Bovespa acumula recordes. E por que os estrangeiros fogem dela?

A saída de capitais estrangeiros da Bovespa vem se acelerando, ao mesmo tempo em que o mercado acionário experimenta uma elevação recorde.

Até o dia 21, R$ 8,5 bilhões dos “gringos” saíram da Bovespa e estamos a caminho de perder, no primeiro mês do ano, mais de um quarto do que saiu durante todo o ano passado.

Com as baixas taxas de juros interna e a produção retraída pelos índices modestos de consumo, não é racional supor que tenham apenas sido redirecionados para renda fixa ou investimentos produtivos. Muito menos tivemos lançamentos e ações (IPO) que explicassem a queda violenta no mercado secundário de ações, ao qual estes valores se referem.

Oferecendo taxas próximas ao zero ou mesmo negativas, os mecanismos de poupança internos, nada atraentes, empurram cada vez mais a classe média para fundos de renda variáveis, ancorados em ações ou no Ibovespa, o que garante um mercado comprador e, portanto, em trajetória de alta.

Em grande parte pelo otimismo, até agora sem fundamentos sólidos, de uma retomada da economia real.

Não se supõe que os estrangeiros que tinham – e têm – volumes imensos na Bolsa brasileira sejam “tolinhos” para sair de um mercado que tem rendas de mais de 30% ao ano.

A palavra bolha está proibida nas análises dos economistas, sufocada pela onda do “agora a coisa vai”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Fernando Brito,

    Ainda que de forma tímida (pela ameças, chantagens e coações que sofrem os não alinhados com com o PIG, que atuam no Brasil?), você tem publicado notas que para nós, os que acompanhamos o Duplo Expresso, apenas reforçam a verdade latente que, quando se mostrar por inteiro aos INCLAMEs iludidos pela propaganda, os quais estão tirando suas reservas da renda fixa e colocando na bolha da BOVESPA, vai provocar choro e ranger de dentes comparável ao confisco da poupança, feita pelo Sr. Fernando Collor de Melo, há quase 30 anos.

    1. Os trouxas vão quebrar os dentes, chorar e ficar com o mico, porque, desta vez, o pai da criança não tem cara nem DNA. Itaú, XP e outras letrinhas nessa sopa não sofrem impeachment nem aceitam reclamações.

  2. É impressionante como os tubarões vão saindo à francesa, na alta, com montanhas de lucro, enquanto a massa de sardinhas vai entrando pra perder o que têm. É questão de tempo, o Brasil é uma bomba relógio.

    1. Olha, Antonio, o mundo é uma bomba-relógio. Vai ter crash mundial. E com nossa economia em frangalhos do jeito que está, aqui será ainda pior.

    2. Do jeito que estamos, só não vamos passar por situação parecida com a hiperinflação da república de Weimar porque o bozo e o guedes adorariam adotar o dólar ‘mericano como nossa moeda. Submissão total.

  3. Excelente artigo! A frase final está certeira! A palavra bolha está proibida nas análises dos economistas, sufocada pela onda do “agora a coisa vai”.

  4. Quando a bolha estourar,ficarão o cheiro de podre e um mar de lágrimas.
    Quem aplica em bolsa são em geral ,os amantes do “liberalismo”,volta e meia tomam grandes prejuízos,mas não aprendem.
    Os ricos que nunca perdem ,só ganham ,acumulam enquanto os iludidos pensam que ficam ricos.
    Não sentirei pena por eles.

    1. Exatamente, a bolsa de valores é o ninho dourado dos especuladores profissionais e o cemitério dos tolos gananciosos.

  5. Tic tac… Tic tac… Bummmm…. Cuidado quando andar nas ruas perto dos grandes centros financeiros. Pode ser que um aplicador na bolsa se jogue pela janela, depois que perceber que perdeu tudo. Esse idiotas não sabem viver sem nada, e preferem a morte do que ser o que eles tanto tem horror: ser pobre… E o serão… Já o pobre, esse é o forte, que cai e levanta tantas vezes na vida, que sorri mesmo diante da tragédia. Que divide o único pão que tem. Esse é o forte. Pena que não entende a força que tem. Não precisa sair as ruas. Nem pegar em armas. Nem fazer protestos. Basta apenas ficar em casa. Cruzar as braços. E esperar o pais ir para o caos. POis qum vai se submeter a fazer o trabalho que os pobres fazem? Uma semana e veremos se o jogo não muda. Seus liberalistas, a hora tá chegando. Vou assistir de camarote. Fodam-se…

  6. saiu na imprensa de portugual q o brasil teria sido o quarto destino de investimentos em 2019, depois de EUA, China e um outro q esqueci. Nao vamos duvidar dos portugas mas donde foi parar o tutu…. no borso de arguen… so se for… Enquanto isso no mundo real uma grande rede, a maior do estado, de supermercados esta fechando 3 unidades em Belo Horizonte e sao supermercados de bairro tamanho de medio para grandinho, focados no basico sem o qual ninguem vive, bebidas, comida, higiene e limpeza

  7. Ações tem dois preços de referência, o valor patrimonial e o valor de mercado. O primeiro é dado pelo valor do patrimônio líquido, ou seja, o capital mais as reservas, dividido pelo número de ações. O segundo é baseado na expectativa de valorização do papel cujas bases repousam, ou deveriam repousar, na expectativa de desempenho do negócio. Esta, por seu turno, é dada pelo desempenho atual do negócio, pelas possibilidades de incremento das receitas operacionais e/ou das margens de remuneração resultantes das oportunidades de mercado e do plano de investimentos da companhia.
    O descasamento relevante entre o valor de mercado o o valor patrimonial é um aviso para que se verifiquem as condições do mercado, os investimentos programados e as reais possibilidades de que as expectativas se confirmem. Afinal, ninguém vive eternamente de expectativas que não se realizem. Cedo ou tarde o preço de mercado da ação, baseado em expectativas, encontrar-se-á com a real performance do negócio.
    Quando o preço de mercado, acima do preço patrimonial, não encontra justificativas concretas como aumento da demanda, ocupação plena da capacidade produtiva e uma conjuntura econômica estável oferecendo crescentes oportunidades de negócios, temos o que? A bolha!
    Olhando para os papéis negociados em bolsa, neste momento, vemos ações com preços de mercado supervalorizados, uma conjuntura econômica ruim e um futuro, no mínimo, incerto. A Eurasia Group, uma das maiores firmas de análise de risco do mundo, aponta um período de turbulência mundial, com destaque para um cenário desfavorável na AL e, especialmente, com elevado nível de risco para o Brasil (com causas erradas, mas ruim de qualquer forma).
    Quando o i-Bovespa bateu nos 90 mil pontos, levei minhas (parcas) economias para renda fixa. Olhando para o após, perdi e estou perdendo dinheiro, mas ganhei em sossego. Como se diz ” em rio que tem piranha jacaré nada de costas” e “se camarão bobeia a onda leva”. Logo, “prevenção e água-benta não fazem mal a ninguém”.

  8. ORA, ORA… TODOS SABEM DAS MANIPULAÇÕES DO IBOVESPA FUTUROS REALIZADOS PELA LAVA JATO E SERGINHO NARCISO MORO, VAZANDO INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS DAS OPERAÇÕES, O QUE INCLUI A PAJELANÇA DA COERCITIVA DO LULA EM 4 DE MARÇO DE 2016… AGORA, VEM BOMBA POR AÍ… E NÃO É SÓ UMA “BOLHA”! É ROUBALHEIRA MESMO!
    CORRE SERGINHO NARCISO MORO… CORRE MULÉQUI!
    CASO O CENSOR AQUI DO TIJOLAÇO TIVER DÚVIDAS, BASTA IR NO GGN ONLINE DE 7 DE MARÇO DE 2016 E VERIFICAR A DENÚNCIA ORIGINAL…

  9. Observo o quão hilário é o cidadão mediano, comum, que ao assistir a Globo acredita piamente que essa bolha na bolsa é a garantia de um milagre econômico logo ali na esquina.

  10. Quero ver quem é que vai socorrer este pessoal quando a bolha explodir?
    Será que cortarão a aposentadoria de quem ganha acima do salário mínimo para socorrer os falidos da bolsa?

  11. Caro Brito,
    sua análise é mais que perfeita.
    Somente faço um pequena observação de ordem financeira e a bem da CLAREZA. No caso de rendimentos de estrangeiros sempre temos que levar em conta a variação cambial.
    Bem simplificado, é o seguinte: se o rendimento da aplicação financeira foi 10% num determinado período e a moeda estrangeira do aplicador se valorizou em relação Real (ou seja, o real se desvalorizou em relação a essa moeda), os mesmos 10%, o rendimento do estrangeiro é ZERO no período.
    Claro que se houver uma valorização da moeda em relação ao R$ o efeito é o contrario e o rendimento se incrementa.
    Abraço fraternal.

  12. Simplisinho companheiro! Esta turma sabe das coisas, ele estão por dentro de tudo. Tudo na base do faz de conta. Insuflo a bolsa e tiro minha grana correndo e deixo os trouxas se “fuderem”.

  13. Um conhecido meu, antigo aplicador da Bolsa, disse que que existe um cheiro de “estouro” no ar…Motivo: não há motivos reais para alta, apenas especulação…E essa especulação já está correndo solta há um bom tempo. Pior…tanto aqui como na bolsa americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *