A calmaria e a tempestade

montanar

Não estranhe o caro leitor e a distinta leitora que os últimos dias tenham andado pobres de notícias.

Nem é bem isso, é que o país mergulhou num quadro de mediocridade que se fosse imaginado há alguns poucos anos atrás levaria o sujeito, direto, para um tratamento psiquiátrico.

Quem imaginaria que um energúmeno como Jair Bolsonaro pudesse ser o candidato favorito – sem Lula, é claro – numa disputa presidencial?

Ou que quinquilharias políticas como Rodrigo Maia e Henrique Meirelles estariam se postulando candidatos?

Ou que os tucanos estariam amargando números tão desmilinguidos quanto os que ostenta Geraldo Alckmin?

E, ainda pior, que estaríamos a ponto de lançar na cadeia o mais popular e bem avaliado Presidente da República que tivemos desde JK?

Basta isso para entender a dimensão do desastre que, desde 2013, nos lançaram.

É quase uma evidência que não chegaremos ao final de um processo eleitoral distante apenas sete meses no tempo com o mesmo quadro que temos hoje.

Os sinais de que o Supremo será mantido em omisso silêncio, permitindo que Sérgio Moro prenda Lula são flagrantes e aprofundarão a radicalização política que arruína a vida brasileira.

O Judiciário, transformado em partido político, já está a quaisquer olhos com sua credibilidade comprometida e resvalou para o terreno do deboche público.

A direita pensa ter eliminado seu adversário – e nem tão adversário assim – mas não tem, ela própria, um nome para apresentar à condução do país.

A ruptura da democracia, com a conspirata judicial-parlamentar – da qual o STF foi cúmplice – ainda não produziu todos os seus efeitos.

E quaisquer que sejam os que estão ainda por vir, não se animem, serão terríveis para um país que se perdeu justo quando parecia ter se encontrado.

Tudo indica que a eleição de outubro, em lugar de uma saída para a nossa crise institucional será um passo para aprofundá-la mais ainda

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

48 respostas

  1. Nem seria necessário citar Noam Chomsky!
    A educação dada às classes inferiores deve ser de baixa qualidade, de tal modo que o fosso da ignorância que isola as classes inferiores das classes superiores permaneça incompreensível pelas classes inferiores.

    Com essa baixa qualidade na educação básica, quem consegue ser engenheiro, médico, general, juíz, brigadeiro, promotor, defensor público, almirante, auditor fiscal etc. etc?

    Quem está discutindo essa prioridade?

    Como transformar esse estado de coisas? Meia dúzia ficar apostando numa sociedade mais justa se a maioria nem sabe, concretamente, o que está passando!

    Não seria mais razoável puxar a corda nessa direção?

    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004

    1. Mais razoável seria, mesmo porque o problema é antigo e vem do tempo da senzala. Mas a verdade é que nem o PT aproveitou, durante seu tempo no governo, para conscientizar e educar a população nesse sentido. Estamos num país agonizante e infelizmente creio que levaremos 20 anos ou mais para começar a sair do atoleiro em que o golpe nos jogou.

      1. Tens razão, uma crítica que sempre faço tanto a Lula como a Dilma, no governo federal, foi que o Ciência sem Fronteiras foi direcionado totalmente para as áreas tecnológicas para beneficiar aos empresários enquanto o necessário politicamente talvez seria direcionar um maior incentivo aos cursos de Medicina, Enfermagem, Assistência Social, Direito, Licenciaturas e outras áreas necessárias para o atendimento da população.
        E da tomada maior política dos cargos de Estado (médicos, delegados, procuradores, auditores, juízes) por brasileiros não oriundos da elite cheirosa…

      2. Prima, quer milagre? Se eleger contra um sistema, governar contra um sistema, se reeleger, eleger e reeleger sucessora, inúmeros programas educacionais, foram 13 anos e muita coisa mudou, sim! Mas nunca se esqueça, Lula e o PT partiram de um ponto onde não faltava apenas livros nas escolas, faltava casa, comida, escola, professor, regras, etc. Ninguém consegue uma revolução pacífica e honesta em 13 anos. Lembrando que, mesmo dando casa, comida, escola, professor e etc, a polícia, o judiciário, a imprensa e outras instituições continuavam anteriores a esse período, e contra ele, resistindo a ele.

      3. Õ prima, a criação das cotas em universidades públicas, financiamento em faculdades particulares, além de inúmeras Universidades Federais e Institutos Técnicos em todo Brasil não é pouca coisa para um sindicalista, principal eleitor de um partido de centro-esquerda ou para uma mulher, ex-prisioneira política. O único partido que propõe a educação política permanente de seus militantes, e da população em geral no Brasil, e tvz no mundo, é o PCO, por enquanto. De resto, a educação pela pedra, sisífica

  2. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    Se nós permitirmos a prisão do Lula, o STFede não irá conceder habeas corpus de soltura do inocente, honrado e eterno presidente.
    Como agravante, os sanguinários e covardes nazigolpistas “terão que suicidar” o maior líder popular da história do Brasil!
    Forçosamente!
    Mesmo porque os canalhas nazigolpistas não permitirão turbulências durante o processo “eleitoral”!

    1. Manifestação em frente a sede da oab.
      Acampamento em frente ao apartamento do Lula.
      Tá demorando

  3. A “democracia” foi implantada no país através de um golpe de estado desfechado pelas “elites” em parceria com o exército. Foram criadas leis, regras e tudo mais para que a democracia de fachada mantivesse a minoria no poder, decidindo o destino do brazil. Depois do golpe de 10964, também implantaram uma democracia de fachada, com resultados eleitorais dirigidos. E todas as instituições que estão aí hoje mantém esta mesma proposta inaugurada em 1889. Por breves períodos, o poder central escapou das mãos da “elite” e elas trataram de recolocar as coisas “em seus devidos lugares”. A esquerda, centro esquerda e os poucos direitistas com vergonha nas caras se iludem achando que jogando o jogo na casa do inimigo, com as regras dos inimigo, com trio de arbitragem do inimigo e com cobertura de mídia do inimigo alguma coisa mudará.

    1. Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:
      III – condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;
      Constituição Federal de 1988

      Ou seja, os direitos políticos de Lula só serão suspensos com o esgotamento de todo o caminho jurídico, que vai até o STF

      Comentário proferido por Nando Kamar
      FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/346215/?LoginUserId=6&AdminAccess=all&previewLang=9&preview=on#comment-3798345911

      1. “Eles” não estão nem aí com as leis. Elas só são respeitadas quando envolvem os “deles” ou quando o réu não representa ameaça a “eles”. Caso contrário, valem coisas como “teoria do domínio do fato”, ou “não tenho provas, mas condeno porque a literatura jurídica permite”, “não vem ao caso” e muito blablabla proferido diante de câmeras de TV e microfones.

      2. Caro Messias
        Se fosse pela Constituição, não haveria sequer o golpe, o Mensalão.
        Temos todo o direito de espernear e citar a Constituição, mas ela é o que menos vale, há uma nova sendo construída de acordo com os interesses dos golpistas.
        Saudações

      3. Isso SE estivéssemos num estado de direito, companheiro.
        Acontece que, no ambiente em que ora nos encontramos, os unicos “direitos” considerados são os de que magistrados omissos, covardes ou simplesmente bandidos atuem livremente, em conluio com a escória da escória da escória da politica nacional, subordinados a interesses criminosos domésticos e alhures, para destruir, pilhar e inviabilizar o Brasil como Nação Soberana!

        1. É verdade: nós não temos o direito de permitir a capitulação desonrosa do inocente, honrado e eterno presidente Lula!
          Temos que “incendiar”, no bom sentido, este país!

          Estas teses vão ao encontro de um título de artigo publicado, pelo jornalistaLuis Nassif:
          ‘O xadrez do fim das ilusões’

          “A direita fascista teme os vivos, e não os mortos.” Por Cristiano Scarpelli
          em
          ‘Corra, Lula, corra!’

          … No entanto, é bem capaz de a Cármen (IN)Lúcida do STFede mandar a ‘Polícia Aecista Federal’ invadir a embaixada.
          Portanto, o mais seguro seria uma embaixada…

  4. Triste e depressora realidade. Caminhemos, para trás, com o ânimo de quem sabe ter a forca como objetivo. Mas como explicar o transe mental absoluto daqueles que veem com alegria as ‘conquistas’ recentes e aguarda ansioso, como desfecho, a humilhante prisão de Lula? Será ali o seu despertar?

  5. Não sou tão pessimista quanto ao “poder irresistível” das elites de direita. Isto talvez seja mais cruel, porque acho que perdemos para nós mesmos nos últimos 13 anos. O segundo governo Lula foi o mais fantástico período de nossa história, onde enfrentamos e vencemos uma grande crise mundial e ainda nos projetamos como potência. Muito se discutirá sobre os erros cometidos no futuro e, na minha opinião, descobriremos que perdemos “de pouco”. Se eu pudesse dar uma opinião sem grandes reflexões, diria que Dilma mordeu a pior isca da história ao se tornar a “rainha da luta contra a corrupção”.

  6. Assistindo entrevista que o Paulo Pimenta deu para o 247, soube que anteciparam o julgamento dos embargos do dia 29 para o dia 26/03. Lula estará encerrando sua caravana pelo sul nesse dia em Curitiba. A antecipação foi coincidência ou não?

  7. O Brasil está a um passo de voltar a ser — formalmente, porque de fato já é — colônia bananeira comandada por lacaios dos americanos.
    E a maioria do povo não faz a menor ideia do inferno que isto significa em termos de miséria e violência.
    Coxinhas esfregam as mãos achando que vão ganhar “green card”.
    Patos são mais espertos que esses amarelinhos da fiesp!

  8. Bem, gente, parece que estamos perdendo mesmo, MAS NÃO PODEMOS DESISTIR. Se as forças democráticas forem derrotadas agora, mais cedo ou mais tarde, por força da educação ou do sofrimento físico, vencerão. Não será para mim, talvez, mas a democracia social virá.

  9. Pelamor! Depois as pessoas falam que eu sou pessimista. Mas… como ser otimista no Brasil de 2018?

  10. A mais pura verdade, dá uma verdadeira dor espiritual a quem fez parte do mundo jurídico saber que o Direito, a Justiça e principalmente a JurisIMPRUDÊNCIA do atual o partido da TOGA levará DÉCADAS para ser diluída (pela permanência vitalícia dos atuais políticos judiciais da TOGA) e o Direito Brasileiro voltar a ter uma JurisPRUDÊNCIA estabilizada e digna do nome.
    TREMO só em pensar, nas pressões e planos existentes em Brasília para o fracionamento do TRF 4, para se constituir um novo TRF com jurisdição em Santa Catarina e Paraná e possibilitar que o Juiz espetáculo MURROW seja elevado à segunda instância…

  11. Eu duvido,que essa CORJA,em que se constitui o que chamam PODER,o JUDICIÁRIO,um bando de ENERGÚMENOS,sem sequer OUTORGA,possa validar a hipótese de eleições.São os verdadeiros MANDATÁRIOS no país.O resto,

  12. Ao que tudo indica, os protagonistas do golpe não terem um candidato é uma vantagem. Talvez o seja de forma deliberada. Não se identificar o inimigo a ser combatido após a queda de Lula é a grande arma que possuem. Os eleitores vão fazer sua parte, acreditando fazer o melhor para o país não boicotando as eleições e elegendo qualquer um na encenação do jogo democrático. E qualquer um deles acirrará, inevitavelmente, o golpe.

  13. Infelizmente concordo com F Brito. Não vejo saída para o golpe. Estou cansada de salvacionismos catarse. O Brasil vai para o brejo e nos junto. Chega a ser inacreditável! E a esquerda continua perdida sob certos aspectos. A questão é profunda e envolve a divisão do mundo. Nos ficamos de quintal dos EUA. China e Rússia estão interessados na Eurasia.
    O império dos EUA está submergindo e translouquecido. A nos, algo entre Grécia e Haiti.
    Bye bye Brasil! Que tristeza!

  14. O desrespeito ao devido processo legal é flagrante. O povo brasileiro, diante de tamanho abuso, tem o direito e o dever da rebelião!

  15. “Um país que se perdeu justo quando parecia ter se encontrado” (Fernando Brito). Essa frase dói por ser tão verdadeira……….

  16. “O Judiciário, transformado em partido político, já está a quaisquer olhos com sua credibilidade comprometida e resvalou para o terreno do deboche public.” Um estado de instituiçoes operantes e uma democracia sadia, NAO interessa, aqueles que rezam a missa da acumulaçao de riqueza a qualquer custo. Entao, a deterioraçao do nosso pais, nao afeta a direita do Brasil

  17. Tudo o que invisto em termos de educação para meus filhos tem um objetivo oculto de prepará-los para aproveitar alguma oportunidade no exterior. Nos meus sonhos eles partem para algum tipo de intercâmbio, se fixam e até se casam e assim não necessitam mais regressar a este País. Há 06 anos atrás eu jamais cogitaria sequer apoiar qq projeto de mudança. Hoje, espero honestamente que eles possam ter um futuro mais bonito do que esse que eu diviso no Brasil agora.

  18. Só há uma saída da nossa agora eterna crise institucional: a renúncia coletiva do stf.
    O stf é o responsável pela desgraça que aconteceu e sua atuação só tende a piorar a situação.
    era para ser uma instituição moderadora e madura, mas foi o contrário, preferiu fazer política anti pt e deu no que deu.
    Ninguém mais, nem a bandida da globo, é tão responsável pela desgraça que se abateu sobre nós.
    Que o stf renuncie em bloco o quanto antes.

    1. Em 1936, as Cármen (IN)Lúcida do STFede – sem dó nem piedade – enviaram Olga Benário para a morte nas câmaras de gás da Alemanha nazista!
      2018, e as atuais Cármen (IN)Lúcida do STFede prendaram o inocente presidente Lula, “forçando-o a ser suicidado”!
      Somos ou não somos um “rebanho” de ‘bananas’?

      ***

      O STF e a expulsão de Olga Benário

      29/07/2013

      (…)

      FONTE: https://vladimiraras.blog/2013/07/29/o-stf-e-a-expulsao-de-olga-benario/

  19. Reflexões que podem ser encontradas em qualquer manual de antropologia para iniciantes: quando um herói morre (ou é preso) vira mito. Seus seguidores, o povo, fica órfão e desorientado. A vantagem é que num espaço de tempo médio, o povo pode alcançar a maioridade, colocar o mito em estátuas nas praças públicas, dar o nome dele a ruas, avenidas e viadutos e resolver ele mesmo os seus problemas ao invés de ficar depositando esperanças no herói, coisa que nunca dá certo a não ser nas histórias em quadrinhos ou nos super heróis americanos. Quem sabe a prisão do Lula não seja um fator de emancipação política do povo brasileiro? Claro, para daqui a algumas décadas.

  20. No passado, falava-se em restricao ao direito de voto porque determinadas pessoas nao saberiam votar. Ha quem diga que estamos numa democracia, mas como pode ser um governo da maioria, se uma minoria governa? Em uma ditadura, seja ela do proletario ou nao, é possivel haver justica e igualdade.

    A grande verdade é que nao importa quem vota e a forma de governo, mas sim o desejo de se atingir um bem comum.
    Votar ou governar exclusivamente por nossos rendimentos, saude, educacao e seguranca, nao necessariamente sera benefico, pois se alguem for usurpado, este podera tomar tudo de volta.

  21. Que venha a tempestade, sem acordos, sem esquecimento, sem perdão. A Anistia foi um erro que nos envergonha. O (des)governo Sarney ilegal, pois Tancredo não tinha assumido e Ulysses Guimarães “acordou” que o representante dos militares assumisse sem MAIORIA no CN. O LEGAL teria sido eleições antecipadas. Sempre cedemos, sem luta, compromissos. Assim é hoje o Judiciário, nunca houve expurgo, e as ilegalidades continuaram. Que venha a tempestade.

  22. Quem tem o poder e a força do Estado em suas mãos não tem o direito de exercer, em
    seu próprio benefício, a autoridade que lhe é conferida pelas leis da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *