Câmara sinaliza que não haverá “vem comigo que depois te conto”

O primeiro teste do governo na Câmara foi um fiasco.

Ao tentar evitar o regime de urgência e a derrota anunciada da votação sobre o decreto que ampliava a colocação de atos governamentais como “segredo de Estado” , foram  367 votos a favor da urgência e apenas 57 contrários.

É claro que o apoio ao Governo é muito maior.

Mas esta é a marca do “voto da obediência cega”, incondicional.

Hoje saíam duas pesquisas sobre a reforma da previdência.

Uma, popular, feita pela XP Investimentos, publicada pelo UOL, onde 70% discordam da proposta do governo de colocar  a idade mínima deveria ser menor do que 65 anos para homens e 62 anos para mulheres: 41% das pessoas acham que não deve haver idade mínima para se aposentar, apenas por tempo de contribuição e, para 29%, idades mínimas menores.

A outra, da Paraná Pesquisas, feita para o triste O Bolsonarista, apenas entre os deputados, encontrou apenas 35,6% de apoio à proposta do governo, de idade mínima de 65 e 62 anos, respectivamente, para homens e mulheres.

Como são necessários 60%, a distância é quilométrica.

Vale lembrar que a pesquisa foi feita antes do desfecho, se é que houve, da crise Bebianno.

E antes das demais “maldades” da reforma serem divulgadas.

Não há mais o clima do “segura na mão do Bolso e vai”.

Mesmo a imprensa ávida pela degola dos aposentados perdeu as condições de sustentá-lo quando  é nítido que ele se vai reduzindo a um Temer pós-Joesley.

Se Bolsonaro tivesse juízo não teria marcado a ida ao Congresso, amanhã, para levar a proposta de reforma.

O texto que leva, o original, não tem possibilidades, no quadro de hoje, de ser aprovado.

Seria melhor para ele deixar que a Câmara assumisse a paternidade do remendo que vai sair dali.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. Ainda bem que ele não têm juízo e vai pessoalmente entregar o projeto. Aliás, não tem juízo, educação, compostura, bom senso, se mancol, escrúpulo, moral, honestidade, sinceridade, isso chega por hora, pois a lista é muito longa.

    1. Exatamente. O laranja é ele mesmo, o Bozonazi. Laranja do sistema financeiro e da ultra direita norteamericana.

  2. Eu não acho que a fraqueza de Bolsonaro vá fazer tanta diferença assim. O governo não é apenas dele, talvez até não seja nem dele. Há os milicos, Moro, a justiça, um arsenal pesado para pressionar o congresso. Brasília vai estremecer.

  3. Eu não acho que a fraqueza de Bolsonaro vá fazer tanta diferença assim. O governo não é apenas dele, talvez até não seja nem dele. Há os milicos, Moro, a justiça, um arsenal pesado para pressionar o congresso. Brasília vai estremecer.

  4. O Brasil está parado numa esquina de precipício! Laranjal está tomando conta ! Nada se define ! O Brasil não roda ! É muito oba oba ! A laranjada vai azedar !

  5. Sempre afirmei que Bolsonaro não era nosso problema. A turma da bufunfa (Mercado, Mídia mais seus cardeais políticos) a essa hora deve estar começando não digo a se arrepender, mas possívelmente a buscar uma outra saída para a aventura e o mato sem cachorro em que se meteu e meteu a todos nós.
    Esse pessoal não devia ter dado asas aos “meninos” mimados e fanatizados do Mercado ou do MP, e nem ter dado crédito à boca torta dos cardeais tucanos. Quando esses meninos impacientes começaram a botar as manguinhas de fora e a planejar a destruição do país e a por em marcha sua política de terra devastada, Bolsonaro era só mais um exótico deputado do baixo clero do Congresso e isso muito antes de se tornar a última solução à mão para os golpistas.
    A única coisa que unia e congregava todos os membros desse sinistro consórcio golpistas era o objetivo de sacar o PT da Presidência da República, destruir e desmoralizar a própria ideia de política e de partido político. Nunca passou pela cabeça de nenhum golpistas qualquer ideia de tornar o Brasil um Estado de Direito Democrático e uma nação em busca do desenvolvimento econômico, político e social para a maioria da sua população.
    O fato é que o golpe de Estado de 2016 não conseguiu nestes três anos e não vai conseguir nos próximos anos criar as condições para estabilizar o regime político (que a judicialização política, a partidarização judicial e o terrorismo midiático ajudaram a desestabilizar). Os golpistas não são capazes de criar nem um arremedo de democracia e nem mesmo um arremedo de ditadura, assim como não têm condições de estabelecer uma ditadura aberta e muito menos ainda uma democracia plena que garanta seu domínio. O mesmo se passa na esfera econômica seu projeto é totalmente inviável econômica, politica e socialmente, e não passa – se tivermos sorte – de uma distopia irrealizável, se tivermos azar e se tentar realizá-lo as consequências para o país serão ainda mais destruitivas e catastróficas do que já temos visto.
    É preciso demonstrar ao povo essa fraude e a destruição que tudo isso significou para o país e mais ainda convencer esse mesmo povo que isso não é um projeto de país viável para os mais de 200 milhoes de brasileiros. A credulidade na falsa campanha moralista (sem moral) deve diminuir e o cinismo terá cada vez mais dificuldades para justificar e defender o indefensável.
    É preciso fazer justiça e fazer justiça é chamar as coisas pelo seu nome: o mandato de Dilma foi caçado por um Golpe de Estado em um processo forjado de impeachment, Lula foi preso em um processo forjado contra o ex-presidente com vista a sacá-lo da disputa política e um partido político foi perseguido e criminalizado e isso não se circunscreveu apenas ao seus principais dirigentes e lideres, mas a todos os seus simpatizantes e eleitores. E tudo isso foi um crime contra a democracia brasileira. Enquanto não fizermos justiça reinará o arbítrio e provavelmente o terror e talvez até mesmo a guerra, o que em nossas terras sempre significou o massacre do povo brasileiro. Não quero saber as diferenças que nos separa mas das identidades que nos une contra esse movimento político golpista e totalitário.

  6. Verdade que foram 367? Pois foram 367 canalhas que derrubaram uma Presidente honesta! Juro que jogo nesta centena amanhã. Na cabeça!

  7. Adoro seus textos. Espero um dia conhecê-lo pessoalmente. Tenho apenas 22 anos e o único país que eu conhecia era o do governo Lula, próspero e igualitário. Esse país que vejo hoje – apenas para poucos, onde os pobres e trabalhadores não tem vez- só conhecia pelos livros de história e por ouvir meus pais contarem. Mas lembrando da história de Jesus, exemplo de amor ao próximo, vejo que infelizmente a humanidade sempre foi assim. As mesmas pessoas curadas por Jesus foram as que, manipuladas pelas autoridades, pediram sua morte. Hoje vejo pessoas que usufruíram ou usufruem de coisas conquistadas durante o governo Lula – Dilma, defendendo Bolsonaro e pregando o ódio ao PT. Sei que você trabalhou junto com o Brizola, exemplo de governante e que pelo que sei foi um dos melhores governadores do meu estado, o Rio Grande do Sul. Estado que hoje em dia sofre, parado no tempo, sem investimentos. Um estado da onde saiu grandes homens e mulheres que fizeram a história do nosso país, hoje em dia parece tomado de apoiadores do Bolsonaro. Olívio Dutra, outro exemplo de homem público, que foi governador, perdeu pra Lasier a eleição pra Senador em 2014. A cidade onde passei a infância até hoje não tem acesso asfáltico, sinal de telefone e internet é quase impossível de conseguir e a luz para os mais pobres só chegou com o Luz Para Todos, em pleno anos 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *