Ciro, ouça Paulo Henrique Amorim

Chegou a hora de contar o que testemunhei em 2002.

Afinal, a memória é o livro mais precioso a se consultar na hora das grandes decisões.

Ciro Gomes, que estivera no topo das pesquisas, esvaziara-se e Leonel Brizola – que tinha muitas divergências e duras críticas ao PT, não raro merecidas  – temia que se armasse, no segundo turno, alguma trampa que pudesse evitar a vitória de Lula.

Por isso, pediu a Ciro que renunciasse à sua candidatura e levasse Lula à vitória ainda na primeira rodada eleitoral.

A reação de Ciro foi tão furiosa que Brizola – que era um homem que respeitava o que era dito em intimidade – não quis me descrever as palavras, mas apenas o clima da negativa, digamos, veemente.

Espero que Ciro, 16 anos depois, tenha se tornado menos figadal e honre o que ele próprio diz sobre pensar no Brasil.

Ninguém, agora, pede que abra mão de sua aspiração eleitoral ou de sua candidatura. São legítimas e respeitáveis.

Mas todos temos o dever de pedir-lhe que não feche as portas, como acabaria não fechando em 2002, no segundo turno, apoiando Lula.

Os que me acompanham sabem que conto passagens do que vivi com Brizola, mas jamais invoco seu nome para dizer o que ele faria ou a quem apoiaria como candidato. Por isso, reivindico a autoridade moral para não aceitar que o façam, ainda mais se for para dizer que ele faria o que nunca fez: ficar ausente do embate com as forças do atraso e do fascismo.

Aprendi, em 22 anos a seu lado, que não ficamos sobre o muro e sabemos a que lado do muro pertencemos.

Por isso, transcrevo e peço, sinceramente, que Ciro Gomes leia o que escreve Paulo Henrique Amorim, decano da blogosfera progressista e meu bom amigo:

Quem vota em Ciro vota em Haddad no 2º turno

Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada

Numa entrevista por telefone, de São Paulo para uma rádio do Rio Grande do Sul, Ciro Gomes disse que não vai apoiar Haddad no segundo turno.

Como é inconcebível que ele apoie Bolsonaro, a declaração equivale a dizer que ele só participa da disputa eleitoral, ou seja, da Democracia, até certo ponto – até quando estiver em condições de ganhar.

Se perder, ele não joga!

Não basta Ciro dizer, como disse, que é amigo do Haddad e que o PT faz muito mal ao Brasil há muito tempo.

O Bolsonaro fará muito pior.

Mais do que o Collor.

Além disso, Ciro não é dono do voto de ninguém.

Voto não tem cabresto.

Essa reação aparentemente autoritária se assemelha às que critica em Lula: só o Lula manda no PT.

E o PDT?

E os pedetistas de sempre?

Os brizolistas de sempre?

Os que defendem ideias do Ciro sem que sejam necessariamente ciristas?

Em 1989, Lula só foi para o segundo turno contra Collor por uma diferença inferior a 1% em relação a Brizola.

E mesmo inconformado, subindo pelas paredes, Brizola transferiu TODOS os votos que teve no Rio e no Rio Grande do Sul para Lula, no segundo turno.

Brizola disse a seus eleitores:

– Vamos ter que engolir o sapo barbudo!

Ciro tem 61 anos.

E uma carreira política exemplar.

É um candidato de jovens ideias.

E impoluto.

Não pode dizer que jamais será candidato a Presidente, de novo.

Não pode jogar 10% das preferências do eleitorado pela janela!

Agora, como Brizola, ele tem a responsabilidade política e moral de engolir o sapo… de novo!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

115 respostas

  1. As lideranças dos partidos precisam aprender que a força de um partido e de uma liderança política vem do apoio dos seus eleitores e simpatizantes que é baseada em uma confiança silenciosa mas não absolutamente sem voz, vontade ou razão.
    Nós somos a razão de ser dos partidos, eles nossos representantes, relação aberta e franca, e só pode ser baseada em confiança e confirmadas em eleições democráticas.

  2. Eu tenho tido uma discussão não muito severa, por fictícia graças aa boa transferência de votos, com o meu pai. Eu digo que num segundo turno entre Geraldo e Jair, eu não votava. Eu teria que engolir o Frozen Chuchu para ser uma pessoa verdadeiramente preocupada com o país? Não consigo achar que essas divergências que me restaram sejam digeríveis.

  3. Se o Ciro não apoiar o Haddad ele vai apoiar o Bozo,, ou vai ficar em cima do muro dos tucanos ?

  4. Bueno, che. Como eu venho falando há tempos: CIRO NÃO É CONFIÁVEL. E suas mais recentes declarações confirmam isso. Ele é capaz de fazer pacto com qualquer canalha da política brasileira para chegar ao poder. E está se portando como a Bla bla Blarina, cheio de ressentimentos. 13 nele, prá aprender.

  5. A propósito: em 1995, quando ainda pertencia ao PSDB (o PDT é o 7° partido dele), Ciro publicou um de seus livros: “Alternativa Prática ao Neoliberalismo”. Não! Eu não escrevi errado, é NEOLIBERALISMO mesmo. O que mudou em Ciro de 1995 para cá? Suas ideias sobre neoliberalismo? Ou não mudou nada, e ele apenas pula de um partido a outro só para chegar ao poder? A conferir…

    1. Veja qualquer vídeo dele e verá que não mudou. É o único candidato desenvolvimentista. Você pode não gostar dele, mas não manipule os fatos. O PT é neoliberal, e conseguiu um feito fantástico de transferência de renda mantendo o neoliberalismo do FHC. Você talvez não saiba mas apoia o neoliberalismo de esquerda. Eu reconheço o feito do PT, mas o neoliberalismo não se sustenta e gera crises tão violentas que destroem rapidamente qualquer programa social. O PT tem que mudar o sistema econômico se quiser ser bem sucedido no novo governo. Infelizmente parece que não vai, a julgar pela equipe econômica que está montando.

    2. Olha, se eu bem entendi, vc está chamando o Ciro de neoliberal e q ele escreveu um livro sobre isso?
      Olha, pelo título já da para ver que ele propõe uma alternativa ao neoliberalismo q estava sendo implantado no Brasil e q ja Tinha vida em outros países, inclusive da América do Sul.
      Em seu prefacio, o Ciro fala o seguinte: “propomos um caminho específico, que se CONTRAPÕE ao discurso neoliberal”.

  6. Ninguém melhor que Brito para falar do gigante Brizola. Os fatos estão na história, Brozola não só apoiou Lula, depois de perder a vaga para o petista por apenas meio por cento, e ainda saiu com ele em caravana nos estados em que foi campeão de votos. Depois Brizola, isso é que é grandeza, ainda foi vice de Lula na chapa PT e PDT que disputou a eleição ganha por FHC. Isso não impedia que passadas as eleições, Brizola com sua verve inigualável fizesse criticas contundentes aos vacilos do PT. Uma coisa é certa a grandeza do Brizola jamais o deixaria levar pelo sentimemto menor e mesquinho do ressentimento que acomete agora Ciro e algum tempo Marina e Cristovam. Portanto agora é o momento de superarmos desavenças e nos unirmos contra o inimigo maior o facismo do Bolsonaro, somando forças e votando em massa em Haddad 13.

    1. Kkkkkkkk acomete o Ciro? Mesquinho eh o pt q não larga o osso. Tem um país fritando é um poder endinheirado que tem ódio do pt. Qual a estratégia pra governar? Vai ser uma inferno. Mas pra que esperar a poeira baixar e dar vez pra outro que sempre apoiou o pt?
      E Pare de falar do Brizola. Se ele estivesse vivo na certa estaria com o Ciro, ou no máximo com o boulos. Brizola tinha visão de futuro e saberia q o final dessa história não vai acabar bem. Não aceitaria um candidato “laranja” de votos. Mas isso será visto por vocês no futuro. E o Facismo crescerá mais até a próxima eleição… e isso vai pra conta do pt

      1. Camarada, eu convivi com o Brizola todo dia, quase, durante duas décadas. Nem por isso digo – nem tenho o direito de dizer – o que ele estaria fazendo. Mas sei, de sabença sabida, de que lado ele estaria

  7. O egocentrismo e narcisismo de Ciro talvez seja um problema para a psiquiatria e não para a política. Não pode um cidadão tão bipolar, incapaz de agregar meia dúzia de adeptos ao redor de si por muito tempo, liderar uma nação em luta pela sua libertação de tiranos. Lamento por aqueles que embalaram tal engodo até hoje. E lamento pelo país.

  8. PHA cirilizou de tal forma que não mais acesso seu Blog.
    Ciro, talvez por oportunismo eleitoral, tem agredido o PT e, creio, por inveja, Lula.
    Dois grandes brasileiros que desandaram nessa eleição. Uma pena!
    Vamos em frente Haddad 13!

    1. Quando abro meu navegador automaticamente se abrem as paginas preferidas, DCM, Luis Nassif, e Tijolaço. Até dois meses atrás uma quarta pagina se abria: Conversa Afiada. Desde então não mais; de vez em quando – muito raramente dou uma “olhadinha”.

        1. Por que?Pelo que eu saiba ele nunca foi contratado pelo PT para porta voz ou corrente midiática.Se ele se tornou um jornalista oposto ao que fazia na globo, palmas pra ele.Nada além mais temos que agradecer, cada um faz a sua parte por convicção, não deve haver máfia,faço, mas me deve um favor.Ah vá.

          1. Enquanto os petistas estava lá no poder, embevecidos com os salários
            dos cargos de comissão, trabalhando, fazendo viagens e deixando eles
            (mídia) destruirem a imagem do governo à vontade, e vocês vacilão, quem segurou
            as pontas dos ataques foram esses daí, criando um sofisticado debate na internet,
            revelando os golpistas, sem receberem nada em troca a não ser a luta por um país
            melhor.

          2. Não, não, não vou polemizar com o senhor.
            Não desmereço aqueles que têm a coragem de ser fieis aos seus ideais, mormente na imprensa tão deturpada desse país.
            Mas é como disse, não há nenhum direito ou reconhecimento a ser cobrado por haver nos posicionados do lado certo da história.parabéns a todos os heróis.
            Respeito a sua opinião, só não concordo, compreende?

    2. Também o retirei da minha lista de Blog políticos. PHA tá muito exagerado em suas matérias, não gosto mais de suas pirotecnias tipo “hora do povo”.

    3. Não deverias falar, para que tu falas que não acessa mais blog.

      Vocês do PT está sendo ingrato, o PT deve uma forturna ao Paulo Henrique Amorim, que não conseguirás pagar nunca.

      Devem ao Tijolaço, ao cafezinho, ao DCM, a mim e a muitos

      Cuidado o que diz tua boca.

      1. Jesus, ou melhor, João! Fica triste não .Somos irmãos na luta por dignidade e igualdade entre todos seres humanos. PHA apóia quem ele acha melhor. Não discordamos disso. Discordamos, João, de como vem omitindo e distorcendo episódios da atual campanha eleitoral pró Ciro.. Apenas isso. PHA é importante, assim como Ciro é. Queremos que o Brasil seja um país digno, de gente que se realiza e deixa os outros se realizar. Não é difícil isso. Outras nações são assim. Nossa luta é para brecar nossa elite danosa a civilização até do planeta. Essa gente tem que ser impedida de desgraçar mais vidas. Por isso estamos com Lula, Haddad e Manuela ,pode vir se quiser, serás bem-vindo.

        1. PHA como eu apoia quem acha melhor para o país. E nós achamos, que apesar de todos
          os problemas, o PT é o melhor para o país. Se de repente a gente vê outra corrente
          política melhor, como a de Ciro ou de qualquer outro partido ou candidato, não tenha
          dúvida que estaremos juntos. E juntos, que deve vir é vocês, nós estamos aqui há mais de 10 anos dando apoio ao PT sem receber nada em troca, a não ser o melhor para o país.

  9. Zé Dirceu (Herói, Guerreiro, do Povo Brasileiro), um dos maiores Políticos de Todos os Tempos, política e democraticamente (como sempre), já defendeu (sem o menor traço de Ironia ou sarcasmo), as atitudes de Ciro Gomes, como Normais e Naturais Direitos Políticos, sem falsos melindres, sem mi mi mi, sem nhe nhe nhe…
    A ARTE da Política, reside necessariamente em Parlamentares (Políticos), parlamentarem (conversarem; fazerem acordos; em síntese praticarem Política)… LULA, ainda durante sua gestão frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, brilhantemente já visualizava e defendia estas aproximações/negociações entre “Lados Opostos”… (revolução de FATO, só e apenas, em ÚLTIMO CASO)…
    Então, embora nos IRRITEMOS (justa e profundamente, sem dúvida) com o “Jeito (meio incoerente) de Fazer Política (uma-no-cravo-outra-na-ferradura) não apenas, mas principalmente de Ciro Gomes, antes de “O Crucificarmos” precisamos tentar entendermos “Suas Lógicas, Suas Intenções, Seus Interesses”…
    ps: – Antes de mais nada, deixo absolutamente claro, que sou PETISTA! Mesmo antes do PT existir de Fato (refiro-me ás Greves de 1979), E ainda, que não detenho qualquer procuração para defender Ciro Gomes… Também acho/acredito (pessoal e particularmente) que Ciro Gomes, (Nato Nobilis – Nascido em Berço-Esplêndido), filho de “família tradicional no Nordeste” (educado e preparado para ser “grande”), É SIM, “coronelzinho”, e por isso, Ressente-se, de um outro Nordestino, “filho-de-ninguém, predestinado a nulidade” ter SUPLANTADO á Todos os filhotes-de-coronéis, e TORNADO-SE O MAIOR/MELHOR BRASILEIRO desde Sempre… Mas, admito que ISSO (Hereditariedade), Não é Razão Precípua e Irreversível e Não Impede Absolutamente, de que “Algum Nobre”, eventualmente, “possa vir” a ser um Grande Estadista no campo Progressista… …É no que Realmente Acredito!!!

        1. Infiel, mal agradecido e canalha? Irmão, você está tomado pelo ódio. Ciro foi a voz mais ativa contra o golpe e até hoje deixa isso bem claro. Enquanto Haddad abraça golpista, Ciro não chega nem perto dessa gente. Ciro não tem que engolir as incongruências do PT e está muito certo em aponta-las.

          1. Isso é verdade. Ciro poderia até abraçar golpista, já que não fazia parte do governo derrubado e nem é petista. Os petistas jamais poderia fazer aliança com golpistas, mas faz:

            Alagoas: Renan Calheiros (Entregou Dilma aos algozes).

            Ceará: Eunicio de Oliveira (Uma espécie de porta voz na hora do golpe).

            Pernambuco: Paulo Câmara (apoiou golpe, e Aécio contra Dilma).

            Tem mais?

        1. Não é por acaso que Ciro está em primeiríssimo lugar no Ceará. Ciro tem bom trabalho prestado, sem roubar, nem deixar que roubassem. Ciro é ficha-limpa! Eleitor de Eunicio Oliveira o detesta, não por acaso…

          1. Os brasileiros gostam de enganarem a si próprio, gostam de se automutiliarem feitos penitentes.

            Lula, uma maravilhosa pessoa, um maravilhoso ser-humano. Bem raro.
            Condenado e preso, chamado de bandido e ladrão. E não é. Mas
            foi julgado, condenado, tracanfiado, feito um marginal perigosos, e foi um dos melhores políticos que tivemos.

            Mas os idiotas, endemonhiados (sem comprazem, em rigozijo e ódio com a prisão), e escolhem como seu governante um homem misógino,
            racista, homofóbico e violento.

  10. Belo texto! Não poderia ser diferente, pois, composto por dois excelentes jornalistas: Fernando Brito e Paulo Henrique Amorim, dois dos baluartes na luta em prol da democracia.

    O Ciro deverá firmar o seu espírito democrático na mais dura prova: na derrota. É isso que pedem os jornalistas e todos os eleitores que têm consciência da importância da democracia.

  11. O Ciro vai entra para a história como traidor do trabalhador. . Ou muda já , ou nunca mais precisamos dele para nada. Fora golpista sem palavras !

  12. CIRO GOMES REPLICA A MENTE TACANHA DO CORONELATO BRASILEIRO…
    SABER PERDER É MUITO MAIS RELEVANTE QUE SABER GANHAR! UM HOMEM QUE NÃO SERVE PARA SER DERROTADO NUNCA DEVE RECEBER A LUZ DA VITÓRIA, PORQUE ENTÃO, NARCISAMENTE, SE TORNA UM IMPERADOR!
    NA VERDADE, NÃO É DONO DOS VOTOS DE NINGUÉM…
    HADDAD NÃO VAI PRECISAR DE CIRO GOMES! CIROCA, INFANTILMENTE, VAI PERDER DUAS VEZES!
    HANDDRÁDI NELES!
    É 13!

  13. Ciro é isso aí! Esconde o rabo pra falar do rabo dos outros. PHA também sempre foi assim! Ciro não consegue ganhar do PT em seu próprio estado. As pesquisas comprovam isso. Nem no sertão do Cariri ele chega. Mas não esquenta. Isto é cabeça quente. Ele vai rever sua posição

  14. Eu concordo. Voto em Ciro. Tenho certeza que é o melhor para o país.

    Se Ciro não for, tem que tentar de novo. E estarei de novo do lado dele.
    Sei que Ciro é um ótimo nome para governar o país.

    Agora, se não for Ciro, segundo turno meu voto é Haddad sem mais conversa.

    1. Penso da mesma forma. Mas tenho certeza que o PT, como partido, não faria o mesmo se fosse o contrário.

        1. Essa certeza veio depois do PT ter abandonado a candidatura – praticamente eleita! – ao governo de Pernambuco, estou falando de Marília Arraes, em troca da neutralidade do PSB no plano nacional. O PT não Ganhou NADA com isso só fez prejudicar o Ciro. E vamos lá né, oferecer o vice da chapa de ultima hora, pra quem já é candidato por um partido é uma piada. Não havia como aceitar tal proposta. Se é que aquilo foi realmente uma proposta, ou só um papinho pra criar retórica de que procuraram a ”união”.

          1. Nesse momento ciro já está bem distante do PT. Ainda bem que os eleitores do cearense paulista são melhores que ele e muitos devem votar no Haddad.

      1. Mas que ideia ignara!Claro que apoiaria, acha que o PT?, O PT que quis Ciro como vice iria apoiar quem???Bolsonaro??Alkimin???Sejamos razoáveis, certo?

      2. Concordo, o PT é uma coisa, Lula é outra. Já percebi isso.

        E apoio o PT, mesmo sabendo dos grandes defeitos do partido, mas não é
        golpista esta do lado do povo e nem vende nosso país para o estrangeiro.

        O Ciro já desistiu da campanha várias vezes para apoiar Lula.

    2. Cada um vai na consciência. Eu e uns 70%, vamos de nulo.
      Se vier o 2 turno do pesadelo acho que o nulo será presidente.
      Se bem que, Haddad e Bolsonaro são dois nulos mesmos.
      Dois hologramas. Já está resolvido.

      1. Conheceu a asministração Haddad em SP? Que ele acabou com as máfias das subprefeituras do PSDB?

  15. Ciro é um ressentido, e política não se faz com ressentimento. Deveria se elogiar menos e melhorar a maneira de fazer política !
    Esta declaração visa ganhar o voto dos eleitores da direita, dispostos a abandonar a barca do Bozo/ Chuchu/ Blablá….e ser ele o ungido pelos golpistas ” descontentes ” para enfrentar Haddad !
    Não apoiar o Haddad nesta situação equivaleria a apoiar o Coiso !
    Ao contrário do que ele afirma, Haddad e a grande maioria da esquerda nào hesitaria em apoiá-lo contra o Bozo !

        1. Qualquer semelhança com os bolsominion nao é mera coincidencia. Ciro é um Bozo travestido de esquerda.

  16. No Ceará Eunicio e Cid Gomes, sao aliados. Mas, quando ele trata de forma truculenta Haddad, faz-de de esquecido. São essas controvérsias na campanha de forma agressiva, que faz o eleitor escolher quem menos ataca. Porque o eleitor vê isso como hipocrisia. Ana Amélia falando do PT, mas o PP é o mais envolvido na Lava-jato. Alckmin sendo investigado, Serra, Aécio, Aloysio Nunes Beto Richa(foi preso), Marconi Perillo com buscas e apreensão, e eles atacam o PT como santos fossem?!

  17. Como aquela música do Benjor, Quem cochicha rabo espicha: ‘Na vida, ganha quem sabe perder e perde quem não sabe ganhar’. Se o Ciro não escutar o PHA e o Fernando Brito, então pode se jogar lá do alto sem para-quedas.

  18. Marina, Heloísa Helena, a filha do Tarso…pessoas que jogaram suas vidas no lixo. Desculpe, F. Brito, não concordo com vc a respeito desse cidadão. Nunca o vi com bons olhos e mais ainda agora, quando o país pode estar à beira de um abismo. Cada vez admiro mais o Lula e o Dirceu que, correndo o risco de terminar seus dias num cárcere, em momento algum abriram suas bocas para agredir seus aliados e amigos. Alguém já imaginou o que faria o Ciro preso?

    1. Não dá nem pra imaginar, pois Ciro é ficha-limpa. Não roubou, nem deixou que roubassem quando ocupou cargo público.

      1. Quando este cidadão foi governo, a prática de caixa 2, que ele fez muito, como todos os políticos, Não era considerado Crime, desonesto, era normal.Só passou a ser crime, imoral e eticamente inaceitável quando o PT, que não deveria ter praticado, assumiu que o fez.

  19. Parece que Ciro fala muita coisa sem pensar, o que não é apropriado para um candidato a presidente! Ciro, meu caro, se você perder eleição, o que parece provável, continue lutando por um Brasil justo, menos desigual, que o eleitor há de reconher o teu papel na história. E quem sabe te elege presidente em uma próxima eleição. Não se comporte como jogador de futebol brigado com seu ex-time.

    1. O problema do Ciro, foi ter achado que o PT abriria mão de uma candidatura própria ainda antes de toda essa reviravolta que precedeu a prisão de Lula.

      Sendo que todos, independente de ideologia, acabaram embarcando em múltiplas candidaturas (direita e esquerda).

      Portanto, apesar de torcer para que Ciro pudesse ir ao segundo turno, e num mundo ideal, até enfrentar o Haddad, penso que seu orgulho político e o ressentimento que provem do fato de não ter sido a voz a guiar eleitoralmente a centro-esquerda, fala mais alto do que seu amor pelo país.

  20. Primeira tentativa de muitas que virao: “”https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/cnj-afasta-juiz-que-pretendia-recolher-urnas-eletronicas-as-vesperas-da-eleicao.shtmlr

  21. Bueno, che. Como eu venho falando há tempos: CIRO NÃO É CONFIÁVEL. E suas mais recentes declarações confirmam isso. Ele é capaz de fazer pacto com qualquer canalha da política brasileira para chegar ao poder. E está se portando como a Bla bla Blarina, cheio de ressentimentos.

    1. “Ele é capaz de fazer pacto com qualquer canalha da política para chegar ao poder.” Parece a descrição perfeita do seu partido. Se alinharam a tudo quanto é golpista em troca de voto. Só não vê quem não quer.

      1. Não te afogues na tua saliva. O que queres a falar de um homem candidato sério. É um raro político honesto o Ciro Gomes. Você tem algo para encontrar tão perto de ti? Não há nenhum. Valoriza os verdadeiros homens bons.

        Se não tem algos a falar, que não acuse inverdades, tua boca mente.

    2. Tchê, não se afogues tanto assim. Ciro Gomes por demais é homem de inteira
      confiança. Arreia do teu ódio gaúcho. Ciro é um homem, de grande raridade
      no meio político. É a pessoa certa, na hora certa, para governar nosso país.

  22. Em 2012 Ciro, Cid e Eunício fecharam aliança pra derrotar o candidato de Luizianne Lins a prefeitura de Fortaleza.

    E conseguiram.

    1. Verdade, a ideologia pura de Ciro é uma ilusão até para ele … Não pode falar de boca cheia com ninguem, pois, além de careca como Alckmin e Serra, tem os mesmos telhados de vidro que só enxerga nos outros…

    2. Luizianne é mesmo uma mulher de fibra, tornou-se prefeita, mesmo com lula tentando fazer com ela o que fez com Marília Arraes este ano.

  23. Ciro, em têrmos de falar besteiras, é o Bolsonaro da esquerda. Ou o vice do Bolsonaro. Ou o Posto Ipiranga… . Sempre que abre a boca, ou vem algo extremamente lúcido ou algo extremamente vexaminoso. Impressionante. E ele mesmo reconhece que não tem freios na língua. Aos 61 anos de idade, já deveria ter aprendido. Afinal, ele e Haddad são hoje nossa últimas esperanças de mandar o coiso #EleNão para escanteio! Quem votar em Haddad ou quem votar em Ciro faz um favor à democracia. E qualquer um deles que vá para o segundo turno, o outro deveria dar seu apoio incondicional. Não é mesmo, Cirão?

    1. Falou a pura verdade. O Ciro é um cara com qualidades fortes, mas seu descontrole emocional é gritante .
      Tô com Haddad.

      1. Que agonia ler PTista repetindo a historinha do PIG de que o Ciro é descontrolado.
        Ciro fala as coisas abertamente, não fica fazendo conversinha mole. “Golpe é uma palavra muito forte”, disse seu elegante candidato. É esse o presidente que queremos?

  24. Pura ilusão sr.Britto.Esse,que já andou em quase todos os PARTIDOS,nos últimos anos,SOFRE A DOENÇA DO TROUXA.Arrogância sem votos.

  25. Não entendo muitos não perceberem a arrogância deste safado,todo ser arrogante deixa explícitos seu piores defeitos;autoritarismo,preconceito,machismo e por aí vai.Esse cara tem passado essa verdade ao longo dos anos,é um sujeito que não aceita o contraditório,não se da com ninguem ou com nada que não seja de seu agrado,é um egoista,falso,infiel. Vejam o que falou de LULA depois de LULA tratar a ele como irmão,amigo quase filho.Esse cara não presta e esse não prestar engloba todos os defeitos não só em um político mas principalmente em um homem. É um CANALHA E TODO CANALHA É COVARDE em quem pessoas com o mínimo de bom senso jamais deveriam votar.É um Colllor piorado que tem um Bolsonaro no coração.

    1. Bolsonaro é sincero na sua ruindade. Ciro tenta nos enganar. Difícil dizer quem é o pior. Não sei de onde surgiram tantos adjetivos (inteligente, combativo, político exemplar etc) para o Ciro. Trata-se de uma figura que parece bipolar e que tem sérias dificuldades de dialogar. Se há inteligência, a falta de juízo dominou. De nada vale a inteligência se não há SENSATEZ… e isso falta em volumes oceânicos ao meu conterrâneo. Qualquer candidato do PT que tivesse 1% das contradições dele seria queimado na fogueira.
      J. Fernandes
      Aracati-CE

      1. Vou cítara uma contradição pra vc: “o candidato Aécio vai promover o arrocho”
        1º de janeiro de 2015: Levy na fazenda promovendo o arrocho!
        Clap clap clap

    2. Vc parece um macaco treinado. Emite opinião afundada na mais fétida titica. Desde quando Lula é incriticavel? O PT só pensa nonpoder e em seu próprio rabo. Ciro foi o único com colhao pra enfrentar essas castas porcas ai da “esquerda”. Já que Brizola ta sendo citado aqui e na minha opinião tinha a melhor visão de Brasil dentre todos Brasileiros de vida pública, vcs imaginam o gatinho de angora, Cunha, Temer ou um Meirelles e Tombini num virtual governo Brizola? Tenham mais visão, fanáticos cultuadores.

  26. Se até o PHA desceu do bonde do candidato do PDT é porquê está mesmo tudo perdido. Como imaginei ele já voltou para seu “um dígito” habitual nas enquetes eleitorais.

  27. Ciro queria que o PT desistisse da candidatura e o apoiasse.
    Tiraram a bola do menino e ele ficou revoltado.
    Destemperado, mal educado, perdeu a oportunidade de ver sua carreira deslanchar unindo-se ao PT.
    Afinal, quem tem os votos é o PT e não ele.
    Sempre nutriu uma inveja descomunal de LULA,e mostra o mesmo rancor dos tucanos.
    Estamos na reta final, e seria honroso Ciro fechar sua boca suja antes de falar mal do PT e LULA, porque certamente estará enterrando sua carreira definitivamente.
    Se tiver um só momento de lucidez, abraçará a causa do Brasil e estará com os progressistas no segundo turno.
    Do contrário, compra logo o caixão.

    1. Ciro já declarou ser essa sua última eleição como candidato e presidente.
      Ciro tem profissão e não necessita de cargo em futuro governo.
      E Ciro tem histórico progressista e trabalho exitoso no Ceará, onde está em primeiro lugar, um reconhecimento a sua atuação, não apenas individual, mas em grupo.
      O Ceará deu 2/3 dos votos dos deputados federais do estado contra o impeachment de dilma.
      No momento adequado Ciro fará o que é coerente com sua trajetória de vida política, não por acaso esteve junto aos progressistas de 2002 a 2016.

  28. O fato inquestionável (o Brito conhece com muitos detalhes dos bastidores) é que o PT nunca, nunca, nunca, aceitou apoiar outro candidato na eleição presidencial. Ou se submete ao PT, ou nada feito. Neste ano, o PT boicotou a formação de uma frente democrática contra o golpe, porque a chapa proposta era Ciro-Haddad (apoiada por Jaques Wagner, Flavio Dino, Fernando Pimentel, etc). Em 1989 quem estava mais preparado para ser Presidente: Lula ou Brizola ? Em 2018 que está mais preparado: Haddad ou Ciro ?

    1. Você quer que um partido q tem 29% da preferência do eleitorado (os demais somados nao chegam a isso) abra mão de candidatura própria????’!!!! Ora, ora, em que mundo voce vive??? Isso contraria a mais reles lógica cartesiana.

  29. Caro Brito, você comete um único grave erro. Não pode nunca, jamais colocar no mesmo prato o Brizola e o Ciro. Um deles era um ESTADiSTA, o outro, um político como qualquer outro por aí.

  30. Meu voto é do Ciro. A meu ver, o mais preparado para assumir a Presidência do país neste momento. Mas ele se precipita ao falar o que falou. Tem idade e disposição para continuar na luta. Seus defeitos? Quá,quá,quá… não o quero como genro ou cunhado e sim como Presidente.

  31. A grande diferença aqui: Lula nunca foi nem nunca será Brizola. A distância de um pra outro é como daqui a farroupilha. Brizola pensava o país, pensava nos necessitados e pensava no futuro deles. Lula tem um pouco disso mas claramente mostrou que o objetivo é a perpetuação no poder. E quem quer se perpetuar no poder, concede, pra não falar que abre as pernas, pra todo tipo de gente. Nesse belo texto do Brito, se esqueceu que Lula nunca será Brizola, e Haddad nunca sera Ciro. Haddad é Dilma. E mesmo sabendo disso, e morrendo de nojo pois já vi o que precisava ver, voto em Haddad no segundo.

  32. Exigem mto do Ciro e pouco do PT. Me desculpe, mas o pt novamente enfia os pés pelas mãos e o final disso será catastrófico.

    Ciro eh um homem de visão. Ele geralmente sabe o que vai acontecer lá na frente, basta ver todas as previsões q ele vinha fazendo durante o governo do pt.

    O pt poderia ter apoiado o projeto do Ciro e eleger um candidato que teria mais aceitação da classe média e aceitação dentro dos círculos políticos. Porém, Lula decidiu que o Haddad deveria ser candidato. Não tenho nada contra o Haddad, acho-o o melhor quadro do pt atualmente (depois de lula). Mas Haddad não eh lula. Não tem seu capital político. Haddad, se ganhar (e acho q vai), irá assumir um país dividido novamente, em que será feita campanha contra o pt dia após dia, com a mídia batendo duro tb, e a classe média voltando novamente a desprezar o pt. Diferente da outra vez, duvido que haverá impeachment, mas o pt agonizará até o fim do mandato. E o final disso eh o pt apequenado, lula perdendo a força que tinha, e a próxima eleição de presente para a direita.
    A maior virtude do ser humano eh a paciência, e o pt não a tem. Poderia deixar Ciro ser presidente nessa e deixar a classe média e rica darem uma trégua e até mudarem a ideia extremista contra o pt. Mas preferiram jogar o Haddad lá e viver o clima de luta.
    Ok, mtos vão aqui falar e falar. Não há mto o que falar. Aguardem o futuro e vejam.
    Meu voto no 1º turno eh Ciro. No 2º turno farei minha parte, mas já sabendo o que espera, novamente pq o PT foi egoista e sem estrategia

  33. E se vencermos essa etapa, com ou sem Ciro, e depois? Vencemos o “Capitão fascista”, e os fascistas? O que fazemos, fingimos que não existem dezenas de milhões que se identificam com a ideologia fascista? Existe o que fazer?

  34. Estava votando em Ciro. Ainda estou. Mas se ele continuar nesta toada vou fazer voto útil já no primeiro turno em Haddad. Sou brizolista e socialista. Ajudei a fundar o PTB, antes de perder a sigla. Fui da executiva estadual da JS no RS. Continuei no PDT até a morte de Brizola. depois me desfiliei por ver o partido completamente desfigurado. Passei a votar em Lula e Dima, de uma forma crítica mas responsável. Minhas críticas ao PT não justificam a omissão ou a entrega do poder ao fascismo. Continuo pensando que Getúlio e Brizola foram as mais importantes figuras políticas do campo popular. Depois deles vem Lula. Por isso, seu Ciro, muito cuidado! Sua omissão ofende a memória de Brizola. E isso é imperdoável.

  35. Estava votando em Ciro. Ainda estou. Mas se ele continuar nesta toada vou fazer voto útil já no primeiro turno em Haddad. Sou brizolista e socialista. Ajudei a fundar o PTB, antes de perder a sigla. Fui da executiva estadual da JS no RS. Continuei no PDT até a morte de Brizola. depois me desfiliei por ver o partido completamente desfigurado. Passei a votar em Lula e Dima, de uma forma crítica mas responsável. Minhas críticas ao PT não justificam a omissão ou a entrega do poder ao fascismo. Continuo pensando que Getúlio e Brizola foram as mais importantes figuras políticas do campo popular. Depois deles vem Lula. Por isso, seu Ciro, muito cuidado! Sua omissão ofende a memória de Brizola. E isso é imperdoável.

    1. Vincent, Ciro é candidato até 07/10.
      A estratégia utilizada nessa reta final não tira votos de haddad, pode beneficia-lo.
      Ciro tem histórico de visão progressista, seu plano de governo comprova isso.
      Tratativas para segundo turno virão no momento adequado.
      A ansiedade dos petistas é compreensível, mas as ofensas não.

    2. Quero saber se o Haddad está comprometido em revogar a pec da morte, a entrega da Embraer e do pré-sal. É aí?

  36. O sapo barbudo é fácil de engolir, difícil é engolir o Fernando “golpe é
    uma palavra um pouco dura” Andrade! Especialmente depois que o PT
    passou meses dizendo que “eleição sem Lula é fraude.” Ué, vão participar
    da fraude então? Vão legitimá-la? Ah não, não é fraude, porque “Haddad é
    Lula!” E com essa simples e besta jogada semiótica engambelam a nação e
    legitimam o golpe, com Supremo, com tudo, e sem Lula, preso e
    censurado.

  37. Essa arrogância ainda vai matar o PT. São muito prepotentes achando que já estão no segundo turno. Quem não quer apoiar o PT tem seus motivos. Se vocês parassem pra pesquisar as sacanagens históricas que fizeram com o Ciro entenderiam os motivos dele. Quem criou esse monstro Bolsonaro foi o PT e deu motivo pra isso. Agora querem polarizar com ele pra manterem seu projeto de poder e cooptar o eleitor brasileiro de boa fé a votar no PT pra evitar um “mal maior”. Eu creditarei o resultado destas eleições ao PT. Como a arrogância do partido e de seus fanáticos é tão grande, arquem com a responsabilidade da derrota. Ninguém aqui vai mais aceitar um poste 2 do Lula. Vocês acham que Ciro está jogando sua biografia na lata do lixo mas esse papel tem sido do Lula ultimamente, direta ou indiretamente. Anular o voto num segundo turno sem Ciro simboliza a rejeição a duas candidaturas que sao faces da mesma moeda e fazem mal pra o Brasil. Engulam a arrogância de vocês e respeitem minha opinião. To com Ciro e não abro. Não há nenhuma justificativa plausível para a presença do PT neste pleito. É Ciro ou Nulo!

  38. É curioso ver os petistas esculhambando o Ciro, enquanto que Brito faz um editorial pedindo Voto Útil para eleger Haddad.
    São dois métodos diferentes com o mesmo objetivo.
    Esquecem que em 2019 o vencedor terá que governar o Brasil.

    1. Ciro queria que o PT abdicasse de indicar candidato. Inocência ou presunção estúpidas. O PT é Olívio, Genro, Dilma, Gleise, Suplicy, Pimentel, Jacques, Lindberg, Haddad, Camilo, Stédille e tantos outros.
      Ciro é candidato dele mesmo. “Um bom candidato, mas não um líder”, disse Lula.

  39. Como pode, politicos que não causam um único arranhão na hegemonia da oligarquia nacional, que não representam qualquer ameaça aos interesses do poder econômico nacional e internacional, lastrear suas estratégias políticas em críticas contundentes e sistemáticas ao PT e ao Lula, quem realmente tira o sono da elite e sua porta voz, a Globo?

  40. Essa é nova no Tijolaco13. Censura de comentários de leitor há dez anos. So pq eu não faço parte dos lambe lula do milhão.

  41. Foi um erro Brizola ter apoiado Lula. Depois disso perdeu a liderança da esquerda nacional pro neoliberal de esquerda, a esquerda que a direita gosta. Lula devia ter capitulado pois sabia que perderia para o Collor no segundo turno. Temos que repetir o erro, e dessa vez contra um neonazista?

    Óbvio que os eleitores do Ciro votarão, em maioria, no Haddad. Contra o bozo voto até no Tiririca. Mas isso vai dar m, mesmo Haddad ganhando.

  42. O pessoal teima em fazer política com o fígado, assim como Ciro Gomes demonstra estar intoxicado pelo seu ódio ao Partido dos Trabalhadores.
    Esfria o sangue e põe o cérebro para trabalhar, porque política é xadrez, não ringue de boxe.
    Quando nos deparamos com uma decisão que determinará nossas vidas por longos anos, buscamos a serenidade e a perspectiva mais elevada para enxergar adiante.
    Não perco mais meu tempo com ressentidos e envenenados.

  43. Bingo! Já assisti ao espetacular O Advogado do Diabo umas ‘trucentas’ vezes. E o diálogo final entre John Milton e Kevin Lomac muito mais vezes. “Ah, a vaidade, meu pecado favorito”, disse Milton. Colocaram a Presidência no colo do meu conterrâneo, e ele, confirmando o que disse o John, abraçou a vaidade e deu um bico na bola premiada. Seria tão doloroso assim iniciar como vice do Lula, para cumprir as etapas necessárias? Impressionante, né não?

  44. Entendi agora o posicionamento do Lula, mas garanto sem perguntar, e todos se arriscariam a dizer que Lula votaria em Ciro contra qualquer aventureiro da direita. Ciro é um patrimônio da classe média exclarcida e espero que não se perca, basta olhar a transformação da Marina agora abandonada pela direita que a usou e virou chacota da esquerda, ou melhor chacota geral.

  45. Meus comentários foram todos negados……não mais virei a esse site….aqui, só há espaço para fanáticos…

  46. SE NÃO DER SEU APOIO EXPLÍCITO, FORMAL, PRESENCIAL, AO HADDAD, CIRO MORRE POLITICAMENTE. Jamais terá a confiança de quem quer que seja, muito menos de petistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *