Bolsonaro vs. satélite: Nasa diz que fogo na Amazônia é desmatamento

Depois de Jair Bolsonaro dizer “a média das queimadas na região amazônica está menor que em anos anteriores“, a Nasa divulgou uma análise que afirma exatamente o contrário:

A atividade de incêndios na Amazônia varia consideravelmente de ano para ano e mês a mês, impulsionada por mudanças nas condições econômicas e climáticas. Agosto de 2019 se destaca porque trouxe um aumento notável de incêndios grandes, intensos e persistentes nas principais estradas da Amazônia central, explicou Douglas Morton , chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas do Goddard Space Flight Center da NASA.

E destaca que “embora a seca tenha desempenhado um papel importante no número de incêndios [registrados] no passado, o momento e a localização das detecções de incêndios no início da estação seca de 2019 são mais consistentes com o desmatamento do que com a seca regional”.

Ao contrário de Bolsonaro, as observações de Morton não são feitas no “chute” e os gráficos que colocam no post comprovam que a quantidade e a intensidade dos incêndios é, de fato, a maior dos últimos oito anos, pelo menos.

Os satélites, diz o estudo, além de estarem registrando um aumento no número de focos de fogo, uma elevação ainda mais expressiva na quantidade de radiação emitida pelos incêndios que indica que mais biomassa está sendo queimada. O que é, claro, indicativo de que são árvores que estão sendo incineradas. pois produzem mais quantidade de calor que capim ardendo.

Claro, sempre é possível que Bolsonaro diga que a Nasa é um antro de esquerdistas e ligue para Donald Trump mandando demitir o satélite.

O fato objetivo é que a retórica antiambiental de Bolsonaro acabou dando a ele o papel de “pai” do aumento da destruição, estigma que nunca mais vai perder.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Trump demitir diretor da Nasa por isso? Não vai rolar.
    Bolsonaro e as pessoas q fazem parte de seu governo nao entendem “essas curvas de grafico ai”

    1. Ele não falou em demitir o diretor da NASA, mas demitir o satélite. Ironia e sarcasmo, tudo junto e misturado, meu caro.

  2. Trump demitir diretor da Nasa por isso? Não vai rolar.
    Bolsonaro e as pessoas q fazem parte de seu governo nao entendem “essas curvas de grafico ai”

  3. Hitler escolheu os judeus para queimar , Bolsonaro escolheu a Amazônia . No primeiro caso como no segundo , ambos atingiram a todas as populações do planeta. Crime contra humanidade .

  4. Crime contra humanidade , crime de responsabilidade e mais outros tantos . Com o apelido de ” botafogo ” nas delações de empreiteiras , Rodrigo Maia , já se posicionou algumas vezes , que não daria prosseguimento em processo de impeachment de Bolsonaro caso chegasse a câmara . Com esse apelido e o que levou com as duas negativas de plenário no caso Temer , me parece que ele já recebeu antecipado .

    1. O recruta zero deve estar ligando pro Trump pedindo a demissao desse pessoal senao ele nao conversa mais o Naranjito

  5. Acabei de ler no DCM que MPF deu dez dias para Bolsonaro provar que INPE errou sobre queimadas na Amazônia.
    Transcrevo comentário que fiz sobre isso e se aplica também a esse artigo:
    Um presidente da república não pode sair por ai falando mentiras de forma irresponsável e inconsequente.
    Isso é crime, quiçá de responsabilidade, sujeito a impeachment.
    Que seja instado a provar todas as bobagens que vem dizendo desde que assumiu, que induz tanta gente a acreditar e provoca tantos prejuízos ao Brasil.

    1. O MPF só quer fazer papel… Mas já o perdoou por inúmeras falas tais quais o dito ao presidente da OAB, contra Dilma, …
      Basta ele falar que foi mal interpretado e o perdão da quadrilha do CONJE é despachado ao BOSTA …

    2. O porra louca na presidência vomita fezes e a imprensa e as chamadas “instituições” acham uma graça, acham que ele é “autêntico”, ao invés de enquadrá-lo, como com certeza fariam se fôsse um governante de “esquerda”. Cada vez sinto mais vergonha de ser brasileiro.

  6. Bolsonaro é tão sem noção que não sabia que o que queimava era a floresta derrubada que o INPE havia registrado.
    Possivelmente, pela falta de fiscalização, muitos dos responsáveis pela derrubada não fizeram aceiros de segurança, pois certamente imperou o clima do liberou geral, e o fogo se alastrou pela floresta.

  7. Calma pessoal, a Amazônia já está prometida para o U$A, pelo NACIONALISTA Bosolnaro.
    SELVA !!!

  8. Lamentável é ver bolsonazistas nas redes sociais alegando que a Amazônia NÃO É o pulmão do mundo (o que é verdade), mas omitindo que ela tem influência no regime de chuvas, sobretudo no sudeste.

    Sem falar na biodiversidade que se perde, além de que todo esse CO2 das árvores que ardem agravam o efeito estufa.

  9. A Amazônia, de fato, não é o pulmão do nosso planeta, mas é responsável por 20% do oxigênio. Digamos que seja um pulmão com 20% de sua capacidade. Mais que isso, é o ar condicionado da Terra. Regula temperaturas, regimes de chuvas e vai por aí. O Boçalnaro está cometendo crime contra a Humanidade. Nuremberg pra ele!!

  10. Estes satélites e a Nasa são todos comunistas e só querem difamar o país e o governo, de acordo com o Cachorro Louco na presidência do Brasil…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *