Cada um lava o seu jato

lavandojato

Janio de Freitas, na Folha, volta  escreve sobre o “jato sem dono” que, há um ano, matou Eduardo Campos.

É bom que alguém, na grande imprensa, lembre que os jatos não são lavados da mesma maneira.

E que a indignação com negócios obscuros é seletiva.

O jato destruído segue órfão há doze meses.

A Polícia Federal, que abriu inquérito, não sabe quem vendeu, quem comprou, como comprou e quanto se pagou.

O Ministério Público não quer saber do assunto.

Governo, oposição e adjacências não se interessam por isso.

Só os blogueiros dito “sujos” correram atrás de informações de forma sistemática, mas nos limites do que podemos, porque suas “promotências” e “delegadências” não falam conosco

O aeroporto de Cláudio é legal, mesmo com a chave com o titio; o jato era regular, mesmo sem proprietário responsável, a lista de Furnas é uma ficção, tudo é irrelevante se não tem o objetivo político de derrubar ou enfraquecer o Governo.

E Janio lembra ainda dos R$ 20 milhões com que um dia, num passado distante e esquecido, Paulo Roberto Costa diz ter abastecido a campanha de Eduardo Campos e Marina Silva.

O dinheiro ficou para alguém, mas isso não vem ao caso.

Cada um lava jatos como pode, não é?

Jato silencioso

Janio de Freitas

É com jato, também, que se prova a permanência dos acobertamentos e da impunidade que o otimismo, ou a ingenuidade, supõe em extinção como obra da Lava Jato. Não por acaso, nos ingredientes da permanência assegurada consta a presença, neste caso afinal discreta, da própria Lava Jato.

Ao completar-se, na próxima quinta-feira, um ano da morte de Eduardo Campos, faz um ano que as famílias cujas casas foram atingidas pelo jato esperam as devidas atenções e, sobre todas, a mais necessária delas: a indenização para remediar as perdas do que não lhes chegou de graça.

A juíza do caso, Natália Monti, de Santos, disse à Folha que a “obscuridade” em torno do proprietário do jato “torna praticamente inviável a reparação”.

Estendeu-se no tempo, portanto, e passou ao processo levado à Justiça, a deliberada mixórdia em torno da propriedade do avião, quando do acidente. Entre as meias versões, a alegada compra do jato por uma borracharia que talvez só pudesse ter uma bicicleta, e que afinal fez a compra mas não tinha o avião, e por aí afora.

Não há terceira hipótese: ou o jato não mudou de propriedade ou houve uma venda. Em qualquer caso, há um registro seu na Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac. Esse jato, que não era novo, decolou e pousou em aeroportos, logo, tinha a licença que legitimava o seu prefixo, inscrito na fuselagem. Como, para ter essa licença renovável a períodos determinados, é necessária a identificação da propriedade, parte do que é obscuro se iluminaria aí.

Se o jato foi vendido, alguém recebeu e alguém pagou na transação. A partir daí, seria só um rastreamento, simples e rápido, para chegar ao novo dono, fosse ou não o pagador. Isso, se a fiscalização da Anac não estivesse acompanhando, como deve, a regularidade do jato.

O nível de competência que a Polícia Federal alcançou não admite a hipótese de dificuldade, por menor que fosse, para identificar a propriedade do avião. A Anac, por mais insuficiente que seja, a ponto de estar há longo tempo sem deliberações por falta de dois diretores para o quorum decisório, tampouco teria problema para levantar o histórico do avião.

Ou a identificação foi deixada de lado por pressões injustificáveis, ou está feita e silenciada sob pressão. Há acobertamento.

Um candidato à Presidência da República dispondo de um avião que não pudesse ser identificado, já seria um fato bastante brasileiro. Mas o que está em questão não é isso. É o direito legítimo de reparação devido a pessoas que dela têm necessidade, e veem a proteção ser dada, não ao seu direito, mas a quem dispõe de influência para negá-lo.

Um dos vazamentos feitos pela Lava Jato, lá atrás, ligou Eduardo Campos a uma das acusações. Desde então, os cruzados da operação nem inocentaram o ex-governador, nem trouxeram outro esclarecimento. Mas também aí o jato ficou de fora.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

23 respostas

  1. PF informa:”Não é nossa especialidade investigar casos nebulosos envolvendo uso de helicópteros e jatos.”

  2. Ué, se o Zé Dirceu e outros estão presos por que a Marina Silva tambem não está? E se a esposa do vaccari está presa por que a esposa co E. campos sequer foi importunada? E depois querem que acreditemos que esse processo é isento.

      1. Simples, porque não temos uma PF isenta, não temos um MPF isento, e muito menos um Judi$iário isento e por último, porque temos um PT cagão, com líderes de merda, que perderam o bonde da história, tão com o rabo entre as pernas, e ainda temos uma Presidenta que se acostumou a apanhar e acha que política com bandido se faz “REPUBLICANAMENTE”…sabe de nada inocente. Bandido se enfrenta…se perde ou se ganha…mas se enfrenta no mesmo campo de batalha. Hoje vejo nitidamente que nenhuma das três instituições que citei acima, tem moral pra dizer um ai sobre este Congresso podre que aí está, porque são podres também!

  3. A PF/procuradores tem estranhos ritos.
    O mundialmente conhecido “HELICOCA”, flagrado, filmado, com 450 kg de pasta de coca teve solução em 48 horas.
    Nada foi descoberto, a coca sumiu, o helicóptero retornou a seus proprietários, o piloto, dizem pago pelo LEGISLATIVO FEDERAL, não explicou nada.
    O já famoso JATINHO SEM DONO, segue voando sob as asas da Panair, aliás ANAC, sem lenço e sem documento.
    O cidadão que ocupa o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, fazendo as vezes de “ministro”, acompanha com o total desinteresse que os casos merecem.
    Afinal, tucano e semelhantes são inimputáveis.
    Estão acima da lei . . .

  4. pois é. são esses fatos bastante brasileiros que nos causam indignação, nós que nos pautamos pela correção. e pensamos que o crime não compensa…pressuposto no qual colocamos o crime junto aos criminosos e longe dos operadores do direito, quanta ingenuidade.

  5. Apesar das divindades judiciais, o espaço aéreo parece não pertencer ao Olimpo judicial.
    Coitados dos moradores que estavam no “lugar errado na hora errada”. Se fossem vizinhos do Instituto Lula teriam melhor sorte, já que os deuses judiciais exigiriam que o Instituto tivesse seguro residencial para todo o bairro para arcar com as despesas.

  6. Não sei por qual milagre ainda não saíram por aí dizendo que a tal aeronave é do filho do Lula.
    Se é que ainda não disseram mesmo…

  7. Boa Tarde,

    Revolta a manipulação da impressa. Porém, estamos brigando contra um Golias. Há muito interesses de capital (FED, Bancos, Bancários Judeus) nessa instabilidade. Nesse momento parafraseio Chico Buarque (Apesar de Você):

    Apesar de você
    Amanhã há de ser
    Outro dia
    Eu pergunto a você
    Onde vai se esconder
    Da enorme euforia
    Como vai proibir
    Quando o galo insistir
    Em cantar
    Água nova brotando
    E a gente se amando
    Sem parar

    Quando chegar o momento
    Esse meu sofrimento
    Vou cobrar com juros, juro

    Luis Fernando

  8. Se Milícia Tucana, apelidada de polícia federal, e os procuradores fanfarrões que ignoram as leis do país, fossem tão ágeis neste caso como são na vara de Guantánamo, esta questão já estaria resolvida há muito tempo.

  9. Essa é a nossa “justiça” de merda. A mesma que limpa a b…com a constituiçao e passa por cima dos direitos vicis consagrados na CF/88 que querem ver revogada.

    Os proprietários das casas, vítimas do acidente, que se explodam, porque o nome dos responsáveis pelo jatinho jamais serao revelados. A “morte” do Eduardo Campos e a “identidade” do dono do tal aviao garantem um sigilo que ultrapassam as fronteiras do Brasil. Aliás, aonde mesmo estao as peças da aeronave?? Ah, sim, “uns estrangeiros” apareceram logo depois do acidente e levaram pedaços do jato. Mas levaram para onde??? Quem sao essas pessoas??

    Isso nao importa. A “historinha” já foi contata ao povo e é isso é que é o oficial.

    Aonde está mesmo Eduardo Campos?? Ah, sim, ele está junto com o pai, é isso? Lá em Pernanmbuco. Isso !!

    O dimdim de 20 milhoes é grana suficiente para garantir uma vida bem confortável, nao acham?? So nao seria destinado para reparar danos às vítimas depois da “queda inesperada”, óbvio.

    Marina nessa história toda, desde a origem da sua iniciativa em ser a vice de Campos nas eleiçoes de 2014, sempre dava a impressao de que a sua iniciativa estava ligada à “providencia divina”, já que era chegada a hora do Brasil ter um governo do “Senhor”, nao é assim? Decisoes humnanas, a eexemplo dessa, nao tem nada de “providencial” mas de “estratégia”, nada além disso. E nem a “providencia” nem os evangélicos conseguiram evitar que a Dilma fosse eleita, como pretendiam interesses internos.

    Fizeram de tudo, desafiaram a morte, e ainda assim a Dilma venceu.

    Nunca saberemos mais de Eduardo Campos nem do jatinho sem dono. Isso é segredo guardado a 7 chaves nos poroes do Poder.

    Sobre as discussoes sobre a incompetencia da justiça em resolver o mistério? Bem o Brasil é o país da impunidade, dos acordos de bastidor, das proprinas, dos acertos da justiça com “delaçoes”, dos acordos envolvendo segredos de Estado, conspiraçoes…e por aí vai.

    Nada novo tratando-se do Brasil, um país cuja história é escrita sem nunca mencionar os bastidores.

  10. O Judiciário,a Polícia Federal e o Min.Publico,não passam de APARELHOS GOLPISTAS CONTRA O POVO.Contra o POVO e protegem os BURGUESES.Afinal,o princípio mais eficaz do DIREITO,é a DEFESA DA PROPRIEDADE PRIVADA.São todos,privatistas.Uma das maneiras de se tentar algum controle sobre essa gente,é instituir OUTORGAS.Votos, para simplificar.Esse é o resumo do ESTADO DEMOCRÁTICO DO DIREITO.Tão saudado por muitos e que em seus mais de 2000 anos,somente protegeu a PROPRIEDADE e mandou pobre para a CADEIA.Poderia ser resumido a DIREITO DEMOCRÁTICO DO DIREITO- “PRIVADO”.

  11. Quanto ao Helicoca, sabemos quem é o dono! Embora seja alguém não Punível. Mas jatinho? sem dono? Nem no Brasil isso é comum.

  12. Uma curiosidade: O Sergio Guerra recebeu 10 mihões de reais p/ barrar uma CPI, porém, como ele morreu, não se fala mais no assunto e ninguém do PSDB é importunado. Seguindo esta lógica pergunto: se o Vaccari morrer o PT fica livre? Sr Sérgio Moro é possível esclarecer esta dúvida?

  13. E quem pagou o seguro do avião? Será que terceiro tinha interesse? Rastrei a seguradora Dra. Juíza!

  14. E jamais saberemos o que houve. Exceto o fato que não houve ninguém no PT envolvido, caso contrário já teria virado escândalo instantaneamente (e como isso não aconteceu então…).

  15. – 20 milhões para Eduardo Campos e Marina;
    – Jatinho sem dono;
    – Helicótero com 445 quilos de cocaína pura;
    – Aeroporto de Cláudio;
    – Lista de Furnas;
    – Aeroporto de Montezuma.
    A Policia Federal e a justiça estão cegas… aliás estão caolhas ou viciadas, só enxergam para o lado do PT.

  16. Será que a lava jatinho também não vem ao caso? Bastaria a Juíza atribuir responsabilidades à candidata a Vice e à Viúva/herdeira, que logo se saberia quem é o dono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *