Celso de Mello diz que Bolsonaro não tem estatura para ser presidente

Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, soltou uma dura nota em resposta à veiculação de um vídeo na conta de Twitter de Jair Bolsonaro – ao que tudo indica pelo filho Carlos – onde, numa montagem tosca, o presidente é comparado a um leão atacado por hienas, uma delas o STF.

Leia, com o que grifei, e comento a seguir:

A ser verdadeira a postagem feita pelo Senhor Presidente da República em sua conta pessoal no “Twitter”, torna-se evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções, pois o vídeo que equipara, ofensivamente, o Supremo Tribunal Federal a uma “hiena” culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores.
Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República.
É imperioso que o Senhor Presidente da República —que não é um “monarca presidencial”, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados— saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil.

O ministro Celso tem absoluta razão, mas é impossível deixar de ver que, neste processo, também há uma imensa responsabilidade de uma Corte Suprema que acovardou-se diante de todo o processo de judicialização da política que levou a anomalia a chegar ao poder.

E que, ironicamente, a corte suprema brasileira talvez tenha sido o leão que se deixou acovardar pelo alarido das hienas, inclusive as que envergonham a farda do Exército Brasileiro e que docilmente permitiram a deformidade que são as estruturas de poder no país.

Vai custar muito aos senhores reafirmar sua autoridade, não apenas diante do clã presidencial, mas diante da Nação.

Ainda que tarde, que comecem a fazer isso.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

53 respostas

  1. É verdade, o STF é o leão acovardado, que se deixou dominar pelas hienas.
    E Lula foi o primeiro a perceber o que estava acontecendo.

  2. Uma nota covarde, quase um mimimi. O correto seria intimar para confirmar ou negar. Caso confirmado que foi ele quem postou, é caso para impeachment. Quebra de todos os decoros e regras democráticas.

  3. Gozado é que tem gente que reclama do decano uma atitude mais consequente. O quê, por exemplo? Ir tomar pessoalmente satisfações? Desengavetar processos e castigar o insolente? Essa gente não sabe avaliar a importância de uma nota como essa.

    1. Mas o decano é um falastrão. Vota de acordo com as conveniencias e o gargalhar das hienas. Saulo Ramos, que foi seu principal apoiador a vaga no STF se disse arrependido. Pesquise a frase: ‘“Entendi que você é um juiz de merda”, disse Saulo Ramos a Celso de Mello’

    2. a nota é importante, sim. Mas as ações da corte a contradizem. Está aí o Tofolli a esticar prazos, maquinando manobras e malabarismos pra que o cumprimento da CF não atinja Lula que já disse que não lhe interessa a 2ª instância (embora interesse a mais de 4 mil pessoas presas sem julgamento). Estão julgando se a CF é constitucional e já tem 4 que dizem que não é.

  4. Golpista deveria reclamar e fazer uma auto-crítica do que fez para colocá-lo alí.
    STF corajoso e independente.
    Como não tem sido a magistratura, não é senhor juiz; pareciam, e alguns ainda parecem, ter medo do moro e de generais que se dependuraram neste horroroso governo.

  5. Minha avó dizia: “Se abaixar demais, aparece a calcinha”! Não fizeram nada quando os moleques disseram que um cabo e um soldado dariam conta do STF. Calaram-se diante dos grotescos arrotos vindos da caserna. A calcinha apareceu. Espero que provem o contrário.

    1. Este é um ditado de bem antigamente. De um tempo em que não se usavam calcinhas, então o que aparecia era a bu…da mesmo.

  6. Tão verdade quanto Bolsonaro não tem estatura nem peso para presidir o Brasil é que a composição atual do STF também não tem de estar lá

  7. muito bom texto. o STF deveria ser a última trincheira da democracia e do estado de direito, mas apequenou-se, acovardou-se, todas as instituições o fizeram, inclusive as forças armadas, que em última instância, tutelam a suprema corte. lula foi preso sem crime e sem provas para que nosso país seja saqueado, lula foi sequestrado. o golpe de estado fracassou de modo retumbante, viramos república das bananas, e os maiores culpados são nossas elites, as forças armadas, a mídia hegemônica, e boa parte do judiciário. ainda é tempo de reerguermos nossa democracia, depende de cada um de nós.

  8. Antes que eu esqueça: o DIABOzo foi parido pela máfia da Globo!
    E o STFede acompanhando a gestação!
    E o parto teratológico!
    Pano rápido!

  9. Esse é outro que nada fez contra o golpe. Moro mijou em cima dele e dos cúmplices, ops, colegas, e todos se acovardaram. Sabem que o Lula é uma vítima da panela de Curitiba mas se pelam de medo de solta-lo. Ainda está semana impediu que o Dallagnol fosse investigado. O sangue do nosso povo cairá na sua cabeça, juiz de…

  10. E o STF vai se agachar de novo, pois Toffoli fez um acordão. Está só esperando a volta do chefe Bolsonaro para acertar seu voto (que encareceu pra caramba!!!) Fará qualquer manobra no Direito Malabarístico para permanecer o Lula preso.

  11. O verdadeiro leão está trancafiado numa cela em Curitiba, graças à covardia desses ministros pusilânimes e corruptos. Roubando a fala do querido Sérgio, bando de FDP!!!! PQP!!!!!

  12. Eo STF vai se agachar de novo. Toffoli só está aguardando seu chefe Bolsonaro voltar de viagem para combinar seu voto, que encareceu pra caramba. Fará qualquer manobra no Direito Malabarístico para permanecer o Lula preso. Disse que estava pensando sobre o seu voto. Não sabe ler? O artigo da Constituição é claríssimo!! Um juiz do Supremo não sabe ler?

  13. Não sei o que é mais patético. A gentalha desqualificada, canalha e tosca que usurpou a presidência deste país ou o digníssimo ministro Celso de Mello, que teve todas as chances de conceder o HC ao Lula, mas por pressão dos barões da mídia e da turminha do milico apodrecido, empurrou com a barriga, vir a público falar que a magistratura braZileira é independente.

  14. O pior é que tem uns 4 ou 5 ministros que seguem tocando a música para os lavajatistas (e por tabela bolsonaristas) dançarem. A briga no stf no momento é, antes de tudo, interna.

  15. Em primeiro lugar, esse tribunal não se acovardou. Ele decidiu como bem entendeu, nem nenhum soldado ou sargento à sua porta.
    Em segundo lugar, uma série de pessoas, incluindo o juizeco, fez o que bem entendeu ao arrepio da Conatituição, enquanto o meu presidente está ilegalmente preso numa solitária.
    O único ponto que posso concordar com a nota é que o judiciário realmemte é independente, principalmente da observância das leis e da Constituição.

  16. Lula acertou em cheio…………………….agora ines é morta…..inclusive esse julgamento por capitulos mostra bem o nivel que estão metidos esses senhores…….se fossem mesmo tão independentes Lula já estaria solto, não com essa turma sentada em cima de seu hc e todo dia armando uma artimanha para mante-lo preso…..

  17. Nunca me enganei com a Globosta! Ela criou tudo isso aí ! Bostanaro é filhote dos Marinhos ! Jamais me vou esquecer do palanque armado meses para o drogado do Aecim do pó ! Foi um dos maiores tiro no pé desses idiotas da Globosta , o Bostanaro também está sendo outro grande tiro no pé ! A direita ela vai ser arrasada na América latina e no mundo ! O Bostanaro está aí pelo ódio ao petismo , oferecendo a elite podre a licença para matar e o poder de comprar as armas que quiserem , matar em legítima defesa , e todos sabem como funciona essa legítima defesa o defunto vai dá tiro depois da morte e colocar arma na mão e pólvora ! Foi eleito nessa ofertas de matar quem incomoda!

  18. Esse país é vergonhoso!
    Teve a chance do HC de Lula.
    Será que ficaram com medo do cabo e dos dois soldados?

  19. Acho q o Bolsonaro pode ser legal com eles do STF e servir lagosta na prisao. So tem q tirar as manchinhas de oleo mas da p comer blz.

  20. a verdade é que nenhuma instituição funcionou contra o golpe, a favor do estado democrático de direito, do país. Foi com stf, com tudo.

  21. Supremo hipócritas, aprendizes de feiticeiros, maquiavêis de meia pataca, faustos arrependidos, pavões depenados, tribunos não eleitos de uma velha e envilecida republiqueta de bacharéis, credores de uma farsa inquisitorial de um tribunal de botequim, covardes cartoriais, moralistas imorais, quem botou a milícia e a escória no poder só pode ser é pior que ela. Em uma palavra, a que eles mais odeiam, porque a mais correta: GOLPISTAS. No supremo momento quando tiveram que ser garantidores dos direitos individuais e da Constituição, foram lider de facção, bumbo da turba, ao invés de juiz, parte. VELHACOS.

  22. Brito: Ele atacou quem mesmo? Pelo visto são um bando de covardes acoelhados. E assim sendo, foi bom para o povo ver qual o tipo de justiça que temos.

  23. “Saiba que não haverá numa democracia sem um Judiciário forte!
    Tá ok vai la Claudia e senta em cima. Um Judiciário acovardado, um judiciário acoelhado como o do Brasil que tem um Presidente “banana e covarde” como o nosso só pode dar no que está dando.

  24. Brito; Se pensarmos bem seremos obrigados a dar razão para o Bolsonaro. Hiena dizem que fede muito, come titica, Faz sexo uma vez por ano e come carniça .
    Eu não quero ser seca pimenteira, mas!!!!

  25. Na verdade e na verdade vós digo . O judiciário brasileiro virou uma selva , tem leões hienas e outros bichos vivendo em perfeita harmonia com outros animais do mundo financeiro-econômico que não se importam com constituição , democracia e direitos humanos , e no topo da cadeia alimentar do judiciário está o STF as causas mais rentáveis e de maior valor agregado vão para lá . Imaginem quem fiscaliza aqueles doutos senhores ? . Quem pode exigir que cumpram o que juraram fazer ? .

  26. Certamente que o STF vai ter que comer muita poeira para se redimir dessa responsabilidade que carrega pelo golpe e suas consequências (golpe do qual considero-o sócio). Vai ter que ser ágil, assertivo, corajoso (virtudes que faltam por ali). Além disso, o STF como instituição tem um passivo muito pesado com a história do Brasil. Quem sabe tenham chegado os tempos da sua redenção como instituição? Permaneço cético, mas queira Deus que esteja errado.

  27. É tarde!
    O Judiciário e as FFAA garantiram o golpe dos ricos, daqui e de fora, contra o país.
    Eles nunca mais terão autoridade moral para nada.

  28. Nem uma centena de hienas teria coragem de atacar um leão adulto saudável. Aquele leão-bolsonaro com certeza estava velho e doente. E nenhum leão adulto e saudável sairá de seus cuidados para defender algum leão velho e doente. Ele ficará feliz porque as hienas estão a fazer um trabalho que seria dele, o de dar cabo do caquético.

  29. A plantação é opcional, mas a colheita é obrigatória… É nisso que dá quando uma instituição fica sem credibilidade, vira piada de mau gosto até para aqueles cujas ações são passíveis de pena capital.

  30. Celso de Mello ficou tão ofendido quando foi chamado de covarde por Lula e agora, quando é chamado de hiena pelo clã Bolsonaro, ainda titubeia sobre a veracidade dos fatos. É covarde mesmo, co responsável pela destruição imposta ao país pelo golpe de 2016 e continuada pela ascensão da familícia ao poder. Deveria rever a História e saber que não existem maneiras de amenizar nada com nazistas.

  31. O supremo, depois de se cumpliciar com o golpe e mesmo com campanha que elegeu esse pilantra, agora quer se fazer de vítima. Infelizmente não é com esse discurso esvaziado de uma prática justa que recuperará o respeito

  32. Retratacao não o livra de ter cometido crime de responsabilidade e de ser devidamente punido por isso, capitão. Se fosse assim bastava a Dilma ter se retratado pelas pedaladas fiscais que inventaram para cassa-la e ela teria se mantido no cargo. Se fosse assim não haveria nenhum preso no Brasil. O cidadão poderia cometer crimes e bastaria uma simples retratação. O senhor subestima a nossa inteligência. Merece um impeachment não só por esse crime mas pela soma de todos os outros crimes de responsabilidade que já cometeu. Nesta última postagem no Twitter o senhor cometeu dois crimes de uma vez só: atentou contra o princípio da separação dos poderes e o livre funcionamento do poder judiciário – coisa que já tinha feito na postagem anterior – e falta de decoro por terceirizar a cadeira presidencial.

  33. Essa mensagem do STF é um coice nas bolas do presidente mais babaca que já apareceu no planeta ,em todos os tempos.

  34. Agora a morte é lenta, é certa; o sol já não importa; o céu tá sem comporta, a sede é cio seco; os becos dos homens desalumiados/ infestaram de faíscas as luas agrestes. Chicote de fogo fátuo/fartou costados de pingentes/na beira do rio sequioso/de vida.

  35. Só falta ao Brasil, ter um judiciário realmente
    independente! O nosso certamente não é. E seus interesses são muito diferentes dos de uma sociedade democrática e da nossa constituição.

  36. Tudo que disse é uma verdade, mas vamos analisar os fatos friamente: O porque destas desavenças entre o STF e o Bozo: Simples né, o nosso Judiciário quase todo corrompido não tem moral nenhuma. O pessoal da Lava jato manda mais que o STF.
    Simples assim!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *