Chuva no Sul faz Itaipu voltar a ser maior hidrelétrica do mundo

itaip

As chuvas mais fartas na região Sul fizeram a  Usina Hidrelérica de Itaipu reassumir a liderança mundial em produção de energia superando a hidrelétrica chinesa de Três Gargantas, embora esta tenha maior capacidade instalada.

Itaipu produziu 2,5% a mais que Três Gargantas no ano passado: 89,2 milhões de MWh contra 87 milhões de MWh da chinesa durante o ano de 2015.

E o 2016  mais chuvoso no Sul promete: nos primeiros dias do ano, em média, a produção foi 17% maior que no início de 2015.

Ontem, com 9.477 megawatt médios de energia (só a despachada para o Brasil, fora a parte paraguaia), Itaipu respondeu por 14,66% de toda a produção nacional e quase por um quarto de toda a geração hidrelétrica brasileira.

A situação hídrica – ainda muito difícil no Norte e, sobretudo,  no Nordeste, está bem melhor neste início de ano no Sudeste, que responde por quase 70% da geração nacional. Mesmo com chuvas concentradas na parte sul da região – a Bacia  do Tietê está com as represas transbordantes, enquanto as dos rios Grande e Parnaíba estão ainda bem vazias – o sistema registra 30,7% de acúmulo d’água nas represas do Sudeste, contra 19,6%  no dia 6 do ano passado.

Mesmo ainda não tendo saído a projeção do Operador Nacional do Sistema (ONS) para a próxima semana – sai às sextas feiras – a previsão é de chuvas em quase todo o Brasil – e em todas as bacias mais secas – em todos os dias da semana até quarta-feira próxima.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Esse é o apagão da Miriam Leitão. Tem energia a dar com o pé. Dá até pra desperdiçar, mandando energia pra grobo poder gravar o programa onde ela vai de novo defender que os brasileiros vão ficar sem energia em 2016

  2. O que mais impressiona é que as noticias são literalmente pinçadas a dedo somente para dar impressão que o governo petista é competente e comprometido com o futuro do país. Por que não mostra a queda na industria, setor automobilístico; desemprego; inflação dos mais pobres; endividamento das famílias; etc. Pinçar notícias para agradar a uns poucos estatizados está ficando cada vez mais difícil não é mesmo?

    1. O que impressiona mesmo é a sua cara de pau ao falar em “notícias pinçadas”. O que seria o PIG então, senão uma pinça gigante?

    2. Nelsinho, sua pauta é embasada na veja, no jn, no estadão. Nesses veículos só tem notícia ruim, desastres e catástrofes e invariavelmente atribuem as mazelas ao governo federal. Competência e comprometimento? Analise os últimos treze anos e diga com sinceridade: houve melhorias para os mais pobres ou não? Quantos estão tendo oportunidade de estudar, de melhorar

      1. Caro Fernandes…
        2002 em relação à 1950 também houveram muitas melhorias. Isto não quer dizer que o governo FHC foi bom.
        2007 em relação a 2002 houveram melhorias, porém e 2016 em relação a 2010?
        Ficou melhor?
        Eu nunca estarei feliz por estar HOJE pior que ONTEM.
        Reflita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *