Bolsonaro quer argentinos “votando com a razão”. Assim, perderia a eleição aqui

O Brasil, na situação que vive, não pode ser, evidentemente, modelo para ninguém.

Não obstante, Jair Bolsonaro, do alto do prestígio que não tem, atreveu-se hoje a dar um conselho aos argentinos: que votem “com a razão e não com a emoção”.

“Eu chamo do povo argentino para que eles terão pela frente em outubro. É uma decisão que você tem que levar com a razão e não emoção. Como fizemos no Brasil, onde havia uma grande responsabilidade para decidir o país de futuro”,

Como é que é?

Desde quando o Brasil votou “com a razão e não com a emoção” nas eleições passadas. Se fosse com o raciocínio jamais teria escolhido um personagem obscuro, raivoso, intolerante como ele.

Bolsonaro elegeu-se essencialmente por uma emoção, ainda que baixa e torpe: o ódio e a crença num “Mito” que, como significa a palavra, nunca foi o que dele se dizia.

Aqui, ódio resultante de uma intensa campanha envolvendo a mídia e o Judiciário para liquidar Lula, como lá se desenvolve igual para arruinar Cristina Kirchner, que só não está presa porque elegeu-se senadora e está fora do alcance de pequenos juízes aventureiros.

Não precisa ser analista político ou filósofa melhor que minha avó para saber que é possuído pelo ódio que se fazem as maiores besteiras.

Cristina Kirchner, num ato inesperado, abriu mão de sua candidatura presidencial para somar-se, como vice, numa chapa mais ampla, embora com um candidato sem grande poder eleitoral.  Alguns pontos que esta troca possa ter custado poderão ser recuperados e não foi tanto, porque mas pesquisas feitas após o terremoto político que isso causou, o custo não foi mais que três ou quatro pontos, com as projeções de segundo turno apontam um miserável 1% de vantagem para Macri, num segundo turno.

Segundo turno que está distante, porque antes haverá as primárias abertas (agosto) e a eleição de primeiro turno (27 de outubro).

Com um discurso pré-histórico que espanta o mundo civilizado (a a Argentina é parte dele) e um país em frangalhos, Bolsonaro não tem o que emprestar a Maurício Macri, às  voltas com uma crise econômica como há tempos os argentinos não viviam.

Mas também não precisava dar este conselho que, no seu próprio caso, o teria levado à derrota.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Que é que o Bolsonaro é agora? Que papel ele está a desempenhar? Será o de “delegado especial do Império” com jurisprudência sobre a arrasada Argentina? Chega lá e, sem qualquer pudor, diz: “Vejam lá, não votem nesta tal de Cristina, tá okey?” E dá até pena ver o candidato portenho desmoralizado pela escandalosa realidade que desmascarou sua trapaça neoliberal. A amizade do colega de destruição parece que foi só o que lhe restou.

    1. Os protestos dos argentinos contra a presença do Bolso foram importantes, e repercutiram muito em todo o mundo. O Bolso está ficando cada vez mais famoso.

  2. O analfabeto ,em duas frases apenas ,ditas para outro presidente, mostrou erros de português gritantes e grotescos.
    Ele é a maior vergonha para o Brasil em toda a sua história. Nem um bêbado,chapado ou catador de lixo, faria pior.

  3. Sorte têm nossos amigos Argentinos, pois a desventura deles com o populismo debilóide da nova direita se deu antes da ascensão da onda neofascista de Trump e seus asseclas. Agora nossos irmãos já estão vacinados, tendo sangrado por quatro anos na batuta do desgoverno Macri e, com a jogada de mestre da presidente Cristina, têm chances melhores do que as que nós jamais tivemos de combater o retrocesso continuado.

  4. No caso de um povo que lê – livros – bozo não teria 0,5% dos votos válidos. Esse cara é burro demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *