Bolsonaro, o real e os factóides

É fato que Jair Bolsonaro toma medidas que fazem muito mal ao país, sobretudo em retirada de direitos, desmantelamento dos serviços públicos e na entrega de nosso patrimônio e soberania.

Mas, quanto a isso, não há a grita generalizada dos meios de comunicação que ocorre quanto às barbaridades com que, diariamente, tenta (e consegue) manter-se à crista do noticiário.

Suas expressões grosseiras e grotescas, sabe ele, provocam furor e potencializam a parcela estúpida da sociedade que perdeu todo o sentido de Nação e de coletividade.

Ele sabe que a elite brasileira pode se chocar como o “cocô dia sim, dia não” saído da boca presidencial, mas não se choca com a entrega dos campos de petróleo e da Petrobras, dos centenários Correios, da Base de Alcântara, ou com a destruição do sistema público de ensino superior.

Bolsonaro tem – e todas as pesquisas o indicam – adesão maior nas parcelas mais ricas e formalmente educadas da população porque desapareceu – ou quase – entre elas as que tenham a ideia de um grande país, mas apenas a de ter as ricas migalhas gordas e um grande pobre país.

Há muitas camisas verde-amarelas, muita patriotada e pouco patriotismo.

E o ex-capitão lhes dá um mandatário que nada de braçada do senso comum da ignorância, que reduz os problemas nacionais a políticos corruptos (todos), funcionários “marajás”, pobres vagabundos e indolentes e bandidos favelados.

Ao contrário dos demais políticos da direita tradicional, tem defensores nas portas de botequim, de padaria e em seu sucedâneo, as academias de ginástica.

Não lhes importa que o governo não tenha política econômica, industrial, educacional, habitacional, cultural ou de qualquer outra ordem.

Basta-lhes que o governo lata alto e forte, ainda que sem morder, mostre-se feroz, iniba o descontentamento até porque tem com ele a força incontrastável dos militares, aqueles que Dias Toffoli usou como argumento jurídico, os “300 mil homens armados”.

De fato, a sigla “EB”, de Exército Brasileiro, foi transformada, com o apoio de uma camada medíocre de generais em Exército de Bolsonaro.

A questão, porém, permanece: este país pode funcionar sem rumos, sem direção, sem politicas de governo, sem um projeto de desenvolvimento, que gere inclusão, emprego e atividade econômica?

Como não pode, não no médio prazo, é preciso exorcizar a ideia de que governo deve ter esta finalidade.

Ou, ao menos, mantê-la encarcerada.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

    1. So quero ver se o pessoal do South Park vai pegar leve com Bolsonaro. Nova temporada final de setembro.

    2. Nada hoje é mais criminoso que a mídia conservadora tentando dizer que este pesadelo bolsonariano é uma coisa normal.

  1. Não me referirei mais ao governo do Boçal Nato, mas sim ao “governo militar”. É preciso responsabilizar essa escória que dá suporte a ele.

    Sim, vivemos num governo militar, e é isso que eles são, presepada travestida de nacionalismo.

    1. De tudo isso talvez o mais triste será a entrega da base de Alcântara ao comando dos americanos. E a desculpa é tão esfarrapada que dá arrepios: de que, de qualquer maneira, para lançarmos foguete de lá teríamos de pedir licença aos americanos para usar 70% das peças necessárias. Ora, se justamente estávamos tentando construir nossa própria tecnologia, e agora desistimos de continuar? No passado, necessitamos de alguma licença para construir nosso próprio método de enriquecimento de urânio, por acaso? E a Índia, que está lançando satélites em órbita da Lua, precisou de alguma licença americana?

        1. Implícita, está a vontade de destruir também o ministério público do trabalho e toda a justiça do trabalho. Voltaríamos a um estágio semelhante ao da Inglaterra no início da Revolução Industrial.

    1. Discordo,quem fez questão de colocar esse “comandante” foram os passageiros .O caos e a miséria ,que sofrem e ainda sofrerão é merecido.

  2. Por falar em factóides, a Folha de São Paulo mostra que é “imparcial”. Critica a direita publicando a verdade. Critica a esquerda criando fake news.

  3. O miliciasno é o bufão que alimenta a mídia e a sua matilha com sua baixaría ,ele é assim ,não é proposital.
    Os malandros que o usam para que dispersemos o foco e as energías ,são os que lucram.
    Com os fardados entreguistas no comando,(eles sumiram,por qué?),os togados,barões da mídia,banqueiros,produtores rurais,grandes empresários ,unem-se guiados por um fío invisível aos olhos dos mortais comuns, o que é?
    Diversos artigos publicados na mídia independente sinalizam e provam que esse fio tem um nome:maçonaría.
    Que é que fazem togados ,milicos,etc,etc, em reuniões secretas ,escondidas da visão dos comuns ???? por qué os círculos de poder são permeados por essa organização????
    Para os que acham isso teoría da conspiração,recomendo se informar a respeito do caso das ffaa uruguaias e políticos daquele país ,onde os milicos declaram públicamente a que “logia”(loja) pertencem.
    Bohemian Grove em eeuu, é outro exemplo.

  4. O ministério mais prestigiado e mais competente do governo bolsonaro, ao qual não faltam gordas verbas, é o MCPB: Ministério da Conservação Psicológica da Burrice. É atento e atuante. Se surgem notícias negativas ligadas ao abastecimento de energia, como o suicídio do empresário que não podia pagar a conta do gás, imediatamente vêm fakenews e factóides falando positivamente da energia como, por exemplo, dizendo que em dois mil e lá vai pedra a energia vai ser quase gratuita. Pensam que o Bolsonaro será eterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *