Ciro devia ter seguido calado. Vai ter problemas até no PDT

Certo que muitos “históricos” do PDT e até pré-históricos, como este blogueiro, estão afastados do partido, embora mantenham, como se mantém dos grandes amores, o respeito que silencia críticas e que jamais admite enxovalhar a quem tão bem se quis.

Os leitores sabem que, pelos 23 anos por lá, em geral conservo um silêncio obsequioso e, confesso, carinhoso.

Mas, por tanta história, permanece algo denso no partido, ainda que sem aqueles brizolistas.

E isso faz com que a velha sigla de Brizola mantenha uma sintonia com o espírito popular.

E não há dúvidas de que houve, no campo popular, alegria e esperança com a libertação de Lula vista, como de fato é, uma imenso reforço na luta contra o desvario em que foi lançado o Brasil.

Vi e li inúmeras saudações de ex-companheiros pedetistas na sexta-feira e no sábado, e assisti a declaração do presidente do partido, Carlos Lupi, saudando a sua libertação e dizendo que isso “prova que ainda há esperança em meio a tanta sujeira do atual governo”.

Ciro cria, com as declarações que deu a O Globo, de que “não quero mais andar com o lulopetismo corrupto nem para ir para o céu”, um constrangimento imenso para o presidente do seu partido, duas vezes ministro do governo petista, principalmente porque não se serviu dos mesmos vetos quando se tratou da tentativa de obter apoio do DEM e do PP na campanha, o que acabou não se concretizando. E fez bem em conversar, seriam menos forças no campo conservador.

Tenho certeza que Lupi, por sua natureza, seria – ou será, quem sabe? – um dos primeiros dirigentes partidários a desejar conversar com Lula, como compete a qualquer presidente de partido do campo popular, ainda que isso não implique em restrições à candidatura Ciro, tão legítima quanto a de Lula, ainda que hoje vetada pela lei da Ficha Limpa, mas não em 2022, justo porque o líder petista luta, legalmente, por sua absolvição.

Criar este constrangimento é injusto com Lupi e com todos os pedetistas que abriram o partido a Ciro e não podem e não devem ser manietados por ele. A luta, citava sempre Brizola o ditado gaúcho, “não quita a fidalguia”,

Conversar é da essência da política e só energúmenos, como o que hoje nos preside, fogem disso.

Críticas a Lula, divergências e animosidades nunca foram raras dentro do PDT. Brizola e ele trocaram muitos impropérios e alguns eu assisti, pessoalmente.

Mas nunca na “hora H”, quando os destinos do povo brasileiro estava em jogo.

Talvez seja o melhor sinal de que, entre um e outro, o tamanho é muito diferente.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

52 respostas

  1. Ciro cada vez afunda mais na canalhice. Ao considerar uma farsa a candidatura de Lula, ele simplesmente ADERE ao golpe. Aposta na manutenção da condenação “arrumada” de Lula. Ciro quer a injustiça, quer o direito destruído, quer ganhar a eleição ROUBADA, exatamente como o Bozo ganhou.

  2. Ciro é lamentável. Nem diagnosticado por ataque de loucura seria admissível. Uma pena grande, mesmo.

  3. Ainda dão espaço para esse psicopata ! É por isso se acha algo que nem ele sabe o que é ! Mais dão espaço e ele vai destilando seu ódio por não ser nada , um zero a esquerda . Coitado dos seus apoaidores se tem !

  4. Ciro é lamentável. Nem diagnosticado por ataque de loucura seria admissível. Uma pena grande, mesmo.

  5. Muito boas ponderações. Será que ecoam os ouvidos moucos de Ciro? Mania de falhar na hora H.

  6. Ainda não sei o que Ciro está fazendo que não passa logo pra extrema direita pois tem todos os requisitos pra isso; assim como também não sei os motivos que o levam a guardar as provas contra Lula, provas essas que nem os serviços de inteligência do mais ao menos competente foram capazes de localizar… Mas Ciro tem????.
    Ciro é um ressentido, um moleque reclamão, um estúpido, e tudo o que sai daquela boca é na intenção de ofender alguém. Ciro, se por acidente se tornasse presidente, não seria em nada diferente do estúpido que hoje ocupa o cargo.

  7. Ciro cada vez afunda mais na canalhice. Ao considerar uma farsa a candidatura de Lula, ele simplesmente ADERE ao golpe. Aposta na manutenção da condenação “arrumada” de Lula. Ciro quer a injustiça, quer o direito destruído, quer ganhar a eleição ROUBADA, exatamente como o Bozo ganhou.

  8. Lula e os petistas têm a convicção de que somente eles podem transformar a realidade do povo. Por isso o PT só aceita participar de alianças, se tiver o protagonismo e o poder de decisão final. Lula afirmou recentemente que somente o PT é um partido político. Os demais são siglas. É da essência de Lula e do PT acreditarem que somente eles podem fazer a diferença.
    Isso explica porque em 1989 Lula não aceitou formar uma frente com Brizola na cabeça da chapa. Esse erro político deu a vitória a Collor e depois tivemos os governos de FHC com sua privataria.
    Em 2018, pesquisas e políticos importantes apontavam que a estratégia deveria ser um candidato de outro partido que não o PT. Hoje sabemos que Lula fez o diabo no chamado “domingo sangrento” e impôs sua estratégia eleitoral. A vitória foi de Bolsonaro.
    Quando Lula estava preso, diziam que Ciro não poderia fazer críticas. Agora que Lula está solto, continuam dizendo que Ciro não pode fazer críticas fundamentadas em fatos.Mas não foi Lula quem definiu que Ciro era o adversário a ser abatido, por todos os meios ? Por que Ciro deve ser hipócrita e esconder o que pensa ? Lula só pode ser reverenciado e nunca criticado ?

  9. Ciro podia fundar um partido – PCG – Partido do Ciro Gomes
    Ou PVC – Partido Vira as Costas (no 2o turno)
    Ou PF – Partido Falastrão
    Ou PEE – Partido Eu com Eu

  10. Entrevista de Boulos no UOL:

    “Citaria quatro grandes linhas para nossa iniciativa política: a defesa da soberania nacional, do meio ambiente, das liberdades democráticas e dos direitos sociais. Bolsonaro representa uma ofensiva brutal em todos esses campos. A entrega da base de Alcântara, a devastação da Amazônia e a omissão nas praias do Nordeste, as constantes ameaças à democracia. Mas destacaria hoje o tema dos direitos, com o pacote de Paulo Guedes. É a destruição do embrião de Estado social que a Constituição de 88 formou. Dentre outros ataques propõe a desindexação do BPC do salário mínimo, que já haviam tentado com a Reforma da Previdência; a desvinculação dos recursos do pré-sal para educação e saúde; um ajuste fiscal obrigatório, por gatilho, para União, estados e municípios, que ataca servidores e os investimentos públicos; a destinação dos recursos de fundos públicos para pagamento da dívida ao rentismo financeiro. É, na prática, ajustar o Estado brasileiro ao teto de gastos recessivo do Temer. É condenar o Brasil ao aumento estrutural e contínuo da desigualdade. Temos que mostrar isso ao povo. Esse é o papel da oposição.”

    https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2019/11/12/entrevista-guilherme-boulos-lula-lava-jato-sergio-moro.htm

  11. Esse,ARENISTA JURAMENTADO,de longa data,não se cala,pois a única coisa que lhe resta, É A LINGUA.Como todo o DEDO-DURO.

  12. Ciro tá atirando nas claras, enquanto a banda ruim do PT fez pelas costas, se preocupando mais em monopolizar a esquerda do que em viabilizar uma vitória eleitoral. Liderança sem generosidade, nem responsabilidade com nosso povo. Ciro 2022

  13. A CLOACA ” BUCAL ” do CIRO? é sua metralhadora verbal,nada ali se aproveita,pelo contrario, só se, denigre cada vez mais,colocandoi o PDT em

    escala dos partidos “nanicos ” os sem eira nem beira…

  14. Como sou adepto da verdade e procuro me afastar da fantasia farsesca do entusiasmo pueril, entendo que Ciro tem razão nas suas afirmações, principalmente sendo advogado e professor de direito. “Não deveria ser dito neste momento”! Ora bolas, qual momento então, para não ferir as susceptibilidades de uma “sensibilidade por falta de coluna vertebral” (F. Pessoa). Hora H! Que hora H? É a hora de enganar o povo prometendo a ele um paraiso sem nuvens onde colocar a bunda na contemplação de deus?

    1. Por que Lula é inelegível???pela lei da ficha limpa
      qual é o processo que o afastou?? o do triplex
      qual é o processo em que o juíz está enfrentando um pedido de suspeição com grande chance de ser anulado e ter um novo processo ? o do triplex
      ENTÃO POR QUE LULA DEVRÍA SE AFASTAR DA POSIBILIDADE DE SE CANDIDATAR ,JÁ,HOJE?
      ATÉ ISSO POLÍTICAMENTE O FAVORECE,PORQUE REFORÇA A CHANCE DE ANULAÇÃO.
      CIRO É UM CANALHA, O QUE ELE FALA SE DESCARTA.

    2. Então, Lula deve aceitar, bovinamente, seu caminho para o abate político no matadouro da mídia e/ou da tentativa de se mudar cláusula pétrea da Constituição?

      Deve deixar de lutar pela retomada dos seus direito políticos, seja para não necessariamente se eleger, mas para ele próprio poder voltar a colocar o dedo sobre uma urna eletrônica?

      Ora pois, se vc fosse condenado injustamente, estaria brigando como qualquer outro cidadão que, ainda queira manter um mínimo de sua dignidade, para retomar a sua plena cidadania e liberdade. Não importa de pretende ou não, uma candidatura.

      De todas as formas, buscar a suspeição de quem está hoje, no papel de capataz a serviço de seu maior adversário político.

      Ciro é intelectualmente desonesto, ao agir dessa forma. Ele sabe dessa luta e do que está por trás desse Estado policialesco seletivo.

      Mas insiste em se estabelecer como o novo anti-Lula, entrando na mesma fila de tantos inescrupulosos.

    3. Eu fico imaginando quando o Ciro Gomes estiver com a idade do FHC. Primeiro, tomara que tenha saúde para chegar lá, pois a inveja do Lula e o preconceito de classe estarão tão acentuado, que o FHC de hoje em relação ao Ciro de amanhã, parecerá menos raivoso, invejoso e com menos baba verde. O Ciro do amanhã, precisará usar muito mais maquiagem para disfarçar as olheiras pelas noites de sono em que arrastou as correntes do ódio.
      Sugestão ao Ciro: sai do armário, aproveita que o Bolsonaro está criando um novo partido, vai junto, leva um papo com ele. Quem sabe ele topa sair de vice contigo em 2022, pois vocês 2 estão no mesmo campo político e assim não dividem voto.
      Abraços

    4. Por que Lula é inelegível???pela lei da ficha limpa
      qual é o processo que o afastou?? o do triplex
      qual é o processo em que o juíz está enfrentando um pedido de suspeição com grande chance de ser anulado e ter um novo processo ? o do triplex
      ENTÃO POR QUE LULA DEVRÍA SE AFASTAR DA POSIBILIDADE DE SE CANDIDATAR ,JÁ,HOJE?
      ATÉ ISSO POLÍTICAMENTE O FAVORECE,PORQUE REFORÇA A CHANCE DE ANULAÇÃO.
      CIRO É UM CANALHA, O QUE ELE FALA SE DESCARTA.

    5. O que Ciro fala ou deixa de falar não faz nem cosquinha no Lula, não é através dessas picuinhas que Lula vê a política, vê a longo prazo, vê com perspectiva histórica. Até por isso não descartará quem tanto o agrediu.

  15. O Ciro nunca foi um democrata. Vai destruir o PDT, como fez com o PSB. Ele é, no fundo, um Bolsonaro.

  16. Escravo de si mesmo! Não basta ter uma boa retórica, boas intenções e idéias. É preciso o que lhe cabe neste latifúndio. A estratégia de Ciro surpreendentemente não fecha eitoralmente pela simples razão de que dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. Na extrema direita temos Bolsonaro. Na direita chamada de centro temos da extrema de Doria, Hulk ou outro que a Globo e a banca trabalharão. No centro esquerda ng se viabiliza sem o partido disparado com a maior capilaridade e a maior liderança da nação. Ciro de bons anos para cá, faz projeto de si para si. É o eu me amo! Um irresponsável pq não consegue sair de sua mesquinhez.

  17. Este sujeito é um tucano infiltrado. Não nega sua essência de oportunista.
    Esta morto politicamente, assim com a lamentável marina.
    O psdb acreditou que levaria vantagem capitaneando o golpe do impeachment. este otário acredita que levará vantagem se o Lula ficar fora do páreo.
    Os tucanos são seres repugnantes e detestáveis, mesmos adjetivos aplicados a globo, que se uniu a eles e que contribuíram em muito para a MAIOR tragédia brasileira da história: o golpe de 2016 que jogou o Brasil no pântano do qual, acredito eu, não sairá jamais.

    Por fim, o ano que vem tem eleição para um senador. Se o Lula puder, deveria ser candidato.

  18. “Mas nunca na “hora H”- Meu caro Brito, brizolista como eu, mais uma vez preocupado com o racha Ciro x Lula. Somos todos a favor de Lula livre, até o Ciro, somos todos contra essa aberração que chegou ao governo, até o Ciro, mas, desculpe, qual é a hora H para o Lula? Não foi em 1989, quando preferiu entregar o país nas mãos do Collor, preferindo rachar com o Brizola os votos da esquerda, aliás, aquela é que seria realmente a hora H do Brasil, a primeira eleição depois da anistia, com o Brizola abrindo como favorito em todas as pesquisas.
    Não foi nas eleições passadas quando na hora H, largou nas mãos do Haddad a derrota pronta, portanto, o Ciro escolheu o caminho dele, cabe ao Lula tentar ser menos “tudo” e não fazer, de novo, o que fez, quando se fingiu de candidato, quando todos sabiam que não podia ser e aparecer com um nome que só ele ache que é a salvação. Com relação aos comentários, é triste ver que de democratas a maioria não tem nada (alguns, inclusive nem gostavam do Brizola), basta pensar diferente e vem as agressões, muito parecidos com os bolsonaristas. Pena.

  19. O problema do Ciro é saber que não passa de Salieri e sua pavulagem não lhe deixa admitir.

  20. É dificil, mas temos que absorver e ir em frente. Marina, ciro, carmem lúcia são decepções que nos engasgam.
    Que tragédia!
    Destroem o país se juntando aos golpistas.

  21. É uma pena, grande demais, até, ser obrigado a admitir que o Ciro se enxerga como o sol. Logo me vem a mente o John Milton, e seu encantamento pela vaidade, calcanhar de Aquiles de todos os homens. Né não?

  22. Ciro ta doido para ser expulso do PDT e ir para o PSDB PSL QUALQUER MERDAS DESSAS TALVEZ ATÉ O PSB

  23. O ciro ,com C de CANALHA luta pela sua sobrevivência.Se já estávamos polarizados,com a saída de Lula o confronto com os milicianos delinquentes do governo,será inevitável.
    Centro (pt) VS extrema direita (os miliciasnos) .NÃO EXISTE ESQUERDA NO BRASIL,PAREM COM ESSA BALELA.
    Então todo o que fica na CENTRO-DIREITA como ciro ,a marina e a própía direita —psdb,pp,dem,etc—–ESTÃO FORA DO PÁREO.
    CIRO QUEIMOU TODAS AS PONTES COM O CENTRO PETISTA,PARA CONSEGUIR SOBREVIVER TERÁ QUE SE ALIAR A EXTREMA DIREITA,MAS,ISSO PARA ESSE —-CANALHA— NÃO CUSTA MUITO ESFORÇO.

  24. me dá preguiça essa gente que acredita no tal de ciro.. ele sempre foi isso… não tem perfil para o momento

  25. Que pena que o Fernando tesourou o meu comentário. É um direito dele, afinal é o dono do espaço. Acredito que o meu comentário permitiria que houvesse reflexão por quem não é fanático.
    Uma dúvida que me ocorreu: será que a nova estratégia do PT é levar a cizânia contra Ciro pra dentro do PDT ?

  26. Não entendo, o Ciro Gomes representa mesmo o PDT ? Pelo que já observamos, em várias oportunidades, o PDT já desacreditou de Ciro, não dá para sentir liderança nenhuma desse paspalhão, entre seus próprios correligionários.

  27. o PDT tem que enquadrar Ciro. Acusar Lula e o PT de corrupto é também acusar os que compartilharam ministérios no governo petista. E o PDT ocupou ministérios e foi alvo de graves acusações, não sei se apuradas. Ciro trata acusações como condenações, portanto condena seu próprio partido.

  28. Repito o que já disse mais de uma vez: quem conhece Sobral e o histórico dos Ferreira Gomes não vota nunca no Ciro. Como a maioria não conhece, sugiro ler sua biografia (até na Wikipedia vale) para entender o que reafirmei.

  29. É como uma dependência química, a boca não consegue ficar fechada, e o pior é que aberta só sai bobagens.
    Não sei como, ou porque, mas já admirei esse moço. Hoje sinto compaixão por um doente psicótico.

  30. Já notaram que o ciro, o coroné covarde e fujão, só encontra púlpito para dizer suas canalhices na grande mídia da direita? O Globo, Valor Econômico, Estadão. Esse oportunista errático é um pigmeu moral. Enquanto o povo ainda vibra com a liberdade do Lula, as mais significativas lideranças se solidarizam, autoridades dos países o convidam, e o boçalnazi ameaça com a LSN, o coroné fujão, na mesquinhez de sua alma pequena, só destila bílis. (Ops, falei de alma pequena, mas acho que nem isso ele tem).

  31. ciro vtnc.
    pdt qual é.
    ..
    britô.. se liga
    pdt é um cadáver.
    tomado por esse parasita.
    ..
    manobras pra ressucitar?.
    é agora. ou nunca mais.
    tá fedendo.
    o cadáver abandonado.
    ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *