Brazil, com “Z” de zorra

A Embratur apresentou ontem o que seus dirigentes chamam de “nova marca” para a promoção do Brasil no exterior.

Um arranjo tosco sobre as formas da bandeira nacional – um círculo, um retângulo (que virou quadrado) e um losango. Alias, apenas uma versão da marca do agonizante “Farmácia Popular”, um símbolo mais de sinalização (“aqui tem” Farmácia Popular) do que uma marca promocional, inspiradora, atraente e, por isso, “vendedora” do turismo em nosso país.

Feita “pelo pessoal da casa”, segundo a apresentação dos próprios dirigentes da Embratur, é de um contraste absurdo com a tendência do turismo internacional, que você vê representado no painel de marcas de países do mundo que reproduzo.

Algo como “o rapaz fez um desenho que ficou bonitinho”, para substituir um alentado plano de desenvolvimento turístico, desenvolvido por uma das maiores empresas marketing do Turismo, a Chias Marketing, que trabalhou o Plano Aquarela, na década passada, a partir de estatísticas, tendências e pesquisas de opinião e motivação do trade e dos viajantes.

A marca, em lugar de ser de “orelhada”, teve um estudo de cores e de formas e tem livre inspiração em projetos de Burle Marx e da moderna arquitetura brasileira.

Em matéria da qualidade profissional e mercadológica, o Z aí só ser for para “zero”.

Mas algo que supera a sabujice do “Brazil” com Z, que nada tem a ver com “patriotada”, mas com o fato de não haver nenhuma diferença fonética que o justifique. É óbvio que se fôssemos a Áustria ninguém ia brigar que não se escrevesse Österreich na sua propaganda turística internacional, mas neste caso é só perda de identidade e estranhamento.

O fosso fica na frasezinha “Visit and love us”, que sugere uma reversão idiota do “ame-o ou deixe-o” da ditadura. Um primor de estupidez mercadológica.

É quase tão primário quanto nosso embaixaburguer nos States.

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Estamos a caminho de ser uma enorme Porto Rico , que enriquece cada vez mais os ricos . Como diziam os generais na ditadura , ” Venha Mister Ludwing o Brasil agora é um país seguro ” *
    * Industria de celulose na amazônia na década de 70 no Jari ..

  2. Faz sentido uma bandeira do brazil onde o verde perde espaço. Estão entregando a Amazônia para os states e acabando com o resto da nossa natureza…

    1. Observou bem!!! Estão acabando com o verde. Porém estão entregando o ouro também. Por justeza, deveriam ter deixado só o azul e o branco em relevo, por enquanto. Já já acabam o azul, quando privatizarem todos os parques e praias, lugares de onde observamos o céu azul. Só ficará o branco, posto que somos representados por um racista, que idolatra um outro racista dos states.

  3. Texto muito bom! Fernando bate em todas as areas com maestria! Se vendem tudo bananalmente( banal mais banana), pra q e por que criar?

  4. Será que a embaixada dos EUA é importante somente para o capitão e seu filhote e não para o Brasil? É isso que o capitão está demonstrando uma vez que vai deixar a embaixada sem representação durante meses até emplacar seu filhote. Se depender do capitão a embaixada só será relevante depois que tiver colocado o seu filhote lá. Até então a embaixada não tem a menor importância para ele e o Brasil é que fica prejudicado. Trata-se de mais um item para o currículo do capitão, ou seja, 55 – É o único presidente do mundo que deixa a embaixada mais importante do seu país vaga durante meses até emplacar seu filho desqualificado como embaixador da mesma.

    1. Nem sei quem está ocupando nossas embaixadas no exterior, mas os que forem brasileiros patrióticos devem estar mortos de vergonha. Se eu fosse embaixadora do Brasil, fosse no país que fosse, com esse governo no poder acho que já tinha me demitido.

    2. Sandra, antigamente políticos “arrumavam” cartórios para os filhos que não sabiam fazer nada e também não tinham vontade de trabalhar. Parece que o prêmio para esse tipo de filho agora é uma embaixada, já que cartórios só se obtem por concurso…

  5. Esse governo não me representa muito nemos o tal embaixador.

    Esse embuste é na realidade um presente do embusteiro para os 153milhões de votos IDIOTAS!

  6. MOMENTO PAVOROSO
    Somos agora este Brazil com “Z”,
    Não é mais nosso, mas da gringalhada,
    O povo é gado cego em disparada
    Rumo ao fundo do abismo que não vê.

    A grande mídia, mãe da hipocrisia,
    Tutora desses imbecilizados,
    E os de má-fé, togados ou fardados,
    Enganam nossa gente a cada dia;

    Fizeram de um golpista presidente
    E por conta de tanta conivência
    Depois nos veio um pulha demente;

    Por Glenn o Moro vai desmoronando,
    Mas destruíram nossa previdência
    E Lula estará livre não sei quando…
    Tarcísio Arruda
    12/07/19

  7. A cada dia que passa, e lá se vão seis meses e meio, é só vergonha, é só incompetência, é só sabujice, é só destruição dos valores nacionais que fazem um país. Estou começando a concordar com os que dizem que o Brasil não é um país, é um lugar, onde todo tipo de louco mora, inclusive um que assumiu a presidência do “lugar”. Pobre Brasil! Pobre Povo Brasileiro!

  8. As antas não se deram conta que o US, é também a sigla United States.
    Então a tradução ficou assim:
    BRAZIL, VISITE E AME OS ESTADOS UNIDOS.

    Como vivemos atualmente em plena “Idiocracia”, ninguém no Planalto conseguiu perceber esses coices todos em uma única e pequena frase, tentativamente escrita em idioma inglês.

    Parece até intencional,por sugestão dos recrutas 00 e 02.

  9. Brito, esse antigo slogan da ditadura — Ame-o ou deixe-o — foi uma descarada cópia literal do slogan utilizado pelos partidários do Nixon nas eleições à Casa Branca, nos anos 70: America, love it or live it. Criatividade nunca foi o forte dessa gente.

  10. Às vezes penso que o Brasil foi vítima de um feitiço daqueles de contos de fadas, estamos todos adormecidos e sonhando um pesadelo até que o feitiço seja desfeito. A tal “nova marca”, nos joga direto e sem escalas na categoria das ilhas insignificantes que povoam vários oceanos, aquelas que pedem piedade aos turistas gringos: “venham nos visitar, estamos aos seus pés”.

    1. Não foi feitiço!! Tudo isto é culpa de um Judiciário fajuto, que tem que ser mudado, e uma classe média imbecil, lotada nas principais universidades do País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *