Bolsonaro vai ser mais perigoso a cada dia

Embora, como já se disse aqui, ainda seja impossível definir com precisão o tamanho do estrago econômico provocado, no mundo e aqui, nenhuma dúvida há de que será imenso e desastroso.

Ainda mais porque, no exterior e em torno de nós, segue imprevisível a duração da retração social que, apesar de todas as pressões do capital e de governantes desgraçados como o que temos, está levando para baixo produção, negócios e consumo – e nessa ordem.

Os números de março são “fichinha” do que serão os de abril, pois tivemos quase uma quinzena, ainda, de “vida normal”.

Não será nenhuma surpresa se caírem em torno de 30% em relação ao ano passado e será um tombo enorme sobre o que já estava longe de ser bom.

Este é o índice que se prevê – hoje mesmo o ex-ministro e Secretário de Fazenda de SP, Henrique Meirelles o estimou em 30% – para a redução da arrecadação de ICMS e isso desconsidera o comércio informal e semi-informal, que passou a ter renda zero.

Tudo o que se está decidindo em matéria econômica que não seja o essencial para fazer pessoas e empresas sobreviverem a um lockdown parcial e, adiante, total, fede a oportunismo e a sangramento dos dinheiros públicos.

Mas há um perigo maior, aquele que se configura em termos um homem em surto na Presidência.

Bolsonaro não tinha projeto econômico algum, exceto o “vende-tudo” de seu posto Ipiranga, esvaziado antes e, agora, com a crise do coronavírus, transformado em um traste inservível.

Agora, com a economia completamente arruinada , sua saída será culpar os “quarentenistas” e, provavelmente, entregar a economia a um de seus dois prepostos: o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ou o do Banco do Brasil, Rubem Novaes.

Ambos são privatistas militantes e portadores de uma teoria econômica que pode se resumir numa tesoura.

Ao mesmo tempo, a definitiva perda de base política – seja no Congresso, seja no Judiciário, seja na classe média que dele desertou – sua tendência será apelar para um grau de ferocidade – parece incrível que assim possa ser – maior do que o de hoje.

Não sabemos quando teminará a pandemia, mas podemos perfeitamente que o governo Bolsonaro não terminará.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Pois eu acho,que esse VICÁRIO,ainda tem muitos apoiadores entre nós.Não vamos,nos iludir.São todos,idênticos ao mequetrefe.

  2. Seria pior entregar a privatistas (mais que Guedes). Não seria solução, já que… “Não se vende na baixa!!”

  3. Vejamos o quanto o DESGOVERNO do Bozó é pé frio, primeiro foi a tragédia de Brumadinho segundo Queimadas no Amazonas, terceira foi a derrama de óleo nas praia e para completar o azarado está ai o pior: O Coronavírus.
    Vai ser pé frio assim na casa do Chapéu!!!

    1. Bom… Mariana foi com a Dilma e a crise de 2008 foi com o Lula… hahahahahaha… mas, nesse segundo caso, a crise foi domada com maestria pelo Presidente, incomparavelmente diferente do que estamos vendo hoje.

    2. Kkkk. Já vejo como providência divina… Está passando por todos os testes possíveis pra provar a quem lhe confiou o cargo que é um completo incompetente.

    3. São as 7 pragas do fascismo: (1) rachadinhas e Queiroz. (2) Marielle assassinada pelas milícias. (3) fakenews da campanha comprovadas. (4) Brumadinho. (5) Queimadas na Amazônia. (6) óleo nas praias. (7) pandemia de vírus e recessão.
      E vem mais…

  4. Legado da gestão mandetta:
    Brasil num voo cego (e agora que a coisa toda vai se espatifar, o picareta aperta o botão eject).
    https://www.worldometers.info/coronavirus/
    MANDETTA = BOZOASNO
    Mandetta critica orientação da OMS e diz que Brasil testará apenas pacientes com sintomas
    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/mandetta-critica-orientacao-da-oms-e-diz-que-brasil-testara-apenas-pacientes-com-sintomas,f7ad421308c557bb5f0bc75bb96e65a1ce3zzexs.html

    CORONAVÍRUS: MANDETTA PROMETEU 15 MILHÕES DE TESTES, MAS SÓ ENTREGOU 0,5% ATÉ AGORA
    https://theintercept.com/2020/04/02/coronavirus-mandetta-testes/

    Covid-19: Ministério da Saúde não sabe quantos testes foram feitos no país
    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/03/covid-19-ministerio-da-saude-nao-sabe-quantos-testes-foram-feitos-no-pais.htm

    Subnotificação dificulta combate à covid-19 no Brasil
    https://www.dw.com/pt-br/subnotifica%C3%A7%C3%A3o-dificulta-combate-%C3%A0-covid-19-no-brasil/a-52919120

    RESULTADO DE TESTE DE COVID-19, SÓ UM MÊS DEPOIS DO ENTERRO
    https://piaui.folha.uol.com.br/resultado-de-teste-de-covid-19-so-um-mes-depois-do-enterro/

    Cálculo de novas mortes por covid-19 inclui óbitos com 16 dias de atraso..
    https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/09/calculo-de-novas-mortes-por-covid-19-inclui-obitos-com-12-dias-de-atraso.htm
    https://uploads.disquscdn.com/images/53a84f7a27869c392f445a53de9fa5c2428fbe766e03950485f6b1088d583e08.png

  5. O “presidente operacional” manterá o controle………..Golpe militar sem violência. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Aqui no Rio o isolamento subiu no telhado definitivamente. Neste momento está havendo uma grande carreata na Barra e Recreio, escoltada por uma viatura da polícia. Com gritos de Fora Witzel e exaltação de Bolsonaro.
    Cada povo tem o destino que merece.

  7. A classe média largou o Bozo? Mesmo? E foi pra quem? Pro Meirelles? Pro Huck (que em dois dia de campanha vai estar pedindo pela mãe em posição fetal)? Hoje não existe alternativa ao Bozo dentro desse ambiente irracional que ainda não acabou (vide o “escândalo” dos 250 milhões de dólares da Dona Marisa que, incrivelmente, passou despercebido por Moro e Dalagnol). Infelizmente, o Brasil vai ter que ser terra arrasada, com inflação de 3% ao dia pra, quem sabe, pararmos de acreditar em super-herói.

  8. Caro Fernando. Estou desempregado faz 2 anos. Vivia de bico para sustentar a família. Não tenho restrição no meu CPF. Me cadastrei nas primeira 2 horas na Caixa. Minha geladeira está vazia. Estamos contando com ajuda de vizinhos. Vários vizinhos como eu estamos sem receber até HOJE DIA 15/04/20. No site da Caixa , continua dizendo que está em análise. No telefone do Onix o tal 111 e após digitar o CPF dizem que o sistema está fora do ar. Por isso as pessoas vão em desespero as filas. Eu não vou porque não quero morrer. Sou do Grupo de Risco. Peço Socorro !!!!!

  9. A estupidez humana não tem limites, vai muito além da animalidade, abole os instintos, é loucura pura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *