Ciro segue o caminho do labirinto que devorou Marina

Não posso deixar passar sem registro as ofensas proferidas por Ciro Gomes a Paulo Moreira Lima e a Kiko Nogueira, do 247 e do Diário do Centro do Mundo.

Críticas políticas são livres, a eles, a qualquer um e a mim, quando jornalistas saem do manto tantas vezes hipócrita da neutralidade ou até mesmo embuçados por ele.

Acusar de venais e “picaretas” exige, porém, fatos concretos. Que não foram apontados.

É preciso separar Ciro do PDT, ainda que o PDT de hoje sofra todas as vicissitudes de 15 anos sem Brizola, que fazem a ele muita falta, como falta faz à toda a cena politica brasileira.

E faz a mim, depois de duas décadas de convívio diário.

Todos os que viemos do brizolismo temos críticas e, até, ressentimentos com o PT.

A começar dos que teve o próprio Leonel Brizola, os quais vivenciei e com os quais, em boa parte, concordei.

Isso, em tempos em que Ciro Gomes não partilhava do “brizolismo” que viria a ser a sua tardia opção, já sem Brizola a definir o que seria ser “brizolista”.

Por isso, me permito dizer algumas coisas a Ciro, neófito no que diz ser seu brizolismo.

A primeira é a que Brizola jamais se permitiria atacar politicamente um homem preso por um processo judicial deformado, como o que ele próprio reconhece ter sido o de Lula.

Brizola, Ciro, jamais seria um covarde.

No fundo, é assim que soa a sua valentia quanto a Lula.

Não me fale, também, em pureza moral nas alianças políticas, porque as suas, ao longo da história, estão longe de serem canonizáveis. Em 2002, sua candidatura presidencial era apoiada por Roberto Jefferson e tinha como coordenador geral José Carlos Martinez, um senador do Paraná acusado de receber 4,5 milhões de dólares de Paulo César Farias.

Nada disso fazia de Ciro um corrupto, é claro. Mas o desautoriza a inculpar Lula, como o faz, por suas alianças.

Mas Ciro sente-se à vontade para acusar jornalistas que apoiam Lula de desonestos simplesmente porque…o apoiam.

Neste caso, Ciro, peço que me acuse também.

Estou há seis anos fora do PDT, embora conserve lá muitos amigos, que não partilham de sua visão odienta sobre Lula.

Então, escute, Ciro, você caminha para inviabilizar-se como candidato.

O partido te enxerga como um caminho de sobrevivência.

Mas logo ficará claro que você não é isso, mas é a seara do isolamento, empurrando-o para um desvão do antilulismo.

O campo, aí, Ciro, está superlotado.

Tudo o que você diz de bom e justo sobre a situação do Brasil se perde por isso.

Como tudo se perdeu quando de sua omissão no segundo turno de 2018 desparecendo em Paris.

Os brizolistas, ciristas ou não, não tiveram dúvidas sobre seu voto.

Ciro toma um caminho que teima em seguir, mesmo diante de todas as evidências do desastre.

Ciro entrou num labirinto tal e qual o de Marina Silva, que o engolirá, como fez a ela.

E mais rápido.

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

94 respostas

  1. Leia o DCM durante o mês de setembro e vai ver que Ciro está certo. O DCM virou a pistola doida da gleise.

    1. O Ciro ataca o PT e o Lula diuturnamente. Em 2022 ele vai querer apoio do PT? Pode tirar o cavalinho da chuva. Ele que procure o PSL, PSC, PP, MDB, PSDB e outros partidos à direita, que é o lugar dele.

      1. Mas como nao vai atacar? O PT elegeu Bolsonaro com essa loucura de lula candidato dentro da cadeia. Um culto à personalidade sem nenhum sentido. Até com Mandela já se comparou. Messias por Messias, o povo escolheu o Bolsonaro, e os PTistas ainda nao entenderam isso.

        Produziram a Dilma dois (Haddad) que disse que Golpe era uma palavra muito forte e é extremamente comedido pra falar da oposição. Enquanto eles chamam e condenam Lula por roubo, Haddad posta fotinho dizendo ser anti-fascismo. TA SENDO COMIDO COM FARINHA, DE NOVO.

        1. 1. Pelas pesquisas de intenção de votos, Lula ganhava com certeza no segundo turno e, em algumas pesquisas, até em primeiro turno.
          2. Muita gente votou em Haddad porque era o candidato indicado por Lula e/ou porque era o candidato do PT. Se Ciro fosse para o segundo turno, não teriam votado nele, mas em Bolsonaro.
          3. Uma semana antes das eleições em primeiro turno Edir Macedo “orientou” os evangélicos para votarem em Bolsonaro, apesar desse candidato representar o oposto de tudo que Jesus pregava. No mesmo dia e hora em que se realizou o último debate entre os candidatos à presidência, Edir Macedo, em seu canal, “entrevistou” Bolsonaro, que não foi aos debates com os demais candidatos sob o pretexto da suposta facada. Não foi entrevista, foi propaganda eleitoral mentirosa e criminosa. Por conta disso, dois em cada três evangélicos, que representam um terço da população, votaram em Bolsonaro.
          4. A extrema-direita mundial e empresários picaretas nacionais investiram milhões de forma irregular em fake news, que alavancaram turbilhões de mensagens que chegavam do nada via face book ou whatsapp a um número incalculável de eleitores.
          HAJA ANTIPETISMO, CIRISMO, HIPOCRISIA E CARA DE PAU PARA TENTAR RESPONSABILIZAR O PT PELA ELEIÇÃO DE BOLSONARO EM CIMA DE FALÁCIAS ESCANCARADAS, SR. JÚLIO DO MAL.

        2. Resumindo, quem é PT votou Haddad. Quem não votou no Haddad ajudou a eleger o Bozo. É um raciocínio simples e direto. Para de ficar repetindo as mentiras do PIG.

      2. O Ciro é como um burro de carga que carrega um ressentimento que nunca o irá leva-lo na ocupar o Palácio do Planalto. O Ciro é igual fábula do escorpião e do sapo. Vejam se não estou certo????

    2. No mês de setembro há algo que leva a crer que Kiko Nogueira é corrupto e picareta. Pode-se discordar de apoio a Lula, Boulos ou até mesmo Bolsonaro, mas não acusar algum jornalista por isso. Veja o caso de Eliane Cantanhede ou Vera Magalhães: não acho que sejam corruptas ou picaretas, penso que têm posicionamento ideológico e visão de mundo diferente da qual compartilho, mas isso não as torna corruptas e picaretas. Ciro Gomes ofendeu a honra de dois jornalistas que em tese militam no mesmo espectro ideológico dele. Uma coisa é dizer que esses dois jornalistas são alinhados a Lula e ao PT, outra é acusá-los de criminosos por isso. Esse é ponto, não o fato de terem ou não militado a for de Lula.

    3. Há uma enorme diferença entre alinhamento político e corrupção praticada no passado e picaretagem, até porque o coronel do Ceará tem sido bem mais picareta. É fato que o DCM sem o Paulo Nogueira perdeu o brilho, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

    4. Sr Júlio, achas realmente que o posicionamento do DCM, como apontado por você, justifica o ataque contra a honra e a moral do Kiko Nogueira e do Paulo Moreira Leite, este último, a título de esclarecimento, sem pertencer ao DCM?

    5. Poderia apontar em que momento fica demonstrado o passado corrupto e venal de Kiko Nogueira na Revista Época? Se não, é calúnia.

    6. Ciro não quer o meu voto. Ele me dispensou como eleitor. Eu teria votado nele mas ele não me quer.

    7. Vc não leu o texto do Fernando? Isso seria crítica política, agora o que isso tem com o DCM e o PML serem desonestos? Ciro pra quem é sério, já era!

  2. Todo mês um novo veredito sobre o fim político de Ciro.
    O homem que “não vai passar de 4%” em 2018…

    1. De algum tempo para cá, sempre que publicam em blogs progressistas artigos criticando Ciro, aparecem do nada dezenas de comentaristas que nunca antes haviam comentado naquele blog, defendendo o sujeito com unhas, dentes e falácias.
      Eu me pergunto se fazem isso por princípios ou se têm algum outro intere$$e envolvido.

  3. Odiar Ciro não fez muito bem pralguns rincões, é verdade.

    Ciro, o ambíguo, seria útil no caminho se estivesse tentando colaborar. O problema é que ele cada vez menos causa essa impressão.

    Odiar o petê também faz mal pra saúde.

    O jogo chama “aliança”. Ninguém é virgem e ninguém fecha totalmente com ninguém.

    Se o Ciro fosse lá combinar de ser vice do Haddad (estou falando do futuro imperfeito), eu votava nele?

    Ô se votava.

  4. “Em 2002, sua candidatura foi apoiada por Roberto Jefferson…” e por Leonel Brizola, é bom lembrar. O mesmo Brizola com quem Ciro manteve amizade até a morte do estadista gaúcho em 2004. Naquele mesmo ano, me recordo que Brizola decidiu que o PDT sairia da base aliada do governo Lula. Chegou a oferecer o partido para abrigar os deputados “radicais” que não quiseram apoiar a proposta de reforma da previdência da época. Esses deputados optaram por fundar o PSOL, que era oposição ao PT na esquerda até o ano passado.

    Também é interessante ver essa comoção em relação ao ex-presidente Lula, que apesar de preso, não está em nenhuma masmorra medieval ou presídio federal. Ele tem acesso á um bom lugar para dormir e se alimentar, além da TV pra lhe fazer companhia quando o acampamento, os artistas, os correligionários, os familiares, os advogados ou os jornalistas que o visitam não estão disponíveis ou são impedidos de comparecer. Aliás, se Lula se sentiu ofendido com algo que Ciro disse à Folha, pode responder a ele com suas próprias palavras em sua próxima entrevista, que não deve demorar muito e certamente será divulgada em toda a blogosfera petista.

    Quanto a entrevista de Ciro Gomes, achei que o pedetista foi cirúrgico em suas afirmações, divulgando informações que são de conhecimento público e notório de grande parte do público, mas que por um motivo ou outro acabam sendo esquecidas. Ciro não deixa o público esquecer de nada, e acredito que a atitude será recíproca: o público não vai esquecer dele.

    Enfim, enquanto qualquer crítica ao personalismo em volta do ex-presidente for considerada “antilulismo”, realmente não terá como esse campo não ser superlotado. É preciso ser extremamente alienado para não ter nenhuma ressalva com o comportamento vergonhoso de Lula e da direção do PT nos últimos anos: Destaco a manobra que tirou o governo de Pernambuco das mãos de Marília Arraes e obrigou o PCdoB gaúcho a encerrar a campanha de Abigail Pereira para o governo do estado nas últimas eleições. Manobra que não ofereceu vantagem alguma para qualquer progressista neste país.

    1. Felipe, se você ler com atenção eu disse o contrário: que Ciro jamais poderia ser atacado em sua honra por desvios de seus aliados. Não fiz, nem creio que os jornalistas acusados tenhm feito, qualquer assacada contra a honestidade pessoal de Ciro e não teria razão para fazê-lo. Mas ele fez, sem apontar qualquer dado concreto que o autorizasse a chama-los de picaretas. Fosse o combate político, ok, ele e qualquer um tem o direito a isso. Quanto ao sacrifício de candidatos, próprios ou aliados, é desagradável mas, por vezes, necessário quando há uma eleição presidencial envolvida, até porque eleição é processo político, não uma corrida de indivíduos. Quanto aos embates de Brizola com Lula – vários e duros, como presenciei – nunca deixaram de ter, da parte de Brizola, limites, sobretudo quando era a hora do embate contra a direita. Ninguém tinha mais direito a ressentimentos que Brizola em 1989, depois de exílio e perseguição, de disputar com Collor, ainda mais tendo ficado fora do segundo turno por menos de 0,5%. E ele deixou toda a frustração de lado e pegou a mão de Lula, faendo a espetacular transferência de votos do Rio de Janeiro e a do Rio Grande do Sul, na tentativa de escaparmos da eleição de Collor. Eu te pergundo, sinceramente, a eleição de Jair Bolsonaro era um mal menor que aquele para não justificar engolir o sapo barbeado da candidatura Haddad, de quem, aliás, Ciro se diz amigo? Agora, ficando apenas no campo dos projetos estratégicos: será que Ciro se credencia como destino do voto progressista fazendo de um Lula martirizado o alvo de seus ataques?Evidente que não e, por isso, devemos procurar em outros lugares os seus objetivos. É política, não é pessoal.

      1. Não tenho certeza sobre os jornalistas nomeados, mas sei que blogs como o Brasil247 e o DCM mentem sim, diariamente, e ofendem a honra de Ciro. Há nesses sites um sistema, que eu sinceramente acho nojento, que mistura mentiras, opinião política e jornalismo- um prato cheio para a desinformação.

        O sacrifício de candidatos é parte do processo político brasileiro, e eu entendo isso, mas supõe-se que esses sacríficios sejam, no mínimo, para o favorecimento de uma campanha. Excluindo a hipótese de que o PT e Lula secretamente desejavam que Bolsonaro vencesse as eleições, aquela manobra não fez o menor sentido.

        Me recordo que, depois das eleições de 1998, Brizola afirmou em rede nacional durante o “Roda Viva” que “O PT age como um partido nazista”. Nada do que Ciro disse em relação ao PT chegou perto dessa afirmação, então não entendo a afirmação de que Brizola teria “limites” em suas críticas, enquanto Ciro supostamente não teria.

        Quanto ao apoio em 2018, Ciro usou toda aparição que fez na mídia durante o segundo turno para reiterar o “ele não” e pedir que seus eleitores votassem “pela democracia e contra o fascismo”. Recado dado: Grande parte dos eleitores de Ciro foram para Haddad. Era necessário ir a palanques e implorar por votos no partido que mais ajudou Bolsonaro durante o primeiro turno, e que escolheu a Ciro como adversário principal quando o mesmo tentava antagonizar justamente com aquele que hoje é presidente da república? Acredito que não. O fazer seria suicídio político, um último ato de submissão ao grupo que preferiu ver Jair Bolsonaro no Planalto a perder alguma relevância no campo progressista.

      2. Ok… mas o qu voce exigiu do Ciro pro 2o turbo, do mal menor em torno do bolsonaro, vc nao exige do PT. O antipetismo era sabidamente mais forte em 2018 do que era em 2014… E 2014 foi apertadissimo, isso pq concorriamos com a presidenta do país como candidata, com a maquina a seu favor, com Lula livre par fazer campanha e com a própria base de apoio que a dilma formou. 2018, no entanto, concorreu-se com um candidato que nao havia sequer conseguido a reeleição para a prefeitura anos antes, sem o Lula livre para apoia-lo e com um antipetismo avassalador, que fez um partido nanico como o psl ganhar destaque.
        Então, nao acho certo fazer toda essa exigência de que Ciro devia pegar a mão do Haddad, quando o preço se recusou a pegar a mão do Ciro, inclusive com a gleisi sendo ríspida sobre essa possibilidade. Ou se faz um mea culpa de ambos os lados ou não se faz de nenhum

  5. Ciro tem aquela arrogância típica dos adolescentes que é perfeitamente compreensível na aurora da vida, mas lamentável depois de se chegar ao meridiano e ainda mais próximo do crepúsculo da vida. Ciro é um poço de rancor e inveja, não vive em paz consigo mesmo, e não pode estar em paz com os outros. E vai ficando cada vez menor a medida que se debate e espernea toda vez que alguém (Lula) lhe extende a mão para sacar-lo da areia movediça em que ele próprio ridiculamente se meteu.

  6. Ciro é um CAMALEÃO DESCARADO .
    Se depender do MEU voto ele NUNCA chegará nem perto do Palácio do Planalto.
    INVEJOSO DE MERDA !

    1. Uma pessoa como Ciro e Bolsomerda que vivem trocando de partido diuturnamente, não conseguirá ir para frente. um passo pra frente e dois para trás, até cair no abismo!

  7. Melhor artigo (na verdade, é bem mais que um artigo) criticando Ciro. Só faço uma ressalva ao título. Ciro transformou-se em um monstro de labirinto mil vezes pior que Marina. Ela também se deixou levar pelo ressentimento por se considerar preterido pelo PT, mas não chegou nem perto de fazer o que Ciro fez.

  8. Alguns amigos e conhecidos sempre me perguntaram que vc acha do Ciro para presidente , para me manter ameno nessa questão , sempre respondi : Seria um excelente ministro em qualquer área do governo , principalmente na área econômica . Apesar dos pesares continuo pensando assim .

  9. Ciro é rigorosamente o único político que percorre o país dando palestras, fazendo críticas ao governo e, importante, apresentando sozinho com absoluta exclusividade propostas de seu grupo de estudos dentro do PDT. Todos os outros estão seduzidos pela loucura diversionista do bozismo ou entregues religiosamente ao mantra Lula livre. Duas coisas absolutamente inúteis quando se restringem à oratória de baixo nível praticados por uma esquerda sebastianista. Quero crer, pela reação destemperada e com a eficiência de uma roda que gira livre no seu eixo, que ele, Ciro, deve estar crescendo onde importa, junto aos jovens e eleitores em geral, senão não haveria assim tanto desespero por parte da esquerda coalhada, sem propostas e iniciativas para o Brasil.

    1. Ciro morreu ou não percebe?Em que mundo vive?
      Ciro sempre foi privatista(De uma googlada)Apoia a deforma da previdência(De outra googlada).Direitista nato(google novamente).
      Se digitas deve saber ler e quem lê tem obrigação de pesquisar antes de opinar.

      1. Passarinho, você que googla tanto, entre com a palavra Ciro no youtube e você vai ter o maior número de vídeos de todos os tipos, a favor e contra o Ciro Gomez, de longe mais que qualquer outro vídeo de qualquer outro político de esquerda incluindo aí os do Lula e os do pt. Recomendo que você assista de maneira desapaixonada a todos, a favor e os contra, para formar uma ideia a respeito deste candidato.

        1. Isso quer dizer o quê? Que vale tudo? Que pode mentir e caluniar jornalistas? Nisso Steve Bannon faz muito melhor!

        2. Cara ja tenho e sei que é privatista,infiel,desagregador e filho da puta.Além de irresponsável e fujão.Em suma não vale um pelo pubiano de LULA.

          1. Que nível! São argumentos assim, grosseiros, mal educados e com a arrogância dos ignorantes irrequietos que levam muita gente a não votar no pt. Por causa destes petistas e sua formação moral e cultural.

          2. CALMA ROSINHA ACASO DESCONHECE O PALAVREADO DE SEU CORONÉ AMADO,OU SÓ SERVE A MIM ESSES ADJETIVOS?

      2. Para falar assim é porque não acompanha o Ciro e nem conhece suas propostas. Morto tenho certeza que não está, mas se você acredita neste termo, então não está conseguindo ver sua ressurreição e é isso que está incomodando muita gente.

    2. Infelizmente tem se mostrado destemperado. Compor o campo da esquerda batendo no maior líder de esquerda do Brasil na atualidade ou é ressentimento ou suicídio político.

    3. E de que forma isso dá legitimidade a ele, em acusar (e desrespeitar!) dois jornalistas cuja trajetória são o exato oposto do que ele proferiu, quando entrevistado?

      É válido apontar o dedo para os supostos erros dos outros, os quais, ao fim e ao cabo, o próprio cidadão comete quando dispara uma metralhadora verbal no pior estilo bozonarista?

      A mim, e a tantos outros ainda no campo progressista, foi um atestado de completa falta de equilíbrio emocional, talvez até de autoritarismo, perante críticos que, como o próprio Kiko, deram espaço político considerável e teceram elogios em seus blogs e sites ao próprio Ciro, ao longo de TEMPOS. Até a derradeira “pausa pro café” na França, durante o processo eleitoral.

      Se isso já não é motivo o suficiente, vide a opinião do Miguel do Rosário a respeito do ocorrido, que sempre defendeu o projeto de país e a trajetória política de Ciro.

    4. Quem aceita que alguém, no caso Ciro, use do expediente de mentir e caluniar jornalistas, as tais fakesnews dos fascistas, como estratégia para aparecer ou para se diferenciar do outro, aceita tudo!

  10. Ciro Gomes é um mentecapto completamente desequilibrado. Ele consegue, por vias diversas, ser tão desagregador quanto o Bolsonaro. Muito ego para pouco tutano.

  11. Aos que pariram/criaram/inventaram/acreditaram na falácia/idéia de um Ciro preparado/intelectual, meus pêsames…tais atributos não casam com destempero (raciocínio basico)…venho alertando faz tempo sobre o Coroné….

  12. Ciro trabalhou com Lula e foi um leão na defesa do projeto de transposição de águas do São Francisco para o sertão nordestino. E Ciro também conhece a natureza das alianças políticas que os governos são obrigados a costurar na incipiente e imperfeita democracia brasileira, se querem de fato governar. Por isso mesmo a posição de Ciro em relação a Lula é imperdoável. No início de seus ataques, era uma posição incompreensível, mas tornou-se imperdoável. É impossível que Ciro não veja claramente que o Lula é completamente inocente do que o acusam. Lula jamais “recebeu pequenos presentes”, como ele afirmou pelas televisões afora. Conhecendo Lula de perto em seus dois mandatos, Ciro entretanto não sabe quem foi Lula, não conheceu a dimensão do líder sindical, e do homem que fundou um grande partido político para representar os trabalhadores e os desvalidos dentro de um sistema democrático em fase de aperfeiçoamento. Ciro, meio obnubilado pela prática política de curto prazo, realmente se preparou exaustivamente para questões comezinhas do debate político e econômico visando alcançar o poder, mas a dimensão de uma liderança como a de Lula está acima de sua compreensão, não pode ser abarcada por sua limitada preparação. Ciro quer governar, talvez com a melhor das intenções, mas seu querer não difere muito do de uma criança birrenta. Se ele se conformasse com o papel honroso que as vicissitudes da história lhe tinham reservado, talvez até lhe fosse imposto pelas circunstâncias o acesso aos mais altos postos de combate na defesa do país e de seu povo. Mas negar a virtude alheia não vai jamais aumentar a sua virtude, e querer apoiar mentiras espalhadas pelos inimigos do país é de fato imperdoável.

    1. Ciro tem a estratégia de pegar um grande atalho para colocar seu plano desenvolvimentista ao país em prática. Um atalho que significa subir pelas costas do PT e de lideranças como Lula usando tênis com cravos de garras afiadas (grampom) e picaretas (piolet) de um verdadeiro alpinista de gelo.

    2. Quando a cegueira é tanta que se acredita que uma pessoa que conviveu com Lula diariamente por anos, trabalhando diretamente com ele, não conhece o ex-presidente. Ciro Gomes conhece Lula melhor do que eu e melhor do que você, simplesmente pela natureza das interações sociais.

      Ao mesmo tempo, é possível denotar a respeito de Lula que o mesmo é um ser humano, que como qualquer um de nós é recheado de defeitos. Em “Entre Atos”, é possível ver um Lula que vê todo o campo progressista (e político, no geral) como “abaixo” dele, inferior, por não “ser operário” como ele. A soberba é um dos sete pecados capitais.

      Ciro também tem seus defeitos, acreditar que suas avaliações sempre correspondem à realidade é um deles. De certa forma, o pior defeito tanto de Lula quanto de Ciro é acreditar no personagem criado por seus fãs.

      Mesmo assim, Ciro não cometeu nenhum grave erro na última entrevista que fez à Folha de S. Paulo. Disse que o Brasil247 e o DCM fazem jornalismo sujo, o que é verdade. Cometeu um erro sincero ao dizer que “Kiko Nogueira” foi enxotado da Editora Globo: esse seria o seu irmão, Paulo Nogueira- o criador do DCM.

      1. Ciro é afilhado político de Tasso Jereissati. Ele é tão previsível. Pra que perder tempo tentando justificar um indivíduo desse?

      2. Sincero ?

        Como foi um erro sincero?

        Gostaria de entender como esse adjetivo se encaixa na sua afirmação.

        1. Trocou um Nogueira fundador do DCM por outro Nogueira fundador do DCM. Os dois são até irmãos, é muito fácil se confundir.

      3. Ciro Gomes é covarde, oportunista e desequilibrado. Gostaria de vê-lo atacar o senador Tasso Jereissati do P$DB, afinal o senador é o relator da reforma da previdência no senado e barrou emendas importantes aos trabalhadores. Será que ele também é hipócrita?

      4. “Faz jornalismo sujo” pq nunca apoiou Ciro Gomes. Ciro é um oportunista barato, se “conhece tanto o Lula”, pq queria ser vice dele? Ele se recusou ser vice de Haddad, mas do Lula queria.

        1. Ciro Gomes nunca quis ser vice de Lula, e eu não sei de onde você tirou essa informação. Durante toda a pré-campanha, ele foi bem categórico ao afirmar que não iria ser vice de ninguém. Poderia apoiar outra candidatura, claro, mas não ser vice.

  13. Ciro, espertamente visa aqueles bolsonaristas de última hora, aqueles que conseguem pensar mas manteem o ódio ao povo humilde, me parece serem uns 25% dos eleitores, portanto seu futuro será como o da Marina, está cero o artigo.

  14. Marina foi algo devido ao apoio da midia para minar a candidatura do PT, ela cometeu seu erro principal em apoiar AÉcio,. Isso foi sua ruína, como Ciro em ir para Paris no segundo turno. Segue em direção ao precipício.

  15. Concordo plenamente com Fernando Brito. Além de tudo o Ciro é de uma prepotência imensurável.

  16. Lembram-se da Marina das Pererecas verdes: Pois é, o Ciro continua no mesmo caminho. Um traidor nato, um oportunista que só enxerga o seu umbigo.A burrice e o orgulho besta e talvez alguém o tenha aconselhado a fugir para Paris, acabou por prejudica-lo e também prejudicou o Hadade que se ele (Ciro) tivesse deixado seu orgulho de lado e marchasse junto com o PT a história poderia ser outra. Isto é que dá em ser um burro empacado. Menino teimoso. Agora o burro ainda fica ai tentando se compor com esta turma dos Bolsominiun!

  17. O 247 e o DCM assim como outros veículos de comunicação, nos últimos meses parece que se organizaram para atacar o ex presidenciável Ciro Gomes. Todo mundo conhece o engajamento político desses supostos jornais, e sua nítida parcialidade e partidarismo. Os ataques visam apenas minar a popularidade de alguém que está despontando como novo viés político para a esquerda brasileira. A hegemonia que dominou a esquerda nos últimos anos está acabando, esses ataques apenas demonstram uma espécie de desespero, foram diretos. E a reação agressiva do ex presidenciável Ciro Gomes é perfeitamente compreensível de alguém que esta sendo bombardeado a meses com posts pra lá de duvidosos.

  18. Até vc Brito? Também sou a favor do Lula livre, sou contra essa aberração que chegou ao poder no país (o Lula tem, sim, responsabilidade sobre isso, aliás, mais uma vez, como foi na época do Collor), agora, não se pode achar que o Ciro tem que ter, mais uma vez, sangue de barata, foi sacaneado sim, pelo PT e pelo Lula, agora chutou o balde. O site Brasil 247, que é uma das minhas leituras obrigatórias, espinafra o Ciro sistematicamente, isso por ele não ter se alinhado como o Lula queria. Agora, quando ele esculacha o Bolsonaro aí fica tudo bem. Agora mesmo, no Twiter o Breno cita, de forma ridícula o caso do Ciro com a Patrícila Pilar que aconteceu a séculos atras, pra que? Aí perguntam, “quem é o Ciro?”. Ele já se candidatou três vezes e aí o Lula quatro.
    Acho que tem gente com medo do Ciro, entrevistem ele, cobrem dele, mas, não é isso que vejo, é mais fácil tentar desmoraliza-lo, aí ele reage.

  19. Ano passado, eu fiquei realmente assustado com a vitória de Bolsonaro, pois eu sabia o quanto de retrocesso nosso país iria ter que enfrentar. Pagamos pra ver e hj temos plena clareza disso. Os ataques do governo aos nossos direitos são diários e a vergonha de ter um ser desprezível como presidente do MEU país é imensa. Infelizmente Lula e o PT sabiam desse perigo e, mesmo assim, decidiram nos colocar à beira do abismo, inventando uma candidatura FAKE de Lula apenas para trasferir votos para um poste, Haddad, um candidato claramente fraco e inviável (que sequer conseguiu se reeleger para a prefeitura de São Paulo, sendo rejeitado por 70% da população) frente àquela tsuname antipetista que tomou conta do país e que permanece forte até hj. Não foi um simples erro de estratégia, Lula e a cúpula do PT sabotaram de propósito a candidatura de Ciro (o único candidato capaz de derrotar Bolsonaro no 2° turno, segundo TODAS as pesquisas). Deixaram se tomar pelo hegemonismo na esquerda e pelo revanchismo contra seus algozes sem pensar na desastrosa consequência para nós, o povo que eles tanto diziam defender. Canalhas! Não merecem nossa confiança. Nos empurraram no Abismo! E é por isso que, desde já, eu faço campanha para o fortalecimento de uma 3a via, uma candidatura progressista, alinhada com meus preceitos ideológicos, minimamente coerente e viável para 2022, capaz de aglutinar forças progressistas e com potencial imenso de crescer e derrotar essa polarização tenebrosa que arrasta o Brasil para o atraso.
    Ninguém pode negar que CIRO GOMES está incansavelmente atravessando o país, dando palestras nas universidades e entrando nas periferias, não se omitindo sobre os principais debates da politica nacional, fazendo uma ferrenha e sensata oposição ao Governo Bolsonaro, sempre oferecendo uma proposta alternativa a cada ataque do governo.  Busquem saber, pesquisem e vcs verão que tenho razão.
    Não quero, aqui, fazer nenhuma defesa apaixonada e irracional para não cair no erro cego de ser capacho de politico, tal qual petistas e bolsonaristas, com todo o respeito às suas visões de mundo, é claro. Apenas estou me manifestando politicamente pq é nisso que acredito e não quero me omitir da minha responsabilidade com meus país e com as pessoas que eu amo, afinal eu sei bem os impactos que a má politica causa em nossas vidas.

    1. Leia, por favor, a resposta que dei ao Felipe. Quanto aàs pesquisas, não em todos, mas em algumas e em outras não (https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/09/28/pesquisa-datafolha-para-presidente-bolsonaro-28-haddad-22-ciro-11-alckmin-10-marina-5.ghtml e ainda https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/noticia/2018/09/26/pesquisa-ibope-para-presidente-bolsonaro-27-haddad-21-ciro-12-alckmin-8-marina-6.ghtml). As diferenças entre Ciro e Haddad nas simulações de 2° turno sempre foram apertadíssimas, quase sempre na margem de erro. Eu não sou petista, tenho imensas críticas ao partido e acho que Ciro poderia manter-se, sim, numa postura de distância política sem desertar do voto de segundo turno. Garanto a voc~e e aos que o apoiam que ele teria uma liderança muito mais forte.

      1. BRITO: há que se reconhecer duas coisas: (1) a estratégia de Lula ensejou a vitória de Bolsonaro (Lula foi alertado inclusive por políticos experientes do próprio PT e PCdoB). (2) Cristina Kirchner, quase nas mesmas condições de Lula, adotou estratégia oposta e deve colher um resultado também oposto. Parem de responsabilizar os outros pelos próprios erros. A burocracia do PT está atacando os próprios governadores do PT (eleitos em primeiro turno de forma avassaladora) por apenas reconhecerem os erros cometidos.

      2. E outra, discordo sobre as simulacoes de segundo turno ao se comparar Ciro x Haddad. A comparação deve ser o desempenho de ambos vs bolsonaro, e nisso o Ciro sempre mostrava uma performance mto melhor. Além de se levar em conta a rejeição tb

  20. Cirão, velho de guerra, o eterno Udenista, fazendo a lição de casa: atraindo bolsonaristas e tucanistas arrependidos.
    Só não se filiou ainda ao PSL porque sabe que é uma draga furada, e ainda não voltou para o PSDB porque sabe que os aecistas ainda estão magoadinhos. Mas aguardem, esse aí tem tatuado na testa o que realmente é e sempre foi: um neoliberal invejoso do PT e do Lula. Ele e FHC poderiam fundar um novo partido.

  21. Penso que Ciro deve mesmo apontar fatos concretos para qualificar PML e Kiko Nogueira como venais. Mas insinuar que os sites 247 e DCM só fazem “críticas políticas” é distorcer a realidade. É frequente, principalmente no 247, referirem-se a Ciro como canalha, covarde, mentiroso. coronel, portador de distúrbios psicóticos, etc. etc. É preciso reconhecer que os sites 247 e DCM não praticam a “hipócrita neutralidade” e são veículos de propagando do PT que divulgam fake news sobre Ciro. Ou isso não é verdade ? Portanto, para sermos justos, é preciso reconhecer que há uma disputa narrativa agressiva de ambos os lados. Defendo que ocorra uma disputa política com argumentação respeitosa e fundamentada, mas estamos longe disso…

  22. Gostaria de saber porque meus comentários (apesar de serem respeitosos) são deletados
    Será que estou devendo alguma coisa ao Brito (sem saber)
    Parece-né!!!

  23. Vai ser tragado pelo buraco negro chamado o s t r a c i s m o. O cara é puro fel,bile.

  24. me dá preguiça essa gente q ainda acredita nesse tal de ciro, uma especie de boquirroto pre-bolsonaro antes do bolsonaro. Com esse cara vamos é continuar na mesma M

  25. ciro parece um cavalo igual ao bozo, olha o coice q ele deu no Boff. Oportunista, igual bozo já mudou de partido n vezes, começou a baixar o pau no lula mal acabaram às eleições acahdno q lula esava morto politicamente e querendo herdar o espolio. Não contava com a Vaza Jato que o deixou com o pincel na mão e sem escada.Ciro é bananeira q já deu cacho. Não é pq ele não está com o bozo q devemos achar q ele é um dos nossos. Deve haver critério com as escolhas. Ciro às vezes atropela os limites e não tem perfil para unir e fazer consensos. Dá preguiça essa gente q insiste com ele, sem enxergar o óbvio

    1. Na verdade, tem gente que finge não ver, eles sofrem do mesmo mal dos bolsominions. Acho até que esse pessoal radical de esquerda, devem estar é com medo do Ciro.

  26. Marina, Cristovam Buarque, Marta, o caminho do ressentimento. Se 10 anos antes pudessem ver no que se transformaram hoje eles mesmos teriam vergonha. Imagina apoiar o golpe e ir exaltar o Temer. Imagina votar pelo congelamento de despesas da educação.

  27. Ciro Gomes está apenas a manifestar o que sempre sentiu: ele SEMPRE, SEMPRE, odiou o PT e os petistas, por extensão. E aturava o Lula por conveniências políticas. Pesquisem nos anais da imprensa e vejam a quantidade absurda das vezes em que ele desceu a lenha no Lula, de graça, sem maiores razões. Puro recalque é o que sente em relação ao ex-presidente, assim como FHC. A diferença é que o FHC é mais comedido na exteriorização de sua inveja, Ciro é totalmente sanguíneo.

    Repito: ele sempre odiou o PT e aturava o Lula por interesse político.

  28. Sim, “Ciro também conhece a natureza das alianças políticas”, mas essa parte de “são obrigados a costuras” significa fazer acordão para chegar ou se manter no poder. Aí, faz quem quer. Ciro não fez, por isso não ganhou até hoje. Lula perdeu três e se vendeu ao sistema para chegar ao poder. Isso é válido? Olha o buraco em que estamos!

  29. 1) Que camadas sociais e movimentos populares Ciro representa?
    2) Por que em três eleições majoritárias não passou de 11-12% (independente de ‘traição’ do PT)?
    Ele se superestima e é superestimado. Tem força política limitada.
    E na minha visão não tem caráter de líder progressista.

  30. Aqui em Minas conheci um velho caipira que dizia conhecer um homem com dois dedos de prosa. Ele me apontou uma pessoa que eu teimava em aliviar, mas depois se comprovou como ele disse. Penso que não dá para aliviar para Ciro, pois ele é isso mesmo, o que revela suas prosas, isso deixa muito claro que ele não é uma possibilidade.

  31. O PR não presta, o Lula não presta segundo Ciro Gomes,mas a aliança no Ceará, que o irmão dele, Cid Gomes se elegeu senador. Se não fosse isso não se elegeria.

  32. Ciro é um nanico político, ele fez isso para agradar os “ciromínions”, usa as mesmas táticas fascistas do bozo, achando que 8% de fanáticos podem elegê-lo em 2022, sua turminha de fanáticos está defendendo ele nas redes sociais e atacando os sites de esquerda que não apoiam Ciro Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *