Cai o sigilo do inquérito oculto do “mensalão” Menos na Folha. Tudo bem, leia no Cafezinho

2474

O ministro Ricardo Lewandowski derrubou ontem o sigilo do Inquérito 2474, que apura a origem e a maipulação de recursos que Marcos Valério utilizava, desde 1999, para desviar dinheiros para políticos – entre eles o governador tucano de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, cuja investigação está parada há dez anos  e que só agora, com novo relator, promete ter fim.

O inquérito havia sido colocado sob sigilo por Joaquim Barbosa, que não permitiu que a ele tivessem acesso os acusados da Ação Penal 470, o dito “mensalão”.

Meu parceiro Miguel do Rosário, ontem,  no seu O Cafezinho, já publicou um parte do relatório do inquérito, e separou algumas pequenas pérolas.

A maior deles é de que o “BV” – bônus de veiculação – era pago pela Globo à DNA sem qualquer referência a recursos do Fundo Visanet, que foi o alegado para caracterizar a origem “pública” do dinheiro do chamado “mensalão”. Recursos do Visanet foram, sim, empregados em ações de comunicação, entre outras coisas em um contrato da promotora de eventos “Tom Brasil”, a mesma onde trabalhava o filho do Ministro Joaquim Barbosa.

Rosário, é claro, não acusa o rapaz de nada. Mas mostra que, até em casa, Joaquim Barbosa deveria saber que os recursos eram efetivamente usados em ações promocionais.

Agora, o mais interessante neste caso é a notícia – ou não- notícia –  publicada pela Folha.

Diz que é um inquérito “paralelo” ao mensalão, mas não diz sobre o que, nem sobre quem.

Afirma que o inquérito será liberado para oito requerentes e menciona dois: Henrique Pizzolato e Daniel Dantas, do Opportunity.

Mas não fala que o acesso de Daniel Dantas já havia sido concedido por Joaquim Barbosa em 2011.

E como se tudo não bastasse, ainda dá o número errado ao processo: 2.747, quando é 2.474.

Na Folha, ainda está valendo o segredo do Dr. Joaquim, ao que parece.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. A pauta agora será a de atacar os blogueiros que têm “acesso privilegiado” dos autos, por “vazamentos seletivos”.

    Hipocrisia, agente se vê por aqui.

  2. Fernando Brito, acredito piamente na boa intencao do ilustre ministro Lewandowski, esta exercendo sua funcao, mas depois das trocas do numero do processo, e tanto segredo do Joaquim Barbosa( o soberano), sobre o processo e que nao esta nem ai com o colegiado, que nao exitou em jogar a responsabilidade da nao assinatura da prisao do Cunha nos colegas, e que se ufana em Paris, ser o primeiro homen de um dos poderes da republica, e de todo o historico de truculencia e arbitrariedades do vaidoso presidente, esse processo sim pode estar TRABALHADO. Aliaz o Joaquim Barbosa me lembra muito o despota IDI AMIN DADA que se achava celebridade, e adorava ostentar em Paris. Mas voltando ao processo 2747 ou 2474 nao podemos nos esquecer que o banqueiro Dantas ja tinha conhecimento e visto esse processo em 2011, Dantas aqueles dos Hcs canguru do ministro Gilmar, e que manda no Brasil, que possui a maior equipe dos melhores advogados do Brasil.

  3. [AINDA SOBRE ‘O DIABO VESTE PRADA’! E TAMBÉM SOBRE ‘outros segredos gravíssimos que a República precisa saber’!]

    ###############

    O inquérito 2474 derruba as teses do mensalão

    Enviado por Miguel do Rosário on 24/01/2014 – 4:35 am

    Destrinchando a parte 1 do Inquérito 2474

    Matutando sobre a razão pela qual Joaquim Barbosa manteve o Inquériot 2474 sob segredo de justiça, não o revelando nem a seus pares nem à imprensa, cheguei a algumas suspeitas.
    (…)

    Em
    http://www.ocafezinho.com/2014/01/24/o-inquerito-2474-derruba-as-teses-do-mensalao/#sthash.blwzVw12.dpuf

  4. [Henrique] Pizzolato ‘Petista’ (sic) foi condenado pela ‘Inquisição pré-medieval do século XXI tupiniquim’! Ah este “supremo”!… ENTENDA

    #######################

    [O inquérito 2474 derruba as teses do mensalão
    Enviado por Miguel do Rosário
    on 24/01/2014 – 4:35 am]

    (…)
    Os adiantamentos em dinheiro feitos pelo Banco do Brasil às agências de publicidade eram uma “regra geral” desde muito antes da gestão Lula, e eram feitos para todas as agências que trabalhavam com o banco, não apenas para a DNA.
    (…)

    FONTE: http://www.ocafezinho.com/2014/01/24/o-inquerito-2474-derruba-as-teses-do-mensalao/#sthash.blwzVw12.dpuf

    Que país é esse, sô?!…

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  5. Tanto tempo no gavetão do Barbosão, eu acho que nem as datas são mais as mesmas. O Daniel Dantas quer se certificar de que tudo foi modificado de acordo.

  6. Quero ver a cara do SR. Joaquim Barbosa perante os seus pares agora que ficou claro que seu filho assessorava uma empresa que fazia parte de um inquérito sobre recebimento de recursos de Marcos Valério e ainda por cima seu pai JB engavetou o inquérito. A verdade começa a aparecer cedo ou tarde. Só falta os tucanos saírem em defesa de JB agora.

  7. A Tacanhede ira se pronunciar a favor do sigilo eterno desse inquérito alegando que esta contaminado com um vírus que pode acabar com a “Ré Publica”

  8. O Gilmar ja deve estar preparando uns HC’s, acho que desta vez sera o HC rolezinho que o Cafézinho e o Tijolaço fizeram no PIG.

  9. Penso como o Paulo Cézar, acima, a única solução justa para a AP470 é a sua anulação e a indenização da União aos “condenados” pela farsa judiciária.

    1. E o JB, de seu proprio bolso, ressarcindo à União os valores indenizatorios. Se não, que empenhorem os seus bens, inclusive os do exterior.

  10. JOAQUIM BARBOSA – ORIGEM ministerio publico, acusadores Fernado Antonio – origem Ministerio publico agora trabando pro banqueiro dantas – Gurgel -origem Ministerio Publico – uma chicana para condenar a cupula do PT … a COMISSAO DA vERDADE PODERIA APURAR O QUE ESSES TRES FAZIAM NO PERIODO DA DITADURA… HI .. ESQUECI DI GILMAR

  11. Deixa ver se eu entendi: a justiça ESCONDEU informações que eram importantes para um julgamento ? Tornou-as secretas, proibidas aos réus ? Então é como dizia o Tom: “a única saída é o aeroporto”.

  12. E nada vai acontecer aos procuradores e ao relator da AP 470? Escondem o laudo com o tal segredo de justiça e fica por isso mesmo? Tal qual o procurador de São Paulo que pôs o pedido de investigação em gaveta errada? Simples assim?

  13. … SIM: quando o barbosa irá expedir o valor da multa CAVALAR – a ser paga num prazo de 10 dias – por aquele que pode delatar (sic), inclusive, ‘o maior espetáculo golpista farsesco jurídico-mediático da história do Brasil, quiçá, do mundo’?!…

    RESCALDO: ah o retorno dessas férias promete!…

    E que país é esse?!

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *