Cai a ficha: caso Coaf é a trava do Supremo no MP

Bruno Boghossian, hoje, na Folha, mostra que, apesar de ter sido tratado inicialmente como uma tentativa de Dias Toffoli de adonar-se do sigilo brancário de 600 mil pessoas, o caso dos relatórios do Coaf – agora rebatizado de Unidade de Inteligência Financeira – começa a ser entendido pelo que verdadeiramente é: um enfrentamento – e tardio – ao poder absoluto que os grupos do Ministério Público atingiram sobre a vida política do país.

E Toffoli, para ter partido para isso, tem a certeza de, nisso, possuir maioria folgada no Supremo: sete ou talvez oito votos. E não se descarte se os quesito comprometedores que dirigiu à Receita e à Procuradoria Geral da República tenham sido inspirados por Alexandre de Morais e o vasto material de quem tem posse, desde que recebeu o material hackeado dos grupos de Telegram dos procuradores da Lava Jato.

Boghossian tem razão ao dizer que, nesta questão, Flávio Bolsonaro desempenha papel de coadjuvante. Ele o beneficiário que vem a calhar para imobilizar o governo nesta questão. E não dá para dizer que a decisão do STF “impede investigações” sobre o caso Queiroz, quando os procuradores passaram meses a fio sem sequer chama-lo a depor, que dirá pedir a quebra, judicial e regular, de seu sigilo bancário.

Na quarta-feira – talvez até um pouco antes – o país vai ficar estarrecido quando se revelar o grau de controle que uma ala do Ministério Público tem sobre uma multidão de brasileiros.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Muito acertadamente se diz que numa guerra a verdade é a primeira vítima. Agora numa guerra de gângsteres a verdade ainda que seletiva acaba transformando-se numa arma dissuasórias que pode ser usada contra seu enemigo. Mas nessa escuridão todos os gatos são pardos. Nessa guerra como já aprendemos não temos aliados e nem lado. São gângsteres e a única coisa que buscam é proteger-se e cacifar-se junto a seus “contratistas”. A única coisa que precisamos é guardar a maior distância possível dessa e de todas as guerras, mesmo porque nós somos os alvos de todas elas. O que mais precisamos não é a guerra, mas a paz, que é o único campo de batalha onde podemos realmente vencer. Não é apenas a democracia e o voto, mas sobretudo a democracia e o voto.

  2. Será ? duvido que o Supremo Tribunal Federal, aliado ao golpe jurídico/parlamentar/midiático de 2016, tenha, em parte de seus membros, escrúpulos, para dar um cavalo de pau e retroceder, recompondo em parte, a destruição institucional que ocorre no Brasil, promovida desde o primeiro momento pela lava jato, aliada a uma mídia conservadora e familiar, destrutiva, antinacional, fascista e escravocrata.

  3. Esses “FASCÍNORAS”,quase a totalidade deles,tem o PODER,que A CONSTITUIÇÃO BURGUESA,lhes concedeu.Isso vem,desde GREGOS E ROMANOS,que inventaram o DIREITO,para somente,GARANTIR A PROPRIEDADE PRIVADA,das classes dominantes,até nossos dias.E o MP,é A GUARDA AVANÇADA DESSA REALIDADE.E o JUDISSSSSSSSSSIÁRIO,é mero coadjuvante.Duvido que redunde em algo mais,que BARULHO CARACTERÍSTICO,À TODO CIRCO.Palhaços,não faltam…

  4. “Uma ala”! Esse termo é puro jornalismo isento, jornalismo factual como diria Mino Carta, ou jornalismo responsável como faz o Jornalista Brito.

    Na real e no popular, trata-se de uma facção criminosa!

  5. O Nassif publicou umas reflexão sobre a Pesquisa XP em que o PT e apontado como o responsável pela crise que vivemos.

    O que tem isso com o que o Tijolaço publicou? Nada e tudo, pois o anti petismo é o WD-40 nas engrenagens de quem tem grana, e destrava tudo.

    Como falar de quem tem grana é falar de quem apoia esta zona que virou o Brasil desde abril de 2016 , faz muito sentido ver o MP e o recem empossado Disfarçador Geral da República trabalhando pra poder continuar a mamar e a dar as cartas.
    Qualquer promotor esta valendo muito mais que os votos que elegem um Presidente.
    E os do PR tem o “mérito” de eleger Presidente.
    Logo quero ver quem tem manga pra vender.

    Sou mais o MP , mas aposto tudo no STF.

  6. Vamos aguardar pra conferir o que tem de tão grave, se é que existe algo. Talvez o grave aqui seja o oposto do que aparenta: em vez de revelar desvios do MP o que se quer é blindar gente rica e poderosa.

  7. A questão é saber se isso vai orar notícias na grande mídia, que outrora apoiou o lavajatismo. Seria muito promissor se servisse para um movimento inicial para se instituir de fato a república

  8. Apesar de duvidar muito da capacidade cognitiva de nossos “jornalistas” piguentos , acho que foi mau-caratismo mesmo. A onda de acusar Toffoli de devassador mor da república já me parecia reedição duma estratégia, muito utilizada pelos lavajatistas durante a operação, aliás recomendada pelo guru dos bozos; ao bater uma carteira grite: pega ladrão! e saia assobiando tranquilamente como quem não tem nada com isso…

    1. Toffoli vai julgar, dia 20, a liminar que suspendeu as investigações sobre movimentações financeiras suspeitas. Entre elas, a de Flávio Bolsonaro e o laranjal do Queiroz e familícia.

  9. No intervalo da bagunça Moro apossou dos bks..Não é uma coisa provável,porém a lógica no que e como foi feito, não resta dúvida, o plano era acoar o país inteiro com ameaças e coação. Uma quadrilha apossou de um país com o apoio de outra nação.As FFAA estão cochilando em berço esplendido, 117 fuzis eram boi de piranha para os conteneres que os americanos plantou aqui com o apoio do clã miliciano. Até quando essa nação rastejará com ajuda de fora para escravizar quem os paga? Atá quando podemos confiar no mal? Um membro das FFAA disse que o país não desenvolvia devido a mistura de negros e índios com sua indulgencia e que os brancos ou embranqueados eram o tal, será? A indulgencia de nossas FFAA com os EUA não seria o mal do Brasil? será que são nossos negros brasileiros nunca libertos ou nossos índios donos dessa terra? Acredito que não, quem defende ficam jogando gamão e conspirando enquanto a população paga come e domem. A História de higienização das ruas com veneno em drogas e bebidas está em suspenso para análise, assim como assassinatos de lideranças com o fáscio miliciano que domina este país. Acordem FFAA serão só guardas de multinacionais e altivas com a população empobrecida e escravizada, Que valor terá isso? Honra só tem quem nasce com honra.

  10. A patifaria de procuradores vai ser provada de muitas diferentes maneiras, e uma trava a elas será um passo importante para a reentrada na atmosfera do estado de direito. O Brasil atingiu um nível civilizatório tão complexo que possui sistemas intrínsecos de freios e contrapesos inauditos, que nem imaginávamos existirem. Se há – e há – um interesse real das forças hegemônicas em conservar um mínimo de aparência democrática em seu governo, este mínimo de repente se transforma em mais e mais. Fica forte, fica sólido e dá a mão a outro mínimo que surge acolá. O fim da esculhambação no que deveria ser o Ministério Público será mais um obstáculo poderoso retirado do caminho da democracia. Não devemos fugir de nenhuma batalha política. Devemos acompanhá-las todas, e levar água para quem mais aproveitar aos interesses do povo.

    1. Toffoli recuou de seu pedido transbordante para um patamar mais confortável e rendoso, de onde poderá centrar fogo nos audazes procuradores com muito mais eficácia. Estes ministros do Supremo estão aprendendo a jogar como os grandes mestres da política.

  11. Na quarta feira, uma proporção de 2 pra 1 de Hs e Os vai subir até a altura dos glúteos dos MPs da bolzolandia.

  12. Quando métodos do tipo Chicago anos 30 são adotados pelos gangsteres modernos, vulgo milicianos, começa a ficar complicado voltar a ser uma nação limpa. Os métodos precisam ser drásticos, sem agredir a constituição. Em frente STF, ainda há tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *