briga vai ser boa.

    2. Não vai ter Lava Jato a favor do Grêmio não! O fascista de Curitiba torce pelo Atlético-PR. Amanhã é Fogão na cabeça, nem que seja nos pênaltis com o Gatito pegando tudo! Dá-lhe Fogo!

  5. Podem esperar. Depois dessa pesquisa o MBL com o $$$ do psdb volta a soltar os fakes coxinhas. Vide esse tal de Carlos Brito que aparece aqui de vez em quando.kkkkkkkkk

    1. Assim o Carlos Brito ( meu bloqueado favorito) afina e caga nas calças..faz isso com ele não..sabe como é… macho feito o herói dele o Bozonazi….

  6. É necessário levar em consideração a possibilidade de o Lula ficar inelegível. Se o Paulo Paim, que sempre foi fiel aos trabalhadores em geral, inclusive aos servidores públicos, e sem ser acusado de nada e sem traição, sem rejeição, diante do cenário atual, com candidatos e partidos tão ruins, teria chances muito maiores. Conheço muito anti-PT que votaria nele.
    É uma análise lógica, sem considerar sentimentos resultantes de prejuízos que este ou aquele partido tenha nos causado.

    1. É um bom nome, eu apoiaria, mas acho que o Hadad tem preferencia interna. Tambem será importante conquistar maioria no senado e para abrir mão do Paim lá, tem q ver se tem um nome com força para substituilo lá tbm.

    2. não vejo a natureza do petismo sendo assim. Quando a turma de FHC, a única que poderia ter moral, não colocou lei para que Lula pudesse ser reeleito eternamente, por pura vingança, se decidiu em reuniões secretas que se iria eleger e reeleger um poste bruto de incompetência para se passar na cara de FHC e turma que o petismo poderia fazer e desfazer desse país, tal como Golbery criou para tal. Pior, levaria o poste um vice como fio descapado capaz de a qualquer hora meter um golpe chocante e levar o país para merda, cuja única salvação só pode ser … Lula.

  7. À todos os meus bloqueados favoritos, idiopatos jecas fascistas, o JOGO É PÔQUER OTÁRIOS!!!! E a esquerda progressista não colocou TODAS as cartas na mesa, nem porá agora.

  8. É Lula ou nada. E o OROM que arque com as consequências de sua sentença persecutória mequetrefe. Ele e a família dele serão tratados como párias desse país. Vão pedir asilo em outra nação….

    1. … “Oxente”, no próximo ano, o caipirão estará com a família lesa-pátria de mala IMUNDA e cuia excomungada curtindo o ostracismo na Terra do patrão Tio Sam!…

  9. Alguém disse aí que essa pesquisa é manipulada? Depois dessa os coxinhas vão começar a babar e a cortar os pulsos. LULA 2018. Podem ir se acostumando. Vamos arrumar essa merda. DE NOVO!

  10. Só não entendi esse coxinha intelectualóide dizer que o PT vai fraudar as urnas. Oi, acorda jumento: o PT não é mais governo desde maio/2016. Quem fraudou urnas foi o PSDB, para o Doriana vencer em SP. Acorda, idiota inútil.

  11. Diziam que o Lula seria péssimo presidente. Agora a opção é prendê-lo. Essa elite brasileira é o lixo da história mesmo!!!!

  12. Como pode o m.. do Bolsonaro, que não produz nada que se aproveite esteja nesse patamar???? Que nojo!!!! O pior é ter de aturar esse cabo eleitoral dele – o carlos brito, e os outros dois descerebrados que estão se opinando!!

  13. Prezados(as) companheiros e companheiras, não se avexem, não!
    O fim do INFAME rábula ‘psicoPATO’ DEMoTucano ‘mor(T)o’ está muito próximo, o energúmeno protofascista absolutamente ‘DESmoroLIZADO’!
    O filme:
    Advogado (e doleiro) “Rodruigo Tac(l)a Dura(n) no CUnha do ‘mor(T)o’ vem aí!
    Tremeis, abjeto caipira arrivista colonizado da ‘Província agrícola do Paraná’”

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Tacla Durán, o doleiro que pode detonar a Lava Jato, diz ter recebido ameaças.
    Por emérito e intrépido jornalista Joaquim de Carvalho
    Diario do Centro do Mundo – 19 de setembro de 2017

    Tacla Durán, o homem-bomba da Lava Jato
    Vídeo da entrevista do advogado e doleiro ao El País
    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.youtube.com/watch?v=VbpGh3AkCrE

    Tremeis, abjeto caipira arrivista colonizado da ‘Província agrícola do Paraná’!
    E integrante da PORCA-tarefa da Operação midiático-golpista ‘Farsa a Jato’ lesa-pátria!
    Ah este ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA infestado de aloprados fura-teto que estão ajudando a detruir a nação e o honesto povo trabalhador brasileiro!

  14. Fernando Brito, vc diz que os jornalamas destacam aprovação do goslpisto de apenas 3,4%, o que todos já sabiam, mas Lula cada vez mais na dianteira também é notícia velha.

  15. … [Mais um] Crime hediondo perpetrado pelo juizeco de piso de quinta ‘mor(T)o’

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Delegado José Francisco de Castilho Neto da Polícia Federal e Perito Federal Renato Barbosa discorrem sobre a maior investigação criminal de todos os tempos no Brasil. Conhecida oficialmente como “Operação Macuco”, ou popularmente como “Caso Banestado” [Privataria DEMoTucana], pioneira no combate a corrupção da alta cúpula da política nacional, e precursora de todas as operações subsequentes da Polícia Federal, inclusive da “Operação Lava Jato”. (Programa Passando a Limpo – TV Record – Ano 2003)
    https://www.youtube.com/watch?v=Z4x90cbNKGQ

  16. E aqueles institutos de pesquisas atrelados a Globo e Folha de São Paulo faliram? Ou não querem se dignar a divulgar resultados amplamente favoráveis ao Lula e ao PT, mesmo com toda a avalanche de denúncias e condenações lavajateanas a todo momento?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *