“Choque de confiança” de Temer só existe na mídia

expectinfla

Embora os jornais e televisões tenham tirado a chamada “Brasil em crise” de seus noticiários e vinhetas, em nome do tal “choque  de confiança” que estaria ocorrendo sob Michel Temer, a realidade é teimosa e insiste em aparecer quando as pessoas vão ao supermercado.

Do Valor, agora há pouco:

“A inflação prevista pelos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses aumentou depois de cair por três meses consecutivos, informa a Fundação Getulio Vargas (FGV). A expectativa subiu de 10,3% em maio para 10,5% em junho.

“Essa leve alta, dentro da margem de erro estatístico, de 0,2 ponto, pode ser efeito da taxa de 0,78% do IPCA de maio (taxa em 12 meses de 9,32%) e do aumento anormal nos preços dos alimentos in natura. Outro ponto que merece destaque é o aumento de 0,7 ponto nas previsões de inflação dos consumidores no Rio de Janeiro, que pode estar refletindo uma expectativa de aumento de preços em virtude dos Jogos Olímpicos que acontecerão na cidade.

Independentemente das causas, tal resultado reflete a dificuldade do Banco Central em adequar as expectativas dos agentes, mesmo em um período de profunda crise econômica”, afirma o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV­Ibre, em nota.

Em junho, a maior elevação (da expectativa de inflação)  ocorreu na faixa de renda mais baixa com alta de 0,6 ponto, alcançando 11,3%, o nível mais alto entre as quatro faixas pesquisadas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

5 respostas

  1. A verdade que os juros e o endividamento das pessoas engoliram a sua capacidade de consumir……. muitos viveram um padrão de vida que não tinham a mínima condição de bancários por muito tempo.

  2. À essa altura eu nem queria mais que a Dilma voltasse. O Temer tá o tempo todo dizendo: “vou botar no rabo de vocês todos! Só rico, muito rico, vai ficar de boa como na traulitada que o Collor deu na classe trabalhadora sequestrando a poupança!”

    Mas parece que, sem o chamado da golobo e do PiG, tal qual naqueles filmes em que o bandido instala dispositivos nos cérebros das pessoas e, ao apertar de um botão, todos se transformam em zumbis, as pessoas não se tocam que estão sendo roubadas na maior cara de pau.

    No fundo essas pessoas são gado. Como os patos da fiesp que, depois de tirada Dilma, foram descartados e expulsos da Paulista. Que pensam agora que os movimentos “apartidários” não eram tão apartidários assim?

    Que pensam aqueles que saíram as ruas pra dar o golpe e são corresponsáveis pelo desmantelamento de direitos consquistados á duras penas? Que pensar daquele pobre homem de classe média que iria se aposentar daqui à dois anos, com dez seis e poucos salários mínimos, vai ter que adiar por dez anos e sem garantias de correção da inflação?

    Que dizer pra esse monte de micro-empresário, de pequenos comerciantes, que vivem dos assalariados que voltaremos a época de fhc, onde tiravam-se as crianças das peruas escolares, tingia-se os cabelos em casa, consertava-se os sapatos pra não comprar?

    Viva o arrocho e vão bora Ademário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *