CNT/MDA abre a rodada de pesquisas: Dilma mantém vantagem e volta ao empate no 2° turno

mda

Não foi na primeira das pesquisas que serão divulgadas de hoje e amanhã que deu para “reviver” Aécio Neves.

A vantagem de Dilma Rousseff no primeiro turno sobre Marina na pesquisa da Confederação Nacional de Transportes /MDA, encerrada domingo, permaneceu semelhante ao levantamento  anterior , realizada no final de agosto:  ela teria 38,1%  contra 33,5% de Marina Silva. Aécio, cada vez mais distante, fica com 14,7%.

Na pesquisa anterior, que começou as entrevistas uma semana depois da morte de Eduardo Campos, Dilma tinha registrado 34,2 %, ante 28,2% de Marina e 16% de Aécio.

O crescimento de Marina, que vinha em ascensão, era esperado. A surpresa é a velocidade em que se registrou a ascensão de Dilma: quase seis pontos em 15 dias, o que coloca sua candidatura em linha ascendente.

Todos os indicadores lhe são favoráveis: a rejeição cai 4 pontos, a aprovação do governo sobe 5 e a as avaliações ruim/péssimo caem quase seis pontos.

O resultado disso é que, num confronto de 2° turno, onde antes Marina levava vantagem de nove pontos  – 43,7% contra 37,8% – agora a diferença caiu para 2,8 pontos: 45,5% para Marina e 43,7% para Dilma. O que é um empate estatístico, porque a margem de erro da pesquisa é de 2,2%.

Mas, como se sabe, são pesquisas e pesquisas dão lá os seus “jeitinhos”, embora não possam esconder o essencial: Dilma vai ser “dura de matar”.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

38 respostas

  1. Ainda acredito que a pesquisa CNA seja para forçar a renúncia de Aécio.
    Não creio que os tucanos, pela força da camisa, tenham tão poucas intenções de voto. É como pensar que quem é petista votaria em qualquer outro… sei lá….

    1. “Força da camisa”??? O PSDB acabou faz tempo. Contrata militantes para encher comícios! 14% é até muita coisa. Só ficarão com SP porque a maioria da turma de lá gosta de lodo do Cantareira e se deixa hipnotizar com o falso ufanismo paulista da mídia golpista.

      1. Falou tudo Ricardo, moro aqui e para a maioria até o cocô do cachorro na calçada é culpa do governo federal. Alckimin é santo. Eu chamo meu estado de TUCANISTÃO.

      2. Ficar sabendo que o PSDB está pagando empresa para forjar militância foi a segunda melhor notícia de hoje, a primeira foi a queda de Marina Silva nas pesquisas.

          1. Sera que os paulistas vão ter a infeliciadde de livrar tucanos de extição.

          2. Os Paulistas vão ganhar o titulo “POVO PREOCUPADO COM PLANETA PRESERVA UM TUCANO POR MAIS 4 ANOS”

            Vai ser gozação pra cima de nos.

  2. “Mas, como se sabe, são pesquisas e pesquisas dão lá os seus “jeitinhos””

    Eu teria cuidado com essa tese.

    No primeiro turno de 2010 todo mundo criticou o Datafolha, que apontava o resultado mais negativo para Dilma; e, no final, foi ele quem acertou que haveria segundo turno.

    (Já o VoxPopuli, cujo presidente é nitidamente governista, apontou erroneamente a vitória de Dilma no primeiro turno.)

    É possível que o Datafolha tenha manipulado as pesquisas antes, e corrigindo o resultado à medida em que se aproximava a votação?

    Sim, é possível. Mas para que isso acontecesse seria necessário mudar o perfil da amostra da pesquisa no decorrer da campanha. Exemplo: começar com mais entrevistas em estados tucanos, e corrigir gradualmente a amostra para um perfil mais representativo da realidade.

    Se você quiser verificar se há ou não manipulação, basta comparar o “perfil da amostra” em diversos relatórios do mesmo instituto.

    1. foo, pelo que voce disse, acredito que voce sabe le e entender as pesquisas.

      Veja o que a DataFolha fes (sacanagem) em 2/10/2010, para governador em SP.

      Tirou nada mais , nada menos do que 7 pontos do Mercadante.

      Ja para o Alckmin, deu 5 a mais.

      e Olha que Alckmin, ganhou com menos de 0,5 pontos a mais dos outros candidatos.

  3. Depois de tentarem mudar a eleição com base em pesquisas tendenciosas, os institutos, e a mídia tucana claro, começam a chegar, devagarinho, aos números reais para não caírem em descrédito junto a audiência.
    Ojalá até final de setembro, divulguem a Presidenta Dilma coroada já no primeiro turno….

  4. O epíteto de “desesperados” está grudando no Aécio e em sua campanha. Usado com bom humor pela propaganda de Dilma no rádio, provoca risos nos ouvintes. Colocado no plural, tem a vantagem de alcançar não apenas a Aécio, mas sobra também para atingir Marina e nanicos de aluguel que militam ao lado dos oposicionistas. É um adjetivo mortal.

  5. Creio que os números desta pesquisa ainda estejam “contaminados” pelo desejo de tirar o PT do poder.
    Aécio não tem 14,7%!!! Até os aliados dele já abandonaram o barco.
    Marina não está na casa dos 30%!!! Nesta conta os partidos mais à direita teriam 44,7% dos votos.
    Todos nós sabemos que isso não é verdade…
    Eu ainda aposto em Dilma no primeiro turno.

    1. Calma, camarada.

      Como falado acima, em 2010, todos criticavam o Datafolha, mas foi o que se aproximou de verdade.

      Portanto, mais militância e menos miiimimi com pesquisas.

    2. Com toda empolgação do Aécio apos a delação premiada, na cidade em que moro( mais de 25 habitantes), não vemos tucanos com propaganda dele. Os Tucanos estão recolhidos. Por incrivel que pareça alguns me dizem que se tiver segundo turno votam na Dilma.

  6. Pela forma como Dilma passou a evoluir chego a conclusão que Dilma vence no primeiro turno e ponto final.

    1. Nos nas ruas, nas praças, nas fabricas, nas portas das escolas nas redes sociais, vamos fazer a diferença e Dilma será reeleita no primeiro turno.

      Ja que Marina não conseguiu fundar um partido, ela pode muito bem fundar uma igreja, e ganhar seus dinheirinhos em palestas com fontes anonimas até o dia que a Receita Federal descobrir os CNPJ das empresas fantasmas que remunera ela com verbas milionarias. Isto tudo é PROVIDENCIA DIVINA.

  7. 10% separa Dilma da soma dos adversários. Dilma está crescendo e Marina já começou a cair; Aécio vem caindo a cada nova pesquisa. Acredito que Dilma ganhará no primeiro turno (tem tempo de sobra para isso).

  8. Os institutos de pesquisa ligados à direita tiram de 3 a 5% dos votos de Dilma e dão estes números para quem for conveniente no momento. Lembram que o Zé maria do PSTU já teve 2%? No momento creio que tiram esse tanto da Dilma, que teria uns 42%, e o dão para a Marina, que teria uns 29%. São poucos números, mas dão um efeito psicológico mortal.

  9. Dilma é “dura de matar” mesmo: que o digam os militares que a torturaram. Não vai ser uma fadinha da floresta, que não sabe a que veio, que vai conseguir. Nem com a ajuda da providência divina.

    1. Dilma vai conseguir fato inedito. Ser reeleita ja no primeiro turno. Olha que nem o Lula conseguiu.

      Já temo um record – PT o partido que mais tempo governou o Brasil (12 anos)

      Quero ver a Dilma inaugurar a Ferrovia Norte-Sul la em Rio Grande -Estado do Rio Grande do Sul.

      Quero Ver a Dilma Inaugurar o Trem Bala.

      Quero ver Dilma Inaugurar a transposição do Rio São Francisco.

      Quero ver Dilma Inaugura as usinas hidroeletricas que marina quis boicotar.

      Quando Dilma terminar seu segundo mandato em 2018, serão 16 anos em que ela ajudou a desenvolver o Brasil. Fato inedito na historia do Brasil.

  10. Acho estranho essa pesquisa mostrando a subida de Marina, quando “trackings” tanto do PT quanto dos tucanos mostram sua queda, muito estranho…

    1. O meu ver Marina começo despencar. vai demorar mais uns dias os institutos informarem isto.

      O Fato de Marina não priorizar o Pre-sal, prejudicando sobremaneira o Estado do Rio de janeiro e Espirito Santos, bem como a população brasileiros, porque deixa de ter mais dinheiro para saude e educação, como esta na lei criada pela Presidenta Dilma, e sua sociedade com Malafaia foi a gota d’agua.

  11. Amigos, desculpem o pessimismo, mas tomara que estes institutos estejam forçando a mão para mais para os candidatos anti-Dilma, pois se Dilma não crescer a ponto de ficar uns oito a dez pontos acima de marina, a mídia “renuncia” o aecio. E marina chegando a uns 5% a mais que Dilma, vence no primeiro turno. Será que ninguém ainda olhou para isso? Será que ninguém vê que esse golpe da direita é possível? Se Dilma não ultrapassar os 40% corre o sério risco de perder no primeiro turno pois fora aécio, os demais não têm mais que 2% dos votos. Por isso, acho que a situação está quase que dramática não para Dilma, mas para o futuro do país.

    1. Sabe, meu marido tem dito a mesma coisa. Só há um porém: Aécio disparou numas de falar muito, muito mal de Marina agora. Antes era só com Dilma, mas agora liberou geral! Quem sabe, se ele continuar assim por mais uns dias, o povo não perceba a desfaçatez da coisa, né? Tomara! Porque digo uma coisa: o PIG tá enlouquecendo! Enlouquecendo!! São capazes de qualquer coisa, como já vêm provando…

      1. Para mim, Aécio pensou em renunciar porque no seu íntimo sabe que está fora…mas tenho certeza que os caciques tucanos deram um “prensa” nele para seguir até o fim,motivo pelo qual ele deu aquela coletiva ao lado do FHC. Explico: Se Aécio renunciar isso pegará muito mal e o PSDB vai virar um nanico, não faz 30, 35 deputados federais, muitos eleitores Brasil afora vão se irritar com essa posição de covardia dele. Além do mais isso enfraqueceria a batalha de tucanos em segundo turno de disputas de governador, onde pode ocorrer,como por exemplo no Paraná. Fora disputa de senadores. ele vai até o fim, mas acho q por ele, renunciaria e entraria no lugar do Pimenta da Veiga em Minas pra tentar evitar a vitória do Pimentel.

  12. Britto, por getileza, corrige aí, a diferença no segundo turno caiu para 1,8 e não 2,8.

  13. Agora que notei, O Brito errou foi em em dizer que Dilma está, segundo a pesquia, com 43,7, quando a pesquisa mostrou 42,7. Então está correto que a diferença caiu para 2,8. O erro foi colocar Dilma com 43,7

  14. Dilma para de da entrevistas para o PIG. Para de ir em debates do PIG.

    Para de da coletiva para o PIG. Faça igual voce fez com o Jornal da Globo.

    Vá para as ruas. Vá onde esta o povão. Voce vai ganhar no primeiro turno com os votos do Povão.

    Va no interior de São Paulo.

    No dia da eleição os ricos que são eleitores de Marina e Aécio estarão nas praias ou em Maimi(EUA).

    Ja o Povão estarão nas filas para votarem 13 com muito orgulho.

    1. A entrevista dada ao Estadão foi fabulosa. Se algum empresário assistiu, acho que ficou balançado. E muita gente que só conhecia a Dilma pelas manchetes negativas da imprensa golpista pode também ter sido sensibilizada. Vi na internet.

  15. A análise do gráfico é ridícula. Vejamos, Dilma tinha 73% em Jun/13, solução? Protestos em massa, cobertura total, incentivo e fogo na lenha do PSOL e PSTU, que sem querer, fizeram a alegria do PiG. Opa, voltou a crescer? Vamos cassar pelo em ovo … já sei … Passadema! Cai novamente em Dez/13. Vamos manter a queda, vamos dizer que com o dinheiro gasto na copa dava para construir Hospitais. Começou o horário político, Dilma volta a aumentar a popularidade pois na TV vemos o que o PiG escondeu durantes os 3 anos. Solução? Estão neste momento pensando … Petrolão? Vai que cola.

  16. Pra aqueles que não viram! O DÉCIMO programa eleitoral da Dilma exibido em 9 de setembro, terça-feira à noite, conseguiu o que parecia impossível. Abordou o tema CORRUPÇÃO e superou TODOS OS DEMAIS! Demonstrou de forma didática e esclarecedora como se faz para combater a corrupção. Vai direto ao ponto e lista ações concretas tomadas nos últimos anos, como a aprovação de legislação específica sobre o tema, e os órgãos responsáveis pela fiscalização e a investigação em nível federal: PF, CGU, COAF, Ministério Público. Dilma foi dura e sincera na abordagem, mas sem ofensas de caráter pessoal, desmontou a hipocrisia tucana e de seu candidato, Aécio Neves, no debate público a respeito de corrupção. Afinal, o governo de FHC foi omisso e “varreu a sujeira para debaixo do tapete” nomeando um Engavetador Geral da República. E num recado direto a candidata Marina Silva, deixa claro que não é com “salvadores da pátria” que a questão será resolvida, mas SIM com o fim da impunidade. E, novamente, aborda e desmascara a polêmica proposta de Maria Silva que propõe a Independência do Banco Central e a associa aos “desvios das riquezas da nação para o bolso de uns poucos privilegiados” com decisões econômicas erradas. O programa termina listando uma série de investimentos e programas federais em São Paulo e no Brasil. Em resumo, A-R-R-E-B-E-N-T-O-U! Vai que é tua Dilma! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=YEk6f9RpnOM

  17. Nessa hora e militancia mesmo chegou a hora do teti a teti, porta a porta msn, email telefone , velha militancia petista e a hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *