Bolívia: houve o golpe; haverá o contragolpe?

Como será o golpe que se deu na Bolivia? Vai consolidar-se?

Vai depender, disse no post anterior, da vontade e da efetividade do governo deposto de Evo Morales de opor resistência ao golpe , do que não há sinais até agora.

Todas as grandes cidades bolivianas – majoritariamente contrárias a Morales – são cercadas por periferias onde o apoio ao agora ex-presidente é muito forte.

Não se esqueçam que a Bolívia se define com o “Estado Plurinacional” não é à toa.

Não ache pouco Evo ser “o índio”. 1, 6 milhões de bolivianos são aimaras, como ele. Outros 1,8 milhão são quechuas, mais cem mil guaranis e outras centenas de milhares de outras comunidades ancestrais, em meio a 11 milhões de bolivianos.

Num protesto espontâneo, populares da zona sul de La Paz incendiaram uma garagem de ônibus e o candidato da oposição, derrotado, exigiu a intervenção da polícia, pretendendo impor-se como autoridade nacional.

Pode não haver nada em matéria de resistência, se as lideranças apenas sumirem e miarem lamentos.

Pode haver muito, se resistirem.

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. A Bolívia teve 13 anos de crescimento,somente a china obteve crescimento acima.
    Nada disso foi suficiente para evitar um golpe. Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência.
    Isso mostra que contra essa gente rica não tem como contemporizar,não tem convivência possível,isso é guerra de classes,uma guerra que insistimos em não enfrentar.
    Sair disso como vencedor sempre foi doloroso mas sempre foi possível.
    Sinto o coração amargurado, doído pois a queda de Evo é catastrófica a todos os povos ultrajados do mundo.

    1. Se o problema e com as elites vai tirando poder deles. Ate uma mudança na divisao administrativa com extinçao do departamento de santa cruz e distribuir as partes com departamentos limitrofes

  2. Fidelista por Siempre ¿Por qué nunca se ha mencionado siquiera, la idea de un Golpe de Estado en Cuba?, dejo la pregunta allí…
    Dario Crouchet González Porque el pueblo tiene las armas

    1. Bem q o proprio Evo disse ha uns 10 anos q nao ha golpe de estado nos Estados Unidos pq nao ha uma embaixada americana la
      Que decada escrota essa

    2. Bem q o proprio Evo disse ha uns 10 anos q nao ha golpe de estado nos Estados Unidos pq nao ha uma embaixada americana la
      Que decada escrota essa

  3. Evo fez bem. O povão deve saber que agora é com ele.
    Aqui, estão esperando que Lula faça isso ou aquilo.. Espero que Lula cuide de si e de sua família.
    Que pobres e classe média entendam que, se não agirem, não será Lula que dará a vida por um povo que não merece.

  4. A direita não ia deixar barato a volta da esquerda no nosso continente, principalmente em tempos de Trump. Bastou a vitória da esquerda na Argentina e os mega protestos populares que pararam o Chile, Equador e Peru, para a direita deixar de lado os velados golpes do judiciário e trazer de volta os tão de triste memória golpes militares, como o que ocorreu hoje na Bolívia. O momento é de grande gravidade já que a extrema direita bolsonarista que tem forte apoio das Forças Armadas pode tentar por aqui um golpe nos moldes boliviano.

  5. Creio que o POVO boliviano não é gado, não vai se deixar levar docilmente para o abatedouro de care humana que se transformou o Brasil.

  6. Estao incendiando tribunais eleitorais por todo o pais. Eles nao querem eleiçao. Querem transformar a Bolivia num Sudao ou Libia bem do nosso ladinho. Destruiçao de varios orgaos do governo e ataques a embaixada da Venezuela
    Porem o ministro da defesa do Braxil diz que a democracia sai fortalecida. E a Bolivia e pais q tem a fronteira mais extensa com o Brasil. Em dias de caoos muita coisa vai passar…

  7. O povo da América Latina precisa entender que a direita representa o estado mínimo de direitos para o pobre e o estado máximo opressor. Para ter o primeiro tem que viabilizar o segundo, simples assim.

  8. É sempre uma sinuca de bico. Se houver reação, vai haver mortes; se não houver, também. Quem for às ruas tem que estar ciente de que pode morrer. No Chile já morreram mais de 20.

  9. Isso sim é GOLPE. Não é o caso da Dona Dilma que, intimada a depor no Senado no impeachman, ela faz o que? Ela Vai e leva seu Ministro da Justiça como advogado. E tem foto dela no dia em rodinha de conversa com Cardoso, seu advogado, Aécio, Renan, e Lewandowski, todos sorridentes. Aí é desmoralizar a palavra golpe. Ali foi acordo para a entrega do poder. Me tira mas não tira meus direitos políticos.

  10. Evo justifica a sua saída como uma pacificação! Quero lembrar que o povo será oprimido e esmagado pela burguesia. É melhor morrer lutando, do que sendo explorado e morto por uma polícia fascista. Tomara que o povo Boliviano parta para cima e extermine esses golpistas!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *