Chico diz que Bolsonaro não assinar diploma é seu ‘2º Prêmio Camões”

A coluna do Ancelmo Goes, em O Globo mostra porque Chico Buarque de Holanda cruzou cinco décadas como um ícone de inteligência e dignidade para o povo brasileiro.

Diante das palhaçadas do presidente da República em recusar-se a assinar, como é praxe, o diploma de vencedor do Prêmio Camões, o maior da literatura em língua portuguesa.

— A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões.

Por isso é que, mais que qualquer um, Chico, que tem o amor do povo, merece o prêmio ainda que o “rei” não lhe o queira dar, pois disse Camões:

Vereis amor da pátria, não movido de prêmio vil, mas alto e quase eterno; que não é prêmio vil ser conhecido. Por um pregão do ninho meu paterno, ouvi: vereis o nome engrandecido, daqueles de quem sois senhor superno (supremo). E julgareis qual é mais excelente, se ser do mundo Rei, se (-lo) de tal gente.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Que birrinha, hein? Mas é fácil entender, vindo de quem só leu um único livro na vida. Aquele, do tal Ustra.

  2. O impostor-presidente zurrou mais uma vez.
    Sua natureza o impede de falar.
    E Chico montou no jegue!

  3. O diploma será valorizado sem a assinatura disso que chamam de presidente. Se ele assinar, bueno, aí rebaixa o prêmio!

    1. Bolsonaro tem obrigaçao de assinar, desvalorizando ou nao. Mas é incapaz de um unico gesto de grandeza, de ser impessoal de encarar sua posiçao como um cargo republicano, apesar de nao-republicanos agirem impessoalmente tb como reis e imperadores

      1. Peço, de antemão, perdão por usar uma palavra um pouco mais forte, mas a postura do Cachorro Louco só mostra o que ele realmente é: um MERDA!

  4. Chico, orgulho do verdadeiro Brasil. Ele ficará para sempre em nossa Cultura, a milicianada passa.

  5. “Governo Bolsonaro quer contratação de trabalhador sem INSS, FGTS e multa na demissão”
    PORQUE ESSE PAÍS NÃO SE INCENDEIA?
    NÃO FERE OS BRIOS DE UM POVO SUBMISSO QUE ACEITA MIGALHAS CAÍDAS DA MESA DA CASA GRANDE.
    DE QUE NAIPE SÃO LIDERANÇAS QUE DIANTE DA GUERRA FALAM EM LUTA DEMOCRÁTICA EM SER POSSÍVEL REVERTER NAS URNAS?
    COMO REAVER PRÉ SAL,ELETROBRÁS ,NOSSAS TERRAS E MINÉRIOS SE NÃO TIVEMOS CULHÕES PARA REESTATIZAR UMA VALE DO RIO DOCE?
    ME DESILUDI COM A INGENUIDADE DO SOCIALISMO DE MERCADO COM PAUL SINGER,ME DESILUDI COM A CARTA AOS BRASILEIROS E ME DESILUDO COM ESSA ENGANAÇÃO DO PODER DO VOTO.
    VIAJEI PRO MUNDO TODO NUNCA VI ESQUERDA ASSIM,NÃO SEI SE RIO DELA OU SE ELA RI DE MIM !!!!!

    1. Esse país não se incendeia, creio eu, porque:
      – temos uma elite do atraso;
      – temos uma classe rica cuja maioria se enxerga como americanos ou europeus e não como brasileiros;
      – temos uma classe média cuja maioria ou pensa que é rica ou sabe que é pobre, mas quer que os pobres se tornem cada vez mais pobres, para se sentirem superiores a alguém;
      – temos uma classe baixa cuja maioria sofreu lavagem cerebral e pensam que são ovelhas que devem obedecer cegamente as ordens de seus pastores;
      – temos uma grande mídia oligopolizada, cujos “jornalistas” são mercenários pagos para manter o povo idiotizado e o Brasil eternamente na condição de país subdesenvolvido.
      Minha esperança é que Lula ganhe o Prêmio Nobel da Paz e que com isso os brasileiros tomem um choque de realidade, percebam a grandeza do Brasil e o valor do nosso povo e se tornem verdadeiros patriotas.

      1. Vou me permitir discordar em apenas um ponto da lista: o 4º. A postura da classe baixa, majoritária em números absolutos, tem uma explicação mais simples, em minha humilde opinião.
        A melhor lavagem cerebral é a fome, e não foi de graça que os senhores do Mercado urraram por um aumento na taxa absoluta de desemprego desde a aurora do golpe. O imenso exército de reserva de mão de obra não especializada, composto por mais de 13 milhões de desempregados, se transforma em espada de Dâmocles sobre o pescoço de quem tem algum emprego (e teme fazer algo que o ponha em risco) e em anestesia geral para os que não têm (que se preocupam unicamente em sobreviver e por comida no prato, de si e da família).
        Nenhum pastor consegue fazer melhor, creio.

  6. Chico, meu ídolo desde quando eu tinha 13 anos e ele cantava nos Festivais de Música Popular Brasileira. Fazem só 52 anos…

  7. A ignorância vergonhosa do presidente do Brasil engrandece ainda mais o mérito do Chico. Ficam os registros da negativa de reconhecimento e isto conta como um mérito extra. Chico é grande. Maior do que seu país.

  8. Ser odiado por escória como o bozo é elogio, e, naturalmente, um ser humano da envergadura de Chico Buarque sabe disso muito bem.

    Por isso o Chico é o Chico, e o bozo é o bozo.

  9. Façam uma réplica simbólica, peçam ao Lula para assinar e vamos fazer uma festa da entrega desse prêmio!

  10. Chico é um gênio que o mundo reconhece e homenageia, já o Cachorro Louco só nos envergonha.

  11. A bronca não é com o Chico Buarque, é com o próprio Camões. Camões é a luz da Renascença, e os bolsonaristas só querem as trevas da Idade Média. Camões, para essa gente, é puro marxismo cultural.

  12. Poupa o chico de ter q deitar na lata de lixo o diploma. O diploma sem a tinta do dedão do Bozo apenas evidenciará o quanto ele é medíocre e trata a coisa pública como se fosse dele (como aliás tb faz com a rachadinha). Tudo o q envolve Brasil junto Portugal parece q tende a andar sempre no ritmo do bicho preguiça. Concedem o prêmio em um ano para só entregá-lo no ano seguinte. Chico tem 75 anos mas mesmo um autor de 30 pode sofrer um acidente ou ser acometido de uma grave doença. Para q não digam q exagero, o digno e sério presidente Marcelo de Portugal com seus 71 anos que encaminhou o problema assinando o diploma do prêmio, logo depois, apresentou problema cardíaco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *