Bolsonaro e o coronavirus: um surto de estupidez

Jair Bolsonaro, enfim, pronunciou-se sobre a situação dos brasileiros retidos em Wuhan, China, epicentro do surto de coronavírus que está apavorando o mundo.

Antes não o tivesse feito.

Porque, além da má sorte e dos problemas enfrentados por nossos compatriotas que estão por lá, eles têm de enfrentar agora a indiferença do governo de seu país com o seu destino.

A primeira alegação do presidente é a de que “custa caro um voo desses [para repatriá-los]. Na linha, se for fretar um voo, acima de US$ 500 mil o custo”.

Francamente, depois de um “aspone” ter despendido pelo menos um quinto disso para mandar um avião da FAB buscá-lo em Davos e levá-lo à Índia, isso soa como um escárnio.

Dizer que não há recursos orçamentários é outra imbecilidade: é o caso de transferir recursos para a Defesa Civil e terá toda a legitimidade para empregá-lo nisso.

Mas a mais ridícula é a de que há uma “ausência da lei de quarentena” no Brasil e que, portanto, ao trazer de volta os brasileiros “qualquer decisão judicial” os tiraria do isolamento.

Jair Bolsonaro, preste antenção: como deputado federal, você provavelmente votou a adesão do Brasil ao Regulamento Sanitário Internacional, um tratado acolhido aqui com força de lei, pelo Decreto Legislativo n°395/2009, publicado no Diário Oficial de 10/07/09.

Diz lá, claramente, no seu art. 31 que:

Se houver evidências de risco iminente para a saúde pública, o Estado Parte poderá, em conformidade com a legislação nacional e na medida necessária para controlar tal risco, obrigar o viajante a se submeter a uma das seguintes medidas ou aconselhá-lo nesse sentido, consoante os termos do parágrafo 3º do Artigo 23:
(…)
(c) medidas adicionais de saúde estabelecidas para evitar ou controlar a propagação de doenças, incluindo isolamento, quarentena ou observação de saúde pública.

Se Jair Bolsonaro quer negar a mão e a pátria a estes cidadãos pegos numa infelicidade tremenda, que o faça, mas assuma.

Mas dar desculpas esfarrapadas, que a nossa imprensa aqui sequer questiona, mesmo sendo absurdas, por favor, eles não merecem.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Fernando… Fernando… E sexta… Ja li no jornal de segunda noticia de quinta a tarde… E o sr quer q a imprensa se manifeste? Ah na versao digital… Esqueça

  2. E o senhor,esperava algo diferente desse CRÁPULA? Esse LIXO HUMANO,esta lá,porque foi eleito por brasileiros,que mesmo que os mandem para o inferno,continuam admirando tais CRÁPULAS.Ele,não está só.

  3. Parece que há também uma epidemia de ridículo que está se alastrando pela América Latina. A Colômbia está a tentar concorrer com o Brasil para ver quem comete o maior besteirol. Na Venezuela, a polícia deteve uma ex-senadora colombiana que havia sido condenada a 15 anos de prisão por compra de votos, e que conseguiu fugir disfarçada para se esconder na Venezuela. Pois as autoridades da Colômbia, que estão “de mauzinho” com seus vizinhos por razões não esclarecidas, ao invés de solicitarem a ajuda das autoridades venezuelanas, resolveram pedir ao “presidente” Juan Guaidó que providenciasse a extradição da fujona. Uma piada digna do Brasil atual.

  4. 48 milhões torrados para investigar aquilo que sempre soube ser uma grande mentira (a alopração desonesta de dizer que havia caixa-preta do BNDES), isso tinha. Mas para proteger e amparar cidadãos brasileiros em situação extraordinária não tem.
    Os milhões de brasileiros vivendo no exterior são tratados como apátridas. E a maioria votou nesse merda.

  5. Diz pra ele vender um daqueles jatinhos inúteis da FAB, que só servem para ministros corruptos viajarem pelo mundo,na boca livre.
    Pronto , já encontrei dinheiro de sobra pra trazer a família de brasileiros.
    Viu como é fácil Bozo, e como lhe faz falta agora saber ler, escrever e fazer continhas?

  6. Capetão deformado, mau caráter, bandido miliciano e baba ovo de torturador. Esperar o que de um patife desse quilate? Nem pode ser chamado de FDP, porque esse verme não foi parido. FOI CAGADO!

  7. Parece que há também uma epidemia de ridículo que está se alastrando pela América Latina. A Colômbia está a tentar concorrer com o Brasil para ver quem comete o maior besteirol. Na Venezuela, a polícia deteve uma ex-senadora colombiana que havia sido condenada a 15 anos de prisão por compra de votos, e que conseguiu fugir disfarçada para se esconder na Venezuela. Pois as autoridades da Colômbia, que estão “de mauzinho” com seus vizinhos por razões não esclarecidas, ao invés de aceitarem a ajuda que as autoridades venezuelanas ofereceram para repatriarem a condenada, resolveram pedir ao “presidente” Juan Guaidó que providenciasse a extradição da fujona. Uma piada digna do Brasil atual.

  8. Votaram nesse grande monte de bosta. Ou se omitiram… Na tenho dó de brasileiro nenhum. Lamento pelos mais pibres e desvalidos. Agora vou tomar esse remédio amargo até o fim. Bostonaro vc é um grande filho da puta.

  9. Votaram nesse grande monte de bosta. Ou se omitiram… Na tenho dó de brasileiro nenhum. Lamento pelos mais pibres e desvalidos. Agora vou tomar esse remédio amargo até o fim. Bostonaro vc é um grande filho da puta.

  10. Discordo que seja um surto de estupidez. A estupidez desse ser e de seus seguidores é crônica.

  11. ORA, ORA… PENSAVAM QUE BOSÓ ESTARIA PREOCUPADO COM OS BRASILEIROS… KKK!
    MAIS TRÊS ANOS COM O CAOS…
    NÃO TEM COMO DAR CERTO!

  12. Sobre Bolsonaro haver votado a adesão do Brasil ao Regulamento Sanitário Internacional, o mais provável é que, mais uma vez, estivesse dormindo no Plenário, só acordando após encerrados todos os trabalhos, quando o pessoal da faxina apareceu para limpar o ambiente.
    Pessoalmente, lamento que os faxineiros não tenham aproveitado ocasião tão propícia e jogado o traste fora junto com o lixo e em recipiente identificado com um “ATENÇÃO: LIXO ALTAMENTE TÓXICO!”
    Quantos problemas teriam evitado ao Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *