Casos de coronavírus vão a 60 mil e derrubam otimismo com fim do surto

Mais cedo escrevi aqui sobre o perigo de analistas financeiros se metem a epidemiologistas, “comemorando” nos mercados a redução, durante quatro dias, do número de novos casos de infecção por coronavírus na China como um sinal de volta rápida à normalidade daquele país.

Infelizmente, deu-se o contrário, com o número de novos casos saltando hoje para mais de 15 mil, quase o quádruplo dos registrados no dia anterior e o número de mortes chegando a 1.363, 25o novos óbitos em 24 horas.

Segundo o jornal australiano WAtoday, os chineses dizem que o aumento súbito no número de casos deve-se à revisão dos padrões de diagnósticos.

Mas é estranho que uma simples revisão de casos gerasse um salto de mais de 30% no número de infectados.

A esta altura, é claro, as autoridade sanitárias do país devem estar avaliando o quanto deste crescimento se deu pelo reinício de circulação de pessoas, desde o final de semana, para a retomada das atividades, depois de uma semana e extensão dos feriados do Ano Novo Lunar. E isso representa o deslocamento de dezenas ou até centena de milhões de pessoas: é a escala chinesa.

Era tão grande o otimismo que a maior parte da mídia não se deu conta da gravidade dos números, revelados há menos de um hora num jornal ligado ao Partido Comunista Chinês e pela Comissão Nacional de Saúde da China, reproduzidos aí no gráfico que a Universidade John Hopkins, norte-americana.

Tudo isso tem a capacidade de embrulhar o dia dos mercados mundiais amanhã.

Aqui, com o tempero extra da declaração de Paulo Guedes de que dólar bom é o dólar alto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. Paulo Guedes consegue provocar tanto estrago quanto os efeitos do coronavirus aqui no ambiente doméstico…dizer que dólar baixo só servia para prejudicar exportadores e levar “domésticas à Disney” é caso de queda de ministro em qualquer país decente. Aqui, é claro, vai seguir tudo igual até que o imbecil do Guedes se exploda e ao Brasil junto.

  2. Um vírus é tão letal quanto um péssimo governo.
    Imagine o país com governo, elite enricada, cúpula do serviço público e militares atuando contra o país e o povo mais pobre…
    É o fim! E nem precisará de muito tempo… 4 anos dão conta! Aproveitemos, então, os últimos anos de Brasil.
    Foi só tirar a Dilma…

  3. É natural que alguns roam todas as unhas das mãos a torcerem pelo fim rápido da epidemia, pois necessitam de otimismo para tentar animar sua economia desfalecida. Precisam tanto de otimismo, que conseguem fazer com que comerciantes à beira do desespero preguem um sorriso no rosto e venham à televisão mentir que as vendas estão melhorando. Mas de onde se tira e não se bota, nenhuma mágica evitará o esgotamento. E ainda por cima vem o Guedes para dizer que conseguiu a insólita proeza de fazer com que o Brasil seja o único país do mundo onde o dólar está a subir de cotação. A epidemia entrou em leve declínio, mas seu apogeu ainda está previsto para meados de março, e até lá não tem otimismo que aguente.

  4. A humanidade corre um risco imenso de, nas próximas décadas, surgir uma mutação muito mais letal deste tipo de vírus, cujos resultados nem é bom pensar. A concentração de renda crescente vai fragilizando as massas e tornando-as mais indefesas.

  5. Os sanistaristas explicam como a mudança dos critérios diagnósticos do Covid-19 impactaram as estatísticas:

    A província chinesa de Hubei, epicentro do surto de COVID-19, pneumonia causada pelo novo coronavírus, informou na quarta-feira 14.840 novos casos confirmados e 242 novas mortes, informaram as autoridades locais de saúde pública em 13 de fevereiro.

    A comissão provincial de saúde disse que o número inclui 13.332 casos diagnosticados clinicamente, que na quinta-feira são considerados casos confirmados.

    Isso elevou para 48.206 o número total de casos confirmados em que é a província mais afetada e onde até quarta-feira o número de mortes era de 1.310. Os casos diagnosticados clinicamente são algo exclusivo para Hubei em termos estatísticos, e sua inclusão é a razão do aumento notável no número de novos casos confirmados.

    Qualquer caso suspeito com base nos resultados da tomografia computadorizada (TC) é considerado clinicamente diagnosticado, de acordo com a versão mais recente do esquema de diagnóstico e tratamento divulgado pela Comissão Nacional de Saúde.

    A comissão provincial de saúde explicou que a revisão dos critérios de diagnóstico foi feita para oferecer às pessoas diagnosticadas clinicamente o tratamento padrão apropriado usufruído pelos casos confirmados, a fim de melhorar a taxa de sucesso do tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *