Bolsonaro nos EUA: é dando que não se recebe

Alguém sabe fazer uma lista do que o Brasil pretende obter com a visita de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos?

Sabemos só que vamos fazer concessões: a Base Aeroespacial de Alcântara entregue, quase como um enclave, aos norte-americanos, o fim da exigência de vistos para que seus cidadãos entrem no país, enquanto os nossos têm de cumprir o rito de provar que não querem fugir para lá…

Ah, sim, vamos combinar novas formas de favorecer os interesses petroleiros dos norte-americanos na Venezuela – quem quiser colocar democracia na história, lembre da Arábia Saudita e do jornalista dissolvido em ácido – e como perder exportações para os países áreabes apoiando a transferência de nossa embaixada em Israel para Jerusalém.

Além do mais, no quesito Venezuela, não temos competir em sabujice com a Colômbia, com um exército do tamanho – e mais treinado – do nosso e muito mais próxima de servir como trampolim para uma ação militar sobre Caracas.

De compra de aviões da Embraer pelos Estados Unidos, um de seus maiores mercados, nem precisamos tratar: a Embraer agora é da Boeing e vai levar para lá parte de suas linnhas de montagem de jatos comerciais.

Talvez recebamos o galardão de “aliado preferencial dos EUA fora da Otan”, recebendo o “direito” de receber sobras de material bélico norte-americano, tal como nos últimos anos entraram na lista o Afeganistão e a Tunísia.

Convenhamos, bem poucas vantagens para quem pretende ser o “queridinho” do Tio Sam abaixo da linha do equador, que de igual só tem mesmo a origem do latim aequus (igual).

Ah, sim, o presidente comemora, nas redes sociais, ficar hospedado na Blair House, 0800,  sem custos.

Saímos bem barato, duas ou três diárias de hotel.

Para compensar, o jantar com Trump não vai sair barato.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

11 respostas

  1. Bolsonaro: um provinciano na corte do tio Sam
    por André Motta Araujo
    Ficar na Blair House não é nada de especial é parte do protocolo oficial do Departamento de Estado para visitantes com mandato. É oferecido a todos os visitantes.

    Blair House tem 110 quartos, é como se fosse um hotel e é administrado pelo Escritório de Protocolo do Departamento de Estado.

    Há duas outras hospedagens mais exclusivas: dormir na própria Casa Branca, que tem uma ala para hóspedes ou passar o fim de semana na casa de campo da Presidência , Camp David, com o Presidente dos EUA e sua família.

    Neste último caso, fim de semana em Camp David, houve apenas um Presidente do Brasil convidado, Lula, que lá dormiu em 30 e 31 de março de 2006. Lula esteve OITO vezes em visita oficial aos EUA e Dilma três. O grau de admiração de Bush Jr. por Lula era enorme, ela gostava de Lula realmente, o achava divertido, trocava piadas com ele.

    Uma curiosidade, o PRIMEIRO Chefe de Estado da América do Sul a visitar os EUA foi Dom Pedro II em 1876. Entre os cinco níveis de protocolo de visitas oficiais aos EUA, o mais alto é o STATE VISIT e o mais comum é o Official Working Visit.

    No STATE VISIT há jantar de gala na Casa Branca, de casaca e gravata branca, Costa e Silva, Médici e Figueiredo tiveram essa grau de protocolo.

    https://en.wikipedia.org/wiki/State_visits_to_the_United_States#Blair_House

  2. O pior é saber que, a depender destes mentecaptos que posaram para a foto, as coisas ainda tem uma margem de piora considerável. Por exemplo, a possibilidade de tentarmos nos destacar como subservientes, através do endosso
    às pressas de uma política belicista na Venezuela, justamente para mostrar serventia, pela prestatividade, frente às vantagens competitivas do exército colombiano. Afinal, desde que poupe as vidas dos seus boys, a Trump pouco deve interessar quem vá realizar o trabalho sujo em seu lugar. Também podemos ver ofertas de exclusividade a grupos financeiros norte-americanos para assumir a “capitalização” de nossa Previdência, fundos financeiros gestores de milhões de dólares, o que seria uma “prova de boa vontade” mais que bem-vinda ao mercado de capitais dos EUA. Ou, ainda, o franqueamento total do nosso espaço territorial para a livre operação de forças militares dos EUA nas fronteiras de todos os maiores detentores de reservas minerais e aquíferos do planeta, hein? Enfim, nada é tão ruim que não possa piorar, o fundo do poço pode ter muitos alçapões.

  3. Não é segredo pra ninguém, que a visitinha de 20 minutos do presidente, será o tempo necessário para que o Trump entregue a lista de ordens a ser cumprida: 1. Dar um jeito de ajudar a Colombia a tirar o Maduro do poder e liberar o território (e o petróleo) para os americanos . 2. Parar de negociar com os comunistas chineses e fazer concorrencia com o agronegócio dos EUA. 3. Entregar formalmente a base de Alcantara e tudo o mais que for de interesse 4. Se comprometer a aceitar os norte americanos aqui sem reservas e evitar que o pessoal daqui queira ir morar lá. 5. Educar o povo brasileiro para que entenda o slogan do império: AMERICA FIRST. Assim que receber as ordens (coisa rápida), o presidente estará liberado para regressar à colônia.

  4. Fora o mostrar-se como se mostra, às vezes tenho a vontade de saber o que e como pensa verdadeiramente essa direita canalha. Será que acreditam mesmo no que propagam ? O/a canalha se sabe canalha ? Qual entendimento têm sobre o ser humano ? O que acham que seja a civilização ? Não consigo me pôr no lugar desses canalhas, do outro que é pobre caricatura (des)humana, miserável de humanidade, porque simplesmente não acredito que do mal possa surgir o bem, mesmo pessoal, unitário, egoísta, individual.

    :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Hoje é meu aniversário ! ! ! ! ! 18 de março de 1964, 13 dias de liberdade antes do golpe FDP… E para comemorar, aí vai o que eu considero o meu atual melhor poema, além dos concretos :

    :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Poema “Z”
    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto

    :.:

  5. E não se espantem se, nesse “hotel” 0800, gravarem um vídeo comprometedor para chantagearem mais ainda ao Brasil.

  6. Seremos um enorme ” Porto Rico ” . Riquíssimo , aqui de tudo dá e damos .

  7. Olhando pra essa foto ,a dos “nossos representantes” ,a frase do Umberto Ecco volta a tona ” redes sociais deram voz à legião de imbecis”,eis o resultado.

  8. Sempre podemos exigir deles, aliás, impor a eles, que nos formalizem como colônia e que sejam os únicos beneficiários do nosso Pré-Sal.
    E com um ultimato. “É pegar ou largar. Ou vocês nos colocam a coleira de uma vez ou não tem acordo!”
    É assim, Bozo! Joga duro com os ianques!
    Os bolsomínions terão orgssmos de tanta felicidade!

  9. Eu sei. Ele foi agradecer o sub-comando das nossas forças armadas. Quer mais que isso? Cara Pálida.

  10. O tio sam está numa situação extremamente confortável ,a de tudo exigir e nada dar em troca só uns tapinhas nas costas e bottons com a frase “vc é meu amigou”,.
    É tanto puxasaco e entreguista nessa América Latina que dá nojo.Aqui ao lado ,o Macri atira-se no chão pro Trump passar ,Colômbia.Paraguay,Perú,Equador ,Chile seguem a mesma postura de mostrarem seus rabos aosyanquees .
    Tá fácil demais pro império.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *