Brasil, um país grotesco. Por Luís Costa Pinto

Do jornalista Luís Costa Pinto, sobre o último episódio do circo do pão minguante:

O mundo começa a perceber, mais rapidamente do que eu previa, a profundidade do abismo em que nos meteram os eleitores de Bolsonaro.
Até no futebol, e num torneio organizado regionalmente por uma entidade carcomida pela corrupção como a Conmebol, sobressai a proatividade do fanfarrão tosco que ocupa a Presidência brasileira.

Os argentinos estão repletos de razão: o jogo do Mineirão era uma disputa em campo alheio à política e há ritos e solenidades próprias às disputas esportivas.

Não cabia, ali, uma hiperexposição ególatra do asno-presidente. Ele foi vaiado pela maior parte dos presentes, mas como sempre faz, dobrou a aposta e decidiu descer ao gramado no intervalo.

Voltou a ser vaiado, contudo maquiou a derrota pessoal com a imagem de destemido. Na verdade, quando girou sobre a cabeça uma canga que imitava a bandeira brasileira parecia uma velha louca e em transe imolando-se no xale da pomba-gira.

Bolsonaro age de forma estudada e destinada a conservar o terço da população que o apoia com fanatismo. Outro terço o odeia com a força de todos os órgãos, neurônios e líquidos do corpo.

Integro esta parcela. Jair Bolsonaro, seus filhos, seus asseclas e seus puxa-sacos compõe que há de mais desprezível e obtuso nos seres humanos. Os restantes 40% dos eleitores brasileiros aptos a votar, que por atos e omissões nas eleições de 2018 deram a vitória a esse ser energúmeno, decidiram nos lançar no abismo em que ora nos encontramos e serão relevantes demais para nos resgatar dele.

Nem todos os eleitores desse personagem desqualificado são cretinos patológicos ou transitórios. Mas todos os cretinos patológicos e transitórios que conheço votaram nele.

Cabe-nos agora expor diariamente os constrangimentos, as contradições, a escalada rumo ao autoritarismo autocrático que ele está trilhando para evitarmos o prolongamento do desastre na vida brasileira.

Camaradas, sob o bolsonarismo viramos um país grotesco.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

25 respostas

      1. É por aí. Existem pessoas se dedicando a compreender as origens desta gléia geral (Jessé de Souza, por exemplo). Este trabalho pode servir de base para planejar formas de mudar a mentalidade da coxinhada e dos pobres de doreita, mas vai levar tempo. Quando isso, eventualmente, acontecer, o brazil já terá sido saqueado e pouco terá sobrado para sustentar um projeto nacional. Por enquanto, fica valendo que o brazil não é um país, é um lugar.

        1. Acredito que o desmonte do país, faz parte do plano maior do America First: recuperar suas antigas colonias sul americanas….Ficou clarissimo no G20 que não existe mais o BRIC, o que existe hoje é o RIC (Russia, India e China) e o projeto maior do bloco da Eurasia em contraposição ao bloco de influencia norte americano. O Brasil, para o pessoal do RIC, hoje faz parte das colonias americanas, e não há muito o que possa ser feito, por enquanto. Prova disso foi o total desinteresse do governo chinês em se encontrar com o presidente brasileiro……Conversar o quê???? E até mesmo o comemorado acordo com a UE pode ir pro brejo……

        2. É isso mesmo. O Brasil é uma terra habitada, cercada por água de um lado, outras terras no outro lado e onde o povo vive, convive, sobrevive. Nada mais que isso. Nos governos do PT me animei e tive a doce ilusão que afinal o tal futuro tinha chegado, mas bastaram 2-3 anos, golpes, uma elite canalha, uma imprensa vagabunda, uma presidente apeada do governo sem ter cometido nenhum crime e uma operação para prender um ex-presidente e tirá-lo do jogo para que tudo mudasse. Completei 70 anos e penso que não terei tempo para ser otimista novamente.

          1. Celso, compartilho com o mesmo sentimento, até porque estamos na mesma faixa de idade. Temo por um Brasil destruído, temo por um povo idiotizado tendo nas mãos os smartfones das redes sociais, temo pela absoluta ausência de futuro. Já vivi fora do país e, hoje, infelizmente, não tenho mais as condições para ir embora. Caso tivesse as condições, com certeza iria terminar meus dias em algum outro país.

    1. Nunca conseguimos formar um conceito de nação, pátria ou povo. Todas as vezes que tentamos, fomos dura e exemplarmente castigados. Querer que, a essa altura, sejamos altivos e nos reconheçamos como pessoas de direitos, é um pouco demais, eu acho. Basta ver como a casa grande reagiu a apenas 13 anos seguidos de um governo popular e democrático. Ou o que fez com Vargas (2ª fase), Jango e até mesmo JK. Acredito, no entanto, que os governos do PT conseguiram deixar uma chama acesa, o que pode ser constatado pelos inúmeros movimentos de resistência, identitários ou não. Se vamos conseguir unir as pautas e lutar pra ter o país de volta, é um longo caminho

      1. Estou otimista.
        A eleição de bolsonaro está se tornando uma catástrofe tão grande, que isso talvez ajude as próximas gerações a se livrarem do complexo de casa grande e senzala e dos preconceitos políticos, principalmente contra as políticas sociais defendidas pela esquerda.
        Só não sei se estaremos vivas para ver isso…

        1. também não. Concordo que bozo e sua troupe são demais até mesmo pro topetudo e pode ser que hja uma troca de “comando”, sem mudar a ess~encia do golpe. talvez um pouco menos bizarro

    2. Por mim dividia esse país em três. Os esquerdistas no norte/nordeste, os omissos no centro e os terraplanistas no sul/sudeste, ou deixaria o centro para baixo como um país só. Mudaria o nome do país de cima, a ser escolhido, mas da fronteira para baixo seria o MERDANISTÃO.
      Uma guerra civil faria os perdedores terem que conviver com os vencedores como cidadãos de segunda classe.
      Faz um plesbicito e resolve isso, se não der vamos para o pau mesmo.
      Não vejo muita saída institucional para o que estamos passando e para onde estamos indo.
      Do jeito que está, vamos todos juntos cair no abismo da terra plana.

  1. O que segue é para alguns chover no molhado e para outros, pérolas aos porcos: dos 3 sustentáculos do poder, o judiciário com seus anexos, a imprensa comandada pela globo e o governo (estou por enquanto e por simplicidade não citando os militares), judiciário e imprensa são muito difíceis de derrubar (não impossível), porque são constituídos por profissionais não eleitos, donos de muito poder. Já o governo é muito frágil, tanto o executivo quanto o legislativo. porque constituídos por políticos, partidos políticos (que são, todos, uma merda), eleitos pelo povo, desunidos entre si ignorantes e despreparados e cheios de desejos de dinheiro, poder e prestígio. É por aí que se deve enfiar a cunha para partir, o que em parte já está acontecendo e com sucesso. Os outros poderes pouco podem fazer pela derrocada do governo, a não ser assistir com decepção e desilusão.

  2. “Nosso povo é primário e ignorante porque a tanto o reduziram a opressão da casa grande e três séculos e meio de escravidão, na verdade ainda em andamento” – Mino Carta, in Carta capital, ed. 1060, de 25 de junho de 2019, pág. 10.

  3. “[…] parecia uma velha louca e em transe imolando-se no xale da pomba-gira”.
    Também conhecida como Janaína Paschoal.

  4. Penso que :
    Devemos identificar, nominar o dono, o empregado o servidor de empresas e instituições públicas que nos causam danos.
    Criticar usando o nome da Globo, SBT, MPF.
    Quem nos ferra são os donos da Globo, do SBT, do Bradesco, do Safra, da Brahma, da Riachuelo. Eles tem nome e endereços.

  5. O que fazer em um país em que 75% da população é de analfabetos funcionais e 88% é ignorante?
    O abismo se aproxima velozmente.

  6. O Bolsobosta não conhece o senso de ridículo.
    É um JUMENTO ACÉFALO.
    TODOS os que votaram nesse MERDA, são culpados do que está acontecendo no país !

  7. Também devoto-lhe, e aos seus filhos, o mais profundo ódio de todo o meu ser. As pessoas íntegras que conheço também o odeiam visceralmente.

  8. …”odeia com a força de todos os órgãos, neurônios e líquidos do corpo”.
    Eu tinha dificuldade em resumir meu ódio por esse excremento em forma de gente mas agora finalmente encontrei alguém que o fizesse com perfeição. Obrigada
    #Lulalivre
    #Lulainocente

  9. Eu acho que a sociedade civil brasileira não está dando a devida atenção a esta catástrofe que nos assola. Como sempre, deixando de lado para o tempo resolver. A minha parte procuro fazer diariamente pois também tenho imenso nojo desta gente, principalmente dos que agora fazem cara de paisagem. Lixos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *