Carnaval do Rio terá escola com “patos paneleiros”

patotuiuti

Quando algo entra na cabeça do povo, acaba saindo por sua boca.

É por isso que a Paraíso do Tuiuti, do Grupo Especial do Carnaval do Rio de janeiro terá uma ala, revela O Globo, composta de integrantes fantasiados de patos, batendo panelas, enquanto são manipulados por uma grande mão.

Sem legendas, não é?

Mas tem mais, conta o repórter Rafael Galdo:

Além disso, uma das fantasias das alas, chamada de Guerreiro da CLT, trará um trabalhador sobrecarregado com várias tarefas, tentando se proteger do que a escola chama de “exploração patronal”. Como defesa, ele usa uma carcomida carteira de trabalho como escudo.

A apoteose, porém, é o último carro alegórico, que traz um boneco gigante de Michel Temer vestido de vampiro.

Vai ser de levantar a arquibancada.

O carnavalesco Jack Vasconcelos explica o enredo “Meu Deus! Meu Deus! Está extinta a escravidão?”:

— Na alegoria de encerramento a gente faz uma reflexão sobre a situação (atual) do trabalhador no Brasil, especialmente o mais pobre que herdou a falta de preparo na hora da abolição. A escravidão fica datada. Essa relação de opressor e oprimido está aí, e as pessoas não percebem isso. 

Percebem, Jack, percebem. E é por isso que o carnaval é a catarse que é.

 
 

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

    1. Alguns dos comentaristas desse blog já estão ensaiando nessa escola, pois bater panela e ver a globo foi o que fizeram um ano inteiro, mas dessa vez a mídia não dará cobertura

  1. Sem preconceito…nesta ala dos patos deveriam ir somente , com convite especial, integrantes do MBL…questão de justiça!

  2. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando:

    Interessante… Mas notem que, se for a imagem que encabeça esta matéria, parece(?) que a mão que manipula o coxinha pato batedor de panela é uma mão esquerda e não uma mão direita (como deveria ser, para maior fidedignidade à recente história da realidade brasileira). Fazendo um trocadilho metafórico, isso é dar com uma mão (quando se denunciam os abusos da má-fé e/ou ignorância passiva) e (quando se omite a origem do mal, da má-fé e/ou ignorância ativa) tirar com a outra…

    .:.

    “A Frente Brasil Popular está organizando um grande encontro de solidariedade ao presidente Lula nos dias 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre. Lá reuniremos movimentos sociais e populares, juristas, intelectuais, artistas, partidos de esquerda, e nomes internacionais em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Para garantir as condições de infraestrutura e receber as Caravanas que virão de diferentes locais do Brasil, estamos realizando uma vakinha virtual.”… Caso seja de sua livre e espontânea vontade e disponibilidade financeira, acesse o “link” https://www.vakinha.com.br/vaquinha/em-defesa-da-democracia-e-de-lula-ser-candidato-fbp-rs [ou acesse o “site” Vakinha e, lá, na busca interna, procure por EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE LULA SER CANDIDATO FBP/RS, de Misiara Oliveira] e saiba como contribuir [o valor mínimo de contribuição é igual a 20 reais], “vamos todos às ruas em defesa da democracia!”, diz a frente.

    .:.

    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina, ou seja, sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

    1. Deveriam colocar as duas mãos – direita e esquerda – que por ação e omissão apoiaram os patos paneleiros. Plim plim transmitirá a narrativa do golpe (sua criatura) agora transformada e desmistificada ……

  3. Ixi, vão fazer um boicote forte com essa escola e, provavelmente, ela será um grito solitário na multidão fascista. Vejamos!

    1. Pode ser que não. O povo tem defesas e razões que são incompreensíveis para analistas da classe média.

  4. Ah, esse povo, homenageia cada coisa. É uma prefeitura do interior, é uma ditadura africana… teve até uma escola de Porto Alegre que homenageou um tesoureiro petista (depois preso, como é normal na profissão), mas nada a ver com o dinheiro que ele desviou, foi só coincidência.

    1. Poxa, desornesto. Essa homenagem é pra você e seus amiguinhos ratinhos aqui do tijolaço! Não faça pouco disso, não, trouxinha. Pegue sua panelinha de novo, aquela que você já amassou quando o emebeéle te chamou a primeira vez, e volta pra rua que o carnaval é pra ti!

  5. Corre, ERNESTO. Ainda tem fantasia de pato sobrando. Duas, para ser mais exato. Reserva pra ti e para o capiau. Detalhe: essas duas ainda vem com um cabo de panela enfiado no fiofó.

      1. Agora é só quero é rir dos trolls notáveis otários….Segura o rabo nega!!!!! Segura o rabo trolls que o nabo pra vcs é imenso….

  6. Pois é: continuam levando como brincadeira. Se bobear tem até cartaz “Globo filma eu”. Partir pra greve geral, que é bom, cadê?

  7. Brito, pra ódio da Globo, dona e proprietária do Carnaval Carioca faz décadas, Paraíso do Tuiutí desfila no domingo, quarta escola, por volta de meia-noite. Bem no horário em que a maioria dos que assistem ainda está vendo o desfile…

  8. A direção da escola que se prepare para todo tipo de reação agressiva e também para as retaliações que os fascistas certamente farão.

  9. Espero que o Jack carnavalesco da escola Paraíso do Tuiuti seja corajoso igual o saudoso Joãozinho Trinta.

  10. Imagina só os comentaristas da globo explicando as fantasias! Com certeza vai ter um “a beleza do carnaval é a democracia brasileira de expressar suas opiniões, mesmo aquelas com as quais discordamos. Vão encerrar as transmissões ou ir para um longo intervalo quando esta escola entrar.

    1. O mais plausível é que na hora do desfile estejam a entrevistar alguém e o caso nem seja visto ou citado digamos frontalmente. Nesta hora. Depois, haverá mais uma repercussão estrondosa sobre notícia que deixou de sair na Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *