Ciro e seu primeiro dever de honestidade

ciroaq

Ciro Gomes é um político que anima a quem trouxe do brizolismo a inconvencionalidade, o nenhum  medo de sair do “politicamente correto”, das declarações vazias e que seguem sempre o rito das “ovelhinhas brancas”, iguais e mansas, sempre.

Mas, ao contrário de Brizola, Ciro volta e meia derrapa em afirmações que são contraditórias ou, pior, vazias.

Ele diz, em polêmica entrevista a American Quartely que “o Brasil não precisa e não pode suportar um governo de esquerda. O Brasil precisa de um projeto que reúna os interesses práticos daqueles que produzem e os interesses práticos daqueles que trabalham”.

Não é nada absurdo (exceto pelo “suportar”, que é subjetivo e vago o suficiente para ser lido como “não tolera” ou um “não poderia ser assim”). Afinal, o governo Lula não foi, como defende Ciro, “um projeto que reúna os interesses práticos daqueles que produzem e os interesses práticos daqueles que trabalham”?

Foi, e nem mesmo assim as elites brasileiras deglutiram o “sapo barbudo”, como não digeriram Getúlio, Jango, Brizola ou qualquer outro que  procurou reunir desenvolvimento com justiça social.

Ciro não consegue entender isso e, por esta razão, a crueza de suas restrições a Lula, no momento em que este está preso e indefeso, acabam soando – e não sem razão – como música aos ouvidos de quem não pode imaginar que o ex-presidente possa disputar as eleições. Isso seria compreensível que ele estivesse disputando em condições normais, como forma de capturar eleitorado lulista menos sólido, mas não nas atuais circunstâncias.

Nelas, sabe que suas chances só existem porque Lula está à beira da cassação de seu direito de ser votado.

Ciro, que gosta de proclamar a sua honestidade pessoal – o que não é, ou não deveria ser, um mérito extraordinário – não está cumprindo o primeiro dever de honestidade política: o de reconhecer e proclamar que ninguém, e menos ainda uma liderança do tamanho da que tem Lula, pode ser afastado da disputa eleitoral.

Está cometendo um erro que lhe pode ser fatal, porque provoca ressentimentos e dificulta o que seria natural, no caso de confirmar-se o impedimento de Lula.

Até porque, no restante de sua entrevista, Ciro diz “heresias”que o fazem  não ser acolhido pela direita, como na reafirmação de que os campos do pré-sal entregues pelo Governo Temer, suficientes para afirmar uma posição “de esquerda” – embora seja tão somente de defesa do interesse nacional.

Ser minimamente nacionalista neste país, um pecado sem remissão.

Na questão Lula, porém, em lugar da marca de coragem que sempre procura imprimir à sua imagem, o que passa é fraqueza, por não querer enfrentar a questão da libertação do ex-presidente, um tabu tão grande quanto qualquer outro que as classes dominantes procuram incutir nos brasileiros.

Se faz questão, sempre, de dar “munição” para ser intrigado com o eleitorado lulista não pode reclamar se não for reconhecido por aqueles que ele, hoje, ainda não tem: os 30% do eleitorado que desejam votar no ex-presidente e talvez não o possam fazer, por conta da ditadura da mídia e do Judiciário.

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

70 respostas

  1. O Ciro Gomes não passa de um oportunista, descarado, mau caráter, e que morre de inveja do grande estadista Lula, que ele jamais terá condições de ser! Se dentro de mim ainda existia a possibilidade de votar no Ciro, numa eventualidade do Lula não poder participar das eleições – já eram de uma vez! Não voto para ele nem para síndico de prédio!

    1. definitivamente Ciro está enterrando os possiveis votos caso Lula não seja candidato

      1. Eu também penso assim. Ele confirma a imagem de camaleão que muda de cor conforme a necessidade eleitoreira. Se também tem inveja do Lula, está ficando mais longe da grandeza do ex-Presidente. Só mais um oportunista de ocasião.

  2. Há muito tempo não confio em Ciro político, não sei se em sua pessoal ele é tão ´mutante´ quanto na política. É uma pessoa que não dialoga, não ouve o outro, não sabe o que a população majoritariamente pobre do Brasil realmente necessita. Lula é quem conhece o povo e seus anseios, daí ser ele o favorito e Ciro jamais conseguirá passar a mesma coerência e portanto caso Lula não possa concorrer à presidência, seus votos irão para quem Lula indicar e não será o Ciro Gomes, com certeza.

  3. Ciro manifestou-se em diversas ocasiões sobre a injustiça da prisão de Lula, devido à fragilidade das acusações.
    Ciro é candidato e apresenta às claras suas ideias e propostas à sociedade, algumas delas mais à esquerda do que Lula fez em seus dois mandatos.
    Ciro sabe que não terá apoio do PT no primeiro turno, por isso busca alianças.
    Ciro apoiou Lula e Dilma nas quatro eleições e nos quatro mandatos de ambos.
    Ciro foi ministro com Lula e, ao contrário da preferência de petistas por boquinhas, preferiu não participar com cargos no governo, a partir do segundo mandato, assim como nos de Dilma.
    Ciro já manifestou seu apoio ao candidato da esquerda no segundo turno, caso ele mesmo não esteja lá.
    Essa chorumela de petistas é conhecida e é natural, pois estão acostumados a fazer política com gente transparente como José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Sérgio Cabral, Roberto Jefferson, Waldemar Costa Neto, Paulo Maluf, Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Moreira Franco, Eliseu Padilha e o bezerro de ouro de Lula, Michel Temer.
    Narcisistas, os petistas acham feio tudo o que não é espelho, por isso têm ojeriza a quem tem personalidade e capacidade, como é o caso de Ciro.

    1. A despeito do seu blá-blá-blá, a postura recente de Ciro Gomes é caracterizada pela dubiedade e isso é fato. Observe as atuais aproximações de Ciro com DEM, PRB e PP, bem na linha daquilo que você crítica no PT. Além dessa ambiguidade, tem outras.

    2. Ciro em seu discurso fala em coisas bastante ousadas se comparados ao “Lulinha paz e amor” e que a princípio convergiria com a esquerda – posso, por exemplo, citar o fato de ter abertamente dito que uma fortuna de R$ 6 bilhões em dividendos foi para a mão de apenas quatro famílias sem pagarem imposto, e que o setor financeiro já ganhou demais, em detrimento de trabalhadores e setor produtivo.

      OK, tudo muito bonito.

      Mas – caso eleito – como ele vai “radicalizar” se faz alianças com partidos como DEM e PP? O primeiro foi oposição desde o primeiro dia que o PT chegou ao poder. O segundo, foi um verdadeiro Judas em relação às políticas nacionalistas e sociais de Dilma, apoiando seu impeachment em 2016.

      Queria entender.

      1. Também acho ótimas essas críticas dele ao financismo. Tenho achado ele judas, mas especialmente em relação à postura distante sobre Lula a que Brito tem se referido. Não é apoio nas eleições, seria simplesmente apoio a um velho companheiro. Ninguém é obrigado a apoiar ninguém na corrida eleitoral, cada um com suas alianças e cada um com sua estratégia, o que é perfeitamente legítimo. Mas, quando essa estratégia passa pelo distanciamento frio de um companheiro encarcerado, perde o meu respeito. E olha que o Fernando Brito, que não pode ser acusado de ser petista e contra o PDT, tem essa percepção. Vejam o texto de 11/05/2018, com o que concordo:

        “Se Ciro tem esta pretensão, precisará ter também esta honestidade. Que não humilha nem apequena, pois a verdade intelectual e política não é vergonha, é dever de quem se apresente como candidato ao povo brasileiro.
        “Não vencerá sem Lula e não governará sem o lulismo, seja o do afeto popular, seja aquele expresso no político-partidário. Espera-se de Ciro a sinalização de que é não o seu pretensioso sucessor ou, ao contrário, um mero fantoche, mas o intérprete, com sua própria voz, da vontade popular que Lula expressa, mesmo injustiçado, encarcerado e impedido de disputar as eleições.
        Ter medo de “perder apoio” por assumir isso, para quem a toda hora vai chutar os “santos do mercado” como tem ele feito em suas entrevistas, é um contrassenso.
        Cabem a Ciro, não a Lula – por razões óbvias, diante de sua relativa incomunicabilidade e as restrições monstruosas a que está submetido – física e juridicamente – os movimentos.”

        http://www.tijolaco.com.br/blog/ciro-ou-nao-ciro-nao-e-questao-agora/

        1. O Ciro pode ter alguma cisma em relação ao PT, mas daí a fazer o jogo da Farsa a Jato dizendo que ela age corretamente e criticando o PT, é demais.

          Bastaria manter-se mais neutro. E continuo achando uma incoerência ter um discurso mais alinhado à esquerda e buscando aliança com partidos à direita como o DEM e super fisiológicos como o PP.

  4. Certo é o PT, que fez governo de direita com lucros recordes aos bancos e chamou de esquerda.. ninguém percebeu..

  5. Esse nunca me enganou: fede e cheira politicamente, desde os tempos da Arena e do PDS, partidos da ditadura militar. #NemComRezaForte

  6. E ele já afirmou que não houve golpe contra a Dilma. Tudo foi legal. Francamente. Deixa ele se eleger com um congresso safado e corrupto a disposição para outro impeachment “legítimo” como foi o da Dilma. Não há nada como um dia após o outro.
    Realmente estamos totalmente sem alternativas. Só os ET’s podem nos salvar!

  7. Ciro em suas entrevistas adora dividir o que ele chama de “setor produtivo” e os “trabalhadores” em duas categorias distintas. Fica até parecendo que ele não acha que o trabalhador é quem produz. Como sou trabalhadora e não gosto de ser minimizada, meu voto nunca será desse senhor.

  8. Afirmar que “Lula não é preso político” equivale a lançar sobre Lula a pecha de bandido.
    Isto é inaceitável, Coroné!
    A máscara caiu.

  9. Ciro coloca sua ambição eleitoral acima da coerência política. E esse comportamento acabará fechando portas mais adiante.
    Aconteceu com Brizola, que ao retornar do exílio por Foz do Iguaçú em sua primeira declaração afirmou que não tinha havido oposição à ditadura (referindo-se ao fato de que o MDB era o partido consentido). Uma derrapada que lhe custou muito caro. Isso afastou setores significativos do velho MDB cujo origem era trabalhista e que recusou-se a acompanhar Brizola no PDT. No RS isso foi mais significativo, com o grupo de oriundos do trabalhismo (o velho PTB) aglutinando-se sob a liderança de Pedro Simon. Mas foi um fenômeno que se repetiu em muitos outros estados, especialmente aqueles da diáspora gaúcha, onde o trabalhismo era forte.
    Essas derrapadas de Ciro muito provavelmente terão consequências irrecuperáveis para ele.

  10. eleições sem LULA é fraude ..LULA esta preso INJUSTA, ilegal e inconstitucionalmente

    ..só não entende isso CIRO e o PHA (mais o do cafezinho)

    azar o deles ..vão morrer falando sozinhos

  11. Ciro despreza tudo e as vezes a razão, porque tem a certeza de ser o único caminho da esquerda nas eleições. Ou será Bolsonaro, Marina ou Alckimin…

  12. Ciro Gomes é um oportunista que também nutre uma incontrolável inveja do operário metalúrgico que veio para o sul num pau-de-arara e mostrou para o mundo que honestidade, caráter e sabedoria não se aprende na escola.
    Só que, dissimulado e aproveitador como é, finge e esconde essa inveja latente que tem do Lula, coisa que o abominável FHC não consegue fazer.
    Confio nele o mesmo tanto que confio no abominável FHC; nunca terão meu voto!!!

  13. “O Brasil não pode suportar um governo de esquerda”. Ou entendi bem, que Ciro promete fazer um governo de direita, ou, então, não entendo mais nada. Pelo sim ou pelo não, não irei votar em quem não fala claro.

  14. Exatamente, Brito: “Afinal, o governo Lula não foi, como defende Ciro, ‘um projeto que reúna os interesses práticos daqueles que produzem e os interesses práticos daqueles que trabalham?’ Foi, e nem mesmo assim as elites brasileiras deglutiram o ‘sapo barbudo’, como não digeriram Getúlio, Jango, Brizola ou qualquer outro que procurou reunir desenvolvimento com justiça social.”

    Perfeitamente: “Se faz questão, sempre, de dar ‘munição’ para ser intrigado com o eleitorado lulista não pode reclamar se não for reconhecido por aqueles que ele, hoje, ainda não tem: os 30% do eleitorado que desejam votar no ex-presidente e talvez não o possam fazer, por conta da ditadura da mídia e do Judiciário.”

  15. O Lula não foi um governante que conciliou quem trabalha com quem produz, ele subornou os dois lados bem como o mercado financeiro também. Quando acabou a farra das commodities, rapidamente a tal “conciliação” foi engolida pelos mercadistas bem nutridos pelo Lula e PT.

    Governar assim até eu. Quando era para realmente acontecer a conciliação entre produtores e trabalhadores contra mercadistas, a dona Dilma negligentemente se deixou cair sem deixar de garantir sua elegibilidade futura.

    Defender o Lula hoje é comprar briga com o judiciário. Ficamos assim: o Ciro escolhe comprar briga contra os financistas enquanto o PT compra briga com o judiciário. Contra os dois lados, em tempo de campanha, não dá.

    Ficamos assim: quando o Lula pedir “Free Brasil – abaixo aos mercadistas e banqueiros” , o Ciro compra briga também com o judiciário pedindo Free Lula.

  16. Brito, em nenhum momento o governo Lula, o qual teve muito méritos, olhou para os interesses de quem trabalha e, muito menos, de quem produz. Foi antes um governo de “quem consome e de quem empresta”. Durante todo o seu governo, Lula sufocou a indústria, mantendo câmbio valorizado, juros altos, impostos escorchantes sobre a produção (e mínimos sobre a especulação), manutenção de oligopólios setoriais e assim por diante.
    Lula achou que bastava incentivar o consumo dos pobres (o que é algo digno) e a indústria viria a reboque, A verdade é que quem cresceu foram as importações e o setor de serviços.
    Talvez como exceção possa-se ressaltar o setor de energia, com Petrobras, hidrelétricas e eólicas. Só isso.
    Em compensação o setor financeiro se tornou cada vez mais oligopolista e usurário, alcançando lucros aviltantes com a conivência da Caixa e BB. Não dá pra negar esta realidade.

    Quanto à solidariedade com Lula, eu concordo com você, em tese. Mas vamos nos lembrar que Lula e Dilma como presidentes nunca assumiram uma postura ativa de defesa de Dirceu, Genoíno ou demais acusados do mensalão. Agora querem cobrar isto de Ciro em relação a Lula? Querem cobrar que Ciro conversa com PP e DEM, sendo que Lula colocou Temer na vice e tirou foto com Maluf por apoio a Haddad?

    Ciro não é perfeito, mas é uma situação complicada para ele. Se ele ficar lutando pela candidatura de Lula em todas as suas declarações, a sua candidatura perde sentido, pois passará a ser de luta por um candidato que se põe como adversário na disputa.

  17. Mais uma vez ele descarta e recusa o meu voto. Minha opção é de esquerda e, somente receberá meu voto, quem professar as teses de esquerda, combater o estado mínimo, as privatizações e a prioridade ao mercado. Voto em quem declara proteger os diretos das minorias, a justiça social, as conquistas dos trabalhadores, o direito a educação, trabalho e segurança. (nesta ordem).

  18. Entre Cyreco das Elites e BozoNazi, prefiro o 2º. Chega de conversa mole. Que venha o Bozo e que as coisas se resolvam para o BEM ou para a desgraça final. Merecemos. Permitimos a estes coxinhas felasdaspootas dominarem o cenario se utilizando do poder economico financeiro midiaticopolicial judiciario… tem que ter um fim!

  19. O Lula não é Deus, foi preso porque quis, e não é a obrigação de ninguém defender ele.

    O eleitor acha ruim? Problema dele, quem perde é ele por ficar idolatrando político e sendo feito de massa de manobra.

    1. –e não é a obrigação de ninguém defender ele— NÃO SE TRATA DE OBRIGAÇÃO MEU CARO,SÓ A SIMPLES CONFIRMAÇÃO DE QUAL É O PENSAMENTO DO POLÍTICO DE QUEM EMITE OU DEIXA DE EMITIR OPINIÃO AO RESPEITO.
      NO CASO DO CIRO,AINDA QUE VC NÃO GOSTE SÓ CONFIRMA(mais uma vez) O QUANTO CAMALEÔNICO E DUVIDOSO É O SEU COMPORTAMENTO .

      1. O Ciro já deixou bem claro o que ele pensa. Se o STF está sob golpe então o certo é buscar asilo numa embaixada, e não se entregar. Se o STF está sob um golpe, então não faz sentido recorrer como o Lula está. Se você recorre então você aceita que o processo é legal e que o STF deve ter a última palavra.

        Mas é claro que um blog como esse não vai deixar isso claro na matéria. O negócio é fazer intriga, tudo pra proteger a imagem do Deus Lula e suas intermináveis contradições. E o destino do país? O país que se dane.

        1. Errado ,mais uma vez.O blog não precisa esclarecer nada,não se trata de leitores alienados.
          O Ciro terá que escolher (descer do muro) se agrada o eleitorado da direita,(coisa que pese a todo seu esforço ele não conseguiu) ou assume que ele é secundário em relação ao PT e tenta acertar os ponteiros com eles.
          Mas,em qualquer caso ,não será da parte dele uma atitude sincera ,portanto aos ESCLARECIDOS POLITICAMENTE isso pouco importa.

        2. Pois é, Ciro também “deixou bem claro” que “iria sequestrar Lula e levá-lo a uma embaixada” (não adianta você negar, tem vídeo, tá?), mas, conforme o julgamento foi se aproximando, rapidinho passou a defender “as instituições funcionando”.
          Em qual dos dois Ciros a gente acredita?

  20. O candidato do PDT resolveu praticar um haraquirí político. É só besteira que sai de sua boca, tal como de um esgoto.

  21. Inacreditável e lamentável a postura que Ciro está assumindo, para quem esteve ao lado do projeto do PT por mais de uma década, de forma coerente e progressista. Ciro parece estar passando pelo mesmo processo “misterioso e medonho” que metamorfoseou Cristovam, Marina, Martha e outros no que existe de pior, não apenas como políticos mas também como seres humanos.

    1. Ciro nunca foi petista, por isso não tem condenação por corrupção e/ou lavagem de dinheiro, mesmo tendo sido prefeito e governador, além de deputado estadual e federal.
      O trio citado tem DNA petista!

  22. Presunçosa, como podemos observar nos comentários abaixo, a escumalha petista atribui a si os 30% de preferência de votos para Lula. Pobres coitados. Se Lula, muito maior que o PT, dependesse dessa galera de revolucionários de teclado e intelectuais de botequim estaria frígido, pois é ela a responsável pela rejeição do grande estadista que foi.

    1. “a escumalha petista ” cada vez mais desreispeito, não aceita críticas e já vem com ataques pueris, está parecendo um cirominion. Sim, desse modo vai ganhar o apoio dos petistas!?

    2. Em primeiro lugar: “escumalha” é a PQP. Em segundo lugar: Numa – cada vez mais improvável eleição, de qual galaxia o Ciro vai trazer o Congresso que vai legislar os próximos anos? O próximo presidente vai ter que encarar a realidade. O Ciro cairia com naturalidade nos braços de “José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Sérgio Cabral, Roberto Jefferson, Waldemar Costa Neto, Paulo Maluf, Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Moreira Franco, Eliseu Padilha e o bezerro de ouro de Lula, Michel Temer.” E eu acrescentaria: José Serra, Aloysio Ferrerira, e demais tucanos.

      1. Tá nervoso, petista? Vá pra rua protestar, ficar no teclado dizendo palavrões não resolve.

  23. Globosta sem privilégios na Copa

    Resolvi ver a porcaria do SporTV – Globo comentando sobre a seleção e percebi um suspeito mau humor dos comentaristas com o Tite. Estranhei a princípio. Pesquisei e achei a razão. Mas, ao contrário de 2010, não há desculpa de falta de educação do treinador dessa vez…

    https://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2018/06/opiniao-por-que-tite-fecha-treinos-como-dunga-sem-causar-mesma-irritacao/

    Agora os 196 jornalistas enviados à Rússia podem ir ao cinema, conhecer o ótimo metrô de Moscou kkkk….

  24. Ufa Brito! Bom demais ler você! Você nos motiva a desviar de balas, estilo “Matrix”. Obrigado!
    Com relação a Ciro, ele é oportunista e está só querendo conquistar o espaço da direita que está sem candidato, mas é tipo, estou com o corpo inteiro na direita, mas um pé na esquerda, somente um pé. Só que ele nao engana ninguem, nem a direita nem a esquerda. Talvez só o centro que possa ser “apartidário” dele, mas esse ja é tão falido quando os dois extremos citados.

  25. Ciro Gomes não deveria se esforçar tanto para fazer novos desafetos. Ele já tem um que é implacável: ele mesmo!

  26. Ciro é a nova jogada da direita, junto com a Marina, já que os dois têm seguidores na esquerda, para solapar o candidato indicado por Lula, no caso de seu impedimento, de chegar ao segundo turno das eleições deste ano. O grande problema do Ciro é sua incontinência verbal atira para todos os lados e assim confunde o eleitor tanto de esquerda como de direita. Nas duas eleições para presidente que disputou foi a mesma coisa e amargou um distante quarto lugar. Apostar nele é uma fria.

  27. O QUE O CIRO QUIS DIZER É MUITO SIMPLES: A SAÍDA DE UM PERÍODO DE CONFLAGRAÇÃO GERADO PELO GOLPE É PELO CENTRO!
    Em todo lugar em que se saiu de um golpe ou ditadura foi assim. Se o Haddad ganhar, governa com quem? Ou se pensa que o Lula vai ser solto? LULA ESTÁ PRESO PORQUE ELE É O ÚNICO NO PT QUE PODE RECOMPOR O CENTRO. Lula elegeu-se e governou com e pelo centro.
    O país está dividido. Petismo x antipetismo. Se o PT ganha sem o centro, o pau vai comer. Lula é maior que o PT. Mas só um projeto que elimine a possibilidade de enfrentamento logo depois das eleições pode reaglutinar o centro em torno de um projeto que não seja liberal. O centro não produziu candidato. O DEM, o PP e outros estiveram satelizados pelo PSDB até agora. Mas o Alkmim não cresce. Então o satélite tende a se soltar. O MDB vai cristianizar o Meirelles, se ele for candidato. E vai ficar a ver navios.
    Se o centro não produz candidato, parte dele vai em direção à direita. Haddad não tem a mesma capacidade de negociação, nem o “capital social” político do Lula.
    Quero lembrar que, quando concorreu a governador no RS em 1958, Brizola teve como companheiro de chapa Guido Mondin, para o senado. Era um ex-integralista, do PRP. Mas através dele Brizola conseguiu acesso aos eleitores da serra gaúcha e dos segmentos sociais mais anticomunistas. Elegeu-se e fez o governo mais à esquerda que o RS já teve.

  28. Espere, isso está aguardando ser aprovado por Tijolaco.
    O QUE O CIRO QUIS DIZER É MUITO SIMPLES: A SAÍDA DE UM PERÍODO DE CONFLAGRAÇÃO GERADO PELO GOLPE É PELO CENTRO!
    Em todo lugar em que se saiu de um golpe ou ditadura foi assim. Se o Haddad ganhar, governa com quem? Ou se pensa que o Lula vai ser solto? LULA ESTÁ PRESO PORQUE ELE É O ÚNICO NO PT QUE PODE RECOMPOR O CENTRO. Lula elegeu-se e governou com e pelo centro.
    O país está dividido. Petismo x antipetismo. Se o PT ganha sem o centro, o pau vai comer. Lula é maior que o PT. Mas só um projeto que elimine a possibilidade de enfrentamento logo depois das eleições pode reaglutinar o centro em torno de um projeto que não seja liberal. O centro não produziu candidato. O DEM, o PP e outros estiveram satelizados pelo PSDB até agora. Mas o Alkmim não cresce. Então o satélite tende a se soltar. O MDB vai cristianizar o Meirelles, se ele for candidato. E vai ficar a ver navios.
    Se o centro não produz candidato, parte dele vai em direção à direita. Haddad não tem a mesma capacidade de negociação, nem o “capital social” político do Lula.
    Quero lembrar que, quando concorreu a governador no RS em 1958, Brizola teve como companheiro de chapa Guido Mondin, para o senado. Era um ex-integralista, do PRP. Mas através dele Brizola conseguiu acesso aos eleitores da serra gaúcha e dos segmentos sociais mais anticomunistas. Elegeu-se e fez o governo mais à esquerda que o RS já teve.

  29. Perdeu a grande oportunidade de ser o herdeiro político do Lula. Provavelmente, mas muito provavelmente, jamais conseguirá vencer uma eleição presidencial. Voto no Lula ou em quem ele indicar, desde que não seja o Ciro. #QueroMeuBrasilFelizDeVolta NÃO ACEITO ESSE GOLPE. #LulaLivre #LulaCandidato

  30. Lula e o seu puxadinho, Dilma, Gleise e os políticos do pt enfim, partilharam os seus governos (atenção: eu não disse poder porque poder o pt nunca teve) com todos os políticos golpistas e ladrões que governam o poder hoje. Mantiveram-se nos governos por 13 anos fazendo concessões e cambalachos com esta escória pmdebista que está assaltando o Brasil, acabando com os direitos dos trabalhadores e entregando de mãos beijadas as nossas riquezas às multinacionais. Estes políticos aliados de coração do Lula, onde não sobraram elogios e tapinhas nas costas são os agentes e delegados deste golpe entreguista anunciado. Sim, anunciado porque traíram os governos do pt dia sim e o outro também e todos sabiam (todos são os anunciados na primeira linha do meu comentário) os ladrões que eram, síndrome da pior política que existe que é a do toma lá dá cá, à qual o pt abraçou, contraiu matrimônio e por muito tempo se orgulhou dos filhos gerados. E não foi por falta de avisos. Muita gente se cansou de advertir que um dia a casa ia cair, como de fato caiu quando a direita reuniu os elementos necessários (judiciário e imprensa velha) tornando-os bastante fortes para dar e sustentar o golpe. Pode ser que o Lula esteja preso injustamente por causa de um muquifo como o triplex e que terá sua pena multiplicada por causa de alguns mimos aceitos em um sítio que (talvez) sequer lhe pertence. Mas existem ditados que se realizam inexoravelmente: cria corvos e eles lhe comerão os olhos. O que queriam do Ciro Gomez, que ele abdicasse de seu direito de ser candidato para aderir a um movimento estéril e insano por mais que este movimento seja justo? Ele não impede a realização deste movimento. Apenas coloca a sua candidatura para que as pessoas, livremente votem nele ou não. E para isso não esconde nada. O mais que se vê são pessoas regurgitando ódios antigos espalhando suas biles nestes comentários.

    1. A começar por você, em relação ao Lula, não? Concordo que Ciro tem todo o direito de apresentar sua candidatura como achar melhor, e vota nele quem quer. O que estamos discutindo aqui é que ele está há três anos se vendendo como “alternativa de esquerda” (com a providencial ajuda de boa parte da “blogosfera progressista”), e quando viu que não conseguiu convencer essa fatia do eleitorado, mudou para o discurso da direita.

      1. Existem duas maneiras de se divergir de um comentário: a civilizada e inteligente é argumentar em contrário e provar a falsidade das declarações.

        1. Pois é exatamente esse o teu problema. Teu comentário é repleto de ódio e de incoerência. Não há fatos verídicos nem inteligência, sómente conclusões arbitrárias. O q fica sempre de teus argumentos é esse ódio irracional do PT e do Lula. Não tenho a mínima vontade de te convencer de nada. Fique com teu comentário obtuso.

  31. Tem pelo menos dois meses que declaro que não voto em ciro (acabou de perder o direito de eu escrever seu nome com maiúscula). Se num acaso houver um segundo turno com ciro e bolsonaro nem saio de casa pra votar. Pela primeira vez, desde 1978, não exercerei meu direito de votar!
    Lula Livre!
    Lula Presidente!

      1. Lamento. Votei contra minha consciência uma vez na vida: em Mario Covas pra evitar o Maluf, hoje penso que se Maluf tivesse levado aquela não teria por mais de 20 anos essa corja tucana lesando meu estado. então me prometi a nunca mais votar ‘útil’ e não o farei de cabeça e alma tranquilas.Minha juventude foi toda em baixo do tacão da ditadura, escolhi uma das profissões mais perseguidas pelos detentores do poder, isso cunhou meu posicionamento político e humano pela vida toda. bolsonaro é fichinha.

  32. Ta ficando claro, desgraçadamente.
    O cara prefere SOMAR do lado dos inimigos dos que trabalham, do andar de baixo, do maior e mais organico partido do país e do proprio nordeste a que ele acha que pertence.
    Vai chegar a hora do RIP

  33. Segundo os comentários desse blog cirandeiro só tem 1% de aceitação e o gajo q o apoia é o mesmo de sempre, junto com outro esquerdista ressentido e cheio de ódio. Lula leva 99% de aceitação. #LULA LIVRE INOCENTE E ETERNO PRESIDENTE ????????

  34. Ciro tem experiência acadêmica, pessoal, profissional e política que o qualificam para a presidência da república. Prefeito, governador, deputado estadual e federal, além de ministro de Itamar e Lula, atuou como gestor também na iniciativa privada.
    Ciro está dialogando com todas as forças políticas visando gerir o Estado para a parcela da população que dele mais espera e merece atenção, os pobres. Ao apresentar suas ideias, propostas e compromissos, Ciro destaca a retomada dos Campos do pré-sal para a Petrobras, pelo regime de partilha, como forma de viabilizar o investimento maciço em educação, a exemplo da vencedora estratégia implantada no Ceará, que apresenta hoje níveis superiores de desempenho dos alunos da rede pública, em nível nacional. Destaca também a necessidade de reverter a reforma trabalhista e a terceirização sem limites que levaram os trabalhadores de volta ao século dezoito, em plena era do conhecimento, além de acabar com o danoso limite no teto de gastos, que já mostra sua perversidade excluindo beneficiários dia programas de proteção social.
    E Ciro propõe mais que recuperar o que foi perdido com o governo golpista, acena com projeto de desenvolvimento a partir das compras que o Estado faz para medicamentos e equipamentos, na área da saúde, substituindo importação por fabricação local, gerando empregos aqui é não no exterior. Essa mesma ação será feita para defesa, petroquímica e naval.
    Para realizar tudo isso é imprescindível um presidente com capacidade de diálogo e atitude, buscando sempre a convergência interna, e valorizando o nacionalismo sem republicanismo ou conciliação com aqueles que querem se servir do Estado. Neste ponto, merece destaque o compromisso com o Equilíbrio Fiscal a partir de gestão austera e cobrança de tributos de quem nunca antes nesse país pagou: rentistas, acionistas e herdeiros de grandes fortunas.
    Por isso, Ciro 2018!

  35. Já vi várias entrevistas de Ciro , nunca o vi atacando Lula , pelo contrário ele diz que a sentença é falha . Porém não vamos esquecer de que o responsável pela situação de Lula estar preso é ele mesmo que para perpetuar o PT no poder fechou os olhos para robalheira que estava ocorrendo ou alguém duvida que ele sabia ??? Sempre votei no PT porém o tempo de Lula e do PT passou vou votar em Ciro caso não de certo na próxima voto em outro ,pois não acredito em conto de fadas como o responsável por este Blog e muitos eleitores do PT !!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *