Cantareira e Alto Tietê arruinados, “gambiarras de Alckmin” vão à Billings

altotiete

Os dois principais sistemas de abastecimento de água de São Paulo sofreram, ao longo do mês de agosto, a pior redução de sua história.

 

Cantareira e Alto Tietê perderam , juntos, 50 bilhões de litros de água.

 

As perdas no Cantareira, do dia 30 de julho a hoje levaram o volume de 10,5% negativos (ou seja, abaixo do “zero normal”, sem considerar o “volume morto” pra menos 13,5%.

 

As do sistema Alto Tietê, sobrecarregado para compensar a menor vazão do Cantareira teve queda maior.

 

Baixou 4,4%: de 18,4% do volume total para 14%.

 

A semana de chuvas pouco influiu na situação e a previsão – com todas as ressalvas que previsões meteorológicas merecem – é de que só em outubro a estação chuvosa chegue, com volumes modestos de precipitação.

 

É, ao menos, o que noticia hoje o Estadão.

 

O governo paulista continua apelando para as “gambiarras”.

 

Primeiro, as bombas do “volume morto” no Cantareira , depois a drenagem do Alto Tietê para substituir a água que não vinha mais de lá, reduzida a menos da metade (de 33 , hoje não chega a 16).

 

Agora, Alckmin anuncia a retirada de água da Billings- para o Taiaçupeba, uma das represas do Alto Tietê.

 

O “probleminha” é que retirar 4 metros cúbicos por segundo da Billings é, quase, dobrar a vazão do Sistema Rio Grande, do qual ela é o centro…

 

E como a capacidade do reservatório é pequena diante dos Outros (um décimo do Cantareira e um quinto do Alto Tietê), a falta de chuvas a faz baixar mais rapidamente: ao longo do mês de agosto caiu cerca de 8%.

 

O Governo de São Paulo, com a água, parece um cidadão arruinado, mas com contas em vários bancos: vai tirando de um para não “estourar” o outro, que já entrou no saldo negativo. E assim vai ficando, em todos.

 

Mas isso, claro. não merece uma análise de Miriam Leitão, sempre tão focada em dizer que os efeitos da seca sobre o sistema elétrico nacional são resultado da incapacidade de Dilma Rousseff, mas sobre Alckmin são culpa de São Pedro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. O sistema Alto Tietê dificilmente volta a se recuperar mesmo com chuvas.
    A CETESB que é controlada pelo governo do estado há uns dez anos liberou toda a região de Mogi/Salesópolis, áreas de manancial, para a plantação de eucaliptos que atendem uma grande indústria de celulose em Jacareí. Antes traziam de Itararé, Capão Bonito, agora colhem o eucalipto na porta da fábrica.
    A maior vazão desse reservatório vinha de olhos d’água que agora estão secos.
    Com o Cantareira foi o mesmo, toda a região acima da serra até o Sul de Minas virou, condomínio, haras, distritos industriais e onde não pode ser feito nada disso plantam eucaliptos.
    As terras dessas regiões tinham preços muito baixos, eram reservas protegidas e pouco podia ser feito com elas.
    Uma pergunta que eu gostaria de ver respondida:
    – Quem comprou essas terras pouco antes da CETESB autorizar as mudanças e as revendeu com um lucro inimaginável?

      1. Eu disse no começo dessa tragédia anunciada e repito: isto vai passar para a História como o maior descalabro de gestão pública. Provado e comprovado – há documento no site da Assembleia Legislativa que mostra que desde 1999 sabiam que a situação chegaria a um ponto insustentável. Há o estudo de projeções para 2015 encomendado pelo Serra em 2007 que mostra que chegaríamos a um quadro gravíssimo. O DCM fez a série de matérias com financiamento coletivo. Tudo ficará bem registrado para a História. O sr. Alckmin, apesar de médico, não se preocupou com a Saúde Pública. Hepatite, diarreia, febre, etc. fazem parte da população sofrer. Em Osasco prometeram caixas d’água que ainda não chegaram. E assim vão os lucros da Sabesp engordando as contas de quem pode fugir quando não houver mais água por aqui.

        1. Rouboanel também foi construído em terras de mananciais. Não adiantou a população da região de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra etc se mobilizar para impedir mais este descalabro. As prefeituras dessas cidades também se mobilizaram, não teve jeito.

    1. A atuação da CETESB tem sido criminosa. Áreas de reservas e de mananciais em toda a serra da Cantareira e aqui, na região de Atibaia até Minas não há o que continue sendo protegido de fato, exceto micro reservas que sozinhas não vão funcionar por muito tempo. É o que você diz: condomínios, haras, pequenos shoppings ocupando áreas imensas de beira de mata, distritos industriais, loteamentos de todos os tipos, sítios inteiros e fazendinhas com mata nativa nas mãos das imobiliárias, desmatamento acelerado para plantio de eucaliptos ou apenas pasto. A CETESB tem sido uma ótima parceria das prefeituras irresponsáveis e criminosas que transformam imensas áreas rurais em urbanas apenas para lotear, produzir lucros especulativos para os próprios políticos e seus financiadores e arrecadar mais IPTU. Os rios e nascentes começam a se ressentir também por aqui, é óbvio, e o sistema Cantareira está destinado à ruína total. Não falta muito. E o pessoal continua loteando sem parar e sem dó nem piedade. Sabe o pior? os poucos funcionários decentes das áreas de meio ambiente, da polícia florestal e da prefeitura acabam desistindo, jogam a toalha porque a CETESB e os juízes desonestos somam forças e torna-se impossível lutar contra a lei de um território cada vez mais sem lei. Vão ver seus netos morrerem de sede, todos eles. E nada poderão fazer.

  2. Lembram da votação do Código Florestal? O governo queria estipular uma área de preservação de matas ciliares muito maior que a aprovada. Agora gostaria de ver a opinião dos senhores da direita, que gritam Fora Dilma, mas não se importaram com o meio ambiente. Vão cobrar de quem? Tá arriscado ainda a Globo dizer que foi culpa do Lula.

    1. Tá arriscado não, pode ter certeza que a globo provará por A+B que a culpa é do PT.
      E o povo acreditará na globo. Vão continuar acreditando mesmo após abandonarem suas casas ou morrerem de sede por falta de água.
      É o preço da burrice.

  3. O próximo pedido/lei do governador deverá ser para a população pobre tomar manho uma vez por semana.

  4. Falando sério só quem pode resolver isso são os heróis Jaspion e Darteina ou então o maravilhoso piloto Valentino Rossi que deu um show hoje em Silverstone vencendo o GP da Inglaterra debaixo de muita água.

    Alguém sabe dizer se São Paulo-SP tem Governador?

  5. Esta fácil resolver a crise hídrica de sumpaulo, basta captar água nas marginais Tietê e Pinheiros e servi-la aos coxinh… digo paulistas. Já que eles gostam tanto de m…., vão ter um prato cheio.

  6. Na Zona Norte de São Paulo só temos água das 10:00 ‘as 13:00, difícil é olhar com a cara de pau do governador, que diz não ocorrer racionamento.
    Pior de tudo é a blindagem da mídia que tem o rabo preso com o governador.

  7. É o Pinóquio de madeira seca de Pinheirinho. Não tem como esperar nada dele além do pior. DEMÔNIO!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *